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Projeto da Semana

Iniciado por Sotelie, 02/10/2017 às 17:11

02/10/2017 às 17:11 Última edição: 06/10/2019 às 06:15 por Corvo
Art by: Mark Brooks - Millennium Falcon blueprint

[box2 class=cat_bar title=O que é?]
O Projeto da Semana é um periódico que tem como objetivo apresentar e fazer uma análise concisa e sintetizada dos projetos que são desenvolvidos pelos membros da nossa comunidade ou comunidades afora (priorizando, claro, os daqui). Tanto jogos completos como projetos ainda em desenvolvimento podem ser escolhidos para participarem do periódico, contudo, para que um projeto seja selecionado é preciso que ele tenha ao menos uma versão de demonstração. Desse modo os membros da equipe jogarão essa demonstração e deixarão explícitas as suas primeiras impressões diante alguns elementos do jogo.





As avaliações são feitas com base em alguns pontos que foram definidos previamente pela equipe. Esses pontos são, resumidamente, o que define um projeto. Pensando em categorias que englobem partes separadas de um projeto mas que em conjunto definem o que um bom jogo deve conter. Essas categorias são:


  • Enredo: observar como a história do jogo se desenvolve, como ela é contada ao jogador e como ela se mantém consistente;
  • Personagens: avaliar a profundidade do elenco, a consistência de suas personalidades, seus papéis no enredo e a interação entre eles;
  • Mapeamento: levar em consideração a proposta do mapa, a beleza e harmonia dos recursos utilizados, o quão natural está a iluminação e ambientação;
  • Interface: os menus e imagens em geral do jogo, testar como é a interação do jogador com a interface gráfica, a beleza dos elementos e se são funcionais;
  • Jogabilidade: verificar todos os sistemas que são aplicados no jogo e como eles funcionam, se apostam em simplicidade e inovação, dificuldade das batalhas, a exploração do jogador nos mapas, a funcionalidade da interface gráfica;
  • Trilha Sonora: analisar a consistência da trilha sonora, se ela fica harmoniosa com as cenas, volume, efeitos sonoros, se os desenvolvedores investiram em dublagem ou não e a originalidade;
  • Nota Geral: como o nome diz, uma nota que englobe todos os pontos anteriores e uma visão geral de todo o jogo, avaliar o tamanho do projeto, se usa instaladores e outros pontos não tão específicos. Comentário livre.

Analisadas individualmente, todas essas categorias recebem uma nota (que é individual para cada avaliador, sendo feita uma média para definir a nota final da categoria) e após a contabilização de todas as notas, é feita uma média final que irá definir o ranking do projeto, classificado entre 0~5 estrelas ou entre as letras A~E.





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Todos os projetos são selecionados aleatoriamente, entretanto, será dada prioridade para solicitações dos membros. Envie uma mensagem para qualquer membro da equipe solicitando uma avaliação do seu projeto, junto com um link de uma demonstração. Vale lembrar que, caso o jogo não tenha uma demonstração pública mas ainda sim o desenvolvedor queira uma avaliação, basta enviar um link que será mantido em sigilo.
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[box2 class=cat_bar title=Edições]
Projeto da Semana #1 - "Wychwood"
Projeto da Semana #2 - "Despertar de Aharoni"
Projeto da Semana #3 - "Miku in Wonderland"
Projeto da Semana #4 - "Lenin: The Lion"
Projeto da Semana #5 - "Sabrina"
Projeto da Semana #6 - "Old Hero Saga"
Projeto da Semana #7 - "Vallahar - O Trovão Real"
Projeto da Semana #8 - "Steel Zeroes"
Projeto da Semana #9 - "Annomalya"
Projeto da Semana #10 - "Project Vortex"
Projeto da Semana #11 - "Final Heart"
Projeto da Semana #12 - "Harus"
Projeto da Semana #13 - "Nictofobia"
Projeto da Semana #14 - "Threatening Guilds"
Projeto da Semana #15 - "Dead File: Origem"
Projeto da Semana #16 - "Evil Seed"
Projeto da Semana #17 - "Druidas - A Perpetuação da Alma"
Projeto da Semana #18 - "Vorum: Legados de Justiça"
Projeto da Semana #19 - "Canções de Mnemosine"
Projeto da Semana #20 - "Humanelfo: Um Segredo Vai Te Libertar"
Projeto da Semana #21 - "Caçador de Sonhos 3 - Dos Deuses aos Humanos"
Projeto da Semana #22 - "A Vila"
Projeto da Semana #23 - "Hero's Awakening"
Projeto da Semana #24 - "O Guardião dos Quatro Elementos"
Projeto da Semana #25 - "Yufia II"
Projeto da Semana #26 - "Ayako's Mirror"
Projeto da Semana #27 - "Zelda Triforce Saga"
Projeto da Semana #28 - "Liber Spiritus"
Projeto da Semana #29 - "Auro"
Projeto da Semana #30 - "Lilith"
Projeto da Semana #31 - "CreAPTIVE Hearth"
Projeto da Semana #32 - "Ekorella Vol I"
Projeto da Semana #33 - "Peter Quest"
Projeto da Semana #34 - "Arch Ultra"
Projeto da Semana #35 - "Inkey University"
Projeto da Semana #36 - "Harry Potter e a Pedra Filosofal"
Projeto da Semana #37 - "Zu"
Projeto da Semana #38 - "The Chaotix"
Projeto da Semana #39 - "Uma História Qualquer"
Projeto da Semana #40 - "Ninguém vai tocar em você"
Projeto da Semana #41 - "Forstale - La Légende des Grands Sauveurs"
Projeto da Semana #42 - "The Heirs of Techcalt"
Projeto da Semana #43 - "The Labirynth of Six"
Projeto da Semana #44 - "O Noivado de Nova"
Projeto da Semana #45 - "Doce Sonhar"
Projeto da Semana #46 - "Card Master"
Projeto da Semana #47 - "Os Quatro Guardiões"
Projeto da Semana #48 - "Dark Fantasy"
Projeto da Semana #49 - "Antares"
Projeto da Semana #50 - "Freedom Fighters 3"
Projeto da Semana #51 - "Castle Quest"
Projeto da Semana #52 - "Permaneça Vivo"
Projeto da Semana #53 - "Theia - The Crismon Eclipse
Projeto da Semana #54 - "Inherited Sins"
Projeto da Semana #55 - "Naima's Melody"
Projeto da Semana #56 - "Ultima Gloria"
Projeto da Semana #57 - "Lisa - The Pointless"
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13/10/2017 às 02:29 #1 Última edição: 08/10/2018 às 16:18 por Mistyrol
Projeto da Semana #1

O projeto selecionado foi Wychwood, do membro BillyKharles. É um jogo de Terror/Mistério feito no RPG Maker XP.


