O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

O que há por trás do RPG Maker 2000

Iniciado por Kazuyashi, 28/08/2013 às 01:14

Antes de mais nada, ESTE TEXTO NÃO É MEU. Ele foi escrito por uma das lendas do RPG Maker nacional, M. Giovanne Link, no ano de 2003, para a saudosa Maker Universe. Sei que hoje em dia a maioria sabe do "bug satânico" do 2k, mas a revelação provavelmente foi feita neste artigo. Lembro que na época havia achado bizarro. De qualquer forma, acho que a título de curiosidade este texto é bem interessante. Espero que gostem. Lá vai: (Obs: vou manter a formatação original)

O que há por trás do RPG Maker 2000
Por M. Giovanne Link

É de fato que há algum tempo, o RPG Maker 2000 se tornou uma febre entre jovens e até mesmo adultos. O que antes era impossível, hoje se tornou a realidade de um sonho para muitas pessoas, a realidade de se desenvolver jogos 2D com uma incrível facilidade, todo mundo sabe que estou falando do RPG Maker.

Abrir o programa e começar a desenvolver um jogo usando as ferramentas do software e manipular imagens para que ganhem vida é basicamente o que se faz, juntando um pouco de criatividade e esforço temos então o jogo feito.

Bom, até ai é o que todos nos conhecemos do RPG Maker, correto? Errado...

Antes de continuar quero esclarecer uma coisa. Não sou religioso e nem pretendo ser. Acredito que Deus exista e respeito todas as opiniões de quaisquer que sejam as pessoas, exceto aquelas que renegam sua própria criação e relutam em acreditar que existe um ser com força maior (acredite em qualquer coisa, seja ela homem, força, espírito, mulher, etc... você é quem sabe). Esse artigo não foi feito para julgar ninguém se bem que vou ser um pouco categórico ao dar minha opinião sobre o assunto, e ninguém, repito, ninguém é obrigado a concordar comigo, mas todos sim, são obrigados a respeitar. Opinião se respeita, não se julga, lembre-se disso.

O que há por trás dos códigos hexadecimais do RPG Maker 2000

Bem, sou programador e há alguns anos iniciei meus estudos em "Engenharia Reversa de Software", que visa como o próprio nome diz, em reverter o que foi criado ou (compilado) por um compilador. Quando desenvolvemos um software, por exemplo, no Delphi, temos o recurso de compilação, usando desse procedimento criamos um executável que é a parte principal do nosso programa (veja bem, isso não é uma regra de todos os casos). Não vou explicar detalhadamente como isso funciona para não sair do assunto, mas resumindo, tudo que se cria no software fica armazenado dentro desses executáveis codificados em valores hexadecimais, que são valores criados em base seis.

No caso do RPG Maker 2000 o programa não compila um executável, ele simplesmente usa um executável RPG_RT.EXE que é genérico para todos os jogos, a partir daí, os jogos são executados todos da mesma forma, até a tela principal.

Posso dizer sem exageros que o RPG Maker 2000 mudou muito a minha vida. Meu primeiro jogo desenvolvido teve inicio em meados de 2000 e 2001 e tem o nome de "The Drake Legend – The River Of The Dragons" disponível aqui na Maker Universe. A partir daí fiquei fanático pelo software e nas maravilhas mesmo que limitadas que ele me pode proporcionar. Mas mesmo assim, faltava algo.

Quando se cria um jogo em RPG Maker 2000, não se compila um executável com as informações, o software em questão não codifica esses dados com um compilador, o RPG Maker não possui um compilador próprio nem um de terceiros, e como não compila os dados, qualquer um pode ter acesso a esses simplesmente tendo o software em questão instalado na máquina.

Isso não me deixa nada confortável. O fato de você trabalhar exaustivamente em um projeto e ter ele "aberto" por qualquer pessoa que pode a partir daí modificar qualquer coisa que você criou não é nada animador, esse é o principal fato que não define o RPG Maker 2000 como um software para desenvolvimento de games profissional e confiável.

