O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Retirar o serrilhado das faces

Iniciado por Misty, 01/12/2012 às 18:55

01/12/2012 às 18:55 Última edição: 16/03/2013 às 20:41 por Mistyrol


[box class=titlebg2][/box]
Olá galerinha da Centro RPG Maker, como vão? Espero que bem! Enfim, hoje eu estarei postando um simples tutorial que ensinará como retirar o serrilhado das faces de seu jogo. Agora você deve estar se perguntando, como irá fazer isso!? Simples, nesse tutorial eu usarei o programa Photoshop CS5, o mesmo qual deixarei o link para download no fim do tutorial.

Para esse tutorial, eu resolvi pegar uma face do jogo Nora to Toki no Koudou, que tem plataforma para Nintendo DS, e essa face e mais algumas podem ser baixadas clicando nesse link.
É claro que existem milhares outros maneiras de se retirar o serrilhado das faces ou de qualquer outra imagem, mas, eu estarei ensinando a maneira que eu utilizo para esse procedimento, portanto, não é uma regra retirar o serrilhado dessa maneira.

[box class=titlebg2]
Escolhendo a Face
[/box]
Você obviamente pode escolher a face que quiser para retirar o seu serrilhado, normalmente as que você irá utilizar no seu jogo. Então, vamos começar a aula? Pois bem, para a mesma, eu escolhi a face abaixo:



[box class=button_submit]
[/td]
[/tr]
[/table][/center]

Note que a mesma está toda serrilhada (serrilhado são essas quebras que acontecem na imagem), e nós vamos trabalhar em cima dessa imagem para que ela possa ficar mais harmônica com o resto do jogo. Existem duas maneiras de se fazer isso, a primeira é a mais fácil, em menos de cinco minutos a face já está pronta para o uso.
[/box]

[box class=titlebg2]
Método 1
[/box]
Para começar a retirar o serrilhado da sua face, abra o Photoshop, claro, já tenha em mente a face que irá trabalhar. Após esperar o Photoshop se abrir por completo, abra a imagem que deseja trabalhar, e com isso, selecione a opção Blur/Desfoque:


Logo após isso, pegue a imagem que deseja trabalhar, e comece passar o pincel de desfoque, com o tamanho de 10 pixels, e assim vá contornando a imagem.
AVISO: Você deve passar somente uma vez a ferramenta, caso o processo seja repetido em uma imagem que já tenha sido tratada, ela terá perda de qualidade e consequentemente ficará "esparramada" demais, não sendo possível utilizá-la em seu jogo.



[box class=button_submit]
[/td]
[/tr]
[/table][/center]

Assim que terminar de contornar toda sua imagem, ela já estará pronta para o uso, como disse anteriormente, esse é o método mais fácil de se utilizar. O resultado final será esse:



[box class=button_submit][/box]

[/box]




[box class=titlebg2]
Método 2
[/box]
Este é o método mais complicado, porém com ele obtemos um resultado diferente do anterior. Lembrando que depende do gosto de quem for utilizar a face, nenhum resultado é mais bonito que o outro, e sim diferente.
Para iniciarmos, faça a mesma coisa que fez no primeiro método, abra o Photoshop e em seguida a imagem que deseja trabalhar. Logo após isso, abra o Estilo de Camada (basta dar dois cliques seguidos na camada desejada), e selecione a opção Traçado.
Assim que isso tiver feito, nas opções de Traçado que você encontrar, deixe-a com o tamanho de 1 pixel, opacidade de 70% e selecione a cor desejada, no nosso caso escolhemos um beje "alá" vermelho (#855a5a), mais conhecido como Bordô. Veja na imagem abaixo:



[box class=button_submit]
[/td]
[/tr]
[/table][/center]

Para aqueles que tiverem dúvida quanto a cor, veja como fiz na imagem abaixo:



[box class=button_submit][/box]

Após selecionar tudo que você quis, rasterize a imagem, pois se deixar com o estilo em aberto, a imagem ficará pior do que estava e o serrilhado só irá aumentar, por isso é muito importante rasterizar a imagem antes de começar a utilizar o desfoque (para rasterizar, você pode por exemplo abrir uma camada em branco e mesclar camadas visíveis).
Assim que a imagem estiver devidamente rasterizada, você pode começar a utilizar o desfoque, da mesma maneira que fez no primeiro método, e trabalhe em cima da imagem inteira, até ficar completamente sem serrilhado:



[box class=button_submit][/box]

Assim que terminar de contornar toda sua imagem, ela já estará pronta para o uso, como disse anteriormente, esse é o método mais complicado, e o tempo para fazê-la também foi maior, 7 minutos. O resultado final será esse:



[box class=button_submit][/box]

[/box]




[box class=titlebg2]
Considerações Finais e Aplicação
[/box]
Não foi tão complicado retirar o serrilhado dessa face, não é mesmo? Agora você pode ficar sossegado quanto a esse velho problema, pois esse serrilhado irritante não será mais uma barreira para você!
No fim, as duas imagens ficaram assim:



[box class=titlebg2]
Método 1
[box class=button_submit][/box][/td][td][box class=titlebg2]
Método 2
[/box][box class=button_submit][/box][/td]
[/tr]
[/table][/center]

No spoiler abaixo, eu resolvi fazer uma pequena aplicação de como ficaria a imagem, no caso eu utilizei o Método 1 para o feito, e claro que não posso esquecer de dar os devidos créditos para o meu amigo [user]B.loder[/user] por ter desenvolvido essa linda MessageBack.
Sem mais delongas, aqui vai a imagem:

Spoiler
[close]

Finalizando, gostaria de agradecer todos aqueles que leram meu tutorial até o final, e que sem vocês eu nem teria motivos para criá-lo. Enfim, muito obrigado, e espero que possa em breve trazer mais aulas.
Como disse antes, deixarei o link para quem quiser baixar o programa PhotoShop CS5, façam um bom uso!



[box class=button_submit][/box]




[/box]
[box class=roundframe]
Créditos: Mistyrol
[/box]

Gostei bastante, provavelmente vai me ajudar muito. E meu messageback  :wow:
Gostei muito do resultado, e o exemplo ficou perfeito u_u
Obrigado pelo ótimo tutorial.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Opa!
mais um otimo tutorial. Eu ultilizo o Gimp, é gratuito é faz o que precisa fazer XD
Claro com o PS se tem mais opções, mas no fiim das contas o resultado é o mesmo.
Quem sabe não role um:
"Retirar o serrilhado das faces - Gimp edition".

+ Ourinho ai.




Se no gimp tiver a ferramenta blur e a opção de criar um "stroke" ao redor do layer, é quase a mesma coisa :3
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Muito obrigado galera!
Fico feliz em saber que ajudei com o tutorial.
Guilherme: O PhotoShop que eu postei também é gratuito, e o melhor de tudo é que é a versão portável, ou seja, não precisa sequer instalar no seu computador.
Mas, assim que eu tiver tempo, eu faço com o Gimp!  :blink:

Mistyzinho:*-*:

Muito bom o tuto, isso dá um problema menino.
Mas bom que desenvolveu este... eu tenho lá minhas
gambiarras para tentar tirar o serrilhado, mas nem
sempre sai ulalá, então vou guardar o aprendizado bem.

Muito bom mano!
  :ok:

Obrigado Gerarzinho!
É meio chato de tirar o serrilhado, mas é melhor do que deixar, né? POAKAPOSk '

O difícil é usar o mouse para isso, mas fica bem melhor!
Que legal  fazer um tutorial com dois métodos diferentes!  :clap:


Muito obrigado, Rainha Guinever!
Não tenho tablet muito menos mesa digitalizadora, porém com o mouse podemos obter um resultado até que agradável, não é mesmo? :33

Uou muito bem explicado,eu sempre tenho esses problemas e não sabia como resolver de um modo inteligente.....

Meu modo,passar borracha do paint em volta,e chuta que é macumba,torcer para não apagar muito da imagem....Obrigado me ajudou demais.
  

O Paint não é um bom programa para esse tipo de coisa. O melhor a se fazer é usar o Paint.net, caso queira algo bem simples.
Enfim, obrigado pelos elogios e pelo comentário.