O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Como mostrar imagem por script?

Iniciado por Yugi Santos, 14/01/2017 às 21:21

14/01/2017 às 21:21 Última edição: 15/01/2017 às 11:45 por Yugi Santos
Olá pessoal, boa noite. Eu gostaria de saber como mostrar imagem por Script sem dar erro. Eu uso esse codigo aqui:
$game_map.screen.pictures[10].show("Menino_Adolescente", center, 1, 2, 100, 100, 255, 0)

Eu achei ele assim:
$game_map.screen.pictures[numero_da_imagem].show("Nome da Imagem", origem, x, y, zoom_x, zoom_y, opacidade, sinteticidade)

e está dando o seguinte erro:


Sei que posso usar o comando por eventos, mas estou aprendendo mais sobre os Scripts. Como posso corrigir isso?

==
Resolvido :D
Ter um irmão que ronca e dorme a uma cama ao lado é dose

Então, Yugi. Tu quer criar a imagem para o código, não mostrar imagem no mapa como o comando por eventos
faz, certo? Se for realmente isso, o mostrar da imagem no mapa e o mostrar de uma imagem em qualquer outro
lugar trabalham de maneiras diferentes.
O modo que sei é quando desejamos mostrar uma imagem dentro de uma tela/cena, como a de Menu ou Títulos.
Consiste em:
@imagem = Sprite.new
@imagem.bitmap = Cache.system("Nome do arquivo")
@imagem.x = 0
@imagem.y = 0

No caso, essa imagem teria de estar dentro da pasta Graphics/System de teu projeto. E as duas últimas linhas
seriam para tu definir o posicionamento da imagem.

Citação de: King Gerar online 14/01/2017 às 21:36
Então, Yugi. Tu quer criar a imagem para o código, não mostrar imagem no mapa como o comando por eventos
faz, certo? Se for realmente isso, o mostrar da imagem no mapa e o mostrar de uma imagem em qualquer outro
lugar trabalham de maneiras diferentes.
O modo que sei é quando desejamos mostrar uma imagem dentro de uma tela/cena, como a de Menu ou Títulos.
Consiste em:
@imagem = Sprite.new
@imagem.bitmap = Cache.system("Nome do arquivo")
@imagem.x = 0
@imagem.y = 0

No caso, essa imagem teria de estar dentro da pasta Graphics/System de teu projeto. E as duas últimas linhas
seriam para tu definir o posicionamento da imagem.

Entendi. Bom obrigado [user]King Gerar[/user], mas o que preciso mesmo é mostrar a imagem no mapa como o do Comando por eventos Mostrar Imagem. Para quem acha que esse serve para mim, esse codigo da o seguinte erro:

Ter um irmão que ronca e dorme a uma cama ao lado é dose

Mas tu vai mostrar ela no mapa utilizando o comando por eventos Chamar Script e colocar o código lá, ou quer mostrar
ela no mapa pelo Scene_Map? Se for pelo Scene_Map, tu pode adicionar ele no método initialize dessa classe que creio
que funcionará.

O problema, na realidade, está no que você escreveu no seu código, e não o código em si.
Na parte do código onde você escreveu "center", deve ter um número e não uma palavra. Mude para 0 se quiser a origem como "superior esquerda" ou coloque como 1 caso queira "centro".

Lembre-se que o nome da imagem não pode estar dividido (uma palavra em uma linha e o restante em outra), tem que estar tudo em uma linha só.

Citação de: King Gerar online 14/01/2017 às 22:03
Mas tu vai mostrar ela no mapa utilizando o comando por eventos Chamar Script e colocar o código lá, ou quer mostrar
ela no mapa pelo Scene_Map? Se for pelo Scene_Map, tu pode adicionar ele no método initialize dessa classe que creio
que funcionará.
Citação de: Mistyrol online 14/01/2017 às 22:08
O problema, na realidade, está no que você escreveu no seu código, e não o código em si.
Na parte do código onde você escreveu "center", deve ter um número e não uma palavra. Mude para 0 se quiser a origem como "superior esquerda" ou coloque como 1 caso queira "centro".

Lembre-se que o nome da imagem não pode estar dividido (uma palavra em uma linha e o restante em outra), tem que estar tudo em uma linha só.

Já fiz de tudo, concertei o que estava escrito, botei o codigo dentro de uma classe, ele estava todo em 1 única linha em uma página do editor de scripts mas mesmo assim continua dando erro. Não sei mais onde concertar. Alguem pode me mostrar 1 exemplo de como usar esse código ou algum outro de mostrar imagem de forma correta?
Ter um irmão que ronca e dorme a uma cama ao lado é dose

Pelo que eu entendi, você quer usar o comando como o "mostrar imagem" dos comandos de eventos, certo?
É simples. Quando você abrir um evento, dê dois cliques na lista de comandos para abrir a caixa com as opções. Depois disso, vá até a terceira aba, a última opção é a "Chamar Script", selecione-a.
Depois disso é só colocar o código do jeito que você quiser, editando as informações básicas como posição, nome, número da imagem e etc.
Assim:

(Veja que o nome da imagem está todo em uma única linha, como havia mencionado).

