O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Dúvidas de um Iniciante

Iniciado por ezriu, 26/04/2017 às 14:39

26/04/2017 às 14:39 Última edição: 26/04/2017 às 14:41 por ezriu
Olá pessoal, descobri essa ferramenta linda e maravilhosa chamada RPG MAKER MV domingo, assisti varios gameplays de jogos muito lindos e video aulas de como montar seu proprio game, ja tive a ideia completa do projeto e ja fiz algumas coisas mas eu tenho algumas dúvidas e não consigo sana-las..

Eu sou designer, trabalho com illustrator, photoshop e corelDraw, faço curso superior de Analise e Desenvolvimento de sistemas e como podem ver tenho um bom entendimento para quem quer fazer esse tipo de projeto.

Pois bem, eu nunca toquei em JavaScript "ja estou correndo atrás para aprender o máximo possivel para fazer plugins".


Eu queria saber como eu posso fazer para modificar, no caso, criar sistemas únicos, como assim?

Queria saber como posso criar um menu para o cara pegar itens, ver habilidades, ver as missões que estão em andamento.

Queria saber como poder criar uma hud , colocar o mapa para ser visto com uma tecla, por exemplo M e deixar também um mini-mapa na tela.

Queria saber como posso colocar meu sistema de batalha para ser diferente do que o proprio rpg maker proporciona...


Onde posso encontrar tutoriais ensinando como fazer cada uma dessas coisas? Eu procuro e acho muita coisa mas sem ser relacionado ao rpg maker MV, acho para os outros..

Sou novo nessa área e gostaria de um help""

Estou colocando aqui o video mais ou menos de como está o meu projeto, eu comecei a fazer mas estou querendo implementar essas coisas que falei acima "desconsiderar o audio, nao sei porque o software gravou meu microfone e não o som do sistema.. isso será corrigido numa proxima!


https://www.youtube.com/watch?v=G6VJVLuKKNs

Não existe tutoriais extamente assim tão especificos, existe  alguns que mostram o básico para criar uma HUD ou sistemas de batalhas, mas o que você precisa mesmo de aprender primeiro é javascript como uma linguagem de progamação que é e não aplicar já no RPG Maker.

Há centenas de cursos livres na internet para javascript, este é um deles https://www.codecademy.com/learn/javascript

Tudo o que você falou pode fazer por eventos sem necessidade de saber programar, podes ver turoriais para qualquer versão do RPG Maker desde o XP para isto pode o sistema do rpg maker nos eventos não tem mudado muito

Como o amigo lá em cima falou, não existe tutoriais específicos o que você pode aprender é como aplicar Plugins no Rpg maker MV que está muito facil e com isso você ter a sorte de achar plugins feito por outros usuários que tenha uma função parecida com o que você quer, como exemplo você pode pesquisar Plugins de quest (que acredito que tenha assim você pode trabalhar mais com missões principais e opcionais tendo um próprio menu para isso)

E sobre o combate também é possível fazer em eventos ou em plugins depende do que você realmente quer fazer, se você quer fazer ABS ( combate em tempo real sem turno e sem nada) tem como fazer em eventos ou em plugin é so pesquisar esse tipo

um site que eu recomendo muito que tem os principais plugins dessa Engine, principalmente de itens e menus é aqui

mas se quer meu conselho por ser seu primeiro projeto e ainda esta aprendendo, não faça um jogo com muitas diferenças assim isso só vai te fazer desanimar ou atrasar um projeto, pense em fazer um jogo onde você possa aprender a usar cada função da própria engine mesmo que seja um jogo curto,  se você quer ainda insistir nesse projeto uma coisa que possa pensar em fazer é o seguinte, antes dele você pode fazer uma prequel (Narrativa antes da historia oficial começar) assim você apresentaria melhor seu projeto antes do jogo original e também faria você aprender a criar, espero que tenha ajudado

PS:  Eu também estou criando um jogo se tiver tempo gostaria que experimentasse e desse seu feedback  :wow:

27/04/2017 às 11:44 #3 Última edição: 27/04/2017 às 13:09 por ezriu
Citação de: makergame2000 online 26/04/2017 às 15:56
Não existe tutoriais extamente assim tão especificos, existe  alguns que mostram o básico para criar uma HUD ou sistemas de batalhas, mas o que você precisa mesmo de aprender primeiro é javascript como uma linguagem de progamação que é e não aplicar já no RPG Maker.

