O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sistema de batalha com boss

Iniciado por Teikolg, 06/08/2017 às 13:08

06/08/2017 às 13:08 Última edição: 06/08/2017 às 21:08 por Takotale
E aí, pessoal! (de novo)
Dessa vez não estou aqui por causa um problema que eu estou tentando resolver(sério)
Alguém aí sabe um jeito bom de fazer um "sistema" de batalha com boss? Tipo, você vê a introdução dele e tal daí começa a batalha, e se você ganhar vai rolar mais uma cutscene do boss(morrendo) e então acaba tudo e você pode ir embora do mapa em que estava o boss.

Alguém sabe como fazer algo assim?

Para criar uma espécie de cutscene eu imagino algumas possibilidades no RM2k3:

  • Você pode fazer tudo por eventos, ou seja, como se fosse uma espécie de conversa tradicional antes de a batalha começar, mas para isso você precisa dos chars do boss, animações de batalhas, etc... acredito que ser a forma mais simples, depois da cutscene você inicia a batalha.
  • Se você quer para cutscene ocorrer de fato dentro da batalha, nas configurações de equipe de monstros existem várias opções como as de Comando de Eventos, há também condições exclusivas que só podem ocorrer dentro da batalha, por exemplo: Condição (Ao iniciar combate) Mostrar cutscene. E mais uma vez você pode usar o que tem ao seu dispôr dos comandos de eventos, porém dentro da batalha (animações de batalha, pictures, etc).
    Eu particularmente não sei se faria assim, pois não acho muito agradável configurar os comandos naquele espacinho apertado da janela de equipe de monstros, nem tenho muita experiência, mas já vi muita gente fazendo ótimo uso desse espaço não para fazer cutscenes, mas para fazer habilidades como habilidades de Scanner que mostram detalhes dos inimigos, etc.
  • Por fim (o meio que eu preferiria, fazer particularmente), seria utilizar comandos eventos aparentando estar dentro de uma batalha normal, mais uma vez utilizando Pictures, Animações de Batalha, etc.
    Primeiramente, pegue a imagem que será o plano de fundo da batalha contra o boss e coloque na pasta Picture. Faça o mesmo com o que será a imagem do Boss, se estiver no RM2k3, é interessante pegar a imagem dos heróis que paticiparão da batalha também. Carregue as imagens com o comando Chamar Picture (aba 2 do comando de eventos do RM2k3), do fundo inicialmente, em seguida do Boss e dos heróis nas posições que eles devem ocupar na batalha, então utilize os comandos de Mover Picture e animações de batalha para realizar os efeitos desejados na sua cutscene. Pra ficar mais legal é interessante ter outras imagens do Boss dependendo do que você deseja que como animação na cutscene, você pode editar a imagem original pra que ele tenha mais frames de animação. OBS: Mexer com Pictures exige um pouco de paciência, no início por você precisar testar várias vezes e ver se está acontecendo o que deseja, mas o resultado no fim fica muito legal

Espero ter ajudado, qualquer dúvida só perguntar!


Acesse meu blog: bbfcmaker.wordpress.com

Obrigado, fiz a primeira opção e deu tudo certo!