O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

A Chave do Sucesso - Planejamento

Iniciado por Ven, 06/11/2015 às 16:55




[box class=titlebg]Introdução[/box]
Após um bom tempo de pesquisas e pensamentos, eu finalmente consegui achar a Chave que trará o sucesso ao meu projeto, e eu decidi compartilha-la com vocês, talvez alguns já devem ter vistos tópicos assim, falando sempre do mesmo assunto, mas fique aqui, vai que as vezes você pode ver ou perceber algo que você não conseguiu antes, certo ?

[box class=titlebg]O que seria ter um Planejamento ?[/box]
Planejamento é mais do que apenas criarmos um Roteiro simples no Word, é mais do que organizarmos algumas ideias simples, isso seria um Planejamento muito básico, muito pobre melhor dizendo, eu ultimamente ando passando em vários tópicos de projetos aqui na Centro, tópicos de projetos simples, e sempre vejo os mesmos comentários: Olha precisa melhorar isso, tá muito ruim, ah e tem isso também, aquilo também... Até porque eu faço isso, é óbvio que não ouve um simples planejamento, a pessoa apenas abriu o Maker e pensou: Vou fazer um jogo incrível, todo mundo vai gostar! Vai ser o próximo GOD OF WAR!!, não estou me referindo a todos os projetos, existem projetos extremamente incríveis, muito bem trabalhados e planejados! O que eu quero mesmo deixar claro aqui nesta parte é que Planejamento se resume muito mais do que textos feitos no Word.

[box class=titlebg]Como planejar meu projeto ?[/box]
Eu separei 3 etapas para tudo isso:

Roteiros Gerais
Roteiros Opcionais
Organização





Roteiros Gerais
Nada mais nada menos do que uma série de Roteiros importantes que irão te ajudar a ter um ritmo no projeto, esses Roteiros definirão um estrada sem tantas pedras no caminho, eu os divido em três: História, Data Base e Mecânicas

A História deve conter os elementos sobre o Mundo do Jogo (Seu antes, o agora e o depois, caso for necessário), Os Personagens e por fim Os Acontecimentos do Jogo, como o nosso foco é trazer apenas o planejamento, não trarei detalhes sobre esses Sub Assuntos de cada etapa, caso queiram saber um pouco mais sobre este assunto recomendo está aula.

O Data Base seria tipo o da própria Engine, mas a ideia deste Roteiro é não trazer confusão ao desenvolvedor, neste roteiro o melhor a fazer é colocar as Categorias de cada parte (Item, Equipamento e etc..), além do mais que será aqui que você definira as Características do seu projeto, como Gênero, o Data Base seria o planejamento externo da Engine, é super importante, ali você pode definir classes e suas características de uma forma muito mais livre.

Na parte das mecânicas você deve definir controles, botões que serão usados e suas ações, nessa parte os sistemas também, ali você colocara suas ideias, adicionara características e funcionalidades de uma forma escrita, isto seria o Planejamento primário de um sistema, dessa forma fica muito mais fácil de produzi-lo!




Roteiros Opcionais
Os roteiros opcionais são roteiros que não são necessários para chegar ao final, resumindo, eles não irão interferir, mas podem ajudar bastante, eu os divido em apenas dois: Roteiro de Mapas e Roteiro de Sonoplastia.

O Roteiro de mapas são algumas definições, ali eu posso definir qual o resultado que quero chegar, o que eu quero que aquele mapa tenha, como eu quero que ele fique, se ele terá efeitos ou não, ali você fará um Briefing do que você quer em determinado mapa, isso ajuda a chegarmos no tão esperado resultado, além de nos dar a possibilidade de analisar cada mínimo detalhe com calma.

O Roteiro de Sonoplastia é algo mais avançado, eu o uso bastante quando quero produzir alguma coisa (Ou tento), eu coloco ali as características de como eu quero que fique a música, o tema dela, sua velocidade e etc, por fim eu faço sua Partitura, seu arranjo, para que por fim eu a reproduza no FL Studio, para os interessados, eu utilizo o Encore 5 para fazer as Partituras e o FL Studio para produzir a música, e claramente o Word para definir características mais detalhadas.




Organização
A Organização é uma das partes mais importantes, ali precisamos definir coisas, adquiri-las e organiza-las. Eu normalmente quando inicio um projeto faço uma organização bem detalhada, dessa forma eu não me perco em nada, não esqueço de detalhes e consigo me manter!

Se você está seguindo com os passos anteriores, obviamente você terá de guardar esses Arquivos em algum lugar, eu recomendo que crie uma Pasta, nomeie como desejar, transfira os arquivos para ela e jogue na pasta de seu projeto, assim você não bagunça arquivos de um projeto a outro, ou com outros arquivos.

