O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Custo-Beneficio MV ou Ace? Me atualizem por favor!

Iniciado por Ludo, 26/04/2017 às 21:31

26/04/2017 às 21:31 Última edição: 27/04/2017 às 12:21 por Revali
Passei muito tempo fora, voltei e me deparei com essa coisa linda de novo Layout do forum. Parabéns aos responsáveis.

COmo eu tive muito tempo longe do RPG Maker, e anteriormente na época de lançamento do MV utilizei e notei que era um pouco pesado, ruim demais pra rodar no android e etc.

Perguntas?

-> Houve alguma atualização do MV no quesito melhoria de execução gráfica ou coisa assim?
-> Anteriormente o port para Android além de extremamente trabalhoso era uma merda no desempenho. Ainda está assim?
-> Me atualizem sobre o MV atualmente.
-> Quero fazer um game comercial agora, mas não sei se uso o Ace pela leveza ou o MV pelo port e melhoria grágica.
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Sim, principalmente as atualizações da versão 1.3 focaram bastante no desempenho gráfico. Hoje o programa está na versão 1.4, e na minha máquina meu projeto roda em 1600 x 900 a 60 fps, com quedas de quadros nas transições de telas (ao chamar menu, mudar de mapa, etc.) por ser onde há maior carregamentos de dados, credito eu, e no restante, por vezes dá uma quedinha por volta ali dos 50 fps, mas não menos do que isso. Há muito tempo, pra mim, ele já executa estável me resoluções menores e sem muita coisa acrescentada. Mas ainda há quem reclame pro problemas. O felipefalcon é um que reclama bastante de lag e tals, seria bom tu ver o caso dele.

Quanto ao port para Android, eu não sei o desempenho, mas não creio que houve alguma mudança. Ao menos não lembro de relevância nenhuma desse assunto nas atualizações. A última vez que um amigo meu testou, o jogo nem mesmo abriu no meu smartphone, então acho que mantêm-se ruim essa função do MV.

Cara, sou um entusiasta do MV, não tive problema com ele desde o lançamento, então não tenho do que reclamar. Mas já melhoraram bastante desde então, e acho que a ideia é melhorar ainda mais com as atualizações. Abriram tópicos para sugestões lá na comunidade gringa, então minha impressão é a de que a Kadokawa quer manter esse programa vivo por mais um tempo por meio desses updates e acréscimo de funções com o passar do tempo.

Eu vejo a resolução da tela um grande problema na VX Ace, principalmente para fins comerciais. Se não fosse isso, muito provavelmente eu não ansiaria tanto pela MV quando ansiei. Mas, além disso, eu gostei mais do novo programa pela linguagem, pois tive mais facilidade de aprender e por não ter "partes escondidas". Do restante, acho que gosto explica bem. Mas o melhor é tu testar mesmo uma versão trial se tiver, porque, ainda que semelhante às anteriores, ela é a que mais se difere.

King já me conhece pelas reclamações do MV :v

Mas sério, acho ele uma alternativa pra quem quer fazer um jogo de RPG, pois acho que não há uma engine tão completa assim e ainda tão fácil de manusear.
Agora quanto ao desempenho,  antes quando meu pc era bom, o MV rodava a 60FPS isso nas primeiras versões do maker (pixi 3 ainda, acho) e com a tela 1360x768. Agora no meu PC que não está muito bem das pernas, o jogo roda a 60FPS, só que para isso eu só posso usar 4 imagens ao mesmo tempo em tela. (Conforme eu adiciono pictures o FPS decai em uns 10) e a tela muito pequena.
O inegável é que sempre foi pesado e isso dá pra sentir em qualquer PC .-.

Ao meu ver o MV é uma engine que ainda está sofrendo mudanças e espero que continue sofrendo, pois parece que os desenvolvedores não queriam nem att a engine mais. Também estou no aguardo de grandes mudanças, pois a att que mais alterou alguma coisa foi a mudança do pixi, de resto nunca mais att nada. (Att com relação a desempenho digo, de resto todas as atts que tiveram até agora foram mais pra add coisas do tipo o SAKAN, novo tema de cores, etc)

PS: Estou no aguardo da próxima att. Pelo que foi avisado há um tempinho atrás no Core eles implantaram diversas melhorias pra mobile (tem um post na rpgweb, foram muitas melhorias) e então estou no aguardo.

PS²: Espero não se decepcionar como a tradução, que nem isso arrumaram ainda.

PS³: Prefiro o Ace XD
  

Obrigado pelas respostas.
na verdade eu sempre usei o VX Ace o coheço bem, e tenho o MV Comprado na Steam também, mas tem tempo que usei.
E justamente perguntei porque meus sistemas requerem muuuuitas imagens. Claro eu limito cores e tudo mais pra ficar tudo facil da engine rodar. Acho que vou ter que fazer uns testes aqui
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone