O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Reboot, homenagem ou falta de respeito?

Iniciado por Adriano Henrique, 03/11/2016 às 16:27

Olá povo tudo bom? vou ser direto: Como você se sentiria ao ver um jogo seu rebootado por outro autor? Com melhorias e tudo mais?

Tem empresas grandes (Poucas na verdade) que gostam, outras se ofendem com seus próprios fãs (é mole?).

Respeitarei a opinião de vocês mas eu me sentiria honrado em ter um projeto meu rebootado, como diz o ditado "Uma das maiores homenagens a ser feitas a um autor é imitando sua obra" -Não sei quem disse isso.

Enfim Opinem.

Depende, não sou de uma empresa, acredito que o trabalho que elas tem é bem maior que o nosso, sua organização, etc. para criar algo e no fim ser rebootado.
Eu particularmente gostaria que fizessem um reboot de um jogo meu, e no lugar da empresa me sentiria honrado, mas entendo as empresas que não gostam da ideia.
Enfim, eu gostaria de ter um jogo rebootado, mas entendo quem não.

Cara acho que depende a situação e principalmente o tempo que isso iria ocorrer.

Se já fizesse bastante tempo que meu jogo foi lançado e ele pudesse ser melhorado com novas técnicas que eu não tinha na época que o fiz, acharia bem legal alguém "rebootar" ele.

Agora, se é um jogo recente e alguém vai lá e faz isso, eu me sentiria um pouco insultado porque na minha cabeça seria alguém querendo buscar reconhecimento em cima de um trabalho que não é dele. Algo tipo, o cara muda uma coisa e outra e acha que tá melhor do que o que eu fiz.

Ao meu ver não há uma razão propriamente dita que afirme escândalos por parte de uma empresa em cima de alguém que fez reboot de um game de gerações passadas, a não ser que seja um projeto em busca de remuneração. Porque a sociedade aceitando ou não, os games são uma forma de arte, e todo aquele que se utiliza de meios "novos" para recriar algo "velho" estaria fazendo uma intervenção.

Se pararmos pra pensar, quando um fã faz um reboot ou uma versão nova de um game, é porque ele pensa "e se os gráficos fossem assim?" ou "e se ao invés do game seguir por esse rumo, ele seguisse por este?"
Os projetos gerados a partir deste pensamento "e se..." são como uma ponte entre criador e fã, onde se pode verificar o que os jogadores têm a sugerir sobre o seu jogo. É como se ele chegasse ao criador do game e dissesse: "Olha, lembra aquele jogo lá? Então, eu gostei de tal ponto, gostei daquilo também, mas mudei algumas características, pois eu acho que surtiriam um efeito melhor...".

Não é que as empresas/criadores tenham que aceitar aquele reboot/remake como a versão absoluta de seu game, mas sim como um ponto de partida para entender mais a mente de seu público.

Essa é minha opinião  :XD:.

03/11/2016 às 22:40 #4 Última edição: 03/11/2016 às 22:54 por Strato
Acho que a questão não está muito bem elaborada, por que há vários pontos:

Primeiro, se o jogo é SEU, ninguém pode fazer reboot dele sem SUA autorização. Logo, a resposta para sua pergunta é automática, não cabe opinião ou questionamentos aqui. Se você aceita passar a propriedade dele para outra pessoa não faz sentido reclamar depois.:(obs.: fan-game não é reboot!)

Segundo, se o jogo é propriedade de uma EMPRESA - não da pessoa física - nesse caso é um assunto bastante questionável. Normalmente quem leva maior crédito é o produtor/diretor do jogo pois é ele quem gerencia/comanda/faz acontecer conforme sua visão. Vide Hideo Kojima que mal sabe programar além de ser péssimo gerenciador de projetos mas é ele quem dá sua visão ao projeto e por isso recebe o grande crédito...Resumindo esse segundo ponto, um reboot é meramente uma questão comercial, de mercado, LUCRO. O papel de uma empresa é lucrar, se é homenagem ou falta de respeito não importa, o merito disto entra em outros pontos da conversa...

E infelizmente não dá pra eu expor mais do que esse dois pontos agora
Gifts: Mistyrol | [

Fiz essa pergunta pois os games que tenho são, alguns deles, de 2002 e se eu abrir o maker com ele o game esta todo aberto para ser mexido por quem quiser. Ou seja um game que tem seu conteúdo que pode se aberto por qualquer pessoa eu acredito que não haja problemas. Diferente de outros games (nada contra o autor) que encriptam o game e impedem que ele seja aberto pelo maker.

Por isso eu pergunto.

Você não pode abrir um game do RPG Maker pelo memso motivo que não pode o fazer com um do Mario, Sonic, CoD, etc. Nós tentamos tornar, no máximo possível, nossos jogos profissionais, por isso, não podemos deixar que nossos jogos possam ser editadas como um mapa de minecraft .-.

Eu acho que a conversa é válida! Quer fazer um reboot, manda uma mensagem para a produtora e solicita permissão, até mesmo para fazer um fan game, evita o conflito e fica bom para as duas partes.
Meus Recursos e tópicos


Concordo com a opinião de vocês, fazer algo do zero pode ser trabalhoso mas é mais digno. Desculpe vir com esse debate pois andei (e ainda ando) deprimido, sabe quando olho para o trabalho de vocês eu fico envergonhado com minha falta de capacidade ainda.

Peço perdão pela minha inveja, reconheço que errei. E Obrigado pessoal.

Ah eu sei como é, tem muitos titãs aqui, mas com o tempo a gente se acostuma e percebe o quanto podemos evoluir. Enfim, boa sorte com tudo :D