O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

RPG Maker MV disponível!

Iniciado por Geraldo de Rívia, 23/10/2015 às 15:30

23/10/2015 às 15:30 Última edição: 23/10/2015 às 15:46 por King Gerar

"Simples o suficiente para uma criança, poderoso o suficiente para um desenvolvedor, versátil o suficiente para qualquer plataforma."



[box2 class=red title=\o/]Hoje, dia 23 de outubro de 2015, às 15:00, foi lançada o RPG Maker MV, depois de muitas expectativas, especulações e alguns sonhos que estávamos esperando vir com esse novo programa. Pois bem, aqueles que não compraram na pré-venda, podem adquirir o RPG Maker MV por R$ 135,99 ainda por R$ 122,39, pois a promoção de pré-venda foi estendida até dia 30/01, na Steam, acessando essa página.

Agora, queeem já comprou, demorou alguns minutos devido a sincronização com o servidor da Valve, mas já pode ir lá e fazer o download. Dá uma testadinha e depois corre aqui pra ver o que achou. Satisfez suas expectativas? Achou bom? Valeu a pena ter comprado? Quais são seus planos? Indica pra quem ainda tá na dúvida se compra ou não? E você, o que que achou?

Spoiler
[close]
[/box2]

Citação de: King Gerar online 23/10/2015 às 15:30

"Simples o suficiente para uma criança, poderoso o suficiente para um desenvolvedor, versátil o suficiente para qualquer plataforma."



[box2 class=red title=\o/]Hoje, dia 23 de outubro de 2015, às 15:00, foi lançada o RPG Maker MV, depois de muitas expectativas, especulações e alguns sonhos que estávamos esperando vir com esse novo programa. Pois bem, aqueles que não compraram na pré-venda, podem adquirir o RPG Maker MV por R$ 135,99 ainda por R$ 122,39, pois a promoção de pré-venda foi estendida até dia 30/01, na Steam, acessando essa página.

Agora, queeem já comprou, demorou alguns minutos devido a sincronização com o servidor da Valve, mas já pode ir lá e fazer o download. Dá uma testadinha e depois corre aqui pra ver o que achou. Satisfez suas expectativas? Achou bom? Valeu a pena ter comprado? Quais são seus planos? Indica pra quem ainda tá na dúvida se compra ou não? E você, o que que achou?

Spoiler
[close]
[/box2]


Aguardando o download rsrsrsr

Esperando o crackado. Gastei tudo no Fallout 4. xD




"A estrada é longa e desconhecida, e cada passo será um momento inesquecível,
rumo aos mais belos lugares que se escondem para lá do que ainda não conheci."






Citação de: fbu online 23/10/2015 às 16:16
Esperando o crackado. Gastei tudo no Fallout 4. xD

Aquele momento que você percebe que poderia ter comprado 2 RMMV. :lol:

---

Já tenho a minha garantida. A possibilidade de distribuição para várias plataformas, não estar travada a resolução e o sistema erótico de plugins, com certeza bateu todos os outros. Eles deveriam ter feito isso no VX Ace. :rick8:

23/10/2015 às 17:05 #4 Última edição: 23/10/2015 às 17:15 por Cronus

This is my OC all rights reserved pls do not steal

Ainda estou mexendo, mas minhas observações até agora:
  • O aumento de resolução deixa os gráficos bem mais bonitos (é claro), apesar de serem mais difíceis de produzir.
  • A interface é meio diferente do que o de costume, esteticamente.
  • Assim como no Ace, tem vários mapas de exemplo que dá pra importar na Map Tree.
  • O Banco de dados vem só com 4 monstros configurados, diferente de todas as outras versões que tinham vários monstros já prontos.
  • O gerador não funciona muito bem com certas combinações, capas ficam por cima das barbas, por exemplo. Também tem menos diversidade fisiológica do que no Ace, mas pelo menos dá pra adicionar mais opções (vou tentar depois).
  • O RTP musical é provavelmente o menor até agora. Só tem 18 musicas (sem contar as DLCs), enquanto o Ace tem mais de 40 por padrão. Pelo menos a qualidade das musicas do MV é melhor, eu acho.
  • O lance da camada extra de mapeamento pode não agradar muito quem tava esperando algo tipo o XP, mas já é bem melhor que o Ace.
  • Quando você cria um jogo ele importa todos os recursos do RTP, então dependência de RTP não existe mais. Infelizmente ele não importa só os arquivos que você tá usando, então a pasta do jogo já começa com mais de 300 MB a menos que você limpe manualmente antes de compartilhar.

    E tem uma coisa pequena que eu particularmente achava bem cagada no Ace, mas corrigiram no MV. É uma coisa bem específica nos comandos de mover evento, sobre mudar o gráfico do evento e virar ele pra outra direção, que no Ace tinha um delay e não era instantâneo, e isso atrapalhava muito na hora de fazer animações customizadas. No MV isso funciona direito, e apesar de ser algo pequeno, é algo que me irritava bastante.

    Enfim, ainda to testando, falta dar uma olhada nas DLCs, testar plugins, e etc.

    EDIT: Acabei de notar que Resource Manager não existe, a menos que eu não esteja achando o botão. Parece que dessa vez você vai ter que importar recursos colando direto na pasta mesmo.
    EDIT2: Traduziram Morcego como "Bastão" no database. Rachei.