Alguns procedimentos podem ser adotados para proteger esses dados e dificultar a abertura dos jogos produzidos no RPG Maker 2000. Mas isso é apenas ilusão, essa dificuldade é muito facilmente burlada por quem entendo um pouco mais de análise de arquivos, podendo ser quebrada simplesmente substituindo o executável genérico que mencionei acima pelo original e renomeando alguns arquivos. Em casos um pouco mais elaborados é facilmente quebrado usando um editor hexadecimal para reverter alguns pequenos dados dentro de um arquivo de banco de dados chamado RPG_RT.LDB. Aí a proteção então feita anteriormente é totalmente burlada e quebrada e o jogo é aberto para edição.

Como esse fato não me permitia dormir em paz, resolvi passar o "pente fino" nesses arquivos para ver toda a sua estrutura interna, e o que eu encontrei me deixou horrorizado.

Entrei dentro dos arquivos principais do RPG Maker 2000 como um vírus e em pouco tempo desestruturei totalmente a estrutura dos códigos contidos no interior desses arquivos, a partir daí tenho acesso para modificar qualquer dado que eu queira, inclusive estruturas de diretórios, nomes e conteúdos de arquivos, datas, horas, tamanhos, valores, a maneira como esses arquivos são executados ou simplesmente lincados entre si, locais de arquivos e diretórios, e muito mais. Com isso, consegui desenvolver uma trava quase que perfeita, pois tudo agora é alterado e modificado como quiser. O programa deixa de gerar os arquivos que conhecemos para gerar novos arquivos com informações diferentes e usando de programação de alto nível orientada a objetos para ter um controle maior desses arquivos já gerados pelo software e que ainda serão gerados por ele, tornamos assim uma segurança quase que perfeita. Porquê quase que perfeita? Por somente existir uma maneira de reverter esse processo e nesse caso, o trabalho seria muito maior que triplicado e mesmo nesse caso, o programador teria que saber exatamente como essa "trava" foi criada em seus mínimos detalhes para poder reverte-la. É muito difícil essa reversão e posso afirmar com toda segurança que hoje até o momento não existe nada, repito, nada tão avançado e nem existirá para a proteção de um jogo desenvolvido no RPG Maker, tanto que não se pode usar os arquivos de trava criados para um jogo em outros jogos, esses arquivos nem mais existem, foram todos alterados ou substituídos, e cada um tem uma integridade totalmente nova e ligada ao jogo.
Agora vocês me perguntam, "- Foi isso que te deixou horrorizado?", e eu respondo não... Não foi, isso apenas me fez dormir um pouco mais sossegado.

Quando passei o "pente fino" nos arquivos do RPG Maker 2000, encontrei uma coisa muito estranha. Alem de tudo o que citei acima, tive acesso aos dados de quando o RPG Maker 2000 era "bebezinho", não riem... é serio. Tive acesso a dados de criação do programa desde o primeiro arquivo até os nomes de todos os arquivos de projeto do jogo e posso afirmar com a máxima certeza... O RPG Maker 2000 foi criado no Delphi.

Como todo programador sabe, o Delphi quando salva seu projeto (software) salva os arquivos com extensões:.PAS (Arquivos que contem os códigos, units, procedures, variáveis, etc...),.DFM (O projeto visual, o formulário, os botões e demais objetos) e.DPR (O projeto que liga e monta tudo isso).

Agora vem o estranho, todos esses arquivos vem com informações de uma unidade de disco nomeada como D: com diretórios com o nome de LUCIFER. Veja, vou citar um exemplo: D:\HOME\LUCIFER\NOME DO ARQUIVO. Todo o caminho dos arquivos criados para desenvolver o RPG Maker 2000 tem esse caminho inicial, todos sem exceção. O RPG Maker 2000 foi criado dentro desta pasta.

