O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Por onde iniciar o seu trabalho no maker

Iniciado por Erzähler, 17/12/2012 às 11:45

     Vou propor uma situação à vocês:

     Você tinha uma história na cabeça, ai descobriu que existe um programa que foi feito para a criação de jogos, pesquisou mais e encontrou as comunidades makers (que diga-se de passagem estão reduzindo exponencialmente nos últimos tempos!), então você se registrou nessas comunidades e fez o download do RPG Maker, fuçou no programa, leu tutoriais e postou suas dúvidas.
     Decidido a seguir a diante, você sentou-se e dedicou boas horas à construção de um roteiro, detalhou ele em cenas e diálogos; foi em frente e procurou recursos gráficos e sonoros que tenham a ver com seu roteiro. Você fez tudo que podia fazer como preparação para o inicio do trabalho no jogo e esta pronto e confiante, a pergunta é por onde você deve iniciar a criação do jogo? Pelo mapeamento, programação do database ou qualquer outra coisa? Deem suas opiniões!

P.S.: O caso não se aplica exatamente a mim, já sou tio no maker! Só busco conhecer o método de trabalho da comunidade.

P.P.S.: Talvez não tenha sido claro no que perguntei. A questão é: tenho tudo pronto, o roteiro, os recursos, as cenas, TUDO! Mas não comecei a mexer no maker. Por onde começar?

Bom, na minha opinião se deve começar com os recursos gráficos, logo depois no database. Depois recursos sonoros. E antes disso tudo, tenha uma história. E depois de ter todos os recursos, produza o roteiro do jogo. Depois produza no maker alguns sistemas por evento e procure por scripts que combinem com seu projeto. Então daí produza seu projeto no maker.  :XD:  :XD:  :XD:

Que tópico interessante...

Eu começaria pelo DataBase, pois o roteiro do jogo ainda não foi completado por causa que ainda não foi criado os heróis, vilões, habilidades no RPG Maker. Depois eu passaria para os sistemas, para não causar problemas depois na criação dos mapas.




                Creio que já tendo seu roteiro em mãos, você deve começar com o mapeamento, mas não AQUELE mapeamento definitivo ! Faça algo simples, apenas para representar o mapa, se quiser use até o próprio RTP mesmo, afinal, é pra isso que ele serve, dentre outras utilidades. Juntamente com os mapas, podem vir os eventos, npcs e... espera.. entá aí a sua base ^^

                Da base o restante fica muito mais fácil de se fazer, você precisa apenas ir substituindo o que for necessário, fazer sua database personalizada e ir melhorando o jogo até você parar e dizer : esse jogo está muito legal ^^

                É assim que eu tento fazer xD
                Espero ter ajudado, mas lembre-se : cada um tem seu jeito, então cada um pode começar de formas diferentes e conseguir altas performances assim mesmo ;)
" Back from the Shadows ? "

 Simples. Comece com aquilo que você saiba fazer no maker, se é mapear comece aí, se é eventos comece aí. Comece com aquilo que você tem mais experiência no maker.



Acredito que o melhor seja construir uma cidade beta para testar nela todos os sistemas possíveis, como INN, lojas, batalha, janelas de diálogo e etc. Uma vez que tenha feito isso, passar para a aplicação dos scripts e adaptá-los ao jogo. A partir desse ponto iniciar a organização do vocabulário e do database como um todo.
Por fim iniciar a parte gráfica como charsets e animações, além do mapeamento, mas este último precisa ser desenvolvido junto da programação de eventos básicos de teletransporte, então eu deixaria por último. Alguém mais sugere algo?

Tem uma regra para mim, um rumo a se seguir:
História-Recuros-Scripts-Mapas iniciais-Database-Tópico-Resto do jogo.
Venha conferir!

NO meu caso: História-Scripts-Recuros-Database-Mapas iniciais-Resto do jogo-Tópico-Revisão.
Mas no meu o tópico fica para o final, porque já fiz tópico antes do resto do jogo e me arrependi tanto é que deletei o jogo do forum que postei e estou tentando criar um jogo mais completo em cima de um enredo criado a muito tempo atrás.

Eu já faço assim:
História-Script-Recursos-Database-Mapas-Zerá-lo-Tópico.

Às vezes eu crio tópico, mas não sou disso.
fear is the mind-killer

Com o roteiro pronto agora você deve aplicar o gameplay e o cenário a ele. Eu começo mapeando e fazendo sistemas simples como o title e o menu, o database eu organizo corretamente de acordo com o gameplay desejado. Eu vou fazendo um pouco de cada vez, tento cumprir metas em tudo que estou fazendo, e gosto de fazer um pouco de cada por vez para me manter animado.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death