O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Vamos Mapear #1 - Dicas Básicas [Reform]

Iniciado por Sotelie, 11/01/2016 às 21:54

11/01/2016 às 21:54 Última edição: 19/01/2016 às 22:02 por Alisson

[box2 class=blue title=Olá]
É com prazer que lhes recebo em minhas novas aulas. Decidi fazer isso pois gostaria de reformar minhas coisas velhas como meu índice.
Essas pequenas aulas servirão como uma reforma de minhas aulas antigas, a diferença é que não pretendo colocar um limite de aulas, sem falar que vocês podem sugerir também.
Eu estarei fazendo mapas tanto no MV quanto no Ace aqui, então espero que gostem.

Aproveitando a oportunidade, decidi chamar uma pequena ajuda para as aulas.


[/box2]

[box2 class=blue title=Conceitos Básicos]

  • Simetria/Assimetria
Um ponto importantíssimo que muitos esquecem. Este errinho é algo que eu vejo quase sempre em mapas iniciantes/intermediários e, por mais que você tente decorar o mapa e deixar bonito, não vai adiantar nada se ele conter erros de simetria/assimetria.
Portanto lembrem-se:





  • Realismo/Coerência
Isso não é algo que erram tanto assim hoje em dia, porém devemos notar algumas falhas bem comuns e até despercebidas nos mapas atuais.



[/box2]

[box2 class=blue title=Shift Mapping]
O Shift Mapping é uma das mais antigas técnicas que era bem usada no XP e foi ficando versátil nas versões VX e acima. Esta técnica não é muito mencionada, porém é uma das mais utilizadas pelos mappers, tanto aqueles que usam mapas por parallax quanto aqueles que fazem diretamente pelo maker.




[/box2]

[box2 class=blue title=Fim]
E é isso aí. Espero que tenham gostado das dicas, acho que são suficientes para que você comece a mapear. E mais uma vez eu gostaria de lhes dizer, lembrem-se destas dicas para que não tenham problemas futuros. O que está aqui é algo que deve ser "comum" para você agora ou futuramente.

[/box2]

 Reform mesmo... imagens bem ilustradas e tudo bem explicado como sempre em seus tutoriais. Sim, shift é algo bem antigo, se não me engano no 2k ou 2k3 já tem essa função disponível (sem RM para confirmar).

Gostei do tutorial, curto e objetivo. Espero novas edições. :)

2010 ~ 2016 / 2024

Se minha memória não falha, no 2k/3 e no XP aparecia uma janelinha para você escolher o formato do tile na hora do shift.
A técnica é algo que você se acostuma e daí não fala mais disso xD
Estarei fazendo mais em meu tempo livre, gostei bastante de refazer essa aí.

Isso que é Aula em! Sempre adorei as suas antigas, essas então tenho muitas expectativas. Só acho que seria legal se lá nas ultimas, você fizesse aulas de Parallax pra todos. Nas suas aulas antigas você só fez para interiores, seria interessante mostrar Exteriores, Dungeons, Castelos e outras coisas por Parallax, os conceitos são os mesmo sim, mas algumas técnicas amais serião bem interessantes. Ótima aula!  :XD:

Boa iniciativa! Eu quero uma aula de como saber se seu mapa está escuro demais(sério) kkkkkk XD

Fico feliz que tenham gostado.
Ven: Sim, como eu disse, não pretendo colocar um limite para essas aulas. Estarei fazendo todo tipo de mapa aí, incluindo as de parallax lá na frente.

eros2: E aí, meu velho xD Olha que eu faço, hein? Valeu o/

Olha só, novas aulas do grande mestre, achei muito boa a explicação e o visual do tópico ficou excelente, gostei bastante de você ter citado a parte da simetria, realmente vejo muitos casos em que as pessoas acabam não seguindo esse conceito básico para determinados tipos de mapas e acabam por deixar o mapa um pouco estranho, então, bem legal você ter esclarecido isso, principalmente para quem está iniciando, no mais, ótima aula como sempre, tenho certeza que vai ajudar a muitos, espero que continue com as aulas até o nível avançado, pois saiba que elas são ótimas!  :ok:

Abraços do Lyca!

Fazer mapas é uma arte, faça como se fosse o seu último.




Que bom que está reformulando essas aulas.
Direto vejo pessoas melhorando após terem lido suas aulas antigas, com essa reforma, vai ser ainda mais fácil o pessoal ficar experto no assunto, asuehauses
Então, gostei bastante da nova formulação, além do design bem bonito, ficou muito bem explicativo.


Shifiting é uma das minhas maiores paixões no Maker ♥

Muito obrigada por trazer esse tutorial simples (mas ótimo aliás)! Eu mesma acabava não prestando muita atenção em simetria, mas vou ficar mais atenta a isso :wow:
Você adora as enormes árvores do XP? Você odeia as cores "datadas" delas? Que tal dar uma olhada no meu Remaster?

