O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Nantes (Alpha 0.1)

Iniciado por Sieggfried, 17/10/2015 às 19:28

Criador: Sieggfried/LucasS.Santana
Gênero: Mistério/Drama
Engine: RPG Maker VX Ace
Página Oficial: BratisNantes - Tumblr
Iniciado em: 09/02/2015
DOWNLOAD (Alpha 0.1): Mediafire(87Mb) / Detonado
Resolvi criar esse projeto depois de fazer alguns mapas de uma cidade em ruínas, como eu sempre fui fã de criar mapas no RPG Maker VX Ace e a cada dia que passava eu criava mais mapas dessa cidade, eu resolvi criar um jogo que se encaixava bem naquele cenário criado por mim. Apesar desse jogo ter um certo ton de Terror em seus cenários e personagens secundários, o jogo em si gira em torno do mistério da cidade em que os personagens ficaram "presos" e das consequências que aquela situação iria gerar em suas vidas.
Quanto ao progresso do andamento do jogo, na seção imagens pretendo deixar a porcentagem do progresso de cada capítulo.

MITOLOGIA


Durante a Idade Moderna, em uma região do interior da França, poucas pessoas sabiam da Mitologia local que predominava naquele lugar durante a antiguidade. De acordo com poucos relatos, um deus conhecido como Jeremiah vivia abaixo da superfície em um lugar conhecido como "axial" e era responsável pela criação e manutenção da Terra, Fogo, Água e Ar. Porém, devido a ausência de um espaço físico e de um instante para a harmonia desses 4 elementos essenciais, Jeremiah gerou sozinho duas filhas: Lena, deusa do espaço, e Luna, deusa do Tempo.
Com a Terra, o Fogo, a Água e o Ar posicionados adequadamente e em seus momentos necessários, o mundo apresentava as condições necessárias para abrigar os variados tipos de vida, pra isso, outros deuses foram gerados por Lena e Luna. A primeira gerou Epona, deusa dos tipos mais simples de vida, como as bactérias, protistas e fungos. Já Luna gerou Lyon, deus das Plantas. E as duas juntas geraram Bruce, deus dos animais.
Toda a linhagem evolutiva dos deuses de Axial formam um triângulo, mostrando nessa forma geométrica o equilíbrio e harmonia dos seus constituintes, principalmente se levar em conta os deuses do topo. Jeremiah, responsavel, por todos os elementos básicos, e Lena&Luna, responsáveis pelo Tempo e pelo Espaço, o que faz delas peças fundamentais para a harmonia dos deuses da base (a Vida) com os elementos básicos criados pelo deus do topo, Jeremiah.
Por esse motivo, qualquer desequilíbrio entre Lena e Luna podia causar o que era conhecido na época como "A Super Nova", conhecida hoje como Apocalipse. Tal desequilíbrio poderia ter se dado ao início na Idade Média, quando Lena&Luna, devido a falta de fé dos humanos no seu pai e em seus filhos, saíram de Axial e foram para a superfície, onde estiveram sujeitas a todos os males e ambições dos seres humanos, principalmente daqueles que sabiam da Mitologia Axial.
Spoiler

[close]

NANTES


Nantes é uma grande e misteriosa cidade fantasma do leste da França cuja história (e existência) era desconhecida por todos os humanos da Idade Moderna. O acesso à cidade era desconhecido, a entrada principal (que estava bloqueada) ficava por bifurcações da estrada que ligava o litoral francês à Paris, ou ainda por algumas trilhas/labirintos pelos milharais que contornavam a cidade, mas mesmo assim, pouco se sabe daqueles que entraram ali, pois nunca conseguiram sair para poder contar sobre o que viram.
A cidade é habitada por seres chamados de "faceless", nome dado pelas pessoas que passavam e ficavam presas naquele lugar. Assim como a cidade, nada se sabia sobre os faceless, muitos diziam que era a alma das pessoas que moravam ali antes de alguma tragédia que dizimou toda a população e que preservou parcialmente as construções. Essas poucas informações são obtidas através de bilhetes que são encontrados nos chãos e nas casas da cidade, de provavaveis pessoas que passaram, moraram, viveram e/ou morreram em Nantes.
O jogo conta a história de dois garotos (Lief Twig e Peter Turk) que acabaram parando nessa cidade fantasma e que buscam uma forma de sair dali. Nesse tempo, eles acabam descobrindo informações sobre os "faceless" e sobre a história de Nantes, além de conhecimentos que vão desde a Mitologia Axial (que predominava na região) até sobre eles mesmos.