[box title=Por Alisson]Wychwood conta a história de um estagiário de investigação que decide explorar por conta própria a floresta de Wychwood, que aparentemente é um local assombrado, de acordo com os rumores.
A história do jogo é curta e contada de maneira tênue. Ela consegue deixar o jogador confuso em certas partes, principalmente na introdução.
Os personagens do jogo possuem pouca profundidade, e me deparei com certas contradições em algumas de suas ações.

No jogo você explora o cenário procurando itens ou qualquer outra coisa que lhe permita prosseguir, isso enquanto é perseguido por certas criaturas que supostamente deveriam assustar o jogador.
Agora percebe-se o esforço na ambientação, O jogo possui uma seleção de trilhas que foram usadas sabiamente. O silêncio e liberdade de exploração certamente se destacam no projeto.

Os cenários possuem erros de passabilidade ou outros problemas de iluminação durante transições, mas nada que impeça o jogador de prosseguir.
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[box title=Por Corvo]
Mapeamento: Nota-se que o autor teve certo cuidado com os cenários. Porém, belos gráficos não são o suficiente para bons mapas. Além das falhas na passabilidade, há algumas incongruências na ambientação. Exemplos disso são as áreas de vegetação cujo terreno é demasiado limpo. Outro ponto a ser citado é a mistura de idiomas. O nome, possivelmente derivado do inglês - o que não é problema. Porém, uma vez que o jogo em si está em português, vários detalhes deviam ter sido traduzidos como um espalhafatoso "HELP" sanguinolento marcado no mapa.

Enredo e Jogabilidade: Temos aqui um típico terror norte-americano. O enredo começa mal por passar muito tempo na introdução. O jogo não é sobre um padre e um ritual satânico, é sobre um detetive investigando o assunto. Só se percebe isso após alguns minutos de jogo. Tratando-se da narrativa, não dizer do que a obra trata logo no início é um erro grave.

Há muitos infodumps* com informações que poderiam ser melhor utilizadas em outros momentos. É o erro comum de contar e não mostrar. As transições de cena do início ocorrem cedo ou trade demais. Não há construção de personagem, vale ressaltar. A jogabilidade é como a de RE onde as pessoas frequentam lugares dos quais, teoricamente, morrem de medo apenas para perder suas anotações e cartas esporadicamente. Como não poderia faltar, jumpscares despontam esporadicamente com variações na intensidade.

*"Vomitar" informação apenas para mostrar que ela existe.[/box]





Projeto da Semana #2

O projeto selecionado foi Despertar de Aharoni, do membro Senaka. É um jogo de Ação/Aventura feito no RPG Maker XP.


[box title=Por Alisson]Despertar de Aharoni chega a ser um jogo divertido, mas com o passar do tempo suas falhas começam a ficar mais evidentes.
Para rodar o jogo é necessário ter o RTP do XP instalado, o que me dificultou um pouco pois não tinha acesso ao XP no momento. Sem falar que é necessário instalar o jogo, e eu não sou muito fã de instaladores em jogos de RPG Maker por uma certa razão (isso é tão relevante quanto sistemas de loading que não carregam nada e só consomem tempo). Chega a ser inconveniente para alguns que não possuem permissão de instalarem o jogo em um computador público ou compartilhado também. De qualquer forma não chega a ser um problema enorme caso você esteja disposto a baixar dependências para rodar o jogo.

A trilha sonora do jogo não se encaixa muito bem. Muitas seleções não combinam entre si e, como um amante de trilhas sonoras, isso me decepcionou um pouco. O volume de algumas músicas está alto demais em comparação aos demais sons do ambiente. No entanto percebe-se um pouco de cuidado ao selecionar as músicas, então parabenizo o autor por isso.

A variedade de personagens é ótima de se ver, principalmente se o criador tomar o cuidado de desenvolver cada um deles. No entanto me incomoda alguns personagens tomarem ações ou falarem de maneira que não condizem com suas idades. Nota-se alguns erros de português aqui ou ali, mas nada que atrapalhe de entender.

O mapeamento pode ser melhorado bastante, existem muitos mapas com espaço mal aproveitados e certas falhas em passabilidade. A ambientação do jogo no entanto, está bem trabalhada e ajuda a compensar estes erros.

A história é confusa e é contada sem construção ou atenção aos eventos. É realmente difícil entender o que está acontecendo ou se identificar com qualquer personagem justamente por isso, e esse é um problema grave em um RPG, onde o foco principal é a interpretação de papéis. Existe muito diálogo que poderia ser completamente ignorado.

E falando em diálogos excessivos, isso é um problema para o sistema de batalha do jogo, visto que muitos diálogos em um jogo de ação não dão muito certo (Soul Reaver 2 é um belo exemplo disso).
O jogo possui um sistema de batalha hack n' slash. Eu devo dizer que fiquei um tanto decepcionado com os inimigos que derrotei. Alguns foram fáceis demais ou difíceis quando não deveriam ser. O balanceamento do jogo peca em alguns momentos, fazendo com que o jogo mude de um Zelda casual para um Dark Souls incomum constantemente.
Eu senti aquela falta de estratégia para derrotar os inimigos. Mesmo jogos com ação excessiva como God of War, Bayonetta, Drakengard 3 ou NieR: Automata possuem diversos inimigos que não podem ser derrotados apenas esmagando botões, e isso é o que senti falta nos inimigos. Uma inteligência artificial mais trabalhada cairia bem, o Xas é capaz de muito mais.
Mas isso não deixa o jogo menos divertido, pelo contrário. Ele é bem divertido, e para a maioria dos jogadores, isso é o suficiente.

Em uma conclusão, o jogo possui uma ótima proposta. Espero que as críticas aqui ajudem o autor a melhorar mais o jogo, pois ele possui bastante potencial.
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[box title=Por Corvo]
O primeiro ponto a ser observado é o tamanho do projeto. São 138MB excluindo o RTP - do RPG Maker XP -  cujos arquivos ainda sim são necessários para o projeto. Não é preciso procurar muito para descobrir o motivo: sonoplastia. Somente a pasta Audio possui 70MB. Ignorando o tamanho, nota-se que a trilha sonora, em maior parte, está completamente fora da proposta do jogo. Não no ponto da construção e apresentação das cenas, mas no estilo mesmo. Além disso, há vários erros gramaticais nas mensagens do jogo.

Enredo: Joguei a DEMO por um bom tempo e logo percebi que não fazia ideia do que estava acontecendo. A introdução mostra uma cena que, até onde vi, parece completamente irrelevante para o início do projeto. Inclusive poderia ser considerada como parte de um roteiro completamente diferente do que o jogo apresenta.

Mapeamento e Jogabilidade: A HUD incomoda bastante pelo tamanho, problema que o autor já solucionou como apresentado no tópico. Há alguns bugs quanto ao ABS escolhido, onde o mesmo é desligado antes de determinada cena e não é reiniciado após a mesma, permitindo que o jogador transite em áreas repletas de inimigos sem poder se defender de seus ataques. O mapeamento pode melhorar. Há espaços vazios em todos os mapas ao mesmo tempo em que há áreas muito detalhadas. As falhas na passabilidade são poucas, porém existem.

Agora, gostei bastante das apresentações, especialmente da que se desenrola no bar/taverna. A animação dos personagens ficou bem trabalhada, simples, sem todos os malditos efeitos especiais que transformam uma caminhada em um videoclipe do Culture Club. Vale lembrar que o XAS também não é o sistema mais fácil do mundo em termos de personalização e parabenizo o autor pelo investimento no sistema.[/box]

Projeto da Semana #3

O projeto selecionado foi Miku in Wonderland, do membro Pititia12. É um jogo de Plataforma/Fantasia feito no RPG Maker VX.


[box title=Por Corvo]
Primeiro gostaria de salientar que a criação de instaladores para jogos de RPG Maker é completamente desnecessária. Uma vez que o jogo tem 138MB, tê-lo deixando com a codificação padrão do VX seria mais prático para os jogadores. Se foi por proteção dos arquivos internos, não adiantou muita coisa.

A tela de título é bem trabalhada, embora o cursor seja relativamente lento. O que causa certa decepção ao iniciar o jogo. O sistema de plataforma utilizado não é muito bom, mas como foi feito no VX, creio que não houvesse melhores opções no momento. Agora, para o mapeamento não tem desculpa. O modo como o desenvolvedor organiza os gráficos e os mapas seria o suficiente para mascarar as falhas de passabilidade do sistema.

O roteiro não é o foco do jogo, mas apenas uma costura entre as fases. Logo, não falarei sobre ele. A sonoplastia está fora da proposta, além de ser responsável por mais ou menos 70% do tamanho do projeto - pra variar. Apesar disso, estava tolerável até a primeira fase após a torre, onde o jogo começa de fato. O jogador possui, literalmente, um MP4 para ouvir músicas aleatoriamente durante o jogo. Para que essa função ficasse aceitável, o jogo deveria ser um arcade puro e as músicas poderiam ao menos ter sido adaptadas.[/box]

08/11/2017 às 22:06 #3 Última edição: 11/11/2017 às 13:20 por Corvo
Projeto da Semana #4

O projeto selecionado foi Lenin - The Lion, criado por João Bueno. É um jogo de Drama feito no RPG Maker MV.


[box title=Por Alisson]É notável o esforço que está sendo depositado neste excelente projeto. Sua introdução foi cativante e a trilha sonora está agradável.
Devo dizer que em algumas áreas o som de passos chegou a me incomodar, creio que devido ao volume ou simplesmente pelo som em si não combinar com o terreno. Mas em certos locais ele foi bem utilizado. O som das mensagens também incomodou um pouco.
Não exagero quando digo que a trilha sonora está realmente agradável. Combina com a ambientação e a proposta do jogo. Não posso dizer o mesmo sobre os efeitos de luzes, digamos que não está combinando com o estilo gráfico do jogo.
Eu joguei a versão em inglês e os textos foram bem elaborados, sem muitos erros, mas já não posso dizer o mesmo da versão em português.
No geral, vale a pena jogar. Seu enredo aborda um tema corajoso, aliás.[/box]

[box title=Por Corvo]
Baixei a versão da Demo em português e começo dizendo que alguns termos não foram traduzidos, incluindo o nome. Ao abrir o projeto já notei que o desempenho do mesmo está consideravelmente baixo. E não creio que o problema, nesse caso, seja o MV, mas a programação e o mapeamento do jogo.
          Os mapas interiores estão muito bons, mas os exteriores podem melhorar não só remodelando o ambiente como removendo alguns efeitos desnecessário. A iluminação dos postes, por exemplo, cria um efeito não tão perceptível e seu impacto no desempenho é imenso. Isso porque os mapas são relativamente pequenos. E falando em desempenho, quase me esqueço de perguntar se a tela de "Loading" (não traduzida, veja bem) é realmente necessária. Não é de hoje que alguns desenvolvedores implementam essa função em seus jogos simplesmente por achar que fazer o jogador esperar é legal.
          A caixa de mensagens do jogo está desalinhada com a caixa dos nomes dos personagens e os efeitos aplicados nos textos - somados ao lag - deixa alguns textos quase ilegíveis. E falando um pouco sobre a jogabilidade, não gostei muito de ficar andando de um lado para o outro nos mapas à pedido de dioneias e hienas. Os quebra-cabeças, no geral, precisam de uma melhoria.
          Mas vamos falar das partes boas: o roteiro e os recursos. Os personagens se expressam com um exagero óbvio, mas visto que isso faz parte da proposta do jogo, podemos considerar com um ponto bom. Os diálogos estão ótimos - dada a proposta - e a narrativa segue em uma linha clara. A construção de algumas cenas poderia melhorar, mas são detalhes que não atrapalham a experiência da jogabilidade. É raro ver qualquer tipo de tema ser abertamente comentado em algum jogo, não apenas no cenário do RPG Maker.
          A criação de recursos originais já demonstra grande profissionalismo do desenvolvedor. A qualidade dos mesmos não fica atrás dos de muitos jogos "profissionais". É um ponto que sempre gosto de parabenizar.
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15/11/2017 às 17:57 #4 Última edição: 18/11/2017 às 13:27 por ∞
Alterações no Projeto da Semana

Quer ter seu projeto avaliado? Envie uma mensagem para O Avaliador contendo o link para o tópico do jogo! O envio da mensagem não garantirá a avaliação do seu projeto, mas aumentará consideravelmente as chances disso acontecer. Lembrem-se de que somente jogos completos ou com Demos serão avaliados.




Projeto da Semana #5

O projeto selecionado foi Sabrina, criado por [user]felipefalcon[/user]. É um jogo de Terror feito no RPG Maker VX Ace.


[box title=Por Corvo]
Começo falando do tamanho. 11.5Mb para um jogo que utiliza todos os recursos externos é um tamanho excelente. É exatamente o que se espera de um jogo de RPG Maker. Joguei a versão em português e o termo "Slot" me incomodou um pouco. Uma única palavra que poderia ser substituída por "Arquivo" ou até mesmo "Espaço".

