O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Conceito mapper #1 - Elaborando um cenário

Iniciado por SimonMuran, 27/06/2014 às 22:29

27/06/2014 às 22:29 Última edição: 28/06/2014 às 12:49 por SimonMuran

Conceito mapper #1
Elaborando um cenário

Criador...............SimonMuran
Data..................27/06/2014
Área..................Mapas/Roteiros

[box2 class=black title=Introdução]Esta é a primeira de uma série de pequenos tutoriais teóricos sobre mapeamento, cenas e enredo que seu mapa necessita para atender bem ao que a historia pede, vamos lá?  :XD:[/box2]

[box2 class=black title=Preciso fazer um mapa bom, mas como?]Bem o passo inicial para se fazer um mapa é ter um roteiro bem montado, para que isso? bem se
não anotarmos detalhadamente os pontos da nossa história, não conseguiremos formar uma linha de
raciocínio e consequentemente não iriamos fazer um mapa bom para determinadas cenas
que o projeto precisaria, vamos colocar um exemplo:

"O Jovem herói, joga sua espada no chão e crava outra em frente ao túmulo de seu pai, olha para os céus do alto da montanha  e refleti sobre sua vida: Ó meu pai, queria que estivesse vivo hoje, para ver a glória de seu filho."

Elaborei aqui um pequeno roteiro de cena, perceba que detalhei bastante o cenário:

CitarO Jovem herói, joga sua espada no chão e crava outra em frente ao túmulo de seu pai
O Cenário deve ter duas espadas, uma jogada, e outra cravada em um túmulo por próximo a ele.

CitarOlhou para os céus do alto da montanha
alto da montanha, logo está em um lugar alto lugares altos sofrem mais com vento, há poucas árvores e vegetações.

CitarE Refleti sobre sua vida
lugares para reflexões, pensamentos, geralmente são calmos, silenciosos com mais contato com a natureza.

CitarÓ Meu pai, queria que estivesse vivo hoje, para ver a gloria de seu filho
O Personagem lamenta pela morte prematura de seu pai e diz sobre sua gloria então devemos fazê-lo um homem honroso um nobre cavaleiro ou um rei alguém de uma escala alta, também teríamos que colocar um personagem pensativo/triste, afinal de contas a frase já dá um ar de lamento, e reflexão.


Separamos os detalhes, agora devemos ver é só irmos trabalhar os detalhes e jogar tudo em um mapa
O Meu Resultado foi este:

Resultado


Lembrando que eu utilizei tiles que disponibilizei aqui e o método de Parallax Mapping, mas todas as dicas que foram dadas aqui, servem igualmente para quem mapeia no próprio motor.


Obrigado por ter lido até aqui e até a próxima.:ok:[/box2]

*Esta é uma série de tutoriais feitos por mim SimonMuran, caso veja outra pessoa as utilizando como propriedade delas, por favor me comunique.



Muito bom tio Simon. É exatamente por isso que nunca mais postei um mapa, já que deixei de lado o meu projeto principal para trabalhar no The Runner, e sempre crio mapas com roteiro.
Até mais e faltou só uma música pra combinar ;)

Spoiler
[close]

Gostei da aula, muito boa mesmo!

Eu sempre tento fazer mapas com um roteiro pelo menos com um simples
história. Mas enfim, ótimo trabalho tio  :ok:
Prazer, Terror dos Modinha

Incrível como roteiro é a base pra tudo! Promete ser uma série de aulas muito boa Tio Simon,quero ver a complexidade que se poder chegar :)
Gifts: Mistyrol | [

Alisson:Valeu pelo coment e pelo elogio tio Alisson, sim eu percebi mesmo, parou com as aulas e os tutos ;-; kkk enfim espero que volte precisamos xDmapas com roteiros são bem mais "harmonizados" ao meu ver, com essa série quero mostrar isso, valeu denovo tio!

Makers: Valeu pelo coment e elogio tio makers kk, sim é sempre bom você primeiro passar tudo na historia
pra depois colocar a mão na massa, você não tem tanta improvisação e isso é bom kk

STRATØValeu pelo coment e elogio Strato não farei a piada do strato de tomate é horrivel kkkkkk muitas pessoas quando vão fazer o mapa não escrevem corretamente oque querem nele, ou não pensam
oque ele pode ter pra ajudar no enredo geral, e as vezes não sai como o esperado e o autor fica pensando que é
ele não sabe fazer mapas, quando na verdade foi um erro muito simples no começo, roteiros definem tudo e são
muito importantes kk essa série vai enfatizar isso, serão mais ou menos uns 10 tutoriais não me alongarei muito
valeu denovo pelo coment e elogios tio!  :XD:

Fazer o roteiro/personagem combinar com o ambiente/mapa é uma das principais "regras" do mapeamento, se for ver não faz sentido um mapa sem uma história envolvente por cima, tudo isso tem que combinar mesmo, muito bom passar esse conceito para quem está com dúvidas de como mapear.

Boa aula Simon, espero que muitos sigam esse conceito!
Fazer mapas é uma arte, faça como se fosse o seu último.




Alguns outros fatos que esqueci de citar, que já até mesmo citei em algumas de minhas aulas sobre as regras de mapeamento.

Para criar um mapa, você não precisa criar um mundo apenas para o desenrolar da história, tem que criar um mundo "mesmo", como se já estivesse ali muito antes de ser habitado.
Essa regra é válida em todos os mapas e obrigatória. Por isso, quando fazemos um mapa, temos que ver um trecho do que se passou ali. Por exemplo: "E lá estava eu, naquele lago encantado esperando para morrer...já não via motivos para viver..."
Tá, nesse trecho já temos idéia de que o mapa será de um lago, e com efeitos de iluminação com partículas mágicas voando pelo mapa para dizer que é encantado. Ok, fazemos o mapa e ele fica ali desabitado.
Depois pegamos mais um trecho: "Eu deixei minhas coisas pelo caminho e me arrastei até a ponta do lago, vendo meu sangue sendo derramado a única coisa que queria fazer era beber aquela água..."
Tudo bem, daí já sabemos que ele estava muito machucado, portanto colocamos um caminho meio de terra, ou grama morta com trechos de sangue, e suas coisas espalhadas pelo caminho. No final das contas colocamos o personagem se arrastando para o lago.
Mas para ficar interessante pegamos mais um trecho da história: "Enquanto me arrastava, estava para morrer e acho que não conseguiria. Mas quando abro os olhos, eis que vejo minha bela encantada, com uma luz radiante vindo de seu interior para me acolher..."
Nem preciso dizer o que vamos adicionar aí, né?
Bem, eu sei que escrevi a base do seu tópico, mas queria lembrar ao pessoal de que isso é uma regra principal.
Não adianta fazer um mapa sem motivos, tipo: Vou fazer uma montanha só pra zoar.
E uma boa coisa que a gente pode usar é a tonalidade da tela e uns efeitos de luz para indicar o que o jogador está sentindo no momento com uma breve melodia.
Até o/

Olá,gostei da aula e o mapa usado na mesma o resultado final ficou fantástico :ok:
Criar um mapa com um roteiro além de agilizar o processo o resultado fica muito mais satisfatório.