O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

A Representatividade nos Jogos

Iniciado por Nandikki, 03/11/2015 às 21:34

Depois desse texto Nandikki eu já tenho os personagens que faltavam para o meu próximo game..
Mas devo confessar, personagens Gay "Ou com três jeitos" eu já criei diversos, mas nunca, nunca mesmo, em todos meus roteiros eu criei um personagem negro, não por racismo ou algo assim, talvez por me inspirar em jogos onde os protagonistas são todos brancos ou só por nunca ter pensado em fazer mesmo.
Contudo, gostei bastante da ideia e com certeza dará um up nos meus próximos trabalhos :ok:

06/11/2015 às 16:50 #31 Última edição: 06/11/2015 às 16:53 por King Gerar
Citação de: Strato online 06/11/2015 às 07:04
Nandikki, confesso que fui muito literal. Eu quis expor que para a arte nós não somos todos iguais. Porque os processos de criação são diferentes.
Eu, como pessoa, também acredito que indiferente de cor, raça, sexo e etc, sejamos essencialmente todos iguais. Mas como artista já não concordo. Então o que disse inicialmente era um contraponto, e não é uma questão do que impede ou deixa de impedir na inserção de diferentes tipos étnicos e culturais nos jogos.

:blink:

Citação de: Magic D online 06/11/2015 às 16:00
Depois desse texto Nandikki eu já tenho os personagens que faltavam para o meu próximo game..
Mas devo confessar, personagens Gay "Ou com três jeitos" eu já criei diversos, mas nunca, nunca mesmo, em todos meus roteiros eu criei um personagem negro, não por racismo ou algo assim, talvez por me inspirar em jogos onde os protagonistas são todos brancos ou só por nunca ter pensado em fazer mesmo.
Contudo, gostei bastante da ideia e com certeza dará um up nos meus próximos trabalhos :ok:

Personagens com trejeitos é quase um clássico  :o:  :XD:. É comum Magic, não é que seja racismo, é que as pessoas as vezes nem param pra pensar mesmo. Tá aí o intuito da matéria, dar aquele alerta.


meus olhos tão sangrando depois de ver algumas respostas @_@
não sei se volto pra RMN pra me esconder do holocausto iminente
ou se eu fico aqui pra estender minha mão @_@

Welp.
Condensando e resumindo toda a intenção do tópico em poucas palavras:
"façam o que quiserem, mas pensem no que façam. bjs"

anyway, excelente iniciativa nandikki

4kisses2u hav a good day

Citar"façam o que quiserem, mas pensem no que façam. bjs"
²

Tranquilo, certeza que nossos queridos administradores terão postura mais coerente depois do ocorrido por aqui.

Adorei sua postagem! Só queria comentar mais algumas coisas:
Ninguém ta obrigando ninguém a encaixar um personagem "de minoria" no seu jogo, segura lá.

Primeiro que a sexualidade, classe social, tipo físico, gênero, cor da pele (etc) não deveriam afetar sua história (o que dirá os npcs), ao menos que seja relevante para ela.
Por exemplo, você vai fazer um jogo que visa fazer uma critica social, é possível que algum desses atributos sejam relevantes. Seu personagem é uma pessoa pobre da periferia. Ok. Agora você precisa estudar pessoas que vivem/viveram nessa situação para dar profundidade psicológica, e ao mesmo tempo fazer um retrato respeitoso desse grupo.
Não, seu personagem não vai falar por todo mundo, mas acho que se você não faz parte do grupo que ele representa, é necessário tratar a questão com respeito. Não fale você por um grupo que não conhece.


Sendo esses atributos irrelevantes, por que não "temperar" os personagens com diversidade? Poxa faz tons diferentes de pele, não precisa ser um branco, um amarelo e um preto. Mas não use o mesmo tom pra todo mundo (algo que acontece muito). Po você é brasileiro, vai dizer que todo mundo que você conhece tem o mesmo tom de pele??? Se seu protagonista não tem envolvimento romântico ou sexual com ninguém, por que não fazer dele assexual (alguém sem atração sexual alguma)?
Ps: sexualidade não é personalidade ta? Ou você hétero define sua personalidade como "hétero"???

Percebe como isso não muda nada de fato na história? (Quando feito direito *COF)

Uma analogia simples sobre "não incluir a diversidade" seria dizer que vou pintar o que vejo pela minha janela usando apenas tons de amarelo. Ainda seria arte, e você entenderia o que pintei. Mas será que é realista? Será que vai expressar o que eu gostaria?
Sua intenção é mesmo falar sobre um mundo em que negros e gays não existem? Isso me preocupa.


É só uma reflexão.

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Ps: quando a história gira em torno dos "atributos de diversidade" sem um propósito, ela é ruim ou os personagens são mal construídos. Por exemplo, a live action de Mulan e a animação. Recomendo fortemente que você busque por uma analise desses dois filmes para entender o que quis ilustrar. A principio era para ser a mesma personagem. Mas no original ela é bem construida e na segunda um bait infeliz de "mulher empoderada" que ironicamente reforça os ideias sexistas.

Ps2: Se você ainda vê isso como frescura, só posso dizer que lamento sua falta de empatia. Nossa sociedade nunca estará livre dessas discussões enquanto as pessoas se tratarem com essa frieza.