         O mapeamento e a ambientação estão muito bons - embora o áudio tenha ficado alto. Sobre a jogabilidade: os quebra-cabeças do jogo consistem nos típicos mude de mapa e pegue a chave. Uma escolha não muito boa em vista do cenário do jogo. A ação é o pior ponto, de modo a simular uma disputa de força, em várias cenas o jogador é induzido a destruir seu teclado. Há variações mínimas nesse quesito, porém a mecânica é idêntica em todas as cenas.

          O design geral é bom, mas a escolha das fontes nas opções das telas de Game Over e título poderia melhorar. A mesma fonte utilizada na logo não se encaixou bem dentro das janelas de opções. Na tela de Game Over, além da fonte, há um "Você perdeu" bem humilhante - e inútil - um pouco deslocado. O jogador saberá que perdeu ao ver seu personagem sendo fatiado.

          O roteiro é bom, apesar de seguir a linha industrializada do terror japonês - antes que alguém pergunte, isso é diferente de clichê. Porém, fiquei feliz ao ver que o autor não abusou de jumpscares nem de cenários escuros, o que mostra um bom domínio do roteiro, ele sabe o que está fazendo. A construção das cenas é feita com a velha muleta da trilha sonora, o que não é necessariamente ruim. Os diálogos, apesar de forçados, estão bons. Tida a índole do protagonista, acho que são válidos os seus monólogos.

         Finalizando: é um dos melhores jogos dos últimos tempos. São pouquíssimos os pontos negativos - embora a parte das teclas valha por cinco. Foi desenvolvido em um período de tempo relativamente curto e parabenizo o autor pelo excelente trabalho.
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23/11/2017 às 16:50 #5 Última edição: 23/11/2017 às 16:58 por Corvo
Projeto da Semana #6

O projeto selecionado foi Old Hero Saga, criado por [user]FelipeAbreu[/user]. É um jogo de Aventura feito no RPG Maker VX Ace.


[box title=Por Corvo]É impossível não começar pelos inacreditáveis 835.5MB do projeto. Escrevo este parágrafo antes de jogar o projeto, pois o tamanho cria imensas expectativas (fiz questão de pular até mesmo as imagens do tópico). Em termos de RPG Maker em geral, é um tamanho muito acima dos padrões. No caso do Ace pode até ser considerado um recorde. Com este tamanho, espero gráficos originais, músicas e até efeitos sonoros feitos sob medida.

          [...]

          Horas de download depois.
          Como esperado, 70% do tamanho do projeto são arquivos de áudio que, aliás, não são originais. Nota-se que o autor tentou reduzir as músicas, mas ainda encontramos arquivos com 8, 12 e até 14MB. Não haveria tanto problema se ao menos o áudio se encaixasse perfeitamente nas cenas, o que não ocorre sequer na tela de título. Esta, aliás, possui um design com excesso de detalhes e um layout de opções não muito agradável. E vista a tela de título, me decepcionei com o mapeamento. RTP, RTP, gráficos ripados nas batalhas e mais RTP. Para um projeto com tantos investimentos no visual (individualmente), todos os cenários ficaram sobrecarregados. Apesar disso, não apresentam erros de passabilidade, o que já é um ponto em favor.

         Uma centena de sistemas foi incluída no jogo. Alguns deles deixaram o menu relativamente poluído visto que o background do mesmo não colabora com a visualização das opções. E falando em menus, é preciso dizer que não houve uma preocupação em uniformizar o visual das cenas. Windowskin, opções, HUD, vídeos, log de batalha, imagens aleatórias, cada parte com seu próprio estilo gráfico. Curiosamente, não encontrei problemas no desempenho. Também observei que o autor se aproveitou de todos os recursos do RPG Maker VX Ace, as cenas são dinâmicas, embora alguns diálogos estejam forçados. A introdução* contém uma fileira de infodumps, logo essa narrativa me impediu de assimilar o enredo. Joguei por um bom tempo sem saber o que, exatamente, estava acontecendo. E repito: manter o nome do projeto em inglês enquanto seu conteúdo está em português é um erro grave. Aliás, alguns dos termos do jogo não foram traduzidos como é o caso da "Music ROOM", do Bestiário e da tela onde se salva o jogo.

          Um dos pontos que gostei foram os indicadores de objetivo. Pequenas imagens demarcando trajetos no mapa múndi que, por serem rápidas e claras, facilitam bastante a vida do jogador. Todas as alterações feitas mostram grande esforço por parte do autor para tornar seu projeto em um jogo memorável. Porém, uma vez que uma alteração é feita superficialmente, as mesmas passam uma sensação de desleixo, pois mostram que houve a intenção de melhorar certos pontos do jogo, mas não esforço suficiente. No mais é um projeto com bastante potencial e vale a pena jogar.
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Projeto da Semana #7

O projeto selecionado foi Vallahar - O Trovão Real, criado por [user]King Ragnar[/user]. É um jogo de Aventura feito no RPG Maker VX Ace.


[box title=Por Corvo]
124MB é um tamanho razoável para um projeto do RPG Maker Vx Ace. Porém, apenas os arquivos de áudio compõem 55MB, o que poderia ser reduzido caso o autor optasse por arquivos cuja qualidade fosse apropriada ao estilo do jogo.
         A tela de título já mostra uma bela desarmonia visual. Opções, fundo e logo em estilos diferentes. Seguindo sobre o visual do jogo, o mapeamento possui falhas consideráveis - não apenas visualmente. Apesar dos tilesets seguirem o mesmo estilo - o que geralmente nem é preciso citar - a ambientação está desordenada. Há espaços vazios junto de cantos excessivamente detalhados.
         As falhas no mapeamento que escapam ao visual são "gatilhos" para iniciar cenas durante o jogo. O autor força o jogador a passar por pequenos corredores para ativar os eventos, porém ele não considerou a consequência disso em seu sistema de batalha. Os inimigos não atravessam eventos, logo ficam presos nestes corredores permitindo que o jogador os atinja à distância.
        Quanto ao roteiro, nota-se que há um belo pano de fundo na história. Porém, o autor insere muitas informações desnecessárias e acaba tornando a narrativa lenta. Muitos dos diálogos e até algumas cenas completas estão forçadas. Quanto à sonoplastia, o estilo das músicas difere completamente do estilo gráfico do jogo.
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[box title=Por Mistyrol]
Começo a avaliação deixando uma dica valiosa para aqueles que estiverem interessados em jogar a versão de demonstração do projeto: leiam as informações do tópico antes. Digo isso pois o jogo em si não da nenhuma informação do enredo para o jogador, não deixa nenhum background da história e nem nada do tipo e, apesar de muitos jogos começarem dessa forma um tanto confusa, eles normalmente acabam explicando tudo posteriormente. Infelizmente, não foi o caso de Vallahar.

Não sei dizer se é a falta de informações ou se realmente peca nesse aspecto, mas o enredo do projeto acabou ficando 'raso' demais. A história segue uma linha e, de repente, o protagonista muda os seus planos como se os seus interesses anteriores não tivessem mais a mesma importância, ele é convencido fácil demais pelos demais personagens. Aliás, falando neles, seria interessante rever os diálogos — e revisar o português também não faz mal — para que eles não soem tão robóticos (vide o exemplo dos guardas na entrada da cidade, que simplesmente jogam informações na cara do protagonista).

Eu pensei em deixar isso de lado, mas eu acho que é muito importante dizer isso e merece um parágrafo separado: Hlín é uma personagem muito, mas muito bizarra. Além de ela ser um tanto submissa ao protagonista, eu não conheço uma pessoa que use a onomatopeia "hihi" em cada nova frase. Se eu conhecesse uma guria desse jeito, a minha única reação seria essa. Ajudaria muito mudar esse aspecto, tanto para ela não parecer uma psicopata, quanto para ajudar na representatividade feminina do jogo (que está bem fraca).

A jogabilidade é simples e cumpre o seu papel sem problemas. Os sistemas implementados não são cheios de frescuras e são visualmente limpos. A única coisa que eu sugiro nesse ponto é que o desenvolvedor reveja o nível de dificuldade das batalhas (vencidas muito facilmente), como também o drop rate dos inimigos — que é alto demais. Isso desequilibra ainda mais a proporção de crescimento do personagem, levando em consideração que não é difícil vencer as batalhas e ele ainda ganha itens sempre que derrota um inimigo.

O mapeamento é o ponto alto do projeto. Ele é limpo e bem ambientado (apesar de serem grandes demais em alguns casos), elementos bem distribuídos e coerentes. Contudo, é importante ajustar a passabilidade dos tilesets, porque na cena de introdução um vaca andou sobre as paredes da casa do personagem, e nas cavernas o protagonista encarna Gzuis Crixto e anda sobre as águas. Mas isso é só um detalhe facilmente ajeitado, os mapas em geral estão ótimos. Trilha sonora também está no ponto certo e compõe bem a ambientação. As músicas escolhidas são interessantes, combinam com os ambientes e as cenas, tá tudo bem certinho. Meus parabéns.

Finalizando, o projeto parece ter uma premissa interessante, mas precisa ser mais trabalhado. Não sei se o desenvolvedor está trabalhando sozinho no jogo ou não, mas se estiver, não tem problema em demorar um pouco mais para lançar algo se esse tempo extra for gasto para deixar o projeto o mais ideal possível. Acredito que com os ajustes ele vai, com certeza, ser um dos melhores projetos dos últimos tempos (já está bem a frente da média, devo dizer), eu vou acompanhar esse projeto de perto.
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Projeto da Semana #8

O projeto selecionado foi Steel Zeroes, criado por [user]Pedrovin[/user]. É um jogo de Aventura feito no RPG Maker VX Ace.


[box title=Por Corvo]
Por não falar inglês fluentemente, não pude entender cem por cento dos textos do jogo, logo não seria justo que eu avaliasse estes pontos. Porém, tida a introdução e a sequência posso dizer que a narrativa segue bem. Sabe-se o que está - ou irá - acontecer já no início e isso é excelente. Também preciso dizer que há conteúdo levemente apelativo em todo o jogo, o que eu já não considero tão bom. Faz parecer que o jogo não é capaz de manter o jogador por si mesmo e é preciso uma muleta. Sobre os personagens, também não posso avaliar sua construção.

         Apesar de extremamente coloridos, os mapas estão harmônicos e bem ambientados. Percebe-se a preocupação do autor quanto aos detalhes. Não encontrei nenhuma falha, seja de passabilidade ou do mapeamento em si. O mais notável é a homogeneidade do design. Todos os menus, HUDs, imagens e etc estão em perfeita harmonia. Isso não é mais do que obrigação do desenvolvedor, mas em dias em que isso se torna raro é preciso elogiar. Os menus estão simples e objetivos, sem excesso de informações.

         Estou certo de que o autor não testou o jogo em computadores mais antigos, pois o desempenho de alguns sistemas deixa a desejar. Por exemplo, em determinado quebra-cabeças no qual o jogador tem de saltar pelo cenário, cada salto leva cerca de dois ou três segundos. Curiosamente, o contador de tempo do jogo não se atrasa tanto, deixando o problema quase impossível de se resolver.

         Quando digo que o pessoal escolhe músicas completamente fora do estilo do RPG Maker, não sobre a música propriamente dita que falo. Aqui temos um exemplo de como encaixar perfeitamente sua trilha no jogo: faça-a em 16bits! Principalmente se o seu projeto não abusa de gráficos avantajados - que ao meu ver, não combinam bem com a engine.

         Vejamos, 174MB para um projeto completamente original é aceitável. Recursos originais, um título em inglês quando o jogo realmente está em inglês, bela harmonia entre design, sonoplastia e ambientação...  :math: O único problema aparente é que o jogo não possui uma versão em português. Se você fala a língua do país na qual está divulgando seu projeto, não tê-la como opção revela uma relativa preguiça. Entendo que é complicado adicionar múltiplos idiomas no RPG Maker, mas aqui vai uma dica: Nunca se preocupe com o trabalho que vai ter, mas com a qualidade final do produto.
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Projeto da Semana #9

O projeto selecionado foi Annomalya, criado por [user]Aiko[/user]. É um RPG feito no RPG Maker MV.


[box title= ENREDO: 1,5]
Por Corvo: O velho problema de não saber o que se passa é forte aqui. A introdução não ajuda muito, pois mais parecem informações avulsas que complementos do enredo. A participação de um "narrador" para dar sentido à alguns pontos é boa, mas não muito bem trabalhada.

Por Mistyrol: Eu confesso que ainda não entendi qual é a premissa do projeto. Quando comecei a testar a versão de demonstração, tinha a expectativa de ver o enredo se desenrolando aos poucos, levando em consideração que não existe nenhum background, nada que dê um objetivo aos personagens no começo do jogo. Contudo, as informações são jogadas ao vento, o enredo é previsível. No final das contas, o que vi foi a história se transformar naquele velho clichê do protagonista pacato que é, de uma maneira inexplicável, o único que pode salvar o mundo.

[box title= PERSONAGENS: 3]
Por Corvo: Os personagens possuem uma boa base, mas nenhum desenvolvimento. Embora suas personalidades estejam definidas, não há profundidade em suas ações ou diálogos.

