O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Meu primeiro jogo... e os seus erros!

Iniciado por VincentVII, 11/11/2013 às 11:13

O Tesla ainda ta vivo e veio comentar essa matéria linda. :D

Poxa, existem até pessoas veteranas fazendo a parada das idéias excessivas, além de que vejo com frequência tópicos alheios sem nem projeto, x_x

Acho que ta na hora de conscientizar os novatos/veteranos que aderiram esses erros com essa matéria, que por sinal é ótima. :D

Eu to criando um game chamado: cristal eterno mas percebi que a história se passa muito rápido no começo :P
depois posto a demo pra vcs

Basicamente isso que você falou, Tesla!

[user]sachymiro[/user]

Ok, cara! É sempre bom saber que os membros estão iniciando seus projetos, mas o objetivo do tópico não é ficar fazendo divulgação do mesmo. Estamos falando sobre os erros que costumamos cometer nos nossos primeiros projetos.

Viva a lenda!



QUERER PASSAR DE LEVEL SEM EXP esse foi em primeiro erro no meu primeiro jogo aqui esta ele: O Caçador de Monstros http://www.mundorpgmaker.com.br/forum/index.php?topic=101145.
não sabia muito sobre o rpg maker e queria criar algo grande mais a verdade e que sem conhecimento não chegamos a lugar nenhum
A DOENÇA DO SCRIPT DE LOADING sim tbm entre nessa bosta depois que estudar sobre a criação de jogos vai entender que isso e desnecessário
NÃO SABER RECEBER CRITICAS acho que isso e um problema para qualquer maker novato então leia bem os comentarios e procure sempre a melhor form de responder(lembrando criticas negativas são QUASE sempre para nosso bem assim podemos saber onde estamos errando)

acho que esse foi os meus principais erros no meu primeiro projeto e acho tbm que foi é são os principais erro dos novatos e seus primeiros projetos. 
''Você nunca sabe a força que tem, até que a sua única alternativa é ser forte.''

 Algo interessante, este tópico esta me fazendo querer dar um 'freeze' no meu atual projeto(Ixion) e investir em algo mais simples como forma de re-aprendizado. Não que ele esteja errado ou minhas ações convem de acordo com um ou mais pontos citados, mas sim pois achar que não estou realmente preparado pra criar algo 'grande'
no VXA.

Não sei até que ponto isso seria legal mas com certeza me deixaria mais tranquilo em relação a N coisas.
Clique nas imagens p/ visualizar as aulas



17/11/2013 às 18:00 #20 Última edição: 17/11/2013 às 18:03 por FalconGod
Na minha opinião de quem já se enrolou muito, acredito que todo mundo deveria começar com o RTP. Eu entendo a limitação, mas é perfeito para aprender, ajuda a criar o senso de limite criativo, que é inevitável no RPG Maker, pois na maioria das vezes trabalhamos sozinhos e numa engine pré-programada, apesar de customizável. Não é a mesma coisa que trabalhar numa Unreal ou Frostbite, por exemplo. Um dos grandes problemas de makers inexperientes é querer fazer o novo Final Fantasy do zero, com tudo de fora. Não é má idéia, mas é muito complicado, exige muita dedicação, principalmente trabalho com Database, que é muito subestimado. Para mim, é o mesmo que tentar tocar "Tears in Heaven" no violão sendo que você acabou de aprender "Vira-Vira" dos Mamonas. Olha o "Querer passar de lvl sem XP" aí.

Outro problema que eu já vi muito é o "Complexo do Astronauta". O cara acabou de aprender a mexer no Maker e quer por que quer fazer uma ficção científica. O RTP é praticamente todo mediveval/moderno, são necessárias horas e horas de procura de recursos ou até fazer grande parte do zero. Se bem feito fica maravilhoso, mas para um novato, é dificílimo. Não que eu tenha feito isso, claro. Meu primeiro projeto hahaha, bons tempos!

Enfim, para mim, o bom maker é aquele que sabe os seus limites. E isso vem com o tempo, e, mais importante de tudo, errando. Então é válido cometer um desses erros primordiais, ajuda a crescer, acho que todo mundo acaba passando por isso, mas achei legal a enumeração, está bem precisa! :ok:

Citação de: FalconGod online 17/11/2013 às 18:00
"Complexo do Astronauta"
Lol, isso realmente acontecia e não era pouco. A grande sorte dos novatos é que hoje existem recursos para esses tipos de jogos AOS MONTES, então a ideia da dificuldade de acha-los não tem mais fundamento. O que eu concordo com você é na questão da simplicidade das ideias e até já fiz um tópico reclamando da falta dessa tal simplicidade, apesar de que a grande maioria aqui veio para o Maker pensando em criar um novo Final Fantasy(não mintam, porque eu sei que é verdade!!). Acho que esse erro é um mal necessário, principalmente pelo choque de realidade que o fracasso vai trazer.\o






Citação de: K.A.O.S online 17/11/2013 às 17:31
Algo interessante, este tópico esta me fazendo querer dar um 'freeze' no meu atual projeto(Ixion) e investir em algo mais simples como forma de re-aprendizado (...)

