O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Jogos Indie? Como são produzidos?

Iniciado por Adriano Henrique, 08/03/2016 às 17:31

08/03/2016 às 17:31 Última edição: 08/03/2016 às 17:48 por King Gerar
Olá pessoal, sei que jogos indie são mais sofisticados porém como se faz para lançar um jogo independente? Não falo de pirataria mas sim de reaproveitar um console antigo e semi esquecido que porventura possamos ter.

Exemplo: Sega Dreamcast, ouço falar que até hoje se fazem games pra ele de modo independente, perguntas:

Quais peças são necessárias para que ele funcione?

Se não existe mais a midia GD como se faz para instalar um HD externo?

Peças como Pistolas para se jogar games de tiro como The House of the Dead, existem.

Como faço para ter uma equipe? Equipamentos e um pouco de sorte?

Obrigado gente e desculpe o incomodo, estou confuso.

08/03/2016 às 18:50 #1 Última edição: 08/03/2016 às 19:01 por Cronus
Bem, são muitas perguntas diferentes e nem todas pertinentes ao mesmo assunto, mas vou tentar responder com o que eu sei.

CitarOlá pessoal, sei que jogos indie são mais sofisticados porém como se faz para lançar um jogo independente? Não falo de pirataria mas sim de reaproveitar um console antigo e semi esquecido que porventura possamos ter.

Exemplo: Sega Dreamcast, ouço falar que até hoje se fazem games pra ele de modo independente

Tem duas questões diferentes nesse parágrafo. A primeira é sobre jogos indie, e a segunda é sobre fazer jogos pra consoles antigos, isso se entendi certo. É importante saber que as duas coisas não são diretamente relacionadas, e jogos independentes não são exclusivamente feitos pra console, muito menos consoles antigos. Mas sim, existem empresas indepenentes que são especializadas em fazer jogos novos pra consoles antigos, como a Super Fighter Team ou NG:Dev.Team, entre outras. Em alguns casos essas empresas produzem um jogo novo (vezes conhecidos como homebrews), mas em muitos outros eles trabalham fazendo um port de um jogo existente ou licenciando e finalizando jogos que foram cancelados.

Mas é importante levar em conta que esses jogos são feitos em quantias limitadas, e muitas vezes o público alvo vai ser colecionadores. Por exemplo, o jogo de Neo Geo Knight's Chance foi vendido a $349 USD e em quantia bem limitada, que já esgotou. Ou seja, produzir esses jogos é um modelo de negócios bem específico e não tem o mesmo alcance ou mercado que os jogos independentes feitos pra PC/Mobile/Consoles atuais tem.

CitarQuais peças são necessárias para que ele funcione?

Se não existe mais a midia GD como se faz para instalar um HD externo?

Peças como Pistolas para se jogar games de tiro como The House of the Dead, existem.

Essas perguntas eu não sei responder com percisão, mas pra se fazer um jogo desse tipo você precisa tanto do hardware apropriado quanto do conhecimento de software, que variam de console pra console. Geralmente as pessoas que fazem homebrews já tem algum conhecimento na área, e acho que qualquer um pode aprender. Você só vai precisar encontrar os componentes necessários, mas aí tem que dar uma pesquisada porque não faço ideia de como isso funciona. Mas devem haver fórums e comunidades específicas sobre esse tipo de coisa pela internet.

CitarComo faço para ter uma equipe? Equipamentos e um pouco de sorte?

Então, essa pergunta pode ter várias respostas. Se você quer montar uma equipe pra fazer qualquer coisa, é importante que antes de tudo você tenha o conhecimento e o equipamento necessários, seja pra fazer um homebrew ou um indie pra pc. A partir daí é uma questão de se conhecer outras pessoas com interesses em comum e que queiram colaborar com você, e pra conhecer pessoas existe mil e uma formas.

Eu tentei responder com foco na coisa dos homebrews, mas como falei no começo, o mercado de jogos indie é muito maior e mais abrangente do que isso. Vale dizer que é muito mais fácil fazer um jogo pra Mobile,PC ou console atual do que fazer um jogo pra um console que está fora de linha.

Existem muitas ferramentas pra se produzir jogos independentes e plataformas como a Steam ou Appstores tornam o processo de distribuição bem fácil. Fora isso, as principais empresas de consoles (Sony, Microsoft e Nintendo) possuem processos pelos quais um desenvolvedor independente pode se submenter pra colocar o seu jogo nas suas plataformas através de distribuição digital. E algumas empresas independentes que tem contatos com publishers conseguem até vender versões físicas dos seus jogos quando há demanda.

Saudações!

Sobre os jogos feitos de forma independente em consoles antigos, vou indicar um link sobre o assunto do Wikipédia.

Coloquei tanto as versões em português e em inglês. A página brasileira (como padrão), não tem tanta informação. Mas, é um ponto de partida.

Texto em inglês: https://en.wikipedia.org/wiki/Homebrew_(video_games)

Português: https://pt.wikipedia.org/wiki/Homebrew

Espero ter auxiliado.