Por Mistyrol: Eu já vi muitos sets de personagens por aí, alguns bons e outros nem tanto. O problema com Annomalya é que eu não consigo encontrar a posição certa para encaixar os personagens. Gary é o personagem com o maior potencial para se desenvolver durante o enredo, e confesso que dei um ponto a mais por causa dele. Os outros personagens ficaram rasos demais, aceitam as coisas impostas a eles sem sequer pensar, são apáticos. O grupo vai até a casa de Josh e sequer estranham o lugar, eles são robóticos e sem vida demais para que possamos criar uma relação, nos apegar à eles.[/box]

[box title= MAPEAMENTO: 4,5]
Por Corvo: Passabilidade e tamanho são os maiores problemas. A maioria dos cenários fica vazia enquanto pequenos cantos são sobrecarregados, alguns mapas são demasiado limpos como é o caso da área externa da cidade.

Por Mistyrol: Apesar de os mapas estarem grandes demais, da para perceber que o básico de ambientação foi aplicado. Mesmo que haja uma grande repetição desnecessária de alguns objetos (muitos armários, muitas mesas, muitas cadeiras, muitos faróis) da para aproveitar a estrutura (diminuindo-a, é claro) dos ambientes e melhora-los apenas fazendo isso. Também é preciso rever a passabilidade dos objetos, pois ora é possível andar sobre o sangue no chão, ora não, sem contar que é possível andar sobre o espelho da casa de Josh.[/box]

[box title= INTERFACE: 1,5]
Por Corvo: Não há modificações exceto por um calendário que não se encaixa muito bem no estilo do RTP.

Por Mistyrol: Os elementos de UI do projeto são inexistentes, exceto pela HUD de calendário que fica no canto superior direito da tela (que, inclusive, é grande demais e só atrapalha em alguns momentos). Contudo, a imagem da tela de título é bonita (apesar de ser representada por um personagem do sexo masculino, quando o jogo tem a premissa de ser gênero livre), e o padrão do MV não é tão ruim assim, se for bem aproveitado.[/box]

[box title= JOGABILIDADE: 3]
Por Corvo: Focar a jogabilidade na movimentação é uma boa, porém precisa ser melhor desenvolvida. Adicionar pequenos efeitos visuais nas funções dos amuletos já seria um avanço. Entretanto não se deve esquecer do resto do jogo. As batalhas estão muito pouco trabalhadas e não existem outros pontos a serem avaliados na Demo.

Por Mistyrol: O ponto alto da jogabilidade são os amuletos. A ideia de dar habilidades para o protagonista é bem legal e, se for bem explorada, da para aplicar uns sistemas muito bacanas no decorrer do jogo. Entretanto, esse é o único diferencial, infelizmente. As batalhas são simples e padrões (inclusive, a batalha com aqueles trocentos zumbis foi bem cansativa e quase me fez deixar de jogar), não oferecem nenhuma dificuldade. Aliás, quando se está sob o efeito do amuleto e cruza com um zumbi, acontece um bug que me obriga a reiniciar o jogo.[/box]

[box title= TRILHA SONORA: 4]
Por Corvo: A sonoplastia foi bem escolhida, mas ocupa 77MB do tamanho total para  jogo. Além disso, as músicas não se encaixam muito bem em todas as cenas e outras são mais chamativas do que deveriam.

Por Mistyrol: Por ser um jogo de MV eu acho que o estilo musical mais trabalhado se aplica melhor. As músicas escolhidas foram boas, mas pela quantidade delas nos arquivos do projeto, eu esperava uma variedade bem grande, mas as cenas pareciam sempre as mesmas. Não sei se foram deixadas na pasta base do projeto, mas se for só para a demo, recomendo tirar.[/box]

[box title= NOTA GERAL: 2,5]
Por Corvo: Como dito pelo [user]Mistyrol[/user], 365MB é um tamanho considerável para qualquer jogo criado no RPG Maker - mesmo que utilizando o MV. Há muitos recursos não utilizados na pasta do jogo, não se notam modificações relevantes e há vários pontos a serem melhorados.

Por Mistyrol: Antes de mais nada, 356MB é um tamanho absurdamente grande para uma demo tão pequena. Confesso que eu tive a impressão de que tudo foi feito as pressas e sem o mínimo de zelo. O projeto não tem muito a oferecer no estado em que se encontra agora, mas tem o potencial de crescer se for reformulado e melhor estruturado. São muitos erros de português, termos em inglês completamente desnecessários, personagens com falas manjadas e uma história que é bem previsível. Resolvi deixar isso para o final, mas é muito importante rever esse ponto: a premissa de fazer um jogo de gênero livre é maravilhosa, poder escolher entre masculino e feminino (apesar de ser uma limitação, eu entendo que seria muito difícil deixar mais abrangente que isso) abre um leque de possibilidades para o enredo. Entretanto, reveja as falas do personagens e até mesmo do sistema, pois eu joguei com a personagem feminina e o jogo ainda me tratava como masculino.[/box]

Dadas as avaliações, o jogo foi categorizado como RANK E !

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18/12/2017 às 18:06 #9 Última edição: 18/12/2017 às 18:13 por Corvo
Projeto da Semana #10

O projeto selecionado foi Project Vortex, criado por [user]DarkPlaysBR[/user]. É um jogo de suspense feito no RPG Maker VX Ace.


[box title=Por Corvo]ENREDO: 1
A clássica casa mal assombrada é o cenário da Demonstração do jogo. Nos típicos cantos escuros, o jogador se depara com tentativas de jumpscares que - mesmo quando bem sucedidos - não são um exemplo de técnica para um roteirista. O ritmo flui sem construção prévia, assim como as cenas. Não podemos nos esquecer do nome em inglês quando o jogo está em português.

PERSONAGENS: 2
Os personagens são rasos, porém tem ao menos a base de suas personalidades definidas. É interessante que o protagonista seja o mais raso, mas todos os diálogos parecem forçados.

MAPEAMENTO: 3
Nota-se uma certa preocupação com a ambientação, ao menos no início. Porém, logo os cenários passam de vazios para desleixados. Usar a iluminação como truque para esconder determinados pontos só é útil quando o mapa não depende dela.

INTERFACE: 1
A fonte pela qual o autor optou não é nem um pouco recomendada para jogos. Os detalhes dificultam a leitura de todos os textos e mesmo nas imagens não produz um resultado legal. Quanto ao menu, há muito espaço vazio que poderia ser removido reduzindo-se o tamanho das janelas. Para algo tão simples a tela completa é desnecessária.

JOGABILIDADE: 3
Imaginei que o jogo se basearia em encontrar chaves para portas, mas há alguns quebra-cabeças simples que variam um pouco no funcionamento. Não há muito o que dizer sobre eles.

