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Atualizações no RPG Maker MV 17 Respostas | 3270 Visualizações

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King Gerar

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Atualizações no RPG Maker MV
Online: 29 Jan 2016, 09:44

Como muitos esperavam, a nova versão do RPG Maker trouxe novidades interessantes. Contudo, esses novos horizontes vieram com novos desafios a serem vencidos, e um deles foram as inconveniências pós-lançamento, principalmente nas versões cujos idiomas não é o inglês. Em busca de melhorar ou amenizar isso, a KADOKAWA conjunto à comunidade oficial está lançando periodicamente (geralmente às quartas-feiras) recursos e possíveis atualizações a fim de corrigir esses pequenos probleminhas e bugs até estabilizar o programa.

Você pode conferir o histórico de atualizações clicando aqui.

Vale lembrar que, aos que compraram o programa pela Steam, independente da data, essas atualizações são baixadas automaticamente (se essa função estiver habilitada) quando disponíveis.

Atualização 1.1 - 03/03/2016
O RPG Maker MV foi atualizado para a versão 1.1. É a primeira atualização significativa, muito maior das descritas anteriormente que geralmente culminam na simples adição de recursos. Aos usuários do programa pela Steam, a atualização é instalada automaticamente, porém, os arquivos de projetos que foram criados antes da atualização não serão alterados, sendo assim, os plugins da pasta raiz js (com excessão do arquivo plugins.js*) devem ser substituídos pelos novos, que você pode encontrar na pasta do RPG Maker no seu diretório da Steam.
Caso você tenha modificado algum desses plugins-base, guarde essas modificações para aplicar no plugin atualizado.

:pare: Faça o backup de seu projeto antes de substituir os arquivos!

Diretório: Sua pasta da Steam\steamapps\common\RPG Maker MV\NewData\js
rpg_core.js
rpg_managers.js
rpg_objects.js
rpg_scenes.js
rpg_sprites.js
rpg_windows.js


Diretório: Sua pasta da Steam\steamapps\common\RPG Maker MV\NewData\js\libs
pixi.js

*O arquivo plugins.js é responsável por armazenar as mudanças feitas nos plugins adicionais do seu projeto, portanto não o substitua.

A atualização corrige:

• Correção do bug na função Colar Último no editor de animações.
• Correção do bug na tela na mudança de panorama.
• Correção da distorção das faces quando mudando a resolução.
• Correção do erro na batalha quando a fórmula de dano está em branco.
• Correção da exibição do monitor de FPS.
• Correção de, ao fechar a janela de plugins clicando no X, mudanças feitas e não aplicadas, seriam feitas.
• Correção dos modos de blendagem (agora são normal, aditivo, multiplicar e screen).
• Correção de os estados serem removidos ao não conseguir fugir da batalha.
• Correção da posição do índice no seletor de imagem.
• Correção do bug ao apagar um arquivo de jogo salvo que tenha tido algum problema ao salvar.
• Correção de personagens marcados como batalha automática curarem somente o personagem principal na batalha.
• Correção da opção lembrar comando escolher uma habilidade errada.
• Correção dos autotitles não funcionarem como na versão VX Ace.
• Correção da pose de batalha de defesa.
• Correção do problema que impedia atualização de arquivos .json após mudanças.
• Marcando a opção de exibir várias mensagens de texto em sequência, uma barra de rolagem agora é exibida.
• Rotas de movimento agora são salvas mesmo se canceladas.

A atualização inclui:

• O editor de animações agora conta com onion skinning.
• Em toda caixa de texto agora é possível abrir a janela de ajuda de plugins clicando com o botão direito.
• Ao mudar de classe agora é possível manter o nível.
• Na caixa de texto de mensagens agora é possível abrir a janela de iconset com o ID dos ícones clicando com o botão direito.
• Adicionados janelas de confirmação no banco de dados, janela de eventos e cancelar na janela de plugins.
• Adição do gerenciador de recursos.
• Adição dos botões return e home para navegação nas páginas de eventos.
• Adição da opção, ao finalizar o projeto, excluir arquivos inutilizados.
• Adição de várias partes ao gerador de personagens.
• Adição de alguns plugins, com destaque ao de máquina caça-níquel.
• Adição de recursos comprimidos.