Não faça isso ou eu vou me sentir muito culpado!  :ded:




Acho que o maior problema dos novatos tentando fazer ficção científica (no caso as que envolvem ambientes futurísticos) não é nem os gráficos, a problemática e inventar o universo futurista. Não é só fazer uma nave e colocar uma arma de raio laser na mão do personagem e achar que já resolveu todos os problemas.

Viva a lenda!



O problema é que alguns como eu, levam anos pra entender a "Solução"
hoje me sinto um novato pronto pra usar meus conhecimentos adquiridos em três ou quatro anos de Maker.
Eu nunca estudei ou li muito eu realmente sempre fui esse carinha aí das letra vermelha :lol:

Parabéns, é a pura verdade que taí, o difícil é digerir :será:

É Magic, a verdade nunca teve um gosto bom! E hoje em dia eu acho que esses erros tem se tornados mais frequentes do que há alguns anos. Valeu por comentar!

Viva a lenda!



Me identifiquei com muita coisa do tópico quando ingressei no mundo Maker, se tivesse lido algo assim quando comecei teria me ajudado muito.

Agora erro mesmo que eu cometia antes e ainda cometo é falta de organização, sobretudo se for um projeto grande, chega em um momento que o próprio criador fica um pouco perdido, o que pode prejudicar o andamento do jogo.

Nomear bem os eventos, variáveis e switches, criar comentários para deixar anotações relevantes sobre cada comando ou evento que precise, ou até mesmo usar comentários como linhas separatórios e outros macetes para se auto-organizar é muito importante, mesmo que haja um gasto maior de tempo para fazê-lo, esse tempo é recuperado conforme o desenvolvimento do jogo, pois evita do criador ter que gastar tempo para identificar o que ele mesmo fez.
-

Citação de: Fpr online 24/12/2013 às 12:42
Me identifiquei com muita coisa do tópico quando ingressei no mundo Maker, se tivesse lido algo assim quando comecei teria me ajudado muito.

Acho que todo mundo já cometeu pelo menos um desses erros durante sua trajetória como Maker, por isso resolvi fazer a matéria. Alertar os novatos e ajudá-los a evitar esses tropeços.

Organização também é algo que me afeta até hoje. Quando comecei era pior ainda! Eu não colocava nomes nos meus eventos e quando precisava movê-los levava uma eternidade para terminar a programação porque sempre tinha que ficar conferindo qual era qual. Na lista de switches não vou nem entrar em detalhes...

Viva a lenda!



24/12/2013 às 17:05 #27 Última edição: 24/12/2013 às 17:07 por LuRocha
otima matéria, só reforçando, desistir de projetos so vai concluir que vc nao será um maker, se começou? termine antes de iniciar outro ou neste caso tenha 99,9% de certeza de que vai cencelar mais um e mais e mais um, conheco varios makers que me procuram pra design mas alguns eu nego porque ja sei que tem 5 projtos abandonados e nenhum completo, nao vale a pena.

Não sei se devo concordar ou nao com a questão de estudar antes de abrir um projeto, eu comecei um projeto logo apos baixar o VX, porém a determinação que eu tinha me deu força de vontade e concluí, meu primeiro jogo tem mais de 40 horas de gameplay com muitas cenas e desafios de raciocinio. Se vc tiver muita força de vontade e tempo vc pode começar imediatamente um projeto.
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Citação de: LuRocha online 24/12/2013 às 17:05
otima matéria, só reforçando, desistir de projetos so vai concluir que vc nao será um maker, se começou? termine antes de iniciar outro ou neste caso tenha 99,9% de certeza de que vai cencelar mais um e mais e mais um, conheco varios makers que me procuram pra design mas alguns eu nego porque ja sei que tem 5 projtos abandonados e nenhum completo, nao vale a pena.

Não sei se devo concordar ou nao com a questão de estudar antes de abrir um projeto, eu comecei um projeto logo apos baixar o VX, porém a determinação que eu tinha me deu força de vontade e concluí, meu primeiro jogo tem mais de 40 horas de gameplay com muitas cenas e desafios de raciocinio. Se vc tiver muita força de vontade e tempo vc pode começar imediatamente um projeto.

Exatamente o porquê de eu ter parado de usar o RPG Maker. Eu ficava pulando de projeto em projeto e nunca ia a lugar algum, não evoluía como projetista. Por isso resolvi dar um stop e me concentrar em histórias e a tirar dúvidas dos membros, pelo menos manjo o suficiente pra dar uma ajuda. Se você ficar indo de projeto a projeto, como você disse, não vale a pena!

Viva a lenda!



Matéria muito interessante, com certeza.  Tenho certeza que não irá ajudar só novatos, irá ajudar macacos velhos como me ajudou xD Me identifiquei em muitas frases aí, fiquei até assustado, pensei que era feitiçaria de Lorde Sombrio.

Particularmente o Erro 5 foi o que mais me chocou, afinal, era a mais pura verdade. Quando monto histórias em quadrinhos, jogos e coisas do tipo eu vou acumulando uma quantidade imensa de projetos até um a um ser cancelado, minha solução foi tentar mesclar as idéias em um só jogo, mas nem sempre dá certo.
♫ Portfolio ♪
Sinta-se livre pra entrar em contato comigo quando quiser.