TRILHA SONORA: 2
Como de praxe, a trilha sonora compõe aproximadamente 50% do tamanho do projeto, o que não é um problema nesse caso. Entretanto, as músicas não combinam com as cenas e ambos lutam pela atenção do jogador ao mesmo tempo.

NOTA GERAL: 2
O tamanho do projeto é razoável e parabenizo o autor por ter removido a dependência do RTP. São muitos os detalhes que merecem atenção, todos os pontos do projeto podem ser melhorados. Mas percebo que o autor está no caminho certo e, com um belo esforço, pode vir a obter bons resultados posteriormente.


Com as observações feitas acima, o jogo foi categorizado como Rank D!

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Gosto do que vocês fizeram com isto do projeto da Semana, avaliar projetos em vez de só colocar uma imagem e pronto.
É pena é que não há muita gente a ver o tópico

Estou curtindo esse novo formato do projeto da semana, essas avaliações desperta á curiosidade para jogar os projetos avaliados e tira minhas próprias conclusões, além do criadores de projetos em desenvolvimento aprimorarem os seus.

Continuem assim.  :clap:

Citação de: makergame2000 online 18/12/2017 às 21:20
Gosto do que vocês fizeram com isto do projeto da Semana, avaliar projetos em vez de só colocar uma imagem e pronto.
É pena é que não há muita gente a ver o tópico

Pra mim é uma área que sempre acompanho, adoro ler reviews, e os daqui são sempre excelentes. Porém acho mais legais quando tem dois reviews diferentes pro mesmo jogo  -sempre rola um "bad cop, good, cop" maneiro.

Na verdade até acho que as pessoas vêem o tópico, tiro por base eu mesmo que sempre acompanhei mais ficava inibido de comentar aqui por que não sabia que era uma área que podíamos comentar até o Corvo aparecer e falar que podia =o.

No mais, como disse em outro tópico, nota 10 pela iniciativa e pela qualidade dos reviews e dos jogos.

Nós agradecemos todos os comentários e o apoio de vocês. É muito bacana saber que estão curtindo.  :XD:

O fato é que o periódico estava (e ainda está) passando por algumas reformulações, como vocês puderam perceber. Estávamos decidindo datas para postagem, novos formatos para deixar as avaliações mais abrangentes e categorizar melhor os projetos avaliados.

Estamos dando prioridade para solicitações de membros, aqueles que solicitarem uma avaliação passarão à frente na fila, em vez de escolhermos um projeto aleatório. Além disso, aos desenvolvedores que não quiserem postar uma versão de demonstração no tópico de desenvolvimento do projeto e ainda assim quiserem uma avaliação, basta enviar uma versão demo para um dos membros da equipe que essa versão será mantida em sigilo e avaliação será feita.

Mais uma vez, agradecemos o apoio e esperamos que continuem acompanhando.  :blink:


25/12/2017 às 09:49 #14 Última edição: 08/01/2018 às 13:20 por Corvo
Projeto da Semana #11

O projeto selecionado foi Final Heart, criado pela equipe Playable Dreams. É um RPG feito no RPG Maker VX Ace.


[box title= ENREDO: 4,6]
Por Corvo: A introdução é um clássico infodump. Apesar de não ser totalmente inútil, é em parte irrelevante para o início do jogo. Não se sabe o que está acontecendo mesmo depois de vários minutos de jogo. Esse ponto merece atenção dos desenvolvedores, pois é considerado um erro grave. Há excesso de informações até nos diálogos, pois o protagonista parece estar invadindo determinado local. Ao ser descoberto, em vez de se apressar, passa algum tempo conversando com personagens fofinhos em celas locais.

Por Mistyrol: Em um primeiro momento eu achei o enredo bem manjado, como se já tivesse visto em algum lugar. Acredito que na hora de aplicar o enredo, as referências acabaram ficando explícitas demais e provavelmente foi o que causou essa primeira impressão. Contudo, com o desenrolar eu acabei mudando (não completamente) um pouco de pensamento. Só esperar o jogo completo para ver se rola uma surpresa.

Por Virgyl: O início é apresentado com o clássico clichê de um mundo criado e embasado em paz e harmonia, até que uma catástrofe acontece e tudo vai por água abaixo, sem contar a famosa trama de algo ""externo"" drenando a energia de algo ou alguém que acabaria levando ao fim do sadio mundo que antes foi apresentado; entretanto, ninguém disse que um clichê não pode ser bem aproveitado. Milhares de obras excelentes por aí se baseiam em clichês mais aprofundados, porém não senti esse devido cuidado com a história desse projeto, mas quem sabe quando completo?

[box title= PERSONAGENS: 4,3]
Por Corvo: Os guardas do jogo foram mais bem construídos que o protagonista, ele não é nada interessante. Não há muito o que comentar sobre os demais personagens exceto que alguns diálogos estão claramente forçados. Porém, em maioria soam bem naturais.

Por Mistyrol: O número de personagens que apareceram na demonstração se reduz ao protagonista, então fica um tanto difícil de dar um parecer muito abrangente sobre o assunto. Contudo, o pouco que foi apresentado da personalidade do protagonista da para ter uma base de como o personagem vai crescer no decorrer do jogo (e espero que ele cresça, porque até então ele me pareceu bem raso). Não sei se foi intencional ou não, mas a aparência dele ser muito parecida com a do Cloud Strife (aliás, muita coisa no jogo lembra Final Fantasy VII) acabou deixando um certo ranço toda vez que eu o via.

Por Virgyl: Não pude sentir muito apego pelo protagonista, como se ele fosse feito de papelão, sem personalidade alguma, creio que tentar amenizar os diálogos forçados, talvez com um ar mais cômico, iria ajudar bastante.[/box]

[box title= MAPEAMENTO: 7,6]
Por Corvo: O mapeamento, de fato, é muito bom. Porém, a passabilidade possui vários erros. Além disso, o estilo dos personagens é completamente diferente do estilo dos gráficos usados no mapeamento. As diferenças causadas pela iluminação são gritantes.

Por Mistyrol: Não tem como negar que é o ponto mais alto do projeto. Os mapas são simplesmente lindos, muito bem iluminados, ambientação super natural e muito bem feita. Os gráficos ficaram harmoniosos uns com os outros e isso é um ponto muito importante. A única coisa que poderia ser melhorada é a passabilidade. Em alguns momentos, a passabilidade impede o jogador de avançar quando ainda sobra um espaço enorme antes de uma colisão.