Lyca: Oh, é ótimo lhe ver por aqui.
Realmente, eu também andei notando bastante. Alguns mappers acabam passando diretamente para o parallax sem nem mesmo aprenderem algo tão básico. Já vi panomapas com erros de simetria que entristece...
Ah, pode deixar que estarei fazendo coisas bem malucas nas aulas avançadas.

Sky: Eu também percebi uma grande melhora no talento do pessoal após terem lido as aulas. Estarei reformando o índice em breve, também o/

Doiza: Shifting é algo que você deve ter na cabeça sempre como uma ferramenta. Isso faz uma grande diferença nos mapas. Nos exemplos da aula eu fiz tudo dentro de 4 tiles x 4 tiles, e acredite ou não, ainda existem aqueles que possuem dificuldades em fazer algo plausível dentro de um espaço tão pequeno. É isso que quero corrigir aqui.

O intuito dessas aulas também será dar uma ajuda para aqueles que forem participar na Luta de Cenários futuramente.

Muito bom Alisson, com esse RPG novo, é bom dar uma revisada nos conceitos básicos dos mapas. :ok:

Parabéns pela iniciativa e esforço em criar as aulas Alisson! Com certeza um bom ponto de partida para os iniciantes da arte =)

Só tomar cuidado com essa coisa de 'certo' e 'errado'; para mim, os mapas de exemplo marcados como errados no tópico sobre simetria estão mais atraentes que os certos... as vezes o pessoal tenta fugir tanto da tão temida simetria que não conseguem nem colocar uma árvore logo ao lado de outra xD Além do mais esses caminhos de terra geralmente são criados pelo homem, logo tendem a ser mais simétricos também! Enfim, a natureza também é repleta de simetria, tomem cuidado ao criarem regras 'universais' do que seria certo e errado de fazer, principalmente quanto à disposição de elementos, errado mesmo é só fazer mapa feio hehe ou erros visuais claros como paredes com alturas diferentes num mesmo nivel e coisas assim.
Isso me lembra uma 'regra' antiga bem tosca que dizia pro pessoal não usar 4 tiles seguidos nunca, tipo nas paredes de uma caverna, tinha que ser no maximo 3 tiles da parede reta, depois era 'obrigado' a mudar de direção =P Na época muita gente quebrava a cabeça pra deixar os mapas assim, achando que o mapa ficaria horrivel caso não fizessem esse 'certo'. Até hoje ainda vejo gente falando disso as vezes, e tudo veio de algum tutorial gringo - escrever tutoriais é uma grande responsabilidade!

Sobre o uso do shift, os exemplos não ficaram muito claros. Uma coisa legal de destacar é o uso do shift na hora de copiar e colar elementos, acho que é o uso mais importante e interessante dele no MV (no Ace o efeito não existe).

Opa, obrigado por aparecer aqui xD
Eu ainda lembro dessas regras antigas, mas deixaram de existir com o tempo. Criavam um mau hábito enorme, eu que o diga...

Sobre as aulas, eu já não gosto mais de aplicar, nem mesmo seguir regras mesmo, visto que isso limita a criatividade que é algo essencial para se fazer os cenários. Pelo contrário, decidi fazer apenas 'dicas' mesmo pra auxiliar o pessoal.
Sobre as de simetria ali, também concordo que o 'errado' não está totalmente errado, tanto é que no 'certo' eu repeti as mesmas três árvores com a diferença de uma no topo de outra. O problema é que alguns repetem tanto ao ponto do mapa ficar ao estilo pokémon, o que só fica legal dependendo dos gráficos ou estilo do jogo. Não precisam seguir ao pé da letra xD
Sobre o shift, eu tinha colocado lá que não tinha ficado bem claro o efeito, aliás, obrigado por lembrar. Vou ver se faço um outro exemplo aqui pra colocar no lugar.

o/

Boa aula! Bem formatado o tópico, que capricho em, meu caro. Apesar de algumas áreas soar mais para o lado pessoal eu gostei bastante.

Continue com o bom trabalho!

Disponha

22/09/2017 às 11:56 #14 Última edição: 22/09/2017 às 12:00 por Bellinato
 :bruxo: Bom Dia . Bacana  a iniciativa .  Essas são minhas primeiras palavras no forum . Com humildade  entrando nesse mundo , dexo uma dica para quem gostou do topico assim como eu :  Busquem algo pratico e concreto que despertem  o senso  criativo e critico, mesmo que rascunho . Não usem apenas um meio experimente  novas tecnicas  ate mesmo as arcaicas . . .  '' Desenhar um mapa por ex : Em uma folha  de papel quadriculado lhe proporciona  limites que com o tempo reflete muito  na estetica final ''

Quanto  a  Certo e errado  diante ao real - Alguem ae lembra do SimCity  ? Cidade massa e a que tem favela ... quero dizer que  as cidades  mais beM elaboradas não eram as de sublime urbanismo  mas as quais refletiam  o desenvolvimento do jogo ; Uma rua sem saida , uma elevação que não era para estar ali ... detales  que nos cativam a jogar. Indiretamente a uma historia invisivel ali .
Irado né não ? ta ficando bom ! Quero ver pronto / Vamos jogar ! ? !