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Great Waves - Hoist Sails

Iniciado por Rawen, 11/05/2016 às 16:10

13/05/2016 às 21:37 #15 Última edição: 13/05/2016 às 21:40 por Ransael
Faço das palavras de Skyloftian as minhas. É difícil fazer uma avaliação porque o projeto ainda está muito cru. No entanto, do que foi apresentado, posso afirmar que não gostei da maior parte. Agora vou dizer o porquê:

A história: está solta, sem amarras. Deu para perceber que seu objetivo é fazer um mundo livre, que vai se descortinando ao passo em que o jogador o vivencia. Isso é bacana, show de bola. O problema é: qual o motivo, o objetivo central para que o jogador faça isso? Os personagens costumam dar essa deixa, mas não é o caso aqui. Eles, pelo menos em primeiro plano, não possuem motivação alguma. E, desculpa, mas isso de "Num mundo onde os mais corajosos saem ao mar buscando saciar sua sede por aventuras, nosso jovem herói, Kai de quinze anos, foi tomado por esta paixão. No ápice de sua adolescência, acompanhado por Calli, nosso navegador cruzará mares, pescará, descobrirá, fará amizades, se divertirá, lutará e irá cada vez mais em busca de aventuras, além da Pérola Alpha, Um tesouro escondido nas profundezas de Horin" me parece uma razão muito torpe. Está cansativo e sem propósito. E o que deveria ser a força motriz da empreitada do personagem -- a tal Pérola Alpha -- fica escancaradamente em segundo plano, como o "além da" evidencia. Ficou tipo "ah, e tem essa pérola aí, um tesouro qualquer que o personagem precisa recuperar".

Minha sugestão é para que você busque um direcionamento maior para a história. Faça um mundo livre, sim, porém crie objetivos contundentes e motifs para os personagens. Principalmente: não se atenha a desenvolver longas e maçantes narrativas. Jogo não é narrativa, novela, livro; jogo é diálogo, ação expressa em gráficos, sons e jogabilidade. Se conseguir dar dinamismo ao seu projeto, ele será um excelente jogo.

Mapas, windowskin e etc: Os tilesets são bonitos, porém você não sabe mapear. Isso é notório. A geometria deles está estranha, pouco natural, e estão longe do que se pode chamar de harmonioso. A windowskin ficou muito ruim. Muito poluída, de péssimo gosto e não estabelece nenhuma identidade visual com o restante do jogo. Essa é outra palavra chave: identidade. Tente estabelecer uma relação entre os gráficos e sons a fim de criar uma unidade. Algo que dê para dizer "isso faz parte do mesmo trabalho", sabe? Porque, analisa comigo: a tela de título não combina graficamente com o mapeamento, que não combina com a windowskin, que não combina com nada. Desenvolva uma unidade entre eles.

No mais, espero que não leve meu comentário para o pessoal, porque a intenção aqui não foi criar qualquer tipo de atrito. Não sei dosar minha sinceridade muito bem, então às vezes parece que estou sendo ríspido, troll, baderneiro, hooligan ou qualquer coisa assim, quando o objetivo não é esse. Enfim, boa sorte com o projeto e espero que consiga melhorá-lo para fazer um ótimo jogo.

14/05/2016 às 07:53 #16 Última edição: 14/05/2016 às 09:12 por ManecBR3
Oi, mano Ransael, obrigado por avaliar.
Vamos ao ponto:
CitarA história: está solta, sem amarras. Deu para perceber que seu objetivo é fazer um mundo livre, que vai se descortinando ao passo em que o jogador o vivencia. Isso é bacana, show de bola. O problema é: qual o motivo, o objetivo central para que o jogador faça isso?
O objetivo primário é sim a Pérola Alpha, perceba isso, aquilo é a introdução do tópico, um resumo, algo para se ter uma ideia geral. Porém, o objetivo na realidade, do garoto, é conservar o sonho de seu avô, ou seja conseguir a Pérola Alpha e descobrir o motivo de seu avô a querer tanto. Até aí, não vejo problema algum com
CitarE, desculpa, mas isso de "Num mundo onde os mais corajosos saem ao mar buscando saciar sua sede por aventuras, nosso jovem herói, Kai de quinze anos, foi tomado por esta paixão. No ápice de sua adolescência, acompanhado por Calli, nosso navegador cruzará mares, pescará, descobrirá, fará amizades, se divertirá, lutará e irá cada vez mais em busca de aventuras, além da Pérola Alpha, Um tesouro escondido nas profundezas de Horin" me parece uma razão muito torpe. Está cansativo e sem propósito. E o que deveria ser a força motriz da empreitada do personagem -- a tal Pérola Alpha -- fica escancaradamente em segundo plano, como o "além da" evidencia. Ficou tipo "ah, e tem essa pérola aí, um tesouro qualquer que o personagem precisa recuperar".
Não, não é um tesouro qualquer, e na realidade nem é um tesouro humano. Como dito no tópico, a Pérola Alpha tem o poder de mudar o mundo, e descobrir qual seria este poder, se é mudar para melhor, salvá-lo, piorá-lo, destruí-lo completamente, é o objetivo principal, sendo que, no início do jogo, você recebe um chamado da Deusa Sail, que é como uma missão inicial, e posteriormente, você vai até o templo dela ouvir o que ela tem a dizer.
CitarMinha sugestão é para que você busque um direcionamento maior para a história. Faça um mundo livre, sim, porém crie objetivos contundentes e motifs para os personagens. Principalmente: não se atenha a desenvolver longas e maçantes narrativas. Jogo não é narrativa, novela, livro; jogo é diálogo, ação expressa em gráficos, sons e jogabilidade. Se conseguir dar dinamismo ao seu projeto, ele será um excelente jogo.
Como é perceptível, a história não é o ponto forte deste game, e não, ele não será um completo mundo aberto. Exitem  muitos diálogos, e este é o objetivo principal, um dinamismo e ação.


