O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

O que aconteceu com o futuro que nossos pais imaginavam?

Iniciado por vico, 14/06/2016 às 19:38

O Futuro





Anos 80. Com a explosão da ficção científica com obras como Star Wars, Star Trek, Space 1999 e outros, além do calor residual das missões Apollo (e o futuro Space Shuttle), as pessoas imaginavam o futuro como uma coisa louca (parecia sair de uma chapada de LSD) e sem igual. Talvez, como a letra da música insinua, isso era tudo uma forma de fugir dos problemas da Terra, principalmente decorrentes da Guerra Fria. Alguns fugiram com o movimento Hippie, outros com a ficção científica.

Enfim, a União Soviética caiu, e aparentemente a tensão da guerra (e ela) se foi. Entramos nos anos 90.





As pessoas ainda imaginavam turismo espacial à toda nas décadas seguintes e o encontro dos extraterrestres.

Mas algo aconteceu nesse meio tempo: Nada se concretizou. Aliás, temos coisas que poucos imaginariam na época, como isso:



O que aconteceu com o futuro brilhante que nossos pais imaginavam?

Eu tenho uma teoria sobre o estopim para que as coisas dessem errado: o 11 de Setembro.

Pelo (pouco) que eu leio, as coisas realmente começaram a dar errado no fim (ao menos cultural) dos anos 90.

CitarUé? 2001? Mas os anos 90 não terminaram em 1999?

Sim meu caro, mas estamos falando de delimitações culturais, não de calendário. Até 2000 havia um "segundo round" do futurismo dos anos 70/80.

Até aquela época as pessoas ainda "pensavam alto". Vale citar o turismo espacial, da bolha dotcom (que estourou e deixou todo mundo arrasado, primeiro sinal do fim?).

Então veio aquela desgraça do Bin Laden (ou o próprio EUA, vai saber) e jogou pela janela a esperança dos americanos, e de arrasto a do resto do mundo. Eu li há pouco tempo alguns tópicos no Reddit aonde um rapaz que nasceu depois dos ataques pedia para que os mais velhos falassem como era os EUA antes do 11 de setembro. As respostas não foram diferentes do que eu já pensava. Acabou dar uma volta no Canadá se você mora na fronteira, até americanos eram humilhados pela imigração.

Enfim, essa é só uma das consequências dos ataques. Leiam o tópico para verem mais. O que eu percebi é que depois dele nunca mais o mundo foi o mesmo.

Voltando ao mundo da música: praticamente acabou o bubblegum e as boybands. Quem tentou passar (como *Ateens, 98 Degrees, etc e etc) ficou pelo caminho, ou anunciou um hiato e só recentemente, mais velhos e com outra tocada, voltaram. NSync praticamente nem passou pelo 9/11, os produtores deram apoio (junto com o Michael Jackson) ao Timberlake com o seu R&B "cheio de tesão" e ele deu um belo pé na bunda dos caras. Que pena, do NSYNC eu ouço várias, já dele solo quase nenhuma.

Os únicos que permaneceram, embora também anunciaram um hiato, mas curto, foram os Backstreet Boys. Já ouvi em entrevistas que os caras se viam como uma família, e que se separaram temporariamente por causa do vício de um dos membros. Acho que esses caras são uma das poucas esperanças da música atual, já que os artistas da linha do Timberlake dominaram e hoje em dia a maioria só faz porcaria, ou têm a ideia idiota de brigarem por fãs. Tem ouvido pra todo mundo, calma.

Enfim, embora tenha focado na música, a verdade é que o mundo perdeu parte dos sonhos depois dos anos 90. Hoje em dia só assuntos "terrenos" são prioridade (tipo política, Homo x Hetero), e qualquer notícia científica, se não for de agrado dos Geeks (outra raça do caramba, poser de nerd a maioria) vira risada daquele tio metido a humorista da família. Esses tempos anunciaram a primeira evidência de água em Marte, uma notícia foda pra caralho, ficaram falando de qualquer outra besteira daqui e nem ligaram.

Só penso uma coisa: a Terra não vai durar pra sempre. Isso nem colocando na mesa as mudanças climáticas. Qualquer pedregulho do tamanho de São Paulo pode praticamente derreter a crosta inteira (talvez eu esteja exagerando), e, mesmo tendo probabilidade baixa, um planeta órfão pode dar um strike tipo sinuca no sistema solar e acabar com tudo, ao estilo de Nibiru (mas sem a apelação dos pseudocientistas). É uma probabilidade baixa, mas se estivessemos com a cabeça nos cálculos pra colonizar outros planetas, a extinção da humanidade e de outras coisas vivas poderiam ser evitadas. Pensem nisso.

Na verdade a coisa tá pendendo pra outro lado, mais sombrio. Enquanto vamos continuar lambendo as bolas de artistas, outros vão se refugiar em mundos virtuais pra fugir dos problemas da realidade. Respeito quem curte Sword Art Online, mas isso é uma grande bobagem.

Desde quando as pessoas ficaram tão covardes?

Eu digo, tenho problemas aqui também, algumas vezes é foda, mas ao menos eu ainda fico pensando nas estrelas. O que se esconde por lá?

Ver o povo relativizando isso e dando prioridade a besteiras de próprio interesse mostra que estamos longe da empatia necessária pra alcançar as estrelas. Isso sim é que é deprimente.

E fiquei pessoalmente ainda mais preocupado porque isso pode ser comportamento padrão de civilizações alieníginas: uma das teorias pra explicar o Paradoxo de Fermi e o Grande Filtro é que os aliens teriam tido a mesma brilhante ideia de alguns humanos e se refugiaram em ambientes virtuais em vez de explorar o espaço. Triste, mas assim como um holocausto nuclear, possível.

Bom, acordei imaginando esse assunto em um video do Vsauce. Aí lembrei que é um canal Geek e os caras não se aprofundam muito nesse tipo de assunto, talvez por ser na fronteira das Exatas e Humanas. É, polarização faz mal.