Lief Twig


Lief Twig (lado esquerdo da foto acima), alquimista de 24 anos, nasceu em 1455 na cidade de Pontoisse (França).
Desde criança se interessava pela alquimia, graças à influência da sua família com o criador da pedra filosofal, Nicolau Flamel, um alquimista francês que viveu no século XIV. Aos 5 anos começou os seus estudos sobre alquimia na escola do seu avô (um espanhol que ajudou Nicolau Flamel a fabricar a Pedra Filosofal), que foram de grande utilidade para ti durante os seus 16 anos de idade, já que nessa idade ele perdeu seus pais e seu avô durante um acidente no laboratório da família. Desde então, ele vem trabalhando nesse mesmo laboratório para se sustentar, fabricando diversos remédios para toda a região.
Durante a grande seca que castigou o seu país, Lief acabou sendo diagnosticado com uma doença terminal. O que fez dele tentar ir pra Paris em busca da Pedra Filosofal (Para produzir o Elixir da Longa Vida) fabricada por Nicolau Flamel, junto com as pistas que o seu avô lhe deixou sobre a localização da mesma e assim conseguir se salvar.
Porém, acaba ficando preso em uma "cidade abandonada" ao se perder durante a sua trajetória, o que o deixa aflito ao saber se vai ou não pelo menos chegar em seu destino e poder se salvar. A situação só piora quando ele conhece Peter e acaba sabendo que ele está naquele lugar por mais de 5 anos. A partir daí, Lief é aos poucos sugado pelo seu próprio pessimismo.

Peter Turk


Peter Turk (lado direito da foto acima), druida de 23 anos, nasceu no ano de 1453 em uma pequena aldeia no Sul do País.
Assim como os seus pais, toda a sua aldeia era extremamente ligada a natureza, por esse motivo, Peter desde pequeno foi destinado a ser um ótimo guardião da floresta que contornava a sua vila. Porém, mesmo gostando da natureza, ele decidiu fugir do povoado dos seus pais pois achava que a monótoma vida de um guardião não combinava contigo e saiu em uma longa caminhada sem destino e sem um objetivo ao certo. Assim, ele acabou parando acidentalmente em Nantes...
Essa é a história que o otimista Peter contou pro Lief e que contaria pra qualquer outra pessoa que encontrasse em Nantes, porém, há um ponto na sua história entre o momento que ele saiu de casa e o momento em que foi parar em Nantes que ele faz de tudo para esconder e esquecer. Mas que em um determinado momento, ele será obrigado a revelar.
1º Capitulo - Câncer (Progresso - 100%):
Spoiler






[close]
Cenários (Somente alguns mapas feitos, ainda não foi feito nada em relação ao enredo neles, portanto podem ser alterados):
Spoiler




[close]
1. Sitema de Batalha: ATB + Akea Animated Battle Hud (Raizen), porém devo deixar claro que as batalhas serão escassas, ou seja, só haverão as batalhas consideradas importantes para o andamento do jogo (portanto, sistema de level será inutil no jogo). Álias, o jogo em si é um jogo de mistério e batalhas com vários "monstros", seja por encontros aleatórios ou não, não se encaixaria no objetivo do jogo.
Enfim, as batalhas são escassas mas cada uma terá um meio especifico para vencer, usando certas habilidades e parâmetros de cada personagem.
Spoiler
[close]
2. Tela Titulo Alternativa, feita pelo script "Ruby Simple Title" (Gr!Lo).
Spoiler
[close]
3. 8 direções, script feito por N (Hibiki).
4. Intro Interativa: Invés de criar um introdução longa em que o jogador só fique lendo os dialogos/textos, a introdução será jogável e você terá liberdade de querer saber se vai ler sobre alguns pontos da história do jogo e dos controles do jogo.
Spoiler
[close]
5. Sistema de fazer porções, além de ter que achar todos os ingredientes (já que em uma cidade ruínas, não haverá lojas funcionando).
Spoiler


[close]
6. Bilhetes/Pistas: Em todos os cenários há bilhetes espalhados pelo chão, seja pra passar pistas valiosas do que fazer para prosseguir com o jogo, ou explicando alguns mecanismos.
Spoiler
[close]
7. Fuga/Escape: Durante o começo do jogo, você vai encontrar os faceless, até o momento, você só sabe que não pode encara-los, por esse motivo você deve evita-los ao maximo! Seja se escondendo em alguns locais durante a passagem deles, seja seguindo eles quando eles dão a volta, sera correndo... Enfim, vocês que vão saber como evita-los e aproveitar do melhor momento de passar pelos locais que eles vigiam.
Até o momento eles não tem um "Raio de Visão", mas pretendo adicionar esse tipo de sistema neles nos próximos capítulos.
Spoiler
[close]
8. Outros sistemas por eventos: Eventos clássicos de Puzzle, como empurrar pedras, tampar buracos com pedras, cut, labirintos, equipamentos necessários para fazer algumas ações e poder prosseguir no jogo, etc...
Spoiler
[close]
9. Menu: Por enquanto estou usando o menu do típico do RTP, mas pretendo altera-lo um pouco nos próximos capítulos.

Scripts: Akea Animated Battle Hud (Raizen); 8 Directions System (N - Hibiki); Simple Anti Lag (Moghunter); Ruby Simple Title (Gr!Lo).
Trilha Sonora: Spirited Away OST - Joe Hisaishi.
Imagens: Spirited Away Kaonashi (Twodd); "Celtic Gods", by "O Prazer da Literatura"; No(h) Face (The Entertainment Nut).
Tilesets: Guth, PandaMaru, Hanzo Kimura, Enterbrain.
Charset: Sir Helix, Tkool, Enterbrain, CLOSET.
Faces/Pictures: Tkool, CLOSET.
Battlers: Cyanyurikago.

Projeto Atual: Nantes (Em desenvolvimento - 20%)

 Já disponibilizando uma Alpha com a criação do tópico, bom. Tenho que admitir que não sou muito fã de ler os tópicos de projetos (salvo exceções), prefiro ler quando tem o jogo disponível para jogar mesmo. Então posso acabar falando algo do jogo que tenha aqui...

Eu gostei da história do personagem, já começa com aquela tragedia dos seus pais, até ai eu pensei, eh, já vi bastante por ai, mas vem mais alguma notícia triste com personagem quando vai ao médico. :( Me deixou com vontade de ver até onde ele iria carregar aquilo... Bom, no começo do jogo eu fiquei um bom tempo travado naquela parte do milharal depois de pegar a carona (alias, que cavalinho forte aquele ^.^'), tentei a qualquer custo não utilizar o detonado, mas não teve jeito até passar aquela parte, depois daquilo o resto foi bem tranquilo de fazer, como a poção, os baus, personagem novo e finalizar a Alpha...

Realmente foi bem curta como o nome diz, mas deu pra sentir um bom gostinho e estava querendo mais depois que andei pela cidade - mapa esse que era possível passar por cima de mesas e cadeira, mas como é uma Alpha, sem problemas - que alias bem mapeada como o milharal e os demais mapas, parabéns. Só senti falta de um pouco de interação com os objetos como livros e outros, também senti um Lag bem de leve no mapa do milharal, nada que atrapalhe a travessia tentando escapar dos sem face, que morri bastante também, as vezes só por encostar e ele virarem a face pra mim e "game over", mas não chegou a me irritar. Outra coisa, só acho que o "novo jogo", "continue" e "sair" deviam ser fixos...

Bom, essa foi minha experiência ao jogar, espero ver uma demo um pouco mais longa e gostei da mistura que fez com os gráficos, combinou bem. Meus parabéns e boa sorte com o projeto. o/

2010 ~ 2016 / 2024

Vash
Muito obrigado pelo comentário e por ter jogado!
Que bom que você conseguiu jogar sem o detonado a partir do começo do milharal, fiquei preocupado caso o jogo como um todo fosse complicado de prosseguir. Quanto ao começo, vou tentar colocar mais alguns indicadores do local em que o pessoal tem que ir.
Eu coloquei um Antilag no projeto, mas não melhorou muito, pretendia (na verdade ainda pretendo) dividir o milharal em 3 partes (Estrada/Labirinto/Fazenda) para ver se consigo diminuir o Lag, infelizmente tive que usar muitos eventos nesse mapa, principalmente pro mapeamento.
E que bom que você não se irritou com os faceless, essa era outra preocupação minha, tinha medo de que algumas pessoas desistiriam de jogar por causa deles.
Vou tentar melhorar essa interação entre os objetos e personagem, afinal, muito do jogo vai depender de informações contidas em bilhetes/livros, principalmente agora que eles vão ficar na cidade e vão precisar de mais pistas sobre o que fazer a partir dali.
Quanto a Tela Título, vou ver se consigo deixar as 3 opções fixas, não deixei por causa das próprias configurações do Script.

Projeto Atual: Nantes (Em desenvolvimento - 20%)

Bem, estou meio sem tempo agora pra ficar lendo, então pulei direto paras as screens e sistemas.
Os mapas são simples, mas conseguem cativar. Alguns precisam de pequenos retoques, mas gostei bastante do level design.
Os sistemas também são simples, mas parecem bons e provavelmente executam a proposta de forma boa.
Depois vou tentar ler o tópico todo, e caso surja algo há mais, volto para dar minha opinião.
Enfim, esse é um bom projeto!

*-*
Foi legal ver a inspiração da égua no seu projeto.


Skyloftian
Obrigado pelo seu comentário!
Enfim, caso volte para comentar algo após ler o tópico todo, agradeceria se me falasse os "pequenos retoques" para melhorar o mapeamento que você disse.

Projeto Atual: Nantes (Em desenvolvimento - 20%)