Bom... LUCIFER todo mundo sabe o que significa, não preciso nem explicar teologicamente ou cientificamente. É o "Príncipe das Trevas"... o cão, a besta, o capeta, demônio, satanás, sua sogra, seu Windows, o que você quiser pensar, resumindo é qualquer coisa que faça da sua vida um inferno.

Bom... HOME em inglês traduzido para o português vira CASA... Que todo mundo também sabe, não precisa saber muito de inglês para traduzir isso.

Bom... Não quero parecer neurótico quanto a esse assunto, mas, LUCIFER NA SUA CASA é foda. Tipo, " - Somos membros da ASCII... jovens de todo o mundo, baixem o RPG Maker e coloquem LUCIFER NA SUA CASA"... ou ainda "- Somos apenas um bando de idiotas que quando não tem o que fazer colocamos " *eggs " dentro de programas assim como a Microsoft faz com o Excel 95"... Ou simplesmente assim... " – Sou anticristo sim e dane-se, todo mundo vai ter um pouco do meu ódio e descrença" ...Ou sarcasticamente dessa forma..." – Eita Porra! Todo mundo levando LUCIFER PRA CASA, essa molecada nem imagina!"

Aqui vai um recado para quem faz isso, seja na ASCII, MICROSOFT ou em qualquer outra softwarehouse do mundo.

Gente! Programação é coisa séria! Não é brincadeira de gente irresponsável. Esse tipo de coisa só prova que há uma verdadeira desorganização nessa área. Imagine você usando um software dentro de um aeroporto para controlar o tráfego de aviões e de repente, não mais que de repente tudo trava por causa de uma brincadeira dessas e uma tragédia acontece. Não sei se vocês sabem, mas existe um "*egg" dentro o Excel 95 com um jogo em primeira pessoa "tipo DOOM", esse "*egg" aterrorizou as pessoas que descobriram... E você não acredita? Tire então a prova... Faça você mesmo, instale o Excel 95 "não é o Excel do Office 97" e siga as etapas abaixo.

1. Execute o Excel e abra um arquivo novo.
2. Posicione-se na linha 95.
3. Clique o botão de número 95, assim a linha inteira ficará selecionada.
4. Pressione TAB, para ir para a segunda coluna.
5. Agora, com o mouse, selecione o menu Ajuda (?) e entre em "Sobre Microsoft Excel...".
6. Pressione as teclas Ctrl + Alt + Shift e (mantendo-as pressionadas), com o mouse, selecione a opção "Suporte ao produto" na janela de ajuda.
7. Aparecerá uma janela com o título: THE HALL OF TORTURED SOULS, que significa "O SALÃO DAS ALMAS TORTURADAS".
Isto é realmente aterrorizante. É um programa similar ao jogo Doom, e você pode percorrê-lo com os botões de direção (setas). Nas paredes aparecem os nomes, em movimento, das almas torturadas.
8. Agora vá até as escadas e volte em direção à parede que estaria às suas costas ao começar o jogo. A branca e quadriculada.
9. Tecle EXCELKFA.
Isto abre a parede e revela outra passagem secreta. Entre nela e tente não cair do caminho elevado (isto é extremamente difícil), quando você chegar ao final, verá algo realmente aterrorizante.

Gostaria de saber como essas empresas se defenderiam disso, me processando? Dizendo que é apenas uma brincadeira nada mais? Quem sabe por causa desse tipo de coisa totalmente desnecessária infiltrada dentro de nossos softwares sejam responsáveis pela péssima qualidade dos mesmos, causando travamentos sem explicação e prejuízos ás empresas.

