O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Construção Básica by Jinn

Iniciado por LoboShow, 31/05/2013 às 03:06

31/05/2013 às 03:06 Última edição: 03/06/2013 às 14:48 por King Gerar
Atenção, tudo abaixo foi escrito por Jinn, eu (lobozero) não fiz nada, somente trouxe para cá!



Por mais que eu insista em dar desculpas, diariamente a galera pede por tutoriais de Pixel Art sobre os mais diversos temas. Então, vou tentar abranger um pouco de tudo aqui, desde o conceito inicial até o acabamento.

Como é meu primeiro tutorial, vou começar com um projeto mais simples, sem me aprofundar muito para não confundir ninguém.

Vale lembrar que esse é o método o qual EU faço Pixel Art, e que pode ou não ser o convencional para você.

Primeiro de tudo, eu busco referências gráficas para o projeto.

Nesse tutorial eu farei um homem-abóbora segurando uma metralhadora. Então, antes de fazer qualquer rascunho, procuro várias e várias referências tanto de abóboras quanto de metralhadoras:


É essencial buscar referências por N motivos. Com base em fotos você pode ter uma noção maior da forma forma básica, de textura, do modo como o objeto reage a certo tipos de luz, etc. Eu procuro referências de acordo com a necessidade, mas busco sempre materiais diversos, como uma foto tradicional, uma foto de estúdio, uma renderização 3D e uma interpretação minimalista. Pra que?

- Com uma foto tradicional, você é capaz de ter uma noção ampla de como o objeto pesquisado interage com a luz ambiente, com outros elementos ao redor, etc.

- Com uma foto de estudio, você é capaz de distinguir o objeto no todo. os contornos, as saliências, as texturas, etc.

- Uma renderização 3D é legal pois você pode ter uma idéia de como outro artista interpretou o objeto que você quer interpretar. Recomendo o 3D pois é virtualmente obrigatório que a perspectiva esteja correta, assim não vai te confundir.

- A interpretação minimalista é essencial de ter, pois nelas geralmente são encontrados apenas os detalhes essenciais para que o objeto seja reconhecido imediatamente.



Uma vez com as referências em mãos, eu costumo fazer alguns esboços separados, só para me acostumar com as formas, por exemplo:

Esses esboços são legais pra você ter uma noção tanto de forma quanto de cores necessárias pra atingir o objetivo. Por exemplo: sei que preciso de ao menos 4 tons de laranja para fazer a abóbora, e de pelo menos outros 4 tons de cinza para fazer a metralhadora. Sei que vou precisar de tons extremamente claros pra fazer as highlights e também de tons escuros para definir melhor as formas. Tendo tudo isso em mente, eu posso começar.


Primeiro passo - A escolha das cores:

Na verdade, eu não escolho todas as cores logo de inicio. Mas eu gosto sempre de definir uma cor mestra, geralmente escura, da qual todas as outras cores do desenho vão convergir, nesse caso, vou usar um roxo. E todas as cores vão iniciar dele. Sei que vou precisar de laranjas, cinzas e verdes.

Segundo passo - O esboço inicial:

Após rasbiscar algumas formas, tento encontrar um bom ponto de equilíbrio (linhas vermelhas), e uma boa estrutura do personagem, para que ele não pareça estar caindo, nem mal construído.

Geralmente faço esboços grandes e depois reduzo, para limitar um pouco o meu espaço de trabalho, tendo em mente o nível de detalhes que eu quero.

Terceiro passo - Refinando o esboço:

Esse é o momento em que eu torno um pouco mais maduro o esboço inicial. Começo a adicionar alguns detalhes, como elementos da roupa. E traço os primeiros pontos de luz, para dar uma maior noção de volume. Mas sempre respeitando o ponto de equilíbrio que eu estipulei no passo anterior.

Quarto passo - Linhas guia:

As linhas guias vão ajudar a definir ainda mais o esboço, separando as formas que antes estavam juntas, e adicionando detalhes pequenos.


Quinto passo - Limpando tudo:

Nessa etapa, eu retiro todos os elementos que passam das linhas guia (tanto fora, quanto dentro do desenho). Também aproveito para refinar um pouco a iluminação e os detalhes.


Quinto passo - Renderizando:

Com o rascunho pronto, posso começar a renderizar o desenho. Eu costumo fazer isso por partes (primeiro cabeça, depois mãos, depois arma, etc), mas sei que tem gente que prefere fazer tudo de uma vez.

Começando pelo rosto, primeiramente arredondo todas as linhas guias e tiro o excesso delas, deixando um resultado mais limpo.



Depois começo a aplicar o AA. Pode parecer simples para uns, complicado para outros. Comigo é instintivo, eu deixo a miniatura aberta e vou aplicando conforme acho necessário.

Lembrem-se, galera. o AA nada mais é do que usar cores neutras para arrendondar as linhas. Por exemplo, uma linha branca num fundo preto precisa de AA cinza (ou seja, a mistura entre as duas).

Uma vez o AA aplicado, eu termino de adicionar as highlights e sombras.


Algumas dicas:

- Se não precisa arredondar, NÃO APLIQUE AA.
- Respeite sempre os pontos de luz escolhidos. Não invente luz onde não deveria ter, a não ser que haja uma boa razão para isso.
- Almeje sempre um resultado limpo, evite o dithering desnecessário. Lembre-se que o dithering serve apenas para mesclar duas cores sem que haja a necessidade de criar uma terceira, mas que o uso desnecessário acaba gerando uma textura "felpuda".
- Sempre tente reutilizar as cores que você escolheu empregar. Pode parecer besteira, mas reutilizar as cores mostra o quão eficiente foi sua escolha, valorizando o seu trabalho.
- Nunca deixe linhas sem refinar.


Com muita atenção, vá sombreando aos poucos o seu desenho, deixe a imaginação fluír, mas não se esqueça das dicas.

Não tenha medo de errar, é pra isso que existe o "Ctrl+Z". E se perceber que o desenho não está caminhando para a direção que você queria, comece de novo.

Abaixo está o meu resultado. E comparando com a terceira etapa do meu rascunho, você vai perceber que somente alguns detalhes foram mudados, o resto apenas foi refinado. Esse é o segredo de um bom desenho: um bom rascunho.
A contagem final de cores ficou em 15 + transparência.

Espero que tenham gostado e aprendido alguma coisa.
Até a próxima.

Olá Lobozero.

Eu já havia comentado o tópico na RMBN.
Enfim, é um ótimo tutorial e estou dando uma estudada, um tutorial ótimo.
Obrigado por compartilhar.

  É sim um ótimo tutorial.  Ainda estou traduzindo uns aqui, mas dá um trabalhão... então vai demorar um pouco.