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SK - Lógica de Programação - Aula 4

Iniciado por SameKage, 10/12/2012 às 17:35

SK - Lógica de Programação - Aula 1
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Aula 4 - Constantes, Variáveis e Tipos de Dados

Constantes e Variáveis

Bom, aqui iremos começar um aprendizado mais voltado para a manipulação de dados, e serão mostrados apenas algoritmos relacionados com cálculos e opções. Ah, e não usaremos mais por aqui a forma de representação narrativa, pois é muito inconveniente para você que leu as aulas anteriores, e também porque eu quero dar um aspecto mais profissional às aulas usando mais o Pseudocódigo (Português Estruturado)

Você já fez algoritmos para cálculos (caso tenha feito os exercícios) ; quando você entra com algum número manualmente, ele é enviado para a memória do computador. Para que ele consiga armazenar este número, é necessário que você utilize uma variável para reservá-lo na memória

Tanto constantes como variáveis são muito importantes para um programa. É raro ver algum que não as use

Constantes

Constantes são valores fixos que nunca irão mudar durante o processamento de um algoritmo

Podemos tratar as constantes como informações que não mudam, são identificadores que armazenam um valor fixo e constante durante a execução de um algoritmo. Uma constante pode ser um número, valor lógico, ou uma sequência de caracteres

Exemplo : X = N1 + N2 * 5

Nesse caso, 5 se trata de uma constante, pois não muda de forma alguma, porém o X, é uma variável, pois seu valor varia de acordo com os valores de N1 e N2 , veja mais sobre as variáveis a seguir :

Variáveis

Variáveis são espaços reservados na memória do computador a fim de armazenar dados que serão manipulados pelo algoritmo, como o X no exemplo anterior, que muda durante o processamento do algoritmo

Basicamente as variáveis são compostas por três elementos : Conteúdo, Identificador e Tipo de Dados que ela irá armazenar

  • Conteúdo - É o valor inicial da variável, que como já dissemos, poderá ser qualquer valor numérico, lógico ou até um nome

  • Identificador - É o nome dado à variável. Esse nome a diferencia de todas as outras. Cada linguagem de programação estabelece sua própria regra para formar o nome da variável (Sintaxe de declaração de Variável)

    É conveniente que se use um nome curto e de fácil acesso, para que não gere confusão e/ou perda de tempo

  • Tipo de Dados - Aqui se define a natureza das informações contidas na variável, os tipos de dados que a variável pode receber. Os tipos de dados ainda serão vistos em breve nesta aula
Declarando Variáveis e Constantes

Fazer uma declaração de Constante ou Variável, significa reservar uma área da memória RAM da computador. Fazer a declaração significa você reservar um identificador para essa função. A declaração ocorre da seguinte forma

    SINTAXE

Identificador = Valor
Media = 0
  • Identificador - Você deve criar um nome para que seja usado como constante ou variável, podendo assim acessá-lo de maneira bem simples durante qualquer parte do processamento do algoritmo

  • Tipo da Variável - Você deve informar o tipo de informação que essa variável vai comportar (conter)

  • Valor Inicial - Não é obrigatório, mas você pode atribuir um valor inicial a essa variável
Quando você quer inserir algum valor ou nome em uma variável, você deverá atribuir à variável este valor ou nome. Para isso você deverá utilizar um Comando de Atribuição que indica que a variável receberá determinado conteúdo

Nas linguagens de programação, essa atribuição é feita através do sinal "=" (igualdade) ou := (dois pontos e igualdade) , isso vai depender da linguagem de programação usada por você. Mas é claro que existem outras formas, mas não serão abordadas em minhas aulas por serem bem simples de entender e por não haver necessidade alguma

Veja um exemplo de pseudocódigo com declaração de variáveis :

Pseudo
Spoiler

Algoritmo Soma

Variáveis
  N1, N2, Resultado : Inteiro

     Início
      Escreva "Algoritmo que multiplica dois números"
      Escreva "Digite o primeiro número"
      Leia N1
      "Digite o segundo número"
      Leia N2
      Resultado = N1 + N2
      Escreva "Resultado =" Resultado
Fim
[close]

Faça o teste de mesa e veja como o algoritmo funciona perfeitamente ! É muito simples, não é mesmo ?

Veja que antes do início foram declaradas as variáveis e no início os valores digitados foram atribuídos a elas, é assim que tudo funciona, nada complicado para quem prestou atenção nas aulas :)

Tipos de Dados

  • Inteiros - São chamados de inteiros aqueles números que não possuem parte fracionária, como 3 e 7 por exemplo. Eles podem ser tanto positivos como negativos

  • Reais - São chamados de números reais todos os números que possuem parte decimal e fracionária, como 5,8 por exemplo, porém também comporta números inteiros já que apesar de serem inteiros eles também possuem decimais, porém nulos (15,0)

  • Caractere - Indica que a variável comporta caracteres, podendo ser alfanuméricos e números, ao usar este tipo de dados, você também deve indicar o seu comprimento entre [ e ] (limite de caracteres) Exemplo : Text1 : Caractere [25]

  • Lógicos - O tipo de dado lógico é usado para armazenar apenas dois valores possíveis : Verdadeiro ou Falso. Também chamados de Booleanos também comportam sim/não e 1/0 , por exemplo.
Agora veja um exemplo de declaração de variáveis :

Exemplo de Declaração
Spoiler


Algoritmo Teste

Variáveis
  Nome : Caractere [10]
  Dinheiro : Real
  CPF : Inteiro
[close]

Vamos ver agora como iríamos fazer um algoritmo em PASCAL :

Spoiler


Program Teste

Var
  Nome : String [10];
  Dinheiro : Real [10];
  CPF : Integer;

Begin
  WriteIn ("Algoritmo de teste");
  WriteIn ("Informe seu nome");
  ReadIn (Nome);
  WriteIn ("Indique a quantia que pretende gastar");
  ReadIn (Dinheiro);
  WriteIn ("Obrigado por ajudar")
End
Obs : Algoritmo Incompleto XD
[close]

Viu só as diferenças ? São mínimas não é mesmo ? Agora Pascal é moleza para você !!

Ah, para processamentos como :

Total = N1 + N2

Em Pascal se faz

Total := N1 + N2;

E para valores lógicos, se usa Boolean em Pascal, e lembrem-se dos pontos e vírgula e dos parênteses que são indispensáveis para um algoritmo em Pascal

Qualquer dúvida é só postar que eu ajudo !!

Espero que tenham gostado desta aula, na próxima aprenderemos sobre : Operadores e Estruturas de Controle, não perca !!

Condições para a disponibilização da aula em outros locais :

Deve ser usado este código no final da postagem e usar o mesmo nome do tópico oficial (SK - HTML - Aula 1) :

[center]Aula trazida pelo : 
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Autor: SameKage
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