Não sei que tipo de repercussão esse artigo vai dar. Provavelmente ele será lido por centenas ou até quem sabe milhares de pessoas. Espero não estar sendo neurótico ou estar levando esse assunto muito a sério, mas acredito que brincadeira tem hora e lugar certo, você paga pelo que usa, então você deve exigir qualidade e segurança para não jogar dinheiro fora. Outra coisa importante, ser ateu é muito diferente de ser anticristo, o ateu não acredita e deve ter sua opinião respeitada, já o anticristo acredita e renega, esse sim deve ser intitulado como um porco sujo maldito, pois renega sua própria criação.

* (egg) = pequeno programa camuflado dentro de um software qualquer.

Peço a todos os leitores deste artigo que se manifestem dando suas opiniões. Criei um tópico no fórum, CHIC-CHAT com o título de "O que há por trás do RPG Maker 2000". Visitem esse fórum para dar suas opiniões e discutirem sobre o assunto, mas lembrem-se, opinião é opinião, e deve ser acima de tudo respeitada.

Este artigo abordou três pontos principais:

1. RPG Maker 2000 (egg, proteção dos jogos);
2. A responsabilidade ao desenvolver um software;
3. Os "eggs" irresponsáveis contidos em alguns softwares.

Obrigado a todos...
M. Giovanne Link

28/08/2013 às 01:42 #1 Última edição: 15/11/2017 às 17:08 por Yakusho
Diz a lenda que quando foram fazer o RPG Maker, fizeram um contrato com Lucifer pra aumentar a fama da engine.


Existem váarios "segredos" e "suposições" interessantes assim...
Como por exemplo o about:mozilla, que é um livro muito maneiro que aparece quando digita isso na URL do mozila...
Ou a foto de zumbis na versão antiga do Versão Android... Enfim, muitas coisas maneiras que eu acho que foram feitas apenas para descontração...
.

The Drake Legend? Eu joguei!!!! Pena que o projeto não foi para frente.

Eu fiquei sabendo desse "bug" acho que foi por um tópico do Tanatos. Sei lá, mas acho que esse cara deu uma exagerada no tópico dele. Tipo nesse parte:

CitarImagine você usando um software dentro de um aeroporto para controlar o tráfego de aviões e de repente, não mais que de repente tudo trava por causa de uma brincadeira dessas e uma tragédia acontece.

Não só ele, mas algumas outras pessoas. Lúcifer é um nome tão bonito, "portador de luz" segundo a Wikipédia, e só porque na Bíblia está escrito que esse é o nome do chifrudão algumas pessoas ficam com um pé atras por causa do nome. Mesma coisa com o nome Hitler, você não vai ver ninguém com esse nome. Só porque houve um Hitler babaca não quer dizer que o nome é maldito. Certas pessoas dão poder demais para uma palavra e acham que ela carrega algum tipo de maldade consigo.

Mas enfim, eu fiz um busca rápida e não encontrei a resposta para esse tal de Lucifer. Mas acho que deve ter sido algum "egg" da equipe ou então algo que eles esqueceram de tirar do jogo. Satanismo? Acho que nem chega perto!

Viva a lenda!



Eis a razão pela qual os meus projetos nunca vão para a frente!  :malvado:




"A estrada é longa e desconhecida, e cada passo será um momento inesquecível,
rumo aos mais belos lugares que se escondem para lá do que ainda não conheci."






Citação de: VincentVII online 28/08/2013 às 08:52
The Drake Legend? Eu joguei!!!! Pena que o projeto não foi para frente.

Eu fiquei sabendo desse "bug" acho que foi por um tópico do Tanatos. Sei lá, mas acho que esse cara deu uma exagerada no tópico dele. Tipo nesse parte:

CitarImagine você usando um software dentro de um aeroporto para controlar o tráfego de aviões e de repente, não mais que de repente tudo trava por causa de uma brincadeira dessas e uma tragédia acontece.

Não só ele, mas algumas outras pessoas. Lúcifer é um nome tão bonito, "portador de luz" segundo a Wikipédia, e só porque na Bíblia está escrito que esse é o nome do chifrudão algumas pessoas ficam com um pé atras por causa do nome. Mesma coisa com o nome Hitler, você não vai ver ninguém com esse nome. Só porque houve um Hitler babaca não quer dizer que o nome é maldito. Certas pessoas dão poder demais para uma palavra e acham que ela carrega algum tipo de maldade consigo.

Mas enfim, eu fiz um busca rápida e não encontrei a resposta para esse tal de Lucifer. Mas acho que deve ter sido algum "egg" da equipe ou então algo que eles esqueceram de tirar do jogo. Satanismo? Acho que nem chega perto!

OBS: Em momento algum a Biblía alega que Lucifer é a mesma pessoa que a Besta. O que conta sobre Lucifer é que ele é/foi um anjo caído.

30/08/2013 às 06:23 #7 Última edição: 30/08/2013 às 06:36 por Cronus
Não faz muito tempo que eu descobri isso aí, através do Jalax (que até tentou fazer uma zoeira de primeiro de abril que não pegou, haha).

Tudo o que tenho a dizer é: japoneses tão pouco se lixando pra cristianismo, convenhamos.

Desde os primórdios da tecnologia e do mundo dos jogos, boa parte do material do japão conteve referências religiosas, geralmente utilizando o cristianismo de base. Usar o cristianismo como um tema é tão folclore na cultura oriental quanto usar mitologia japonesa é folclore pra cultura ocidental. Pegue aí boa parte das franquias de jogos mais famosas que temos. Shin Megami Tensei, Castlevania... a lista vai longe.

Enfim, nada mais do que uma besteira aleatória de um programa que sequer foi ocidentalizado oficialmente. O ocidente e oriente médio nem foram o público alvo do RM2k, e citar Lucifer pra quem tem uma cultura não cristã tem tanto peso quanto contar história do saci pererê.

Also, acho que esse artigo deve ter sido escrito há tempo de mais. Não sei se foi alguma trollagem do MGL, se realmente levou a sério (e nesse caso torceria pra ele ter mudado de opinião, porque tem muita contradição nessas opiniões haha). Mas devo citar pelo menos um trecho que me fez rir:

Citar" - Somos membros da ASCII... jovens de todo o mundo, baixem o RPG Maker e coloquem LUCIFER NA SUA CASA"

Esse trecho poderia ser substituído facilmente por "Vamos lá internet, nos traga um cara chamado Don Miguel pra traduzir o nosso programa, pirateá-lo, compartilhá-lo ilegalmente pra que se popularize pelo mundo todo e nos cause um prejuízo de alguns milhões. E claro, se isso acontecer, que pelo menos levem Lucifer pra casa deles.", rs.

Ah, sobre a famosa parada do excel, como já dito não é nada mais do que um easter egg (que ele chama só de "eggs".) Como todo mundo já sabe (porque ninguém aqui nasceu ontem), se chama easter egg justamente por ser um bônus escondido. E no caso desse aí do Excel, Doom era simplesmente um jogo extremamente popular na época e resolveram fazer uma versão disso dentro do Excel. Fim.

30/08/2013 às 08:44 #8 Última edição: 30/08/2013 às 11:26 por VincentVII
@Enter

Sim, mas atualmente o nome é interpretado como sendo o do próprio Diabo. Você até encontra novas bíblias impressas com essa informação. Tente perguntar na rua quem é Lúcifer e verá que a resposta mais comum será o Diabo em vez de um anjo caído.

EDIT: Agora que eu estou no PC dá para explicar meu ponto melhor. Eu quis mostrar no meu argumento o poder que as pessoas dão para uma palavra. Você menciona Lúficer é a primeira coisa que vem na cabeça delas é o Diabo. Mesmo que esse não seja o significado real, é o que foi atribuído a ele. E só por causa disso tem gente que fica com um medo desnecessário dessa palavra, como se ela fosse alguma maldição. É simplesmente um nome.

Viva a lenda!