CitarMapas, windowskin e etc: Os tilesets são bonitos, porém você não sabe mapear. Isso é notório. A geometria deles está estranha, pouco natural, e estão longe do que se pode chamar de harmonioso.
Perceba que aquele é um pedacinho do mapa, vou mostrar-lhe o mapa inteiro:
Spoiler

Este é o Canal de Horin inteiro, é a ligação entre outros canais.

Este é o andar de baixo da casa do personagem principal.

Esse é o templo da deusa sail, que ainda não está completo.
[close]
Perceba, que tirei os prints direto no editor, e que sim, todos os mapas possuem iluminação.
CitarA windowskin ficou muito ruim. Muito poluída, de péssimo gosto e não estabelece nenhuma identidade visual com o restante do jogo.
Cara, o jogo é num estilo tropical... não achei de péssimo gosto, e achei que, sem as faces que foi o modo que adotei, ela combinou perfeitamente com o restante do jogo.
CitarPorque, analisa comigo: a tela de título não combina graficamente com o mapeamento, que não combina com a windowskin, que não combina com nada. Desenvolva uma unidade entre eles.
Sim, a tela de título não combinou, mas a window combinou, e os tiles estão bem legais.
Me perdoe, e não, não te levei a mal, apenas fiquei triste pelo fato de que não gostou de absolutamente nada.
Mas no mais, obrigado por avaliar.
-Abraços do Manec, tchau*

EDIT: Mudei a tela de título, o que achou dela? Quanto a windowskin, vou dar uma editada aqui. Também dei uma reformulada nos diálogos, nada de mais, mas é legal citar.
Outra coisa que percebi aqui, foi que as palmeiras estão muito interligadas, e aquele pinheiro ali não fez sentido. Vou deixar o mapa menos quadrado e te mando depois, beleza?
-Abraços, e novamente obrigado por avaliar, isso me ajuda a evoluir.


14/05/2016 às 09:57 #18 Última edição: 14/05/2016 às 10:01 por ManecBR3
Você fala das luzes das letras, né?!
Vou tirar e mandar pra você ver como fica.  :ok:
EDIT: Tá aí:

Com essas imagens parece tá bem legal cara, parabéns  :clap:
Dá até uma inspiração pra continuar o meu, que tá mofando no primeiro mapa faz tempo auheaeuhueah
"Kill the boy, and let the man be born.."

Que bom que está gostando. E não desiste, cara, um noob como eu tá indo pra frente.  :XD:

E aí, Manec!

Apesar de eu também ser um grande fã da época das Grandes Navegações, pouco ouso me aventurar a
fazer algo nesse cenário, então gosto de apreciar o trabalho de quem o faz (falando nisso ainda não joguei
o Assassins Creed Black Flag, mas sei que é uma baita fonte de inspiração pra jogos no mesmo ambiente).
Enfim, no tópico tu foi bem superficial, o que é bom, afinal não tem graça dar todo o enredo do jogo de
bandeja para o público, mas tenta aprofundar mais em cada aspecto do jogo no gameplay, como por
exemplo na utilidade da Pérola Alpha. Tipo, ela pode mudar o mundo, mas como ela mudaria? Faria os
oceanos secarem? Ou as terras inundarem? Saka, tenta dar um porquê mais motivacional para que o
personagem e meio mundo considere esse objeto um verdadeiro tesouro, assim como é o One Piece.

Quanto aos personagens, acho que tu deveria trabalhar mais eles. Principalmente o de cabelo azul, que
parece ser o protagonista, ele parece um NPC comum, e de roupa moderna, o que não cai bem. Jogue
seu barco e navegue pela net afora, tem muuuito site de recursos com uns personagens editados, com
vestimentas diferentes que caem perfeitamente como protagonista. Esse personagem TEM que ganhar
um destaque sobre os demais, saka!? Blogs de recursos japoneses podem ajudar muito nisso.

Os mapas eu já achei um tanto vazios, ou com alguns errinhos, principalmente relacionados às paredes.
Acho que valeria a pena tu dar uma brincada, com o RPT mesmo, e mapear um pouco, formas de aproveitar
melhor o espaço, manter uma relação melhor entre teto-parede (que não ficou legal na terceira imagem do
tópico principal).