Até mais!
Canal YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCYZbBHdVs1zKPJi-epNZB-w

Visitem também minha idéia de jogo (A Jornada): http://centrorpg.com/index.php?topic=14189.0

E...gostaria de ter um review do seu jogo/projeto? Veja como em: http://centrorpg.com/index.php?topic=14491.0

Só deixando claro que indie é tudo que não é feito nem publicado por um estúdio grande.
Tanto é que antes dos jogos indie tinham as bandas indie.
Our work is never over

Citação de: DarkHyudrA online 08/03/2016 às 22:52
Só deixando claro que indie é tudo que não é feito nem publicado por um estúdio grande.
Tanto é que antes dos jogos indie tinham as bandas indie.

não têm apoio financeiro
fora as vantagens que as produtoras têm, na divulgação e no mercado

09/03/2016 às 16:10 #5 Última edição: 09/03/2016 às 16:22 por Cronus
Citação de: Blut online 09/03/2016 às 03:04
Citação de: DarkHyudrA online 08/03/2016 às 22:52
Só deixando claro que indie é tudo que não é feito nem publicado por um estúdio grande.
Tanto é que antes dos jogos indie tinham as bandas indie.

não têm apoio financeiro
fora as vantagens que as produtoras têm, na divulgação e no mercado

Na verdade a definição de jogo Indie já se tornou muito mais abrangente do que isso. Não é tão simples dizer quando um jogo é ou não é "Indie".

Há muitos jogos independentes feitos com investimento externo como crowdfundings (Shovel Knight, Chroma Squad e qualquer coisa do Kickstarter) ou até apoio governamental como leis que favorecem a criação de conteúdo cultural (Fez, Toren, Limbo). Há estúdios independentes que recebem financiamento e suporte das grandes companhias de consoles, geralmente pra obter vantagem no lançamento ou exclusividade do jogo (Super Meat Boy, No Man's Sky). E claro, há muitos Indies pequenos que fazem um contrato com uma publisher pra obter as vantagens de distribuição, promoção ou até investimento, como qualquer jogo publicado pela Devolver Digital (especializada em Indies).

Na minha opinião o termo "Jogo Indie" já está meio datado e é cada vez mais difícil de classificar, pois não dá pra aplicar uma forma específica em todos os casos. Se você disser que um Indie é só um jogo feito por uma equipe pequena, sem investimento externo e sem uma companhia publicando, MUITOS jogos Indie que são referências da indústria não se enquadrariam no termo.

Segue um video relevante ao assunto, de referência:
Spoiler
[close]

09/03/2016 às 18:13 #6 Última edição: 09/03/2016 às 18:14 por Adriano Henrique
Obrigado pelas explicações pessoal, vocês são muito prestativos  :ok: mas pelo que eu vi Homebrew nem sempre é pirataria, como eu disse, desejo fazer algo para consoles antigos, ter lucro financeiro é bom sem dúvida, mas creio que a grande maioria dos makers faz o que faz mas por arte e prazer do que lucro em si (embora ganhar um trocado seja bem vindo).

Enfim não falo de pirataria (e não to aqui pra julgar ou condenar absolutamente ninguém). Mas o Sega Dreamcast é mais amado do que eu esperava. Acho que vou entrar em contato com essa galera, tenho muitas ideias e resourcers de certa forma.

Fiz uma pesquisa e encontrei algumas peças e encontrei algumas paradas interessantes, e encaches para HD externo para o Dreamcast.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-725391928-dreamcast-hd-ide-no-sega-dreamcast-_JM

Spoiler
[close]

Pena que são poucos brasileiros se interessam em Homebrew mas nos EUA e no Japão eles podem ir longe.

Tenho um amigo cineasta que me explicou que ele pede um edital e recebe uma quantia do ministério do governo da cultura para trabalhar nos projetos cinematográficos dele.

Como eu queria uma equipe pois a engine gráfica para isso é mais complexa de se usar, mas vou tentar. Talvez quem sabe um Kickstater ou algo do tipo. Mas vou continuar trabalhando em meu projeto e tentar evolui-lo. Obrigado Cronus, obrigado a todos.  :XD:


09/03/2016 às 21:40 #7 Última edição: 09/03/2016 às 21:59 por Blut
Citação de: Cronus online 09/03/2016 às 16:10
Na minha opinião o termo "Jogo Indie" já está meio datado e é cada vez mais difícil de classificar, pois não dá pra aplicar uma forma específica em todos os casos. Se você disser que um Indie é só um jogo feito por uma equipe pequena, sem investimento externo e sem uma companhia publicando, MUITOS jogos Indie que são referências da indústria não se enquadrariam no termo.
tem razão

cresceram o olho no crowfunding, não é surpresa

mas referência indie para mim, são os jogos "não-industrializados"; não-padronizados
para um público "seleto"

independente da aceitação e o lucro