Há centenas de cursos livres na internet para javascript, este é um deles https://www.codecademy.com/learn/javascript

Tudo o que você falou pode fazer por eventos sem necessidade de saber programar, podes ver turoriais para qualquer versão do RPG Maker desde o XP para isto pode o sistema do rpg maker nos eventos não tem mudado muito

Oi, obrigado pela ajuda, eu dei uma pesquisada e estou vendo uns cursos em inglês sobre javaScript para rpg maker mv, você sabe dizer se tem algum brasileiro?


Citação de: FenixVoltz online 27/04/2017 às 01:48
Como o amigo lá em cima falou, não existe tutoriais específicos o que você pode aprender é como aplicar Plugins no Rpg maker MV que está muito facil e com isso você ter a sorte de achar plugins feito por outros usuários que tenha uma função parecida com o que você quer, como exemplo você pode pesquisar Plugins de quest (que acredito que tenha assim você pode trabalhar mais com missões principais e opcionais tendo um próprio menu para isso)

E sobre o combate também é possível fazer em eventos ou em plugins depende do que você realmente quer fazer, se você quer fazer ABS ( combate em tempo real sem turno e sem nada) tem como fazer em eventos ou em plugin é so pesquisar esse tipo

um site que eu recomendo muito que tem os principais plugins dessa Engine, principalmente de itens e menus é aqui

mas se quer meu conselho por ser seu primeiro projeto e ainda esta aprendendo, não faça um jogo com muitas diferenças assim isso só vai te fazer desanimar ou atrasar um projeto, pense em fazer um jogo onde você possa aprender a usar cada função da própria engine mesmo que seja um jogo curto,  se você quer ainda insistir nesse projeto uma coisa que possa pensar em fazer é o seguinte, antes dele você pode fazer uma prequel (Narrativa antes da historia oficial começar) assim você apresentaria melhor seu projeto antes do jogo original e também faria você aprender a criar, espero que tenha ajudado

PS:  Eu também estou criando um jogo se tiver tempo gostaria que experimentasse e desse seu feedback  :wow:

Olá, obrigado pela ajuda, eu fiz um "livro" onde ja tem 50% da história desenvolvida e o que eu quero fazer é o seguinte:

- Colocar Minimapa
- Colocar Mapa no menu
- Colocar um sistema onde alguem vai me passar a missão e ela aparecerá em um menu especifico ou no menu principal mesmo
- Colocar para a história ser contada dentro de um livro, você vai ter digamos, 1 pagina do livro, ai faz uma missão e ficará com 2 páginas do livro e assim vai até completar o livro inteiro.
- Sistema de batalha será por turnos, cada personagem terá as suas skills e poderá "upar" as skills deixando-as mais fortes até o nivel 04
- O game terá classes "Mago, Atirador, Tanker, Guerreiro, Assassino"
- Poderá ter até 4 pessoas no time

Segue sinopse do game:

Spoiler
SINOPSE

Ezriu é um jovem aventureiro e explorou parte das mais remotas e abandonadas regiões de Runeterra. Durante uma expedição às ruínas soterradas da antiga Shurima, ele recuperou um amuleto de incrível poder místico. Possivelmente construído para ser usado por um dos Ascendentes, o gigantesco talismã serviu confortavelmente em seu braço, amplificando suas habilidades mágicas brutas a tal ponto que lhe rendeu a reputação de um herói, para muito de seu constrangimento, bom, esse é um breve resumo da história contada em sua lore, bem, meus amigos e amigas, vou lhes contar uma história que não foi divulgada até então, uma aventura sem igual onde o nosso jovem aventureiro passou por maus bocados, conheceu várias pessoas e eu presenciei a maioria delas.

Nossa história começa um pouco depois do Ezriu ter conseguido o seu amuleto, suas habilidades ainda não estavam dominadas e ele também não era conhecido como um campeão da liga, aliás, vocês sabiam que ele ajudou a encontrar a maioria dos campeões? Vocês sabiam que ele foi quem escreveu as lores dos campeões? Não? Então prepare-se para viver altas aventuras!!

Logo após receber suas novas habilidades, Ezriu foi procurado por seu mestre, o ancião Qibec, - Ez, você conquistou poderes que eu sempre desejei ter quando jovem e vejo que você poderia me ajudar a realizar um sonho meu, eu sempre quis criar um livro de histórias reais e catalogar os melhores lutadores já encontrados nos 4 cantos do mundo, mas para isso eu precisava de poder e tempo, infelizmente eu não tinha nenhum dos dois já que tive 2 filhos muito cedo e as obrigações não somente com minha família mas também para com os meus alunos, Ez, você poderia fazer isto para mim? Conseguir reunir essas informações? Veja isso como uma nova aventura, lugares inexplorados por nosso povo, varias raças, armas, habilidades  itens que jamais foram vistos, você se tornará uma lenda, o primeiro de nosso povo com tanto conhecimento e poder!!

Sem pestanejar, Ez aceitou sua nova missão, reunir os maiores e mais fortes guerreiros em uma enciclopédia gigante contando suas habilidades e suas histórias, ele sabia que não seria uma tarefa fácil e que levaria talvez anos para completa-la mas estava empolgado e feliz pois iria se tornar algo que ele sempre desejou, ser o maior explorador do mundo!

Irá Ezriu conseguir completar sua missão? Quais aventuras esperam nosso herói? Quais regiões, pessoas e histórias ele irá encontrar? Veremos isso em breve!


[close]


Quanto ao seu game, irei baixar e jogar, te dou o feedback assim que o fizer, obrigado mais uma vez pela ajuda!!

Ah, conheço esse site, só estou perdido em como implantar essas coisas kkkk


@EDIT

Como eu poderia fazer ou existe algum plugin que eu faça esse tipo de sistema de batalha ou parecido?

https://www.youtube.com/watch?v=dkeSde90L3s&index=10&list=PLcbDYbMEY3jgy0pTdYPpP3CRoOxssA_sK

Primeiramente, seja bem-vindo, ezriu!

Quanto à batalha, o sistema de batalha lateral é nativo do RPG Maker MV. É só ir no Banco de Dados, na aba Sistema e procurar pelo campo Opções. A primeira caixa será para marcar caso deseje usar a batalha lateral. Porém, o padrão dela é bem cru, e para deixar como o Sky deixou nesse vídeo que tu pegou como exemplo, tu vai ter que procurar pelo que chamamos de add-ons, que são plugins que irão incrementar mais funções, seja visualmente ou seja mecanicamente, em seu jogo. Esse site do Yanfly citado anteriormente é uma boa fonte para tais.

Todas as questões que tu citou já podem ser solucionadas, ou por plugins mesmo, ou por programação por eventos. Tu só citou muitas, daí complica eu explanar uma por uma aqui. Mas o interessante é tu mexer no programa primeiro, fazer alguns testes, conhecer o que cada comando por evento faz, entender como funciona o gerenciador de plugins, o banco de dados, coisas extremamente básicas que tu vai precisar saber antes que alguém possa tentar te ajudar. Segue fazendo teu projeto, um passo de cada vez, e quando se sentir diante de uma dificuldade, se apresente aqui e solucionaremos ela antes de pular para a próxima.

Citação de: King Gerar online 30/04/2017 às 11:03
Primeiramente, seja bem-vindo, ezriu!

Quanto à batalha, o sistema de batalha lateral é nativo do RPG Maker MV. É só ir no Banco de Dados, na aba Sistema e procurar pelo campo Opções. A primeira caixa será para marcar caso deseje usar a batalha lateral. Porém, o padrão dela é bem cru, e para deixar como o Sky deixou nesse vídeo que tu pegou como exemplo, tu vai ter que procurar pelo que chamamos de add-ons, que são plugins que irão incrementar mais funções, seja visualmente ou seja mecanicamente, em seu jogo. Esse site do Yanfly citado anteriormente é uma boa fonte para tais.

Todas as questões que tu citou já podem ser solucionadas, ou por plugins mesmo, ou por programação por eventos. Tu só citou muitas, daí complica eu explanar uma por uma aqui. Mas o interessante é tu mexer no programa primeiro, fazer alguns testes, conhecer o que cada comando por evento faz, entender como funciona o gerenciador de plugins, o banco de dados, coisas extremamente básicas que tu vai precisar saber antes que alguém possa tentar te ajudar. Segue fazendo teu projeto, um passo de cada vez, e quando se sentir diante de uma dificuldade, se apresente aqui e solucionaremos ela antes de pular para a próxima.

Obrigado King, estou estudando tanto o programa quantos os plugins e dei inicio ao projeto, não ficará exatamente como eu queria mas vai servir de aprendizado para os proximos!!!