O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Academia Sonoro Maker aulas 1,2 e 3.

Iniciado por Thomas Campos, 21/01/2017 às 00:33

[greenalert]Apresentação[/greenalert]
Olá,to aqui hoje pra retrazer um dos meus projetos mais esperados, e que foi elogiado até pela Staff do fórum Condado Braveheart, academia de sonoplastia,só que essa é uma versão melhorada, que iramos direto ao ponto, sem deixar duvidas, essa versão melhorada da academia de sonoplastia mirim foi renomeada para Sonoro Maker.
Eu sou Hiroto, o seu professor dessa academia, então vamos começar?


Sua aliadas.


Bem,pra começarmos bem,eu preciso explicar algo básico, como você acha as 2 principais ferramentas, a suas aliadas no FL Studios, ela são tão importantes que sem elas você não compõem nada.

A primeira é a Channel rack , bem pra que isso serve?, simples ela serve pra você compor sua musica, cada toque é produzido em cima dele.
Mas como você channel rack, simples ele já vem ativado no FL Studios assim que você cria um novo arquivo, ou inicia o programa, mas caso você por acidente feche ele, não se desespere ele pode ser re aberto quando você quiser, antes de como eu explicar como tirar ele da interface e colocar ele na  interface, eu vou te mostrar como ela é...
Channel rack
[close]
Ele é bem simples né, bem existe um ícone que tirar ele da interface e colocar ele na  interface, esse é o ícone...
Ícone channel rack
[close]

O segundo junta tudo o que você compôs na channel rack num só, ele que recebe o nome de Playlist tem como principal função fazer o que eu disse anteriormente, juntar os toques e organiza-lós assim formando sua musica. Mas diferente da primeira ele não vem ativado, você que tem que ativa-ló, clicando em seu ícone.
Ícone Playlist
[close]
Interface Playlist
[close]


Ajudante de sua aliada


Agora surge uma pequena duvida em cima de sua aliadas, se o Channel rack serve pra criar os toques e o Playlist pra to calos, o que serve pra se parar o toques?, bem isso é mais simples ainda, e tem um nome curto e simpático,Pattern ele que grava cada toque de seu Channel rack,e mais ele pode ser renomeado, pra sim ser poder ser útil na hora da organização de sua musica em cima da Playlist, ele funciona como se fosse camadas, porém ele  não é camada, ele é armazenamento de um toque.(confuso né?, bem com o decorrer do tempo você perdera sua duvida sobre ele.)
Pattern de longe
[close]
Pattern
[close]
[bluealert]Vídeo usando essas informações[/bluealert]


Novos instrumentos


Os instrumentos, sem ele não a musica, não é mesmo, mas o FL studios assim que nós abrimos vem com uma bateria,mas a gente quer mais instrumentos,queremos ter variedades de toques, sabendo disso, eu vou mostrar pra você onde podes encontrar muitos, instrumentos, tantos que chega se impressionante, mas antes saiba que o FL Studios separa seus instrumentos em classificações,agora você me pergunta quais classificações, então eu vou citalos.

  • All
  • Controller
  • Drum
  • Midi
  • Misc
  • Patcher
  • Sampler
  • Synt classic
  • Synt especial
Nessa mesma lista de instrumentos você pode encontrar um classificação chamado Visual, não adicionei ela na lista pois não tenho certeza que tem em todas as versões.
Para ativar ela no nosso queridos Channel rack, você vera uma cruz,clicando com o botão secundário do mouse em cima dessa cruz, abria uma tela onde terá seu instrumentos.Ai é só escolher clicar em cima dele e da uma mexidinha simples e pronto, você tá com seu novo instrumento.
Cruz
[close]
Lista de instrumentos

[close]
Lembrando que cada versão pode ter mais coisas que outra, se quiser minha versão taqui o link (click me)

Piano roll


O piano roll serve pra você tocar os instrumentos novos que ensinei a pega-lós, porem ele é um piano, então recomendo a saber tocar algum instrumento antes de usa-ló, masse você é igual a mim e não sabe tocar nenhum instrumento, você terá dificuldade mas nada que um treino de uma semana não ajuda a melhorar.
O piano pode ser ativado de 3 formas, nesse caso como são muitas formas preparei um vídeo pra mostrar como ativa-ló.
os comando que uso pra ativar aquela lista no lado do instrumento e o botão secundário do mouse, em breve ensino os comandos.
[redalert]Musica com 2 instrumentos,Bateria e piano.[/redalert]
Compondo coisas simples sopra você pegarem o funcionamento da coisa, em breve, criarei melhores musicas durante as aulas.
[yellowalert]Velocidade da musica, resumo da função BPM[/yellowalert]
BPM ou Batidas pro minutos, cada musica que nos fazemos tem seu bpm, geralmente os mais usados são 110 bpm,120 bpm,125 bpm,130 bpm,131 bpm e 140 bpm. Bem esses citados são usados quantos games suonds ou em musicas sem relação ao jogos.
No FL Studiso podemos encontrar os BPM na barra de ferramentas visíveis no topo do programa, o FL vem com 140 de padrão sempre que você iniciar um novo projeto.
Pra você localizar o BPM é só procurar pelos números
BPM
[close]
Clicando com o botão secundário de seu mouse,você pode estar escolhendo o BPM de sua musica.
Alterando BPM
[close]


Salvando projeto e o Exportando


Bem indo no file do FL studios, localizado no topo do software, você irar encontrar as opções basicas de qualquer programa de desenvolvimento.
File
[close]
O FL salva suas musicas no formato do próprio software, o formato FLP.
Pra você poder salvar sua musica em MP3,OGG,etc.. basta ir em exportar.
Finalizando
Foi mal pela demora,mas aqui está a aula 3, que juntou num só a 1,2 e 3. Assim finalizando a parte de conhecimento das ferramentas básicas necessárias pra criar musicas para seu jogos.
Na próxima aula iremos começar uma mine serie, em vide-o, sem minha voz, porém, nele eu estarei criando,  musicas,e estarei deixando pra vocês o projeto, para vocês estudarem.