Organizar recursos também é muito importante, recomendo criar uma pasta própria para isso, coloque-a em documentos e crie um Atalho para a Área de Trabalho (Desktop), lá organize entre Recursos Gráficos, Sonoros e de Programação, assim você pode guardar seus recursos e utiliza-los a qualquer momento, mesmo estando sem Internet, se você tiver esses recursos em sua pasta, você conseguira trabalhar em seu projeto!

*Uma coisa que eu recomendo também é sempre estar fazendo um BACKUP de seu projeto em um DVD, CD ou Pen Drive, se der problema no seu computador, como corromper os arquivos do Maker ou algo do Gênero você tem seu projeto a salvo!


[box class=titlebg]Finalizando[/box]
Bom pessoal, isso era o que eu tinha pra trazer a vocês, caso vocês tenham mais alguma sugestão, crítica ou opinião sintam-se a vontade, terei muito prazer em ler seus comentários  :XD:

That's All~

Minha maneira de planejar roteiro e personagens é baseada no Snowflake Method:
http://www.advancedfictionwriting.com/articles/snowflake-method/
(Recomendo a leitura do link mesmo que ele seja usado meio que como propaganda pra venda do livro do autor aí. É bem explicativo e bem interessante, e realmente ajudou muito minha produtividade)

É um método para escrever novels, mas funciona bem para jogos também desde que a história em si seja relativamente linear (se o jogo tiver uma história mais aberta, esse método já não dá tão certo por conta própria e precisaria ser usado juntamente com outros métodos próprios para lidar com branching plots).

A ideia, resumidamente, é começar tudo pequeno, aí voltar e aumentar tudo, aí voltar e aumentar tudo de novo.

Você começa tendo seus personagens descritos por simples frases que dão uma ideia geral deles, depois volta e aumenta para um paragrafo sobre cada uma das características, por exemplo.

Outra coisa que esse método me ensinou foi a praticidade de usar planilhas ao invés de documento de textos. É absurdamente mais organizado e absurdamente mais fácil de seguir depois, na hora de implementar.

Embora o conceito seja para plot e história, eu adapto a mesma ideia para mecânicas e gameplay. Começo planejando o esqueleto de tudo, o core, aí volto do começo e vou aumentando aos poucos cada uma dessas partes, em ordem. Isso me impede de focar demais em um único aspecto de uma vez só, deixando de lado todo o resto - focar um pouquinho em cada coisa e passar logo pra próxima me ajuda a manter a visão do projeto como um todo, sem me perder nele.

Citação de: Ellye online 13/11/2015 às 12:51
Minha maneira de planejar roteiro e personagens é baseada no Snowflake Method:
http://www.advancedfictionwriting.com/articles/snowflake-method/
(Recomendo a leitura do link mesmo que ele seja usado meio que como propaganda pra venda do livro do autor aí. É bem explicativo e bem interessante, e realmente ajudou muito minha produtividade)

É um método para escrever novels, mas funciona bem para jogos também desde que a história em si seja relativamente linear (se o jogo tiver uma história mais aberta, esse método já não dá tão certo por conta própria e precisaria ser usado juntamente com outros métodos próprios para lidar com branching plots).

A ideia, resumidamente, é começar tudo pequeno, aí voltar e aumentar tudo, aí voltar e aumentar tudo de novo.

Você começa tendo seus personagens descritos por simples frases que dão uma ideia geral deles, depois volta e aumenta para um paragrafo sobre cada uma das características, por exemplo.

Outra coisa que esse método me ensinou foi a praticidade de usar planilhas ao invés de documento de textos. É absurdamente mais organizado e absurdamente mais fácil de seguir depois, na hora de implementar.

Embora o conceito seja para plot e história, eu adapto a mesma ideia para mecânicas e gameplay. Começo planejando o esqueleto de tudo, o core, aí volto do começo e vou aumentando aos poucos cada uma dessas partes, em ordem. Isso me impede de focar demais em um único aspecto de uma vez só, deixando de lado todo o resto - focar um pouquinho em cada coisa e passar logo pra próxima me ajuda a manter a visão do projeto como um todo, sem me perder nele.

Bem legal, vou dar uma olhada nesse método, valeu por compartilhar  :XD:

That's All~

Interessantíssimo! Parabéns pelo texto, vai ajudar mutas pessoas.




Bem, uma coisa importante é ter paciência: Esquecer a pressa e ser paciente é o que há.
Um tempo atrás (uns 5 anos), eu começava um projeto pensando na sua continuação... E isso na maioria das vezes era o maior motivo pelos meus projetos serem cancelados. Me focava tanto em pontos menos importantes, que o principal eu acabava deixando de lado. Isso é, quando eu não fazia a continuação, antes do próprio primeiro jogo. Eu era confuso, não sabia onde ir, por onde começar e por onde terminar. Muitas vezes, tinha a ideia em um dia, e no outro já postava um tópico sobre o projeto.

Com o tempo aprendi a ter paciência. E depois disso, as coisas realmente começaram a fluir. Parar para pensar, organizar as propostas do jogo, enredo, estilo de gameplay, sistemas, scripts, tiles, músicas, etc... Decidir tudo isso antes de forma calma e organizada foi uma mão na roda para eu descobrir que de fato organização e paciência são fundamentais para o sucesso. 

Eu poderia ter postado um tópico do PH em 2012, quando o idealizei. Mas  isso traria uma péssima imagem, não só a mim, mas ao projeto também. Ele acabaria sendo prejudicado pela minha falta de paciência. Pessoas que me conhecem mais de perto, sabem como eu e o projeto evoluímos nestes ultimos 3 anos. Tudo evoluiu... Vou deixar aqui uma imagem que resuma tudo que eu disse:

[hs width=60 height=40]http://i.imgur.com/Dsj75ZI.jpg[/hs]




Achei muito interessante as formas como Ellye e você (Ven), trataram o assunto, concordo com ambos.
Enfim, acredito que duas das partes da chave para o sucesso sejam Organização e Paciência.


Ah, só para dar um ponto de vista "contrário" (que na verdade não é tão contrário, é um adendo) aqui:

http://blog.rpgmakerweb.com/tutorials/drop-the-gdd-and-just-get-moving/

Essa postagem no blog da RPGMaker Web é muito boa, e fala meio que sobre o oposto do que estamos falando aqui: ao invés de falar sobre os benefícios do planejamento, fala sobre os riscos do planejamento.

E planejamento tem riscos sim. Existe "planejar demais". Você chega em uma situação que já se cansou da sua ideia antes mesmo de começar a colocar ela em pratica, por exemplo.

E quanto mais você planeja, menos "liberdade criativa" você tem na hora de executar depois. Algumas pessoas se dão bem com isso (eu gosto de ter tudo planejado, por exemplo), mas outras pessoas se sentem sufocadas ao perder essa liberdade criativa, são pessoas que se dão melhor com improviso do que com planejamento detalhado.

É questão de achar o ponto certo de qual nível de planejamento compensa mais para você. Para algumas pessoas e alguns projetos, isso vai ser um planejamento hiper detalhado de todo conteúdo e etc. Para outros, só um outline com os pontos mais importantes da história já é planejamento o bastante. Não se sinta na obrigação de ter um planejamento detalhado, porque talvez esse tipo de planejamento não necessariamente funcione para você ou seu projeto - só tenha um se você quiser ter.

Citação de: Skyloftian online 13/11/2015 às 13:31
Interessantíssimo! Parabéns pelo texto, vai ajudar mutas pessoas.




Bem, uma coisa importante é ter paciência: Esquecer a pressa e ser paciente é o que há.
Um tempo atrás (uns 5 anos), eu começava um projeto pensando na sua continuação... E isso na maioria das vezes era o maior motivo pelos meus projetos serem cancelados. Me focava tanto em pontos menos importantes, que o principal eu acabava deixando de lado. Isso é, quando eu não fazia a continuação, antes do próprio primeiro jogo. Eu era confuso, não sabia onde ir, por onde começar e por onde terminar. Muitas vezes, tinha a ideia em um dia, e no outro já postava um tópico sobre o projeto.

Com o tempo aprendi a ter paciência. E depois disso, as coisas realmente começaram a fluir. Parar para pensar, organizar as propostas do jogo, enredo, estilo de gameplay, sistemas, scripts, tiles, músicas, etc... Decidir tudo isso antes de forma calma e organizada foi uma mão na roda para eu descobrir que de fato organização e paciência são fundamentais para o sucesso. 

Eu poderia ter postado um tópico do PH em 2012, quando o idealizei. Mas  isso traria uma péssima imagem, não só a mim, mas ao projeto também. Ele acabaria sendo prejudicado pela minha falta de paciência. Pessoas que me conhecem mais de perto, sabem como eu e o projeto evoluímos nestes ultimos 3 anos. Tudo evoluiu... Vou deixar aqui uma imagem que resuma tudo que eu disse:

[hs width=60 height=40]http://i.imgur.com/Dsj75ZI.jpg[/hs]





Achei muito interessante as formas como Ellye e você (Ven), trataram o assunto, concordo com ambos.
Enfim, acredito que duas das partes da chave para o sucesso sejam Organização e Paciência.

Pressa é a inimiga da perfeição, uma bela frase que resume quase tudo para um Projeto, valeu pelo comentário Sky!
Off:To fazendo um bang aqui pra tu, daqui a pouco vou te entregar  :XD:

That's All~

13/11/2015 às 13:53 #6 Última edição: 13/11/2015 às 13:55 por Skyloftian
Citação de: Ellye online 13/11/2015 às 13:38
Ah, só para dar um ponto de vista "contrário" (que na verdade não é tão contrário, é um adendo) aqui:

http://blog.rpgmakerweb.com/tutorials/drop-the-gdd-and-just-get-moving/

Essa postagem no blog da RPGMaker Web é muito boa, e fala meio que sobre o oposto do que estamos falando aqui: ao invés de falar sobre os benefícios do planejamento, fala sobre os riscos do planejamento.

E planejamento tem riscos sim. Existe "planejar demais". Você chega em uma situação que já se cansou da sua ideia antes mesmo de começar a colocar ela em pratica, por exemplo.

E quanto mais você planeja, menos "liberdade criativa" você tem na hora de executar depois. Algumas pessoas se dão bem com isso (eu gosto de ter tudo planejado, por exemplo), mas outras pessoas se sentem sufocadas ao perder essa liberdade criativa, são pessoas que se dão melhor com improviso do que com planejamento detalhado.

É questão de achar o ponto certo de qual nível de planejamento compensa mais para você. Para algumas pessoas e alguns projetos, isso vai ser um planejamento hiper detalhado de todo conteúdo e etc. Para outros, só um outline com os pontos mais importantes da história já é planejamento o bastante. Não se sinta na obrigação de ter um planejamento detalhado, porque talvez esse tipo de planejamento não necessariamente funcione para você ou seu projeto - só tenha um se você quiser ter.

Lindo! Isso é realmente uma grande verdade. Mas isso é questão de cada se identificar com sua forma de criação. No passado eu também já fui daqueles que criava tudo espontaneamente, exemplo: Fazia uma mapa e depois imaginava uma coisa para acontecer nele, e fazia isso acontecer e ia ligando fatos imaginas do improviso ate tentar formar algo concreto. Por mais livre que seja esse método, ele é um pouco bagunçado. Um pouco de planejamento é sempre bom. Mas isso vai da pessoa, como você disse, cabe a ela escolher.

Eu pessoalmente me acostumei com o planejamento, assim me sinto até mesmo mais livre. Ter por exemplo o enredo do jogo todo organizado, facilita na hora de adicionar/retirar algo dele.




EDUT: Pra mim?  :*-*: To curioso, aiaiai, muitíssimo obrigado, to aqui ansioso pra descobrir o que é!!!


No meu caso, eu geralmente crio o mundo do jogo e fico explorando coisas novas. Gosto de criar mundos diferentes, cada um tendo suas histórias e lendas, e explorar o ambiente. Explorar o passado dos personagens e tudo mais.
Gosto de saber como as coisas funcionam, o que me leva a pensar como o "arquiteto" rsrs(é notável para quem jogou meu projeto que eu exploro bastante as coisas)
Não fico pensando muito no planejamento detalhado pois isso toma uma maior parte do tempo, e se torna cansativo.
Como exemplo, eu nunca escrevo as falas dos personagens em um papel, eu apenas defino o que irá acontecer em tal momento e as falas eu faço pelo próprio maker para que pareça natural.
Imagino o que o personagem ia pensar e coloco lá.

Gosto de criar o enredo e a história, sendo que o enredo é brusco e a história é indefinida, sendo moldada de pouco em pouco.

Citação de: Alisson online 13/11/2015 às 17:57
No meu caso, eu geralmente crio o mundo do jogo e fico explorando coisas novas. Gosto de criar mundos diferentes, cada um tendo suas histórias e lendas, e explorar o ambiente. Explorar o passado dos personagens e tudo mais.
Gosto de saber como as coisas funcionam, o que me leva a pensar como o "arquiteto" rsrs(é notável para quem jogou meu projeto que eu exploro bastante as coisas)
Não fico pensando muito no planejamento detalhado pois isso toma uma maior parte do tempo, e se torna cansativo.
Como exemplo, eu nunca escrevo as falas dos personagens em um papel, eu apenas defino o que irá acontecer em tal momento e as falas eu faço pelo próprio maker para que pareça natural.
Imagino o que o personagem ia pensar e coloco lá.

Gosto de criar o enredo e a história, sendo que o enredo é brusco e a história é indefinida, sendo moldada de pouco em pouco.

Caramba to gostando de ver pessoal, vocês tem umas maneira bem legal de planejar! Curti a sua também Alisson, se tem algo que gosto é de dar Características específicas ao meus personagens! é algo que da vida ao jogo e é crucial para um projeto! Um projeto bem trabalhado e organizado é um projeto Feito! Valeu por comentar  :XD: