Visitante!
Faça seu Login ou Registre-se!

Galeria de Jogos

A Equipe do seu Jogo. 7 Respostas | 10973 Visualizações

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Nandikki

  • *
  • Mensagens: 1385 Ouro: 644

    Participantes do Maps Together 2

  • Run!
    • Unity
    • Ver perfil
  • NightWalker
A Equipe do seu Jogo.
Online: 08 Ago 2015, 14:22
É comum vermos a criação de equipes para a produção de jogos no RPG Maker, mas devemos relevar alguns pontos importantes na hora de começar um recrutamento, para que essa equipe não vire, futuramente, uma dor de cabeça.


Antes de se pensar em criar uma equipe, a ideia do jogo deve estar bem definida. John não pode pensar em criar uma equipe se não sabe se seu jogo será medieval ou visual novel, ou até um visual novel medieval. Depois de passar suas ideias para o papel, e organizá-las, John deve se certificar de que a criação de uma equipe realmente será necessária. Diferente do que muitos pensam, nem sempre é necessária uma equipe para se criar um bom jogo.

Depois de muito refletir, John concluiu que por não ser bom em design, necessitaria de alguém para ajuda-lo.  Mas percebeu também que não precisaria de um designer constantemente, só para uns e outros trabalhos. John, portanto, optou por encomendar as artes de que precisava ao invés de criar uma equipe.

John encontrou um excelente designer que propôs fazer as artes por determinado preço. John achou justo e aceitou. As obras mais simples foram feitas por voluntários em uma comunidade, tudo de graça. Ao voltar a seu projeto, entretanto, John se depara com outra deficiência sua: ele não faz a menor ideia e como fazer o cenário. Acontece que John é um excelente programador de Javascript e HTML 5, mas quando abre o editor para fazer o cenário... Error 404.

Realmente não se havia muito a se fazer. John não podia sair por ai “comprando cenários”. Depois de muito meditar, o maker decidiu que deveria chamar alguém que entende muito bem do assunto para lhe ajudar! John participava de uma comunidade chamada Centro RPG, lá se encontravam muitos desenvolvedores de jogos, RPGistas, escritores, artistas e etc. Dando uma volta na área de mapeamento, John se deparou com um excelente mapeador. Babando, o Maker mandou uma mensagem para o Mapper e apresentou seu projeto. Mostrou a história, o conceito, a ideia, as personagens, organizou tudo e mandou. A MP estava bem bonitinha: estava organizada, clara e objetiva. Sem muita enrolação.

Depois de mandar a mensagem, John foi assistir Netflix, pois nem só de RPG vive um Maker. Ao terminar de assistir o sétimo episódio da sétima temporada de Doctor Who, John entra no fórum novamente. E quando se prepara para clicar no tópico de fotos de membros, eis que um Pop-up surge na tela avisando uma nova mensagem. Seu estômago dá voltas inteiras, ele abre a mensagem... que projeto maravilhoso! Eu curti muito o conceito. Eu aceito entrar pra equipe, obrigado pelo convite! Let’s work!

John agora pode continuar tranquilo seu projeto, pois já tem as obras de que precisava e agora tem um ótimo parceiro para cuidar dos cenários. No entanto, uma semana depois o cenarista manda uma mensagem para John: “Então cara, eu estava lendo aquela parte da trilha do sol, e acho que não é uma boa ideia colocar o Boss lá... acho que o jogador estará ainda muito exausto da batalha contra o anjo demônio. E seria uma boa ideia se colocássemos uns NPCs na trilha para tirar a tensão da missão divina”.

“Realmente, não havia pensado nisso. Obrigado Alex, é muito bom tê-lo como parceiro! Sobre as missões alternativas, eu não sou muito bom em escrever essas coisas... tem alguma ideia?
- John.”


E John tinha em mãos mais um impasse. Seu amigo, Alex, não fazia ideia do que fazer. Os dois sabiam que as missões alternativas cairiam muito bem ali, mas não sabiam nem por onde começa. Os dois debateram o problema e chegaram a uma solução: criarão um tópico de recrutamento para um roteirista. E criaram. No tópico de recrutamento colocaram o conceito do projeto, algumas informações importantes e explicaram exatamente do que necessitavam. Pouco tempo depois, quatro pessoas se voluntariaram para fazer parte da equipe.

Alex e John ficaram muito felizes com os feedbacks e com os voluntariados, mas sabiam que não era preciso quatro roteirista, e perceberam que um deles era totalmente inexperiente. Após conversarem, resolveram chamar dois dos voluntários e pediram o trancamento do tópico. Agora a equipe estava completa. John cuidava da parte da programação, Alex cuidava dos cenários e dos efeitos sonoros, Jully cuidava da parte das missões alternativas e James passou a cuidar da história geral e da parte de divulgação do projeto. Alguns meses depois o jogo foi lançado e fez muito sucesso, e a equipe começava a desenvolver mais um projeto...

É viável criar uma equipe?

Para Joefather...
É totalmente viável a ideia de criar uma equipe para elaboração de um jogo em RPG Maker, onde cito:

1 - Para que o jogo seja otimizado em todos os sentidos, uma vez que cada um de nós é especialista em uma área distinta, onde dois excelentes programadores trabalhando juntos acabarão tendo um jogo com excelentes recursos, mas talvez muito pobre no designer ou ainda com um enredo fraco;

2 - Para que somente a visão de um não prevaleça sobre o projeto, que estará sempre aberto a modificações e diversos planejamentos diferenciados, turbinando a criatividade do jogo;

3 - Desde que todos os envolvidos estejam de fato comprometidos com o projeto, reservando para o mesmo, no mínimo, uma ou duas horas diárias para desenvolvimento;

4 - E que finalmente, o escopo do projeto já tenha sido planejado do começo a fim, e que a ideia inicial do projeto já tenha sido divulgada e conte com uma prévia aprovação dos makers de plantão, para que  esse estímulo seja o combustível que manterá o desenvolvimento em alta.
King Gerar...
Sim, até porque o maior empecilho de um desenvolvedor para terminar um projeto é a deficiência em algumas funções e a equipe tem a finalidade de sanar isso.

Mas se para concluir um jogo é preciso organização, conseguir a equipe que irá concluí-lo necessita-se de ainda mais organização, digo não na questão da ordem ou de quantos "convocar" para a equipe, mas de quem.

Uma forma errônea que geralmente os novatos cometem é utilizar a área de recrutamento dos fóruns. A intenção é boa, porém, a mais provável chance é que: caso haja algum interessado, esse alguém não irá te conhecer, e se conhecer, será bem pouco; ele não vai estar imerso no universo de seu projeto e talvez quando contá-lo detalhe por detalhe não irá agradar integralmente; ele pode não ter as habilidade de que você precisa; entre outros.

O que considero ideal é o dono do projeto analisar do que realmente precisa e ir conhecendo outros membros, pelo que visualiza deles nos fóruns mesmo, e então, quando encontrar alguém que se encaixa bem no que procura, fazer o convite. Me parece ter assim uma chance de sucesso maior da equipe. E não menos importante, o maior percentual de que essa equipe obtenha progresso vem do perfil do líder (que obviamente tende a ser o idealizador do projeto).

Ser receptivo a críticas, de qualquer origem e saber distinguir as que poderão auxiliar das que não o farão, saber passar as ideias, encaixá-las, estimular os membros a produzir o que precisam para o trabalho.
Matthew...
Criador de Incitement

Sim, eu acho que é possível fazer um jogo em equipe, mas você tem que ter certeza de que você e seus parceiros posuem uma visão compartilhada do projeto final. Eu, pessoalmente, prefiro trabalhar sozinho - no próprio desenvolvimento do jogo (incitement), por exemplo, eu estou no controle de tudo, então eu posso fazer o jogo coincidir com a minha visão. As pessoas que me ajudam são na sua maioria artistas independentes, músicos e criadores de scripts. Eu os deixo saber o que preciso para o jogo, e eles fazem (por dinheiro, claro). Então, de certa forma eu sou um único desenvolvedor que contrata colaboradores freelance para me ajudar com os aspectos do jogo que não consigo criar a mim mesmo (como música, por exemplo).
 
Mas eu acho que se você encontrar pessoas que querem criar a mesma coisa que você deseja criar, então eu acho que um projeto de equipe pode funcionar. Se cada membro da equipe é bom em alguma coisa, todos eles podem trabalhar juntos para criar um todo maior.
 
Os problemas geralmente podem surgir se um ou mais membros da equipe sair(em) e não quiser(em) mais trabalhar no projeto, ou se a vida real ocupa-los e eles já não têm o tempo necessário. Isso muitas vezes pode afetar o moral dos demais membros da equipe, e toda a equipe pode rapidamente desmoronar. Esta é uma das razões pelas quais eu prefiro ser inteiramente responsável de meus projetos sozinho, porque isso significa que os outros não terão qualquer obrigação para com o projeto. Eu contrato-os quando eu preciso deles, em vez de formar uma equipe de fato.

Concluindo, a criação de uma equipe para o desenvolvimento de um jogo pode ser bastante produtiva, mas deve ser feita com cautela. Não existe uma fórmula para a equipe perfeita, as dicas dadas na matérias são baseadas em experiências que deram resultados positivos. Cada equipe possui seu estilo próprio, mas em toda uma boa equipe, a organização é essencial. Encerro essa matéria agradecendo ao Joefather por trazer o ponto de vista de um membro experientíssimo como Matthew.

King Gerar

  • *
  • Mensagens: 3729 Ouro: 2975

    Vencedores do Protótipo Premiado Participantes do Maps Together 2

  • Andorinha
    • RPG Maker MV
    • Facebook
    • Steam
    • DeviantArt
    • Pinterest
    • Ver perfil
Re: A Equipe do seu Jogo.
Resposta 1 Online: 09 Ago 2015, 22:54
Bom, falei o que acho, e também concordo com o Joefather, ele citou alguns pontos
que podem fazer diferença pra uma boa equipe. Mas acho que sigo o mesmo pensamento
que o Matthew, ainda que reconheça como viável a possibilidade de equipe, pra mim é
melhor algo solo enquanto for possível.
Mas é como disseram, se duas ou mais pessoas estão indo para mesma direção, não
tem porque não irem juntos.

Conheça meu projeto! :)


Ludovic

  • *
  • Mensagens: 654 Ouro: 878
    • Unity
    • Ver perfil
    • E-mail
Re: A Equipe do seu Jogo.
Resposta 2 Online: 10 Ago 2015, 08:20
Citar
~Acontece que John é um excelente programador de Javascript e HTML 5
ha ha ha já deixando a matéria pronta para o RMMV né?

Citar
Realmente não se havia muito a se fazer.
Revise essa frase, nem preciso citar o erro, sei foi desatenção

Bem, e minha opinião pessoal agora.
Eu nunca participei de uma equipe antes, mas estou fazendo isso exatamente agora com o meu mini-projeto Maker Zone. Não vou mentir, está sendo maravilhoso ver como o roteirista cria os diálogos tão bem feitos enquanto eu cuido do enredo e design e um outro cuida dos chars. Eles tem muitas boas opiniões a respeito do jogo que deixou de ser um mini-game e creio que possa até ser escolhido para projeto de ouro/do mês/protótipo premiado.

Porém, tenho que dizer uma coisa; eu sempre tive medo de equipes, e pretendo não formar equipes para projetos mais sérios devido aos seguintes fatos:
1-Não há como constatar a confiabilidade de alguém que se recruta num tópico, pois pode ser um garotinho empolgado que em uma semana envia uma mensagem dizendo que vai ter que estudar para a prova e não vai mais poder trabalhar no projeto.
2-A desincronização de tarefas pode gerar atraso e cancelamento do projeto por uns não cumprirem tarefas tão rapidamente quanto outros, fazendo o resto inteiro ficar esperando parado.
3-A incompatibilidade dos recursos criados também pode gerar problemas quando um mapa é meio-realista ou tem cores vivas tipo Ace e o pixel artista faz uns chars 8 bits no estilo 2k porque só sabe fazer assim.

Eu só citei alguns contras visto que todos aqui tomaram a idéia de "Equipe" como praticamente 100% boa...antes de formar equipe é bom saber o que pode haver de bom e de ruim.
« Última modificação: 10 Ago 2015, 08:22 por Ludovic »

Joefather

  • *
  • Mensagens: 204 Ouro: 397

    Vencedor CRM Awards - Melhor Roteirista

  • Beta Tester
    • RPG Maker VX/Ace
    • Facebook
    • Google+
    • LinkedIn
    • Youtube
    • Ver perfil
    • E-mail
Re: A Equipe do seu Jogo.
Resposta 3 Online: 10 Ago 2015, 15:09
Nandikki, para variar um pouco a sua matéria ficou excelente, de novo! :) Como é de praxe aqui na CRM!

Fico feliz em ter colaborado, conte sempre comigo, e repassarei o agradecimento para meu amigo Matthew.

Além desse amigo que citei, como lhe disse antes, me relacionei bastante com os criadores do jogo Final Fantasy - Legend of Balance (http://rpgmaker.net/games/7777/), onde notei uma outra experiência de sucesso numa parceria dos desenvolvedores para geração do game, que passou por incontáveis updates e ainda passa, demonstrando que uma equipe pode fazer a diferença na geração de games, pois cada qual, com uma especialidade especifica, se responsabiliza por uma área de atuação.

Gostei dos outros pensamentos acerca do tema, de fato na minha opinião também não existe fórmula secreta para se alcançar o sucesso numa equipe, deve-se trabalhar muito, respeitar e ter respeitado os inúmeros pontos de vista que podem ou não ser conflitantes, e como enfatizou comigo o amigo Ciclope, fazer o possível e o impossível para que o seu projeto não morra!

Grande abraço para todos!

Nandikki

  • *
  • Mensagens: 1385 Ouro: 644

    Participantes do Maps Together 2

  • Run!
    • Unity
    • Ver perfil
  • NightWalker
Re:  A Equipe do seu Jogo.
Resposta 4 Online: 10 Ago 2015, 17:36
@King Gerar
Bom, falei o que acho, e também concordo com o Joefather, ele citou alguns pontos
que podem fazer diferença pra uma boa equipe. Mas acho que sigo o mesmo pensamento
que o Matthew, ainda que reconheça como viável a possibilidade de equipe, pra mim é
melhor algo solo enquanto for possível.
Mas é como disseram, se duas ou mais pessoas estão indo para mesma direção, não
tem porque não irem juntos.

"Se duas ou mais pessoas estão indo para mesma direção, não tem porque não irem juntos."

Com certeza. Ah, obrigado pela formatação da Logo :3.

@Ludovic
Citar
ha ha ha já deixando a matéria pronta para o RMMV né?

Oh, já sabe né?  :ok:. Peguei o tema primeiro,  :lol:.

Citar
Revise essa frase, nem preciso citar o erro, sei foi desatenção

A culpa é toda sua que ficou mandando mensagens em um chat aê. 

Citar
1-Não há como constatar a confiabilidade de alguém que se recruta num tópico, pois pode ser um garotinho empolgado que em uma semana envia uma mensagem dizendo que vai ter que estudar para a prova e não vai mais poder trabalhar no projeto.
2-A desincronização de tarefas pode gerar atraso e cancelamento do projeto por uns não cumprirem tarefas tão rapidamente quanto outros, fazendo o resto inteiro ficar esperando parado.
3-A incompatibilidade dos recursos criados também pode gerar problemas quando um mapa é meio-realista ou tem cores vivas tipo Ace e o pixel artista faz uns chars 8 bits no estilo 2k porque só sabe fazer assim.

Eu só citei alguns contras visto que todos aqui tomaram a idéia de "Equipe" como praticamente 100% boa...antes de formar equipe é bom saber o que pode haver de bom e de ruim.

O comentário do Matthew realça muito bem o lado negativo/desvantagens. Mas os pontos que você citou também são interessantes.

@Joefather

Citar
Nandikki, para variar um pouco a sua matéria ficou excelente, de novo! :) Como é de praxe aqui na CRM!
:XD:.

Citar
Fico feliz em ter colaborado, conte sempre comigo, e repassarei o agradecimento para meu amigo Matthew.

Obrigado Joe, e quem sabe eu não traduza em breve a matéria e poste na RPG Maker Web.





GDL

  • *
  • Mensagens: 561 Ouro: 572

    Participantes do Maps Together 2 Prêmio concebido aos membros que colaboraram para campanha de Prêmios da CRM

  • I'm back... Well, kinda.
    • Facebook
    • Twitter
    • Ver perfil
  • NightWalkerKight CrestNightWisher
Re: A Equipe do seu Jogo.
Resposta 5 Online: 11 Ago 2015, 22:49
Hm, taí algo que vai sempre ter divisões de opinião. Os argumentos com as vantagens e desvantagens de uma equipe ficaram muito bem expostos, tanto no texto do OP, quando nas opiniões dos demais makers. Já na minha opinião, eu acho que depende:

Depende do tamanho do projeto, do que busca com ele. De suas limitações, e principalmente da harmonia que acha que conseguirá na sua recém formada equipe. Eu tentei trabalhar em equipe umas duas vezes, fracassando epicamente nas duas. Atualmente participo de uma, mas em situação um pouco diferente: só roteirizo, o resto do projeto está a cargo de outros membros. Ainda dou um pitaco aqui e ali, mas evito maior envolvimento. Se isso vai dar certo, vai ser com cada um fazendo seu papel. Ordem e arrumação antes de tudo.

Minha opinião sobre o ideal: Você como maior responsável na idealização e execução do projeto, buscando ajuda fora quando necessário. Sem dependência total de terceiros, pra evitar problemas. \o
« Última modificação: 11 Ago 2015, 22:56 por GDL »



anticasper

  • *
  • Mensagens: 83 Ouro: 133
  • Even flow
    • Facebook
    • Ver perfil
« Última modificação: 05 Set 2015, 16:58 por anticasper »


Nandikki

  • *
  • Mensagens: 1385 Ouro: 644

    Participantes do Maps Together 2

  • Run!
    • Unity
    • Ver perfil
  • NightWalker
Re: A Equipe do seu Jogo.
Resposta 7 Online: 05 Set 2015, 16:58
Citar
Minha opinião sobre o ideal: Você como maior responsável na idealização e execução do projeto, buscando ajuda fora quando necessário. Sem dependência total de terceiros, pra evitar problemas. \o

Concordo totalmente!

Citar
Opa!

Acho que meu texto - apesar de bem desatualizado - pode complementar sua matéria.

http://centrorpg.com/index.php?topic=1648.0

Abs

Seu texto está ótimo! Mais dicas para o pessoal que quer montar uma equipe :B.

 

Versão Mobile