@Cronus, penso que eles estão querendo mover a atual comunidade do RPG Maker para algo um pouco mais profissional. Oferecendo menos recursos agora e os fazendo mexer com as pastas, deve dar um passo para isso. Ou apenas são gananciosos e ganharão dinheiro com DLCs. :lol:

Avho que vamos ter de usar um conversor de HTML 5 para APK -.-

Vou demorar um pouco para conseguir criar threads para todos os plugins em 3 fóruns diferentes, então vou deixar esse link aqui por enquanto:
http://link.hudell.com/plugins
Confira meu jogo inspirado na série Harvest Moon:
Fantasy Farming - Orange Season

Caraca!
Tô usando o trial aqui e fiquei fascinado com a interface. E não só isso, gostei deles terem adicionado opções
importantes como poder escolher as opções do menu que é bem útil para jogos de terror e etc...
Os eventos estão bem interessantes, ainda estou testando as coisas mas pelas opções ali eu diria que a engine é muito boa no sentido técnico.
O rtp dele é bonitinho também, nada novo, porém com aquela resolução ficou bonito. Eu usaria sem problemas.
Felizmente eu faço meus próprios icons e futuramente estarei fazendo meus próprios chars, então a falta de recursos não é lá um problema, acredito eu :v(os chars padrões são bonitinhos também)

Eu fiz o download da versão trial, estão maravilhado com o conteúdo dele, amei a ferramenta de desenvolver Battlers para o Sideview Battle, agora estou criando os personagens do meu antigo projeto que vou migrar pro MV haha. Estou pensando em fazer um projeto pequeno nesses 20 dias de trial para testar a ferramenta. :=p:

23/10/2015 às 20:34 #10 Última edição: 23/10/2015 às 20:36 por Alisson
Só não entendo muito bem o motivo dele ficar fechando toda hora quando eu inicio o teste de jogo :v (damm you, win10) É só comigo isso?
E é, o gerador dele em comparação com o antigo é extremamente superior. Dá pra fazer bastante coisa. Devo dizer que tô brincando com ele aqui tentando fazer versões parecidas com uns personagens de um antigo projeto meu.

Citação de: Alisson online 23/10/2015 às 20:34
Só não entendo muito bem o motivo dele ficar fechando toda hora quando eu inicio o teste de jogo :v (damm you, win10) É só comigo isso?

Aqui roda tudo tranquilo (Windows 7). Mas vi umas pessoas tendo uns problemas estranhos com o programa também. Sempre vejo o pessoal reclamando do Win10, então imagino que possa ter algo a ver com ele.


Aproveitando pra me corrigir, ali em cima falei que por padrão só tem 18 musicas no RTP, mas na verdade tem mais. Quando você cria o jogo só tem 18, mas na pasta de DLC tem mais recursos (vários recursos sci-fi, em especial) que acho que vem por padrão, eles só não foram importados automaticamente.
Lá tem a continuação das músicas do RTP do MV, e se não contei errado ao todo são 49 faixas, sem contar mais 40 faixas que são remixes do RTP do 2k3 (!!!)

Citação de: Alisson online 23/10/2015 às 20:34
Só não entendo muito bem o motivo dele ficar fechando toda hora quando eu inicio o teste de jogo :v (damm you, win10) É só comigo isso?

To com o Windows 10 aqui e não tive esse problema. Mas em geral tá meio bugado as coisas aqui também...

Citação de: Cronus online 23/10/2015 às 23:36
Aproveitando pra me corrigir, ali em cima falei que por padrão só tem 18 musicas no RTP, mas na verdade tem mais. Quando você cria o jogo só tem 18, mas na pasta de DLC tem mais recursos (vários recursos sci-fi, em especial) que acho que vem por padrão, eles só não foram importados automaticamente.
Lá tem a continuação das músicas do RTP do MV, e se não contei errado ao todo são 49 faixas, sem contar mais 40 faixas que são remixes do RTP do 2k3 (!!!)

Acho que eles fizeram isso para diferenciar da versão trial, já que agora o RPG Maker vem sem a dependência do RTP. E praticamente é o que mais gostei até agora, a trilha sonora está muito boa.

Amigos, me cadastrei agora, vou configurar meu perfil depois, mas estou numa dúvida. Comprei o MV no steam e tal, falava que vinha uns dlcs gratis, agora eu não consigo ativar de jeito nenhum. Não acho pasta alguma dlc como o amigo acima falou. Sou meio leigo. Me ajudem, por favor.

24/10/2015 às 11:35 #14 Última edição: 24/10/2015 às 11:38 por fbu
Citação de: danieldrb online 24/10/2015 às 10:52
Amigos, me cadastrei agora, vou configurar meu perfil depois, mas estou numa dúvida. Comprei o MV no steam e tal, falava que vinha uns dlcs gratis, agora eu não consigo ativar de jeito nenhum. Não acho pasta alguma dlc como o amigo acima falou. Sou meio leigo. Me ajudem, por favor.
Não tem jeito mesmo, meu irmão. O negócio é ativar o Steam Support e ficar à espera quinze dias para uma resposta deles. A partir daí começa todo um processo burocrático que vai terminar com você a pedir o reembolso da compra, mas aí já vai ser tarde porque já se passaram duas semanas.

Contudo, há quem diga que os DLC's do RPG Maker MV podem ser acessados ao clicar com o botão direito do rato sobre a aplicação do RPG Maker MV, lá na aba 'Softwares'. Aí vai ter uma opção que diz 'Ver conteúdo transferível' e voilà, se os deuses forem justos, verás na lista de conteúdo transferíveis as tais DLC's.

Vai agora, irmão daniel. Que o teu caminho até Valhalla seja cheio de louvores e felicidade!

P.S. Bem-vindo à Centro RPG. Começas-te logo bem ao juntar a tua apresentação e uma dúvida já num só post. Aqui prezamos a eficiência, meu caro. Estás num bom caminho para seres um bom contribuidor da comunidade maker brasileira!




"A estrada é longa e desconhecida, e cada passo será um momento inesquecível,
rumo aos mais belos lugares que se escondem para lá do que ainda não conheci."