A title também dá pra dar um upgrade. Repare que as opções não estão bem visíveis. Forte e Cooper Black
também não são o tipo de fontes que caem bem nesse tema, talvez algo mais manuscrito, rústico ou com
serifa. E... uma imagenzinha melhor pro fundo, né mano? xD Essa tá bem serrilhada e a variação entre esse
preto e as outras partes claras nela vai dificultar seu trabalho de deixar as informações mais relevantes.
O gráfico da window também não tá legal ao meu ver, principalmente pelo fato de estar amarelo, que é uma
cor forte e tira um pouco do destaque que deveria ser dado ao texto que será exibido nela. Tu deve encontrar
alguma outra com uma moldurinha bacana no Google afora.

E é isso aí. Espero que não encare minhas críticas como negativas, é raro eu escrever tanto em projetos,
se o faço é porque quem está fazendo o projeto merece. Como disseram, tu tem o projeto, com o tempo
que tu for fazendo ele, tu vai aprendendo mais coisas e melhorando-o cada vez mais, é só manter-se firme
na empreitada e contar com os bródi!
É isso aí, boa sorte!

15/05/2016 às 13:34 #22 Última edição: 15/05/2016 às 14:51 por ManecBR3
Tem alguma ideia pra Window? Eu já tentei um monte e essa foi a melhor que consegui fazer...
Acha que a idéia de colocar os bambus não foi muito válida?
Eu entendi a parte da pérola, creio que apresentar o motivo aqui seria meio que spoiler, mas vou passar mesmo assim:
Isso será explicado de acordo com o andamento do jogo: A Pérola Alpha, é um ligamento entre os dois deuses e a humanidade, sendo que, é dividida em Pérola Omega, Pérola Delta e Pérola Primary. Sendo que juntas, formam a Pérola Alpha. O poder pode parecer inútil, mas ela desperta o Shen Long e revive o Goku... Mentirinha, isso eu não posso dizer, afinal, o poder é desconhecido pelos humanos.
Vou editar o Char do personagem principal, depois posto aqui num EDIT.
Mudei as paredes aqui, mas vamos concordar que postar imagens aqui é um saco, então posto tudo de uma vez depois.
Trabalhei bastante hoje, quanto ao title, me recomenda criar uma espécie de parallax usando os tiles e colocar de fundo?
Vou fazer isso também.
-Valeu por avaliar, é uma honra ter o grande Gerar aqui.
Vou voltar ao trabalho, até*
EDIT: Retiro o que disse, não sei fazer parallax...


Edit²: Dessa vez acho que ficou bom:
Spoiler
[close]
A window tá lá no tópico, mudei a cor pra um lilás meio azulado, e baixei uma moldurinha.
-Abraços do Manec, tchauzin*

Ola!estava lendo sobre seu jogo e não pude deixar de imaginar um jogo antigo que joguei New Horizons, se o seu jogo for como eu estou imaginando aconselho muito a jogar esse jogo de super nintendo, por exemplo no new horizons existe a fome e sede de sua tripulação,encontros aleatórios no mapa e um vasto mundo a explorar.

Irei adorar ver como seu jogo e!!! :lol:

Valeu pela dica, vou jogar quando arrumar um tempinho, me parece algo legal XD

Estou esperando pelo seu lançamento, quero joga-lo logo  :wow: :wow:

XD Espero mais detalhes sobre o seu também, se precisar de qualquer coisinha em detalhes é só pedir, eu tô sempre aqui por que não tenho vida.

Também gosto de One Piece, apesar de ter empacado nos primeiros episódios. Pretendo compensar algum dia, apesar de quando eu resolver fazer isso, já vão ter mais de 1000 episódios... :=|:
Enfim, sobre seu jogo. A temática é bem inusitada, aposto que você consegue fazer algo interessante com ela. Os gráficos parecem bonitos e a história tem um pouquinho de clichê (o que não tem, nos dias de hoje?), mas a maioria é bastante interessante e original. Ansioso para jogar. Boa sorte!  :blink:
Spoiler
[close]
"O desespero, o ódio, as perdas...isso é que faz do mundo lindo!"


Projetos em desenvolvimento:



Apoio:



Valeu, Phantom. Espero que goste do jogo quando for lançado  :XD:




-Atualizações no tópico-

¹Novo estilo de tópico, grato ao [user]Speed[/user] pelas imagens dos títulos¹
²Mapa do arquipélago atualizado²
³Reformulação da história, mas sem perder o foco principal³

-Obrigado pela atenção-

Li o tópico escutando isso: https://www.youtube.com/watch?v=pMhfbLRoGEw
Não leve a mal  :ded: :T.T:


Quando vi que tinha escrito barba negra, imaginei uma cidade sendo ataca por um navio(canhão) do barba negra, enquanto o heroi precisa rapidamente atravessar a cidade para chegar ao seu navio e contra-atacar.
Mas falando mesmo sobre o projeto eu gostei bastante, exploração é algo interessante e da para criar bastante coisa nesse universo.
Só acho que precisa dar uns trato nos mapas, dedicar um tempo para rever os mapas.

Boa sorte no projeto, espero que consiga terminá-lo.