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Atualizações no RPG Maker MV

Iniciado por Geraldo de Rívia, 29/01/2016 às 09:44

29/01/2016 às 09:44 Última edição: 25/10/2016 às 07:54 por King Gerar

Como muitos esperavam, a nova versão do RPG Maker trouxe novidades interessantes. Contudo, esses novos horizontes vieram com novos desafios a serem vencidos, e um deles foram as inconveniências pós-lançamento, principalmente nas versões cujos idiomas não é o inglês. Em busca de melhorar ou amenizar isso, a KADOKAWA conjunto à comunidade oficial está lançando periodicamente (geralmente às quartas-feiras) recursos e possíveis atualizações a fim de corrigir esses pequenos probleminhas e bugs até estabilizar o programa.

Você pode conferir o histórico de atualizações clicando aqui.

Vale lembrar que, aos que compraram o programa pela Steam, independente da data, essas atualizações são baixadas automaticamente (se essa função estiver habilitada) quando disponíveis.


[box2 class=red title=Atualização 1.1 - 03/03/2016]
O RPG Maker MV foi atualizado para a versão 1.1. É a primeira atualização significativa, muito maior das descritas anteriormente que geralmente culminam na simples adição de recursos. Aos usuários do programa pela Steam, a atualização é instalada automaticamente, porém, os arquivos de projetos que foram criados antes da atualização não serão alterados, sendo assim, os plugins da pasta raiz js (com excessão do arquivo plugins.js*) devem ser substituídos pelos novos, que você pode encontrar na pasta do RPG Maker no seu diretório da Steam.
Caso você tenha modificado algum desses plugins-base, guarde essas modificações para aplicar no plugin atualizado.

:pare: Faça o backup de seu projeto antes de substituir os arquivos!

Diretório: Sua pasta da Steam\steamapps\common\RPG Maker MV\NewData\js
rpg_core.js
rpg_managers.js
rpg_objects.js
rpg_scenes.js
rpg_sprites.js
rpg_windows.js


Diretório: Sua pasta da Steam\steamapps\common\RPG Maker MV\NewData\js\libs
pixi.js

*O arquivo plugins.js é responsável por armazenar as mudanças feitas nos plugins adicionais do seu projeto, portanto não o substitua.


A atualização corrige:

• Correção do bug na função Colar Último no editor de animações.
• Correção do bug na tela na mudança de panorama.
• Correção da distorção das faces quando mudando a resolução.
• Correção do erro na batalha quando a fórmula de dano está em branco.
• Correção da exibição do monitor de FPS.
• Correção de, ao fechar a janela de plugins clicando no X, mudanças feitas e não aplicadas, seriam feitas.
• Correção dos modos de blendagem (agora são normal, aditivo, multiplicar e screen).
• Correção de os estados serem removidos ao não conseguir fugir da batalha.
• Correção da posição do índice no seletor de imagem.
• Correção do bug ao apagar um arquivo de jogo salvo que tenha tido algum problema ao salvar.
• Correção de personagens marcados como batalha automática curarem somente o personagem principal na batalha.
• Correção da opção lembrar comando escolher uma habilidade errada.
• Correção dos autotitles não funcionarem como na versão VX Ace.
• Correção da pose de batalha de defesa.
• Correção do problema que impedia atualização de arquivos .json após mudanças.
• Marcando a opção de exibir várias mensagens de texto em sequência, uma barra de rolagem agora é exibida.
• Rotas de movimento agora são salvas mesmo se canceladas.

A atualização inclui:

• O editor de animações agora conta com onion skinning.
• Em toda caixa de texto agora é possível abrir a janela de ajuda de plugins clicando com o botão direito.
• Ao mudar de classe agora é possível manter o nível.
• Na caixa de texto de mensagens agora é possível abrir a janela de iconset com o ID dos ícones clicando com o botão direito.
• Adicionados janelas de confirmação no banco de dados, janela de eventos e cancelar na janela de plugins.
• Adição do gerenciador de recursