O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Eventos automáticos e apresentações.

Iniciado por Adriano Henrique, 16/12/2014 às 15:47

16/12/2014 às 15:47 Última edição: 19/12/2014 às 18:26 por Adriano Henrique
Olá a todos, bom vou direto ao assunto, como faço para colocar uma apresentação logo de cara depois de começar o jogo, tipo com imagens (fotos) ocorrendo em forma de slides?

O mesmo serve para os personagens como faço para eles não travarem depois de terminar a cena? crio um evento com 2 páginas?


Pra fazer isso precisa usar eventos e ter um pouco de conhecimento sobre eles, mas basicamente você precisa criar um evento no primeiro mapa (onde você colocou pro herói começar o jogo) e nesse evento deixar como início automático, e aí ir inserindo pictures ou textos ou o que você quiser.

Pra colocar imagens em forma de slides você pode chamar o comando de inserir picture e deixar ela com opacidade 0, depois disso colocar um mover picture com opacidade em 255 e estipular o tempo necessário que quer que a imagem apareça, com isso vai fazer um efeito de fade-in na sua imagem.

Enfim, tem diversas formas de se fazer esse tipo de coisa, pode colocar mover pictures pra movimentar ela pra fora da tela e etc.


Depois quando terminar essa apresentação, você precisa ou teletransportar o seu herói para outro mapa, ou então usar uma switch local ou switch normal nesse mesmo evento pra uma outra página e deixando ele vazio, isso fará com que o processo da primeira página termine e assim pode mover o personagem.

Esses comandos são bem iniciais mesmo, te aconselho a ler os tutoriais criados pela May, assim vai conseguir aprender mais facilmente.

eu leio os tutoriais dela sim, mas agora uma coisa me deixou confuso, devo criar um mapa para apresentação e não deixar que meu heroi fique nele?

e criar um segundo mapa para o herói aparecer nele para somente assim ele poder acessar o mapa anterior depois?