Atualização 1.2 - prevista para 21/04/2016
A segunda atualização substancial do RPG Maker MV traz algumas melhoras em algumas funcionalidades que já existiam, além de um tema novo. Mais detalhes sobre a instalação serão adicionados quando a atualização for lançada, o que está previsto para dia 21 de abril.



A atualização corrige:

• Correção da exibição das dicas que, quando usados dois monitores, a dica aparecia no monitor errado.
• Correção do bug nas animações que escondia o alvo errado.
• Correção da perda de memória causada por gráficos de tiles.
• Correção do bug com a função copiar/colar em alguns IMEs.
• Correção da rotação da imagem, que agora pode rodar no sentido anti-horário com valores negativos.
• Correção de, ao importar um novo arquivo pelo Gerenciador de Recursos com o mesmo nome de um existente, o mais antigo não era substituído.

A atualização inclui:

• O primeiro tile do tileset B foi mudado para estrelinha permanentemente.
• Adição de opções da Grade do Mapa (como existia no RPG Maker VX Ace).
• Adição da função recarregar no Gerenciador de Plugins.
• Agora é possível aumentar ou diminuir o zoom do mapa utilizando Ctrl + Rodinha do mouse.
• O Gerenciador de Recursos  agora conta com um botão DLC (creio que para importar DLCs compradas pela Steam).
• Agora é possível selecionar vários recursos para excluir ou importar no Gerenciador de Recursos.
• Adicionado o Tema Dark


Atualização 1.3 - 10/08/2016
A terceira atualização do RPG Maker MV vem com o principal propósito de melhorar o desempenho em todas as máquinas, principalmente quando este era comprometido pela atualização gráfica e/ou sonora. A correção da tradução para português (tava esperando tanto) fica para uma próxima :/ ). Segue abaixo o log da atualização.

Caso já tenha um projeto em desenvolvimento, mesmo o programa atualizando automaticamente, você terá que atualizar os arquivos .js manualmente. Quais plugins devem ser atualizados e onde eles se encontram está escrito na primeira postagem desse tópico, referente a atualização 1.1. Lembre-se de fazer um backup de seu projeto antes.



A atualização inclui:

• Atualização da biblioteca de códigos gráficos, de Pixi2 para Pixi4. Isso implica em uma melhoria em como os gráficos do mapa são dispostos, tendo agora relação à placa gráfica (GPU) do usuário e ao código, como era anteriormente.
• Correção de perdas de memória.
• Correção do mapeamento de tiles original. Use _image ao invés de _canvas em códigos que utilizem Bitmap.bltImage, desse modo o desempenho tende a ser 5 vezes melhor.
• Adicionado um modo de encriptação simples (similar às versões anteriores, creio eu, em níveis de segurança).


• Adicionado um configuração no menu de Ferramentas > Opções que permite escolher a forma com que as listas de objetos são exibidas em parâmetros que a utilizem, como na escolha de itens e personagens nas condições de um evento.
• Adicionada as opções de copiar os comandos por eventos como texto ou html (isso vai ajudar pakas na assistência).


• Adicionado aos plugins padrão o plugin MadeWithMv.js que acrescenta uma tela de apresentação antes de titlescreen.
• Adicionado aos plugins da pasta dlc/KadokawaPlugins o plugin ConfigureRootElement.js para configurar o DOM element do jogo (não sei patavinas o que esse plugin faz, mas pelo que li parece ser mais focado aos jogos que rodarão em navegadores).
• Adicionados os modelos de banco de dados Fantasy (English: NewData_FantasyEN, Japanese: NewData_FantasyJP).

Os problemas com lag derivados do som não foram totalmente corrigidos em todos os casos, entretanto, certifique-se de que:
• Seu arquivo sonoro é menor do que 2Mb, no máximo 3Mb. Se sim, procure diminuir esse tamanho.
• Seus drivers sonoros estão atualizados e corretos. Foi postado um vídeo para auxiliar nisso (em inglês e segue abaixo):
• Se ainda assim o lag persistir, provável mesmo que seja relacionado ao programa. As próximas atualizações continuarão trabalhando em consertar esse problema.


Atualização 1.3.1 - 12/08/2016
• Corrigidas uma série de falhas presentes na atualização 1.3.
• Corrigida a tela tremendo quando rolando a janela em WebGL mode.
• Corrigido um problema na mudança de tileset.
• Corrigido o erro WEBGL: INVALID_VALUE issue.
• Corrigida a aparição de linhas pretas em dispositivos Android.
• Corrigido os sons não executando em looping (substitua em seu projeto de NewData\audio\bgs)
• Correção para NoAutoshadow.js
• Corrigido um erro de encriptação.
• Plugin MadeWithMv atualizado.
• Pixi4 Garbage Collector foi habilitado.
• Corrigido um erro no ImageManager.clear.
• Corrigido parcialmente erros com desvanecer e efeitos da tela.

Atualização 1.3.2 - 20/10/2016 | Atualização 1.3.3 - 21/10/2016
• Correção da condição de habilidades possídas na condição por evento;
• Correção de falhas quando jogado em dispositivos móveis;
• Correção para o comando texto rolante;
• Correção para resolução não definida;
• Correção da sobreposição não funcionar em algumas configurações;
• Correção para o pop-up de dano por drenagem quando refletido.
• Correção para redimensionamento de tiles que acontecia voluntariamente;
• Correção do dimensionamento dos tiles;
• Correção para evitar que o ataque cause dano negativo;
• Suporte para controles de entrada direta (mas ainda nem todos controles são suportados).
« Última modificação: 25 Out 2016, 07:54 por King Gerar »

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King Gerar

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Atualizações no RPG Maker MV
Resposta 1 Online: 04 Mar 2016, 08:41
Adicionada as atualizações 1.1.  :wow:

Algumas coisas eu não encontrei ou não lembrava de como eram antes da att
(como o botão return e home nos eventos), então caso tenha passado alguma informação incorreta é só falarem.

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Draken

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Atualizações no RPG Maker MV
Resposta 2 Online: 04 Mar 2016, 12:54
 "Correção do bug ao apagar um arquivo de jogo salvo que tenha tido algum problema ao salvar."

"• Adição da opção, ao finalizar o projeto, excluir arquivos inutilizados."

Oh God... Achei que eu iria morrer e não iria ver isso, ainda bem que finalmente teve uma atualização grande, esses probleminhas eram bem chatos  :rick8:


EDIT: Sabe dizer qual pasta exatamente da Steam estão os arquivos novos para substituir?
« Última modificação: 04 Mar 2016, 12:56 por Draken »

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Atualizações no RPG Maker MV
Resposta 3 Online: 04 Mar 2016, 13:12
[...]
EDIT: Sabe dizer qual pasta exatamente da Steam estão os arquivos novos para substituir?
RPG Maker MV\NewData\js

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Atualizações no RPG Maker MV
Resposta 4 Online: 04 Mar 2016, 13:38
"recursos comprimidos" Agora sim, hein?
Curti as atualizações, principalmente os modos de blendagens novos que vão quebrar o galho na hora de fazer sistemas com imagens.




Ven

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Atualizações no RPG Maker MV
Resposta 5 Online: 04 Mar 2016, 16:52
Agora que o programa está mais estável e é mais viável para meu projeto, estou pensando seriamente em adquiri-lo. As atualizações me chamaram bastante a atenção.. bem legais!  :XD:

King Gerar

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Atualizações no RPG Maker MV - Atualização 1.2
Resposta 6 Online: 16 Abr 2016, 07:25
Atualização nova, gente!  :wow:
Não é a atualização que virá com a mudança do PIXI (está previsto para a próxima), nem que ajeitará a tradução para português (que já foi corrigida mas não sei porque não aplicaram-na ainda), mas é legal ver que esse RM tá dando mais atenção aos usuários.


Atualização 1.2 - prevista para 21/04/2016
A segunda atualização substancial do RPG Maker MV traz algumas melhoras em algumas funcionalidades que já existiam, além de um tema novo. Mais detalhes sobre a instalação serão adicionados quando a atualização for lançada, o que está previsto para dia 21 de abril.



A atualização corrige:

• Correção da exibição das dicas que, quando usados dois monitores, a dica aparecia no monitor errado.
• Correção do bug nas animações que escondia o alvo errado.
• Correção da perda de memória causada por gráficos de tiles.
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• Correção da rotação da imagem, que agora pode rodar no sentido anti-horário com valores negativos.
• Correção de, ao importar um novo arquivo pelo Gerenciador de Recursos com o mesmo nome de um existente, o mais antigo não era substituído.

A atualização inclui:

• O primeiro tile do tileset B foi mudado para estrelinha permanentemente.
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Lima

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Resposta 7 Online: 21 Abr 2016, 10:21
Quem tem na Steam, já pode atualizar e experimentar!    :clap:

Xogum

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Resposta 8 Online: 21 Abr 2016, 13:26
 :<3: ai meu deus, agora sim está bem melhor!
Aos poucos, cada vez mais longe  :wow:
Não vejo a hora de adquiri-lo, mas no momento estou sem condições financeiras, e é sempre bom esperar uma promoção  :XD:

Obrigado por informar  :wow:
Lindo demais <3 auheuah

~Vici

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Resposta 9 Online: 21 Abr 2016, 14:53
~Está chegandooo!
Creio que vai ficar bem melhor e mai bonito.
Gostei muito deste novo tema,
parece que ficou mais profissional.

King Gerar

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Atualizações no RPG Maker MV [1.3 - 10/08/2016]
Resposta 10 Online: 10 Ago 2016, 14:32
Demorou mais do que Pokémon GO, mas saiu!

Atualização 1.3 - 10/08/2016
A terceira atualização do RPG Maker MV vem com o principal propósito de melhorar o desempenho em todas as máquinas, principalmente quando este era comprometido pela atualização gráfica e/ou sonora. A correção da tradução para português (tava esperando tanto) fica para uma próxima :/ ). Segue abaixo o log da atualização.

Caso já tenha um projeto em desenvolvimento, mesmo o programa atualizando automaticamente, você terá que atualizar os arquivos .js manualmente. Quais plugins devem ser atualizados e onde eles se encontram está escrito na primeira postagem desse tópico, referente a atualização 1.1. Lembre-se de fazer um backup de seu projeto antes.



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« Última modificação: 12 Ago 2016, 07:15 por King Gerar »

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Resposta 11 Online: 10 Ago 2016, 15:50
Aos que têm na steam, por favor deem uma opinião sobre a atualização aqui.

Quero saber se o maker melhorou mesmo \o/
E nada melhor do que os que têm darem uma palavrinha XD
  

King Gerar

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Resposta 12 Online: 10 Ago 2016, 16:04
Aos que têm na steam, por favor deem uma opinião sobre a atualização aqui.

Quero saber se o maker melhorou mesmo \o/
E nada melhor do que os que têm darem uma palavrinha XD
Tu fala em relação ao desempenho? Tipo, no meu projeto o fps dropava quando eu utilizava de passar
abaixo/sobre tiles estrela com characters maiores do que o tile, que requer um plugin para correção e tals.
Porém, o Victor Sant fez um de correção melhor, e desde então o fps fica ali por volta dos 60 mesmo.
Vez ou outra cai em 55, 58, mas 90% do tempo fica em 60. Nas transições de cena ainda dá aquele drop
sinistro, mas acho que não conseguem mudar isso de forma a ficar natural.
No que testei aqui, aparentemente tá na mesma, um pouco mais estável, talvez, mas pode ser efeito placebo ehuahe.

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SevenM

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Resposta 13 Online: 10 Ago 2016, 16:21
 Confirmo aqui, não mudou quase nada em relação ao desempenho. O maker em si é bom mas realmente precisam arrumar esses... 'problemas'. Em todo caso também notei uma melhora no editor mas pode ser apenas eu falando bobagens... Comprei o maker já na versão 1.2 então não tem como dizer qual seria a mudança de desempenho desde a primeira release até a atual.

 Ainda sim, fiquei bem satisfeito pois realmente to vendo movimentação para melhorar o programa... Muito diferente do modelo 'lança e deixa o povo se virar' que o RPG Maker tinha estampado por assim dizer.

--Edit improvisado q--

 Aparentemente o modo de testes está um pouco mais lagado para começar. Não sei se é coisa do meu pc ou da atualização mesmo.
« Última modificação: 10 Ago 2016, 16:26 por SevenM »

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Atualizações no RPG Maker MV [1.3.1 - 12/08/2016]
Resposta 14 Online: 12 Ago 2016, 07:14
Saiu hoje uma pequena atualização para correção de alguns problemas decorrentes da atualização anterior.

Atualização 1.3.1 - 12/08/2016
• Corrigidas uma série de falhas presentes na atualização 1.3.
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« Última modificação: 12 Ago 2016, 07:17 por King Gerar »

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