O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Ajuda em algoritmo (URGENTE!)

Iniciado por Avenger_B7, 09/06/2013 às 09:28

Galera, preciso muito desses exercícios resolvidos!
Tipo, minha prova é amanhã e eu tenho que resolver esses algoritmos.
Se alguém souber, pelo menos, um dos que aqui estão responda no tópico.
Ficarei muito grato se conseguir resolver todos!
Eu vou tentando resolver aqui por Pascal para poder testar e converter no final...
Mas tentem me ajudar aí também! hehehehe' Valeu, abraços!



 Exercícios.
17-Elabore uma rotina que leia a matrícula e as 3 notas de 160
alunos e. Calcule a média aritmética de cada aluno. Ao final
informar:

• A maior média aritmética da turma;
• A menor média aritmética da turma;
• A quantidade de alunos aprovados;
• A quantidade de alunos reprovados;
• A média aritmética da turma;
• A porcentagem de alunos reprovados.

Observação:  Para aprovação deve ser considerada a Média >=6.0;


18- Num aviário existem 150 frangos. Cada frango traz preso 
em pé uma placa contendo o seu número de identificação  e o
seu peso. Faça um algoritmo que escreva:
 
• O número e o peso do frango mais gordo e o número e o
peso do frango mais magro.

Observação: Considere que não existam frangos de mesmo
peso.


2- Elabore um algoritmo que leia um número indeterminado de
linhas contendo cada uma a IDADE de um indivíduo. A última
linha, que não entrará nos cálculos, contém o valor da IDADE 
igual a zero. Calcule e escreva a IDADE MÉDIA deste grupo de
indivíduos.


3- Elabore uma rotina para imprimir a soma dos 10 primeiros
números ímpares.


6-  Num frigorífico existem 100 bois. Cada boi traz preso 
no  seu     pescoço  uma placa contendo um número de
identificação  e seu     peso. Fazer um algoritmo que escreva:

• O número e o peso do boi mais gordo;     
• O número e o peso do boi mais magro;

Considere que não existam bois de mesmo peso.
[close]
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

Qual é a linguagem que você está usando? Eu manjo um pouco só de Fortran...

Viva a lenda!



Portugol.

Eu acho que o nome é Portugol... huahuahu' Mas segue o exemplo.


Ex: |Início
|
|
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

09/06/2013 às 10:18 #3 Última edição: 09/06/2013 às 10:19 por capcomx9
vc quiz diser Portugal?
esse e o assunto que professoura encinou Sexta no meu colegio....mais nem prestei ateção

Nops, Portugol mesmo. Portugol = Português + Algoritmo.

Quem não souber fazer em Portugol, tenta fazer no Pascal que eu converto depois. o//
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

09/06/2013 às 10:57 #5 Última edição: 09/06/2013 às 11:05 por VincentVII
Já entendi, é o que eu estudei em Introdução a Informática só não sabia o nome. Vou usar as nomenclaturas que meu professor me ensinou, o que tiver depois do ! você considera como um comentário meu. Vou fazer só o primeiro exercício porque é o que eu achei mais chato de se fazer:

Spoiler
Início
Inteiro i, Aprovados, Reprovados
Real Soma, Maior, Menor, Porcentagem, V1(160), V2(160), V3(160), VM(160) !V(x) era o comando que a gente utilizava para criar vetores
Soma = 0.0
Aprovados = 0
Reprovados = 0
Faça i=1,160
Ler(*) V1(i) !V1, V2 e V3 são as notas de cada aluno e VM a média deles
Ler(*) V2(i)
Ler(*) V3(i) !Pode fazer por matriz também, mas eu acho que vai ficar complicado
VM(i) = (V1(i)+V2(i)+V3(i))/3
Soma = Soma + VM(i)
Se (VM(i)<=6.0) Então
Reprovados = Reprovados + 1
Senão
Aprovados = Aprovados + 1
Fim Se
Fim Faça
Maior = 0.0
Menor = 0.0
Faça i = 1,160
Se (VM(i)>=Maior) Então !Aqui a gente vai procurar qual é a média maior e qual é qual é a menor
Maior = VM(i)
Senão
Se (VM(i)<=Menor) Menor = VM(i) !Não lembro direito desse comando, mas é aquele que a gente usar para fazer um condição Se direta, sem a necessidade do Então ou o Fim Se
Fim Se
Soma = Soma/160 !Cálculo da média aritmética da turma
Porcentagem = (Reprovados/160)*100 !Cálculo da porcentagem de alunos reprovados
Imprimir "Média da Turma =" Soma
Imprimir "Maior Média =" Maior
Imprimir "Menor Média =" Menor
Imprimir "Nº de aluno aprovados =" Aprovados
Imprimir "Nº de aluno reprovados =" Reprovados
Imprimir "Porcentagem de alunos reprovados =" Porcentagem
Fim
[close]

Não sei se as nomenclaturas que o seu professor usou são as mesmas que as que eu aprendi, mas acho que dá pra entender! O exercício dos bois e dos frangos dá pra ser feito do mesmo jeito que eu fiz para achar a maior e a menor média das notas, mas nestes dois caso você vai ter que criar mais duas variáveis para gravar o número do animal.

Viva a lenda!



Não entendi direito... Estou meio puto porque nada dá certo.

Acho que só a minha professora que não ensina o modo 'correto' de ser feito.

uhauhahu' vlw pela ajuda...


Raizen, cadê você? kkkkk'
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

Citação de: Avenger_B7 online 09/06/2013 às 11:05
Não entendi direito... Estou meio puto porque nada dá certo.

Acho que só a minha professora que não ensina o modo 'correto' de ser feito.

uhauhahu' vlw pela ajuda...


Raizen, cadê você? kkkkk'

Quando é Portugol não tem um meio "Correto" porque todo professor prefere um tipo de nomenclatura diferente. O significado dos comandos que usei são esses:

Spoiler
Inteiro - usado para criar variáveis que assumem valores de números inteiros (-1,-5, 6, 0, etc)
Real - usado para criar variáveis assumem valores de números racionais (3.14, -99.67, 0.0001, etc)
V(x) - usado para criar um vetor (uma matriz de uma linha) que guarda diversas variáveis
Ler (*) -  usado para se "ler" o valor de uma variável. Neste caso assume-se que o programador vá digitar o valor da varíavel
Se - Estrutura condicional
Faça - Estrutura de repetição
Imprimir - Imprime tudo que está na frente do comando. Para imprimir o valor de uma variável é só colocar o nome dela e para imprimir um texto qualquer ele deve estar entre parênteses.
[close]

Basicamente é isso, Portugol é um saco mesmo!

Viva a lenda!



Não sei pq essa prof quer em Portugol... Quem programa no papel? pfvr.

A prova dela é amanhã... ferrou.
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

@ Atualizando dizendo que eu preciso agora do 17 e do 2.

O resto eu já resolvi, de alguma forma. kkkk'
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

09/06/2013 às 15:02 #10 Última edição: 09/06/2013 às 15:04 por Raizen
Você pode usar vetor .-.? Por causa do nº17

De qualquer modo tem o VisualG que copila essa pseudo-linguagem semi-inútil... Que geral teima em ensinar  :=|:


O 2 pode ser isso daqui.
Lembrando que por ser uma linguagem inexistente ele pode ser escrito de n maneiras...
fiz sem para porque nem lembro como escreve isso em portugol koapsk
Spoiler
variaveis
soma, idade, cont :inteiro
media :real
Inicio
idade => 1
cont => 0
soma => 0
enquanto idade <> 0 faca
   escreva('entre com um número de idade')
   leia(idade)
   cont => cont + 1
   soma => soma + idade
fim enquanto
media => soma/cont
escreva(' a media de idade foi', media)
Fim
[close]

hehehehe' que luxo... vc é bom mesmo, ein. haha' Valeu pela ajuda...

Agora só o 17. =/
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

Citação de: Avenger_B7 online 09/06/2013 às 15:58
hehehehe' que luxo... vc é bom mesmo, ein. haha' Valeu pela ajuda...

Agora só o 17. =/

Cara o 17 é aquilo mesmo que eu te enviei, só tá com nomenclatura diferente. O 17, o 18 e o 6 tem que ser feitos utilizando vetores pois eles possuem muitas variáveis. Se eu não usasse um vetor no 17 eu teria que ter criado 480 variáveis DIFERENTES só para guardar o valor das notas. Depois eu ainda teria que criar mais 160 outras variáveis para guardarem o valor da média aritmética das notas.

Viva a lenda!



Fera, eu não sei como usar esses vetores. A prof não ensinou assim. Nem tocou no assunto.

o 17 é para usar o comando para...

Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

Só falta a 17? Deixa eu ver se entendi, o cara aperta a matricula, e a 3 notas de 160 alunos (ou seja o cara tem que digitar 640 números? (lol)

enfim, eu desenvolvi o algoritmo em C (porque nesse pc não tenho o Portugol, e não tem condições de baixar nem 5 Mb com a velocidade atual da lixonet), que vai ler a matricula e 3 notas de 160 alunos, mostrar a média aritmética dele, e no final de todos os números, vai dizer quantos foram aprovados, quantos foram reprovados, qual foi a menor nota, qual foi a maior nota, qual foi a porcentagem de reprovados, enfim, do jeito que está pedindo, só que foi feito no Dev mas a sintaxe é exatamente a mesma, é só mudar para o português e retirar algumas funções:

Spoiler
#include<stdio.h>
#include<locale.h>

int main () {
	setlocale(LC_ALL,"portuguese");
	float a,b,c,d,e,f,g=0,h=7,i,j;
	for(a=1;a<161;a++) {
	printf ("Digite sua matricula (%.0f)\n",a);
	scanf ("%f",&b);
	printf ("\nDigite sua primeira nota:\n");
	scanf ("%f", &c);
	printf ("\nDigite sua segunda nota:\n");
	scanf ("%f", &d);
	printf ("\nDigite sua terceira nota:\n");
	scanf ("%f", &e);
	f = f+c+d+e;
	c = (c+d+e)/3;
	printf ("\nSua média aritmética é %.2f\n\n",c);
	if (c>g){
		g = c;
	}
	if (c<h){
		h = c;
	}
	if (c>=6){
		i++;
	}else{
		j++;
	}
	}
	f = f/480;
	printf ("\nA média aritmética da classe é %.2f",f);
	printf ("\nA maior média aritmética foi de %.2f",g);
	printf ("\nA menor média aritmética foi de %.2f",h);
	printf ("\nForam aprovados %.0f alunos",i);
	printf ("\nForam reprovados %.0f alunos",j);
	printf ("\nEm outras palavras %.2f por cento alunos foram reprovados",(j*100)/160);
	
}
[close]

Ai você muda o printf ("  "); por "escreva"
int por Inteiro
Float por Real
int main (){ por Inicio
e o } por fim
pode tirar as bibliotecas (apagar os #includes)
pode tirar o setlocale
no lugar do scanf coloque Leia
Do if coloque SE
e do For coloque Para

.