O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Game em 2D

Iniciado por kaiak, 07/02/2017 às 14:30

07/02/2017 às 14:30 Última edição: 17/05/2018 às 13:55 por Corvo
E ae galera, minha duvida é o seguinte, estou na criação de um game (Roteirização), tenho certa experiencia em mexer no (RPG Maker Vx), a minha duvida é se ha alguma maneira de fazer um game em plataforma 2d, mas que não use os personagens pequenos como os do RPG Maker Vx usa.

A image a baixo é de exemplo, não é foda igual esse game mas nesse naipe ae.


caso nenhuma versão dos RPGs de para fazer um game nessa pegada, alguem poderia me indicar um programa na qual posso estar criando um game em 2d.
Agradeço desde ja.

07/02/2017 às 14:37 #1 Última edição: 07/02/2017 às 14:44 por King Gerar
Bem se você editar os gráficos e o sistema, dá pra fazer um bom game 2d com esse sistema do khas:


Se não der pra usar o rpgmaker, as opções mais fáceis que eu conheço são construct2 e game maker. também dá pra fazer com unity, só é um pouquinho mais trabalhoso. relevo o construct2 que é bem facil de usar.

edit: bbcode, por que você falhou comigo ;=;

EDIT: See again

Iterando o que o Akkain disse... já que eu tinha digitado mesmo e não vou descartar nem a pau uehauhe

Então, não que não há como fazer um jogo plataforma no RPG Maker. Em verdade há como tu fazer qualquer
gênero, porém, será um trabalho bem mais difícil - eu definiria até como desvantajoso - do que se contentar
com o bom e velho RPG. O programa é destinado à esse tipo, portanto já possui toda uma base dedicada para
facilitar o desenvolvimento. Esvair-se para outro tipo de jogo acarretará em ter que adaptar o funcionamento
do programa para acolher tua ideia, o que seria dispensado no caso de procurar um engine específica.

Enfim, existe o(s) script(s) da Arc Engine, criada pelo Khas, que tornam jogos em plataforma possíveis na VX Ace.
Ainda assim vai dar um pouco de trabalho, mas essa ferramenta já é uma boa mão na roda. Além do mais, a May
postou alguns tutoriais auxiliando.

Mas eu recomendaria dar uma olhada na Construct 2.

Assim como já disseram, fazer jogos em plataforma no RM é algo complicado, pois esse não é o foco da engine.
Para modificar a engine para que seja possível fazer jogos de plataforma, seria necessário fazer todo um sistema de gravidade e física, algo que a Arc Engine trouxe para o Ace.

Bem, eu recomendo o Unity para se fazer jogos 2D (pois é minha engine principal depois do Ace), isso é, se você tiver um mínimo de conhecimento em scripts ou como eles funcionam.
Depois dela recomendo fortemente Construct2, visto que o Construct3 tá custoso :/, pois você não precisa necessariamente programar para se fazer um jogo na engine, porém precisa ter uma certa lógica para se fazer os "eventos" nela.

Depois de C2, tem também o Game Maker, mas como não mexo nem cheguei a mexer na engine, não posso argumentar sobre ela.



Jeito fácil:
Bem, já fizeram todas as recomendações. Eu recomendo fortemente o Unity, confesso que já tive um certo preconceito com essa engine, mas
agora é só amor e pagode.  O Construct seria uma ótima opção para você, a versão gratuita dele não é lá essas coisas e o custa é meio pesado, só que,  existe uma alternativa gratuita e de código aberto para o Construct, o GameDevelop. Ele funciona da mesma maneira, não exige linhas de códigos, a menos que você queira.  Ah, sim. Tem o GameMaker também, também é uma boa.

Jeito difícil:
Uma outra alternativa que ofereço é aprender C++ para ir para algumas frameworks como: SFML e SDL.  E/Ou tente construir uma engine, nem que seja simples, com Directx ou OpenGL. Parece difícil fazer isso, mas é, só que basta procurar ajuda...tente tirar duvidas. Pelos meios do mundo da interwebs existe muito lugares que vai facilitar seu caminho, mas é um caminho dificil...você iria aprende do jeito difícil. Com uma engine própria você terá mais controle sobre o que faz no seu jogo e sempre poderá tá melhorando-o.

Já te digo, criar um engine 2D não é fácil,  só que é menos difícil que uma engine 3D, e assim já digo: Ou você faz jogo, ou faz engine.
Dá para fazer os 2? Dá! Tudo depende de você.  Não perder o foco ou a esperança no projeto é importante, insistir é bom.


Boa sorte, bom projeto!
engenheiro de software e designer aposentado

Para jogos do tipo recomendo Unity ou Construct, o RPG Maker é bem limitados em outros gêneros que não sejam RPG  :ok: