O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Jogo] LaGarta

Iniciado por Cronus, 17/06/2013 às 16:46

17/06/2013 às 16:46 Última edição: 29/07/2019 às 23:50 por Victor Sena


•Criador: ......... Cronus
•Plataforma: ... RMXP
•Gênero: ......... Minigame
•Status: ...........Completo


Introdução


La Garta foi um minigame desenvolvido para o Concurso Experimental da Santuário RPG Maker (Abril de 2011). A proposta era se criar um pequeno projeto no RMXP ou VX que fosse baseado no jogo clássico Snake - também conhecido como Snaker ou "Cobrinha" - onde o tema devesse ser abordado com criatividade, levando em consideração os aspectos de Jogabilidade, Gráficos e Efeitos sonoros.

Todos os sistemas do jogo foram feitos com Eventos, mas pequenas alterações foram feitas nos Scripts padrões do editor, como para modificar as telas de Título e GameOver. O jogo foi o vencedor do Concurso, e depois de um tempo resolvi postá-lo aqui, seja para se divertirem, estudarem ou utilizarem seus recursos. O jogo é aberto e livre para utilização.



Jogabilidade


Antes de mais nada, na época em que o jogo foi produzido eu não dispunha de um computador capaz de rodar o jogo sem lag, e isso impossibilitou que eu o fizesse 100% funcional ou livre de travadas. Alguns dos que jogaram chegaram a notar problemas como delay no movimento do corpo ou na resposta das teclas, mas afirmo que não há nenhum problema que o impossibilite de ser jogado. A seguir, acompanhe alguns aspectos do Minigame.


O Jogo possúi um sistema de Dificuldade, que influencia nos pontos ganhos e também define a música. A dificuldade é definida no Menu inicial, onde você escolhe o estágio e o tipo de comida, tendo 4 estágios e 3 tipos de comida disponíveis, que você confere adiante. As dificuldades são Fácil (5 pontos), Médio (7 pontos) e Difícil (10 pontos). Os pontos são somados a cada vez que a Lagarta cresce, e a pontuação total é exibida ao fim do jogo.


Existem 4 estágios diferentes no menu Inicial, que influenciam na jogabilidade. Quanto menor, menos espaço a Lagarta terá conforme cresce; e os obstáculos assim como as paredes fazem com que o jogo acabe se a Lagarta se choque com eles. São os estágios:

  • Grande
  • Grande com Obstáculos
  • Pequeno
  • Pequeno com Obstáculos


Ao todo são 3 tipos de comida, cada uma com um nível de dificuldade especulado, que influenciam a dificuldade geral em combinação com o tipo do estágio. Cada comida possúi um comportamento diferente. A Lagarta cresce até comer 30 vezes, após isso seu tamanho fica fixo. São elas:

  • Planta: Fica estática, a mais recomendada para um jogo comum.
  • Marshmallow: Foge da Lagarta constantemente em uma velocidade razoável.
  • Verme: Some e reaparece constantemente, ressurgindo em um ponto aleatório do cenário.



Imagens


   




Download
(2,4 MB | RTP Necessário)



Pontuações



1° - Mercia (336 pontos)



Considerações Finais



Como citado no começo do tópico, o jogo está desencriptado e livre para uso, e créditos não são necessários. Entretanto gostaria que se alguém quiser postar em outro lugar, por favor entrar em contato para que eu fique ciente. Os recursos que não foram criados por mim foram retirados dos sites VG Music e The Spriters Resource.

Observação: Não sei se "Puzzle" é a categoria mais adequada pro jogo, mas deve ser a que mais chega perto. Além disso, o tópico original foi criado em Maio de 2011 e apesar de ter feito algums alterações pra poder adequá-lo, pode ser que ainda hajam alguns erros ou informações antigas.

Obrigado pela atenção!



Opa, já baixei e tava jogando aqui ... escolhi o cenário mais fácil e a plantinha lá que também é a mais fácil, dai comi 30 recebi aplausos e morri depois ahuhua

Gostei, o cenário me lembrou um jogo do 2k, acho que era Snake o nome e que tinha galinhas até no jogo bem legal também.

Realmente, ele dá umas travadas e acho que o movimento da lagarta podia ser mais fluido e também como disse ele demora um pouco para seguir as teclas e tal ... mas isso não tira a graça do jogo. Senti falta de um botão de pause porque to assistindo Nigéria x Taiti aqui e saiu um gol não consegiu pausar ahuahua

Valeu por trazer aí, é um bom passatempo.

Ah, bons tempos jogando Snake no Nokia...

Achei que ficou muito bem feito, mas tem esses probleminhas que o Uhtred citou. O movimento da cobra é meio "travado" e o tempo de reação das teclas dá uma demoradinha. Mesmo assim, parabéns pelo seu trabalho! Continue assim!

Viva a lenda!



É um jogo muito bom para passar o tempo, e realmente o tempo voo enquanto eu estava jogando.

Mesmo tendo várias combinações de estágios com comidas a combinação que mais me cativou foi a grande sem obstáculos e os vermes, acho que deve ter sido também por causa da música dessa combinação.

Por causa do pequeno lag da lagarta fica um pouco dificil de se acostumar a jogar, mas depois disso fica legal, também algo que fica dificil de se acostumar é o fato de ter de pressionar mesmo botão mais de uma vez só para ter certeza que a lagarta virará para aquele lado, pois as vezes parece que o botão falha ou algo do tipo.
Uma coisa que eu achei engraçado, mas que me fez esquentar a cabeça várias vezes é que nas bordas dos estágios as vezes só em encostar eu já perdia e outras vezes não, ainda não entendi como é que funciona, mas eu sempre evitava ir para as bordas por causa disso.

Gostei do fato de depois de pegar todos os 30 a lagarta começar a ficar mais rápida (eu acho), é bem legal, mas um pouco dificil de se conseguir, pelo menos do modo que eu fui, eu até gostei da minha pontuação final.

Sem mais, é um belo jogo. ^_^

18/06/2013 às 18:00 #4 Última edição: 18/06/2013 às 18:03 por Cronus
Opa, antes de mais nada já agradeço a todos pelos comentários. E resumindo pra não ter que repetir a mesma coisa individualmente, como falei no tópico na época em que fiz o meu computador ainda era meio ruim, então ele lá era lagado por natureza. Com isso foi meio difícil de poder regular o sistema certinho pra ver como estava a movimentação e tudo mais, mas lembro que até cheguei a mandar pra alguns amigos testarem. Mas tirando isso, acho que posso dizer que a programação de eventos no XP foi um fator que não colaborou muito pra isso, então vou colocar a culpa em problemas técnicos como velocidade de detecção de colisão e de teclas no maker mesmo, HAHA. Posso estar errado, mas teria que refazer isso hoje em dia pra ver se é um problema do maker ou se dá pra programar isso de um jeito menos zoado.

Uhtred: É, acho que um botão de pause teria sido uma boa idéia. Legal que isso é algo que sempre vem à calhar mas que sempre me esqueço de fazer, rofl. No mais, agradeço por ter jogado e comentado aqui, valeusão \o

VincentVII: Acredite ou não, eu ainda tenho esse celular, haha. Obrigado pelo comentário!

Mercia: Eu tentei escolher músicas que se encaixassem bem com o tema, fora que a idéia de fazer a música variar de acordo com a dificuldade foi uma idéia que tive pro jogo não ficar muito repetitivo também. Acho legal que tenha reparado nisso e gostado das escolhas, haha. Sobre a coisa da parede, teoricamente era pra La Garta morrer sempre que se encostasse nela, então como falei ali em cima, provavelmente tem algum probleminha com o tempo de resposta da colisão. E 336 deve ser uma boa pontuação, vou colocar uma tabela no tópico caso alguém se arrisque a pontuar mais, haha.

Enfim, novamente, valeu pelos comentários galera. Eu bem que poderia tentar revisar ou refazer o jogo pra tentar dar uma arrumada nesses probleminhas chatos, mas sinceramente não tenho a menor vontade de fazer isso, haha. Mas bem, como falei, o jogo tá desencriptado pra quem quiser abrir e dar uma olhada em como foi feito, então no geral a disponibilização vale mais como uma ferramenta de estudo/exeplo de jogo do que um jogo mesmo, já que foi feito originalmente pra um concurso de uma semana e tal.

Tem alguns bugs mas tudo bem, parabéns pelo jogo =)