Por Virgyl: Excelente. A iluminação na tonalidade certa, nem muito forte, nem muito fraca. Os detalhes de sombra e luz se propagam pelo mapa com harmonia, assim como a tonalidade de cores, que ficou impecável; isto sem contar os gráficos dos objetos do cenário que foram muito bem escolhidos, com certeza. Se não fosse por uma série de erros de passabilidade e etc, certamente ganharia um dez.[/box]

[box title= INTERFACE: 5]
Por Corvo: As imagens da introdução insinuam uma certa preguiça. Algumas parecem ser apenas montagens nas quais um rosto foi colocado em uma imagem com efeitos que simulam um desenho. Quanto ao estilo, embora estejam muito bem feitos, cada cena possui seu próprio. A tela de título apresenta uma interface mais colorida, o menu possui cenas simples, as faces e o fundo de batalha são desenhos em estilos diferentes entre si, o que não é diferente da HUD, da windowskin e dos charsets de batalha assim como os charsets do mapa. Enfim, todas as cenas, não vale a pena citá-las.

Por Mistyrol: Achei a base da interface muito bacana, mas poderia ser revisada para ficar mais chamativa. O menu é simples e bonito (apesar de nada funcional), talvez o ponto mais alto nesse quesito. Contudo, a batalha peca um pouco nesse ponto, principalmente na HUD de informações dos personagens. A parte de pixel art poderia receber um upgrade, principalmente na movimentação dos sprites (dentro e fora das batalhas).

Por Virgyl: As interfaces de usuário do jogo mudam de estilo drasticamente. É como se nas cenas de batalha, o fundo fosse desenhado como se para um jogo de Club Penguin, assim como a hud, que não chama muita atenção, assim tendo um estilo completamente diferente do menu e da tela de título, que conseguem manter uma parte gráfica mais atraente; Isto é, sem contar os sprites de personagem e batalha, que não parecem ter harmonia com o cenário, com uma animação dura e uma paleta de cores indefinida.[/box]

[box title= JOGABILIDADE: 5]
Por Corvo: As batalhas são interessantes, porém lentas. É justo que a agilidade do jogador a princípio não seja muito boa, mas está tão devagar que chega a ser tediosa. É possível saber a ordem dos turnos, mas caso haja mais de um inimigo na batalha o jogador não pode distinguir sua posições na ordem dos ataques. A atividade no mapa é outro ponto forte, embora os erros de passabilidade atrapalhem um pouco. Outro ponto é o "diferencial" nos comandos. Há coisas nas quais não se mexe e uma delas são as teclas e seus respectivos comandos. É preciso dois minutos apenas para aprender a usar o menu.

Por Mistyrol: A jogabilidade me deixou um tanto confuso sobre o que dizer. A ideia de ações no mapa é boa e funcionou perfeitamente até certo ponto. Não poder pegar de volta as pedras do chão é algo que me deixou um pouco decepcionado. A batalha é simples, mas um pouco cansativa, pois a barra de ações se move muito devagar, mas isso se ajusta facilmente. Falando em ajustes, duas coisas muito importantes precisam ser ajustadas: o nível de dificuldade das batalhas (extremamente fáceis, fazendo a proporção de crescimento ser bem falha), e o menu principal. Ele não é nada funcional, as opções são confusas e mudar os botões padrão foi uma péssima escolha. Talvez tenha sido o ponto que me impediu de dar uma nota maior nesse quesito.

Por Virgyl: Como já foi mencionado, não irei contar os erros de passabilidade. Penso que um dos meus maiores transtornos durante a jogatina, foi ter que ficar transitando de "D" e "S", pra "Z" e "X", já que o menu usa um tipo, e o resto usa outro. Não me incluindo, mas tenho certeza que a demora da barra de tempo na cena de batalha certamente é um incomodo pra muita gente, principalmente pela maneira como pode se tornar maçante depois de certo tempo.[/box]

[box title= TRILHA SONORA: 6,3]
Por Corvo: A sonoplastia foi bem escolhida e as músicas se encaixam bem. Entretanto, os autores se esqueceram dos arquivos do sistema. Uma vez que o jogo parece ser trabalhado nos mínimos detalhes, esses passaram despercebidos e o som padrão de confirmação do RTP aparece em destaque.

Por Mistyrol: Não tenho muito a dizer. As músicas foram bem selecionadas e aplicadas de forma harmoniosa no decorrer do jogo. Apenas senti falta de uma música de vitória nas batalhas. E claro, não podendo deixar esse ponto de lado, a dublagem foi uma sacada muito bacana e trouxe um diferencial para o projeto (quem sabe, no futuro, um battle cry não seja implementado também?).

Por Virgyl: As músicas se encaixam bem conforme as cenas, e harmonia é certamente uma coisa importante, porém acho que o que mais me chamou atenção foi a dublagem no início.[/box]

[box title= NOTA GERAL: 5,6]
Por Corvo: Em primeiro lugar: nome em inglês, jogo em português. Esse é um dos maiores detalhes e é o mais esquecido. Segundo: a criação de instaladores para jogos de RPG Maker sempre foi desnecessária, inútil e condenável. Se a inteção é proteger os arquivos, não funciona. Aliás, ultimamente a maioria dos jogos tem sido distribuídos por plataformas como a Steam que cuidam da instalação com seu próprio sistema. O método se tornou obsoleto e creio que será extinto em breve. O tamanho do jogo é considerável, porém justificado. É um projeto promissor, sem dúvida. Falta apenas mais atenção quanto aos detalhes.

Por Mistyrol: O jogo é muito promissor, com alguns ajustes eu acredito que possa se tornar um dos melhores projetos dos últimos tempos. A impressão que eu tive é que os desenvolvedores ainda não são muito experientes, e que o próprio desenvolvimento está sendo uma fonte de aprendizado para eles (o que é muito bom). É importante revisar o português e as falas que aparecem no jogo, alguns erros de digitação que acabaram passando desapercebido. Como meu amigo Corvo sempre fez questão de frisar, não faz sentido ter o título (e os nomes dos personagens) em inglês, quando o jogo está sendo desenvolvido e promovido em português. Mas, se ainda insistirem nisso, seria legal ajustar a pronuncia das palavras em inglês. Seria interessante colocar a opção de pular as transições na tela de título, como os logos dos desenvolvedores e também a própria animação da tela. E, para finalizar, o instalador foi algo um tanto desnecessário, principalmente porque toda vez que ligo o computador, o jogo é iniciado automaticamente.

Por Virgyl: O projeto é promissor. Os efeitos já apresentados no início são excelentes, o mapeamento é ótimo,
porém creio que os pontos onde o/os desenvolvedores mais pecam são em sua inexperiência aparente, principalmente pelo erro comum do título em inglês, e o jogo em português, erro do qual eu mesmo já cometi.[/box]

Dadas as avaliações, este jogo foi categorizado como RANK C !

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