É o mesmo código que você usa:
$game_map.screen.pictures[numero_da_imagem].show("Nome da Imagem", origem, x, y, zoom_x, zoom_y, opacidade, sinteticidade)


O seu código, no caso, ficaria assim:
$game_map.screen.pictures[10].show("Menino_Adolescente", 1, 1, 2, 100, 100, 255, 0)

(Como disse na outra mensagem, não se deve escrever "center", e sim colocar o número 1 para essa opção).

14/01/2017 às 23:41 #7 Última edição: 14/01/2017 às 23:42 por Yugi Santos
Citação de: Mistyrol online 14/01/2017 às 23:08
Pelo que eu entendi, você quer usar o comando como o "mostrar imagem" dos comandos de eventos, certo?
É simples. Quando você abrir um evento, dê dois cliques na lista de comandos para abrir a caixa com as opções. Depois disso, vá até a terceira aba, a última opção é a "Chamar Script", selecione-a.
Depois disso é só colocar o código do jeito que você quiser, editando as informações básicas como posição, nome, número da imagem e etc.
Assim:

(Veja que o nome da imagem está todo em uma única linha, como havia mencionado).

É o mesmo código que você usa:
$game_map.screen.pictures[numero_da_imagem].show("Nome da Imagem", origem, x, y, zoom_x, zoom_y, opacidade, sinteticidade)


O seu código, no caso, ficaria assim:
$game_map.screen.pictures[10].show("Menino_Adolescente", 1, 1, 2, 100, 100, 255, 0)

(Como disse na outra mensagem, não se deve escrever "center", e sim colocar o número 1 para essa opção).

Fiz tudo do jeito que você explicou e não funcionou. :rick9: :T.T: Eu to achando é que esse comando nem funciona. Faço certo e dá errado. O que será que não estou fazendo direito???? :hein:
Ter um irmão que ronca e dorme a uma cama ao lado é dose

Eu testei ele aqui no meu RPG Maker e ele funcionou direitinho. Tente abrir um novo projeto e seguir os passos que eu te falei, acredito que funcionará.

Citação de: Mistyrol online 15/01/2017 às 00:13
Eu testei ele aqui no meu RPG Maker e ele funcionou direitinho. Tente abrir um novo projeto e seguir os passos que eu te falei, acredito que funcionará.

Então você tem sorte ._. Eu criei um novo projeto e fiz os passos que vc disse e o erro apareceu de novo. O pior é que não acho nenhum outro meio de adicionar imagens por script como o Mostrar Imagens dos eventos. Alguem conhece algum outro meio por script???
Ter um irmão que ronca e dorme a uma cama ao lado é dose

Usa esse:
screen.pictures[ID].show("Nome da imagem", origin, x, y, 100, 100, 255, 0)

Citação de: King Gerar online 15/01/2017 às 09:06
Usa esse:
screen.pictures[ID].show("Nome da imagem", origin, x, y, 100, 100, 255, 0)


:rick8: :T.T: :T.T: Dá o mesmo erro que o outro. Unexpected ',', expecting ')' e aparece as configurações da imagem



O que esse erro significa??? Funciona com várias pessoas menos comigo  :O_O: E não to fazendo errado. E possível que esteja faltando algo no meu PC?? :hein:
Ter um irmão que ronca e dorme a uma cama ao lado é dose

Tu tá fazendo algo errado ao passar isso pra caixa do código. Tem certeza que o comando tá exatamente igual ao que o Misty te passou?
$game_map.screen.pictures[n].show(
"Nome da Imagem", 0, 100, 100, 100, 100,
255, 0)

Aquele primeiro parênteses principalmente. Ele DEVE ficar depois do show, garrado nele.

Citação de: King Gerar online 15/01/2017 às 11:07
Tu tá fazendo algo errado ao passar isso pra caixa do código. Tem certeza que o comando tá exatamente igual ao que o Misty te passou?
$game_map.screen.pictures[n].show(
"Nome da Imagem", 0, 100, 100, 100, 100,
255, 0)

Aquele primeiro parênteses principalmente. Ele DEVE ficar depois do show, garrado nele.
:o:  :clap: :clap: Caramba, era um erro tão bobo. :facepalm: Era exatamente isso [user]King Gerar[/user], o parênteses. Agora deu certo. Não havia prestado atenção no parênteses da imagem do [user]Mistyrol[/user]. Estou muito grato pela ajuda de vocês. Obrigado mesmo :D Meu projeto agora vai pegar fogo  :wow: 

Galera que está lendo esse tópico, sempre preste atenção em TODAS as dicas dadas, tanto em escrita como nas imagens.
Ter um irmão que ronca e dorme a uma cama ao lado é dose