O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Criando Casas de Horror

Iniciado por -Slayer!, 08/07/2014 às 20:45

Paisagem Digital - Casas de Horror
A pedido dos membros: Amayah e -Link...
:linha3:

Então pessoal volto com mais um tutorial, demorou realmente para elaborar todo tutorial porque o gênero Terror abrange diversos fatos, minha previsão é que eu terminasse toda essa aula em três dias por causa que não to fazendo nada, porém não deu, mas o que importa é que estamos aqui com ele prontinho, mais uma vez vou deixar aqui os Links para se quiserem fazer algum pedido: Paisagem Digital - Centro Rpg Maker , Paisagem Digital - Mundo Rpg Maker. Estarei hoje mostrando a vocês um pouco de Mapas de Horror !

Planejamento
:linha3:

Bom, muitas pessoas culpam os gráficos do Rpg Maker por não conseguir fazer um jogo de Terror, mas podemos ver que temos projetos famosos e com qualidades incríveis. Exemplos: Ao Oni e Mad Father. Por uma simples razão eles se destacam o foco não é nos gráficos, o foco é em um bom ENREDO e em uma boa TRILHA SONORA, não vou explicar isso tudo por aqui, pois vou focar realmente nos gráficos, vou deixar aqui uma matéria do Caio Varalta que fala um pouco do gênero horror e a leitura vale a pena para aqueles que queiram elaborar um jogo assustador, O segredo dos jogos de Terror.

Vamos agora voltar a área de mapeamento, neste mapa focaremos na iluminação e nos pequenos detalhes (Manchas de Sangue e Rachaduras).

Pequenos Detalhes: Parte essencial no tutorial, aqui iremos mostrar manchas de sangue tanto no chão quando em paredes e até nas mobílias de nossa casa. Melhor ainda será se alguns dos objetos estejam ligados a seu enredo, tudo o que é assustador é bem-vindo, seja os restos de ossos, o cálice de sangue, o machado ensanguentado, o espirito maligno e por ai vai...

Iluminação: Para conseguirmos sentido no nosso mapa precisaremos de uma ambientação sombria. Por isso iremos puxar nossa tonalidade, para o escuro e utilizaremos pequenos pontos de luzes, como velas, lampiões, objetos de pequeno porte com baixa iluminação. Temos também duas opções puxar nossa tonalidade a Azul por ser um cor muito utilizado em jogos de terror, ou então puxar nossa tonalidade ao vermelho, para relembrar aquele aspecto de sangue, isso vai ao seu critério, no tutorial eu optei pela tonalidade Azul com névoas, verá mais a frente no tutorial.

Por ultimo eu resolvi preparar um pacote com algumas coisas para vocês fazerem o seus mapas, Clique aqui para baixar, vocês também podem procurar seus materiais pela internet.  Vamos então ao tutorial.  ↓

Cenário
:linha3:

Como base certifique-se onde ficará cada comodo para depois o tamanho não ficar desproporcional ou não caber o que você espera. Fiz então uma base simples e defini onde cada comodo ficara, então temos uma planta completa de nossa casa  :hahaha!:


Então pessoal, com o Photoshop começamos a caprichar, comecei pela cozinha, coloquei um fogão e uma geladeira para mostrar que ali realmente era uma cozinha, então adicionei pequenos detalhes, armários para armazenar alguns recipientes e alguns Barris para terminar de enche-la. Dicas: Pode ser adicionado algum tipo de sangue no microondas, simulando que esquentou alguma coisa ali até explodir cérebro, cachorro e etc, Sangue esparramado pelo fogão para cicatrizar alguma ferida. Calma não sou psicopata.


Logo após isso fui fazer a sala de jantar, então adicionei nosso primeiro ponto de luz e um quadro que parece obscuro. Dicas: Na lareira você pode por um corpo morto escorrendo sangue e na cesta pode por algum item se quiser.


Agora vamos ao nosso quarto. Como qualquer outro adicionei uma cama e outro ponto de luz, perceba que botei  uma porta para ir há um novo comodo, deixei a passagem lateral do quarto para o personagem entrar no nosso banheiro.


Agora o banheiro, organizei tudo como um banheiro normal. Tente deixar os banheiros com o piso de ladrilho. No banheiro você pode fazer coisas assustadoras... Dicas: A aparição de um espirito no espelho, sangue derramado pela banheira, ossos dentro da lixeira, é bem-vindo tudo o que é assustador.


Nesse ultimo comodo, fiz uma pequena passagem para outro mapa, no caso seria o porão. Lá você pode caprichar no horror segue as Dicas: corpos jogados, ossos para todo lado, muito sangue, muito escuro. Se possível simule o seu personagem segurando uma vela ou uma lanterna, para da ainda mais aquele tom de medo.


Certifiquei-me dos locais vazios da casa e preenchi ela de acordo ao nosso gênero. Aqui você tem livre e espontânea vontade de por qualquer coisa que você deseja seja um piano, uma mesa, um balde e por ai vai, cheque como preenchi o local.


Agora chegou a parte mais importante, derramar o sangue pela casa, vamos usar imagens de sangue para fazer tudo isso, no meu pack eu disponibilizei as que eu usei, então aqui basta sua criatividade, como já disse acima você pode derramar sangue no chão, nas paredes e nas mobílias. Tente não acumular sangue em apenas um lugar, espalhe ele por todo o local.


Essa é uma parte simples, esta etapa se da em fazer as rachaduras do chão e das paredes, então temos que fazer um certo procedimento, Clique Aqui para ver uma breve demonstração que fiz para vocês conseguirem realizar esse passo, com isso temos um resultado cada vez mais assustador, observem:


Chegou a hora da iluminação né...

Iluminação
:linha3:

Novamente não vou explicar a Teoria de Iluminação, só vou explicar aplicada no mapa. Voltando, o primeiro passo da minha iluminação foi escurecer minha casa puxando para tonalidade azul, basicamente eu criei 3 layers, uma eu preenchi com preto e mudei a opacidade, a com azul fiz o mesmo procedimento e na terceira criei nuvens, para dar um aspecto sombrio e abaixei mais uma vez a opacidade, para ficar mais claro aconselho a baixar o arquivo, esta tudo muito organizado.


Dei luz agora aos nossos pontos de iluminação, a luz da janela eu usei o mesmo procedimento da aula passada, mas as velas eu fiz por meio de Brushs e modos de blendagens, isso vai a critério de cada um, achei essa iluminação mais adequada para o local, por esse motivo fiz ela.


Para concluir não podemos esquecer de nossas sombras. Nessa parte você tem que ter muito cuidado, coisas aqui vão influenciar na sua sombra, seja a intensidade da luz, a direção e a distância da mesma, enfim aconselho vocês verem um tutorial especifico a isso.


Então hoje é isso pessoal, espero que tenha gostado, comentem ai que gosto de criticas e elogios.

Legal o tutorial -Slayer!, mas eu achei que a casa está muito "arrumada" para ser uma casa de horror, acho que faltou você espalhar mais os objetos, deixar por exemplo estantes ou cadeiras quebradas pelo chão ou espalhadas, ficaria melhor, e quanto a parte da iluminação até que ficou legal, mas acho que talvez uma tonalidade um pouco mais escura e também melhorar um pouco a luz das velas cairia melhor, mas para os iniciantes que queriam saber por onde começar, é um ótimo tutorial realmente, parabéns pela iniciativa, abraços
Fazer mapas é uma arte, faça como se fosse o seu último.




Lycanimus: Verdade. Eu falhei na hora de aplicar as rachaduras nas mobílias, mesmo posicionando-as de um modo que se encaixassem não cheguei a um bom resultado. Então preferi remove-las, agora o lance dos objetos caídos pelo chão é uma boa ideia, quem quiser fazer isso ai é uma boa dica.

     Curti muito o tutorial, só não gostei da tonalidade qe ficou o mapa, deveria ter ficado um pouco mais escuro e com mais efeito de neblina, nesses casos eu uso uma fog diminuo sua opacidade, mas no geral ficou muito bom. Ótimo trabalho!


See Ya!
Mind: Até onde sua mente vai?

lordiuri: Realmente cada um tem uma opção de iluminação, a tela podia ser mais escura, até pensei em deixar a tela preta com 70 % de opacidade, mas quando fiz isso, o sangue derramado pela casa praticamente sumiu nos locais onde tinha ausência das velas, então optei deixar um pouco mais claro...

Bacana!

Eu diminuiria o tamanho da casa (1x1) para que os objetos ficassem um pouco mais próximos um dos outros para
que não ficasse tanto espaço livre na casa, quebraria mais objetos por aí e diminuiria um pouco a iluminação.
O legal do terror é exatamente vc não saber o que te aguarda na escuridão.

Enfim, como um todo o mapa está bem legal, só (na minha opinião) reforçaria o que eu disse ali em cima.

"Um gênio é 1% de inspiração e 99% de transpiração."

Thomas Edson

Você voltou a usar um cachorrinho?
Caham*, a aula em si ficou muito boa e fico feliz que tenha disponibilizado um pouco de seu tempo para criar ela.
Eu já fiz um projeto pessoal de horror e inclusive tenho até um pack destes tiles aqui, mas nesses casos a iluminação deve ter um aspecto meio sombrio. Por exemplo, uma sala com apenas uma lâmpada e tal, daí tem uma parte escura nos corredores e uma fog com uma opacidade bem baixa para dar um ar sombrio, para completar uma música sombria com uns efeitos sonoros de neblina...seria bem interessante.
No mais, gostei da aula. Em breve vou fazer um mapa de terror para ver se ainda levo jeito pra coisa.

Lans: Entendi, tentei deixar o mais preenchido possível a casa, quis deixar a casa um pouco maior, para o personagem demorar um pouco de tempo a mais de chegar em um comodo e outro, que com isso a tela irá se arrastar, deixando um vácuo atrás do herói e quando ele voltar baw uma especie de Slender ^^. Tipo isso sabe.

Alisson: Sou amante de animais era um leão antes. Legal valeu ai pelos elogios fico contente com isso, já vi diversos jogos de terror e muitos deles utilizam lanterna, até eu mesmo já criei um jogo de terror para o concurso medo do escuro... Fog é também uma maneira legal de aplicar um clima sombrio, principalmente se ela mover... Mas enfim é isso.

Muito bom tutorial  :clap: , será que pode disponibilizar o tileset que você usou ?
:clap:

SupremeeL:Aqui está tudo o que utilizei: Clique Aqui para fazer o download. Valeu, é sempre uma honra ajudar vocês.

Belicima aula de Mapeamento caro colega,mas uma pergunta esse modelo de criação serviria para se criar interior de castelos? Pois acho que ficaria bacana um castelo com um interior mais sombrio ao invés do velho clássico de sempre :será:

CLEITON GOBATTO: A tecnica pode sim ser aplicada em interior de castelos, porém você vai precisar de uma grande dedicação nos detalhes, pois sabemos que castelos são imensos por dentro e no mapeamento nunca é bom deixar mapas vazios, os detalhes seriam extremamente essenciais. É sempre bom explorar tudo o que tem direito para fazer o que quiser.

Muito o resultado final ! Vlw pelo tutorial vou usar ele com certeza !

Selitto: Obrigado amigo é bom ajudar.