O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Minhas experiências com o Minecraft (e bastidores)

Iniciado por vico, 27/05/2016 às 03:39

27/05/2016 às 03:39 Última edição: 27/05/2016 às 09:16 por King Gerar

Bom, resolvi escrever esse tópico já que estou aqui relativamente "ocioso" na madrugada, e não vi nenhum tópico aleatório sobre.

Bom, entrei em um "hiato" de projetos, RPG Maker ou outros, depois de um cansaço mental causado por briga após brigas.

Nessas "férias", resolvi voltar a fazer algo que eu gostava bastante: jogar Minecraft com meus amigos próximos.



Fazia um belo tempo que eu não pegava naquele jogo empoeirado que, por curiosidade, tinha comprado "por desencarno de consciência" uma vez enquanto estava ocupado com os projetos mas não tinha me animado em jogar. Falo isso porque passei os outros dois anos anteriores sofrendo com a versão pirata, aonde eu tinha que me virar nos trinta pra poder fazer o jogo abrir.

Minecraft em coop (não em Single, nem em "MMO") é um espetáculo. Eu penso que a experiência é similar à dos jogadores, nos anos 90, do Secret of Mana. É algo bastante particular, aonde você e seu amigo podem se aventurar em terras inóspitas e desconhecidas, atrás de um objetivo, seja o desconhecido ou apenas construir uma pequena vila próximo ao spawn.

Bom, voltando a jogar o Mine comecei a rever algumas coisas que fazia um tempo que não vivia: a
complicação que é instalar uma modificação ("mod" nesse artigo) para o jogo, e ir nos fóruns e ver que tem que se usar a versão x do mine pra funcionar pois o autor não atualizou o  mod, etc etc. Bom, isso fica pra próxima seção do texto.

Bastidores

Uma das coisas que mais me chamam atenção no fandom do Minecraft são os criadores dos mods para o Mine, chamados popularmente de "modders".



Existe muita gente legal, claro, mas a grande maioria passa a impressão de ser bem arrogantes,acho até que são mais arrogantes do que algums "scripters" que se achavam porque conheciam RGSS (vai lá na Bugginho Developer pra ver o que acham de Ruby, vai).
Isso porque além de demorarem pra atualizar alguns mods simples (não jogo aqui os complexos, cujos times até tem um respeito pelos players), eles também zombam de aparentes crianças que pedem suporte nos fóruns. Considerando que Minecraft é um jogo cujas prateleiras das bibliotecas infantis é abarrotada de livros sobre, é algo até meio que ignorante da parte dos modders, já que a grande maioria dos "clientes" são elas.

Atrelado a isso existe uma aparente filosofia interna (panelinha no popular) deles de tornar a tarefa de criar um mod a mais difícil possível pra poder afugentar "crianças e noobs" de tentarem criar algo e baixar a qualidade dos mods. Obviamente algo furado já que além de existirem ferramentas que geram mods (já compliados inclusive) isso também dificulta a tarefa deles de manter os próprios mods.

Pìor é o "administrador" da API Base dos mods do Minecraft, o Forge, um Gordon Ramsay mal feito que adora ofender as pessoas e esquece que alguns podem ter certa dislexia pra reportar os nerdísticos erros do Mine, principalmente se tratando de crianças de 8 anos. Falta paciência nesse cara, e eu acho que é um dos pontos fracos do Forge.



Bom, Eu sei que manter um mod é uma coisa cavalar, mas se não está aguentando, pra que não abrir o código fonte e disponibilizar no Github pra outro manter? Já vi vários casos assim, e os que seguiam mantendo os mods não tiravam os créditos dos primeiros (e não tinha como tirar, já que todo fork do git mostra o autor original, fora a licença).

Bukkit



Outro fato bizarro que aconteceu há alguns anos atrás (e que pode ir contra o que eu disse pra passar o bastão de um mod pra outro dev) é o que aconteceu com o Bukkit, famoso servidor "bombado" que existiu até a versão 1.7.

Certo dia, ao meu ver já farto de manter esse mod (que é ainda mais complexo de manter por ser ao mesmo tempo uma API pra plugins server-side), um dos admins resolveu "enterrar forçadamente" o Bukkit na "vala comum da nostalgia" e resolveu, passando por cima da LGPL, fechar o projeto de uma vez por todas.

Quem não gostou aparentemente foi a Mojang, que revelou que havia "comprado" o projeto há algum tempo e resolveu que iria manter-se desenvolvendo o projeto.
Aí aconteceu algo mais bizarro ainda: um outro desenvolvedor resolveu lançar um processo de copyright (DCMA) impedindo o acesso e o futuro desenvolvimento do Bukkit, alegando somente que "era de direito dele"!!

Sinceramente, não havia entendido nada de início. Depois percebi que parecia ser mais um coveiro tentando enterrar o Bukkit na vala da nostalgia, alguém que não queria ver um projeto de código aberto rodando. Me perguntei sobre o porquê da Open Source Initiative não se manifestar a respeito, já que, ao meu ver na época, esse processo poderia abrir janela para que grandes empresas pudessem atacar o projeto GNU/Linux na mesma linha de raciocínio.

No fim de tudo, não deu certo. O fork Spigot continua operando, existe para a versão 1.7 uma versão Lázaro de um casamento bizarro das apis do Bukkit e do Forge e ficou o gosto de egoísmo por parte do cara que deu a DCMA. Não sei a opinião de vocês caso tenham ouvido falar desse fato, mas o que mais me entristeceu foi que os clientes, as crianças, e quem pagou pelo Mine foram lesados por tudo isso.

Herobrine


Outra coisa é esse "sujeito" da foto. Na verdade, a reação do pessoal dos fóruns (modders ou não) a qualquer assunto relacionado à ele.
Bom, pra quem não sabe, jogando em single (até em coop) o Minecraft dá um baile em suspense em jogos como Amnesia e Silent Hill. Fique em uma caverna profunda com uma única tocha olhando a escuridão.
Bom, isso se tornou combustível pra uma lenda urbana de um NPC (chamamos no mundo mine de "mob") chamado Herobrine, que seria idêndico ao jogador humano mas com olhos brilhantes.

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/02/herobrine-a-lenda-que-aterroriza-os-jogadores-de-minecraft.html

Bom, a história tem na internet e tal, mas o mais interessante é a censura descomunal com que os admins do fórum oficial lidam com esse assunto. Qualquer assunto relativo à Hero resulta em um tópico fechado (não importa o quão interessante seja), uma advertência ou até um ban de lá.
O mais non-sense disso tudo é que existem lendas ainda mais insanas que passam batido pela moderação. Estranho, não?




Bom, essa foi a minha "diarréia mental" sobre Minecraft e seus bastidores. Quem tiver algo a dizer, desde "posso jogar contigo?" até "isso é tudo mentira! Sou modder desde 1000 e guaraná com rolha e você está causando treta como sempre!!!OMSE!!11" comente, sua opinião é muito importante.

Muito obrigado!

Sério que eles levam o Herobrine a sério assim? 'O.o Mas ele não era só uma pegadinha que o Notch tinha feito pra zoar os jogadores antigos quando eles pegavam um diamante? haeuaeha Que povo doido.

Mas, realmente. Explorar uma caverninha no minecraft pode ser mais assustadora do que se imagina.

Lembro até hoje dos woooosssh nas cavernas... Eu sempre me assustava...
O pior de tudo que já me aconteceu durante este joguinho foi perder todos os meus minérios do Mine Factory Reloaded.
Quando eu tiver meu PC de volta, e não esse do Técnico que mais parece uma máquina de lavar, vou jogar, sinto a nostalgia já...

Citação de: Alisson online 27/05/2016 às 12:40
Sério que eles levam o Herobrine a sério assim? 'O.o Mas ele não era só uma pegadinha que o Notch tinha feito pra zoar os jogadores antigos quando eles pegavam um diamante? haeuaeha Que povo doido.

Mas, realmente. Explorar uma caverninha no minecraft pode ser mais assustadora do que se imagina.

Não é nem levar a sério, mas sim esse excesso de zelo com essa lenda urbana. Outras lendas passam batido.
E por curiosidade: alguém comprou o mine e usa com o nick Herobrine. E a skin é exatamente a dele.


Citação de: ManecBR3 online 27/05/2016 às 13:49
Lembro até hoje dos woooosssh nas cavernas... Eu sempre me assustava...
O pior de tudo que já me aconteceu durante este joguinho foi perder todos os meus minérios do Mine Factory Reloaded.
Quando eu tiver meu PC de volta, e não esse do Técnico que mais parece uma máquina de lavar, vou jogar, sinto a nostalgia já...

Bom, não uso mais muitos mods que adicionam minérios (no máximo os múltiplos cobres que o GalacticCraft e o Railcraft adicionam) porque entope as cavernas e não dá pra pessoa escolher qual levar.

Eu agora busco primeiramente o ComputerCraft e um Chunk Loader pra nao "desmaiar" as turtles; depois o que vier é lucro.

Eu já passei madrugadas só jogando minecraft e grandchase
Mas quando eu ouvi a lenda do Herobrine...
No início, pensei que era uma brincadeira, tipo, estavam nos trolando, mais ou menos isso, mas, depois, caiu a ficha.
E quando disseram que o Herobrine iria vir na próxima atualização?!
Eu quase me fartei ( ahushuhaushuhas na época eu era um medroso...hum...acho que continuo sendo xD)


Citação de: Sky online 27/05/2016 às 19:06
Eu já passei madrugadas só jogando minecraft e grandchase
Mas quando eu ouvi a lenda do Herobrine...
No início, pensei que era uma brincadeira, tipo, estavam nos trolando, mais ou menos isso, mas, depois, caiu a ficha.
E quando disseram que o Herobrine iria vir na próxima atualização?!
Eu quase me fartei ( ahushuhaushuhas na época eu era um medroso...hum...acho que continuo sendo xD)


Essa do Herobrine é uma trollagem (na minha opinião maldosa até visto o tamanho do apelo infantil ao jogo) da Mojang, alguns dizem que foram eles mesmos que bolaram a lenda urbana e fizeram o cara da stream de onde tudo começou fazer isso, fora a besteira de acreditarem em uma textura de porta.

Com ou sem Herobrine, o jogo pode ser bem assustador, principalmente em singleplayer. Se não estiver usando cheat, a sensação de ter de voltar pra cima carregado de ores sem saber o caminho de volta é bastante... angustiante.