O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Criação de Sprites - Árvores

Iniciado por Zackh, 20/01/2014 às 23:20


[box class=randomquote]✎__¢ezar Pixels - - -✍

Criando uma árvore[/box]

Bom... Hoje venho aqui tentar dar uma luz em um ponto aonde eu mesmo me bato bastante para criar : Sprites de árvores

► Tutorial para Pixel Artists em nível médio

* Nota: Costumo usar bastante Hue Shifiting em meus sprites, sugiro á todos buscar saber mais sobre esta técnica, que é muito útil. Há paletas nas imagens apresentadas baseadas em Hue shifiting, caso queiram usá-las, fiquem á vontade.

[box class=searchbox]Parte I - O Tronco[/box]

:linha3:

[info float=left border=#9ACD32][/info]
1◈ - Crie um "Sketche" ou rabisco do tronco da árvore, procurando deixá-lo o mais definido possível.

Também crie alguns galhos "Espalhados" logo acima do tronco, usaremos eles mais tarde






[info float=right border=#9ACD32][/info]
2◈ - Pinte o tronco e galhos, já definindo linhas e traços para adicionar textura ao tronco da árvore

Nota : Numa paleta de 6 Cores, como a que foi usada, use a 3a e 4a cor para a pintura dura dos troncos.





[info float=left border=#9ACD32][/info]
3◈ - Agora, vêm a parte difícil, adicionar Textura e iluminação. Recomendo que para a textura utilize uma variação de cores criando "Casca" na árvore, torcendo um pouco as linhas escures para dar uma impressão da direção aonde o tronco cresce.

Para a iluminação, adicione pequenos pontos de luz com cores claras, e ao redor destes pontos pinte com tons mais claros do marrom.






[box class=searchbox]Parte II - A copa[/box]

:linha3:

[info float=right border=#00CDCD][/info]
1◈ - Para a criação das folhas iniciamos no mesmo conceito que o tronco.Crie um "Sketche" ou rabisco para dar a forma desejada, já definindo o máximo possível o formato.

Costume a criar "Tufos" ou pedaços distintos que dê forma e perspectiva.








[info float=left border=#00CDCD][/info]
2◈ - Agora simplesmente colorize, diferenciando as partes aonde as folhas estão á mostra, das partes aonde as folhas estão num plano escuro e não estão distintas (Vejas as partes no meio dos galhos).








[info float=right border=#00CDCD][/info]
3◈ - Dê formato ás folhas nos contornos da árvore, deixando masi "Pontudas" como são as folhas de fato. Também já definia o sombreamento da árvore, baseado na direção de onde vêm a luz.

Como Geralmente a luz vêm de cima, as folhas mais no alto terão uma cor mais clara, consequentemente as folhas mais baixas terão tons mais escuros, no entanto, não dê um contraste grande demais nas cores.





[info float=left border=#00CDCD][/info]
4◈ - Por fim, vêm a parte mais chata : Dê pontos de luz e iluminação individualmente para cada folha, visto que cada folhas recebe iluminação própria.

Vou postar aqui ainda um pequeno tutorial de iluminação das folhas para entenderem, mas no processo da árvore, o ideal é que cada folha seja feita individualmente, pois recebem a luz de um ponto diferente.







[box class=searchbox]Parte III - Folhas[/box]

:linha3:

[info float=right border=#EE9A00][/info]
P1 - Ponto de impacto da luz : Ponto de cor mais clara da folha, crie aqui como referência de iluminação
P2 - Camada 1 de iluminação, Use cores claras dando ênfase às partes centrais da folha
P3 - Camada 2 de iluminação, use cores claras, que dê um leve contraste com as cores de iluminação 1.
P4 - Camada de sombreamento, aqui use cores mais escuras, pois é aonde recebe a menos parcela de iluminação.








Trabalho Final:


Créditos: Cezar

Abraços,

¢



Belíssima aula! Sem dúvida usarei da proxima vez que for fazer árvores! Obrigado!

Um trabalho magnífico, meus sinceros parabéns, um resultado impressionante"
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

De fato um ótimo tutorial meus parabéns ajudou muitas pessoas que estão apanhando para os pixels rsrs
o meu caso  :T.T: só não consegui concluir o passo da elaboração das folhas :/
o resto consegui fazer tudo (: vai dar uma aula separada sobre as folhas, digo sobre texturização,formato
e luz sobre elas?

Obrigado á todos, espero que seja útil. Logo em breve eu volto com novos tutos  :ok:.

Simon, na parte 3 eu dei um briefing da estrutura da folha (Em tamanho grande inclusive), Mas posso fazer um pequeno tuto sobre iluminação em conjunto das folhas caso precise o/ .



Nossa seria muito bom um tuto sobre folhas!

O Tutorial está muito bom consegui fazer tudo que foi proposto no tutorial (como disse no comentário anterior)
só não me sai bem na estrutura das folhas, a iluminação e o resto consegui fazer, acho que não só eu mas
todos que tentaram até por que está bastante claro e com uma linguagem boa oque facilita bastante
fazer na prática oque foi ensinado (:

Eitcha  :rainbow:

Deve ser MUITO trabalhoso fazer isso cara  :O_O:, vou tentar aqui, parabéns mesmo manolo, excelente tuto pra ajudar os iniciantes em PA( feito eu )
Meu Projeto(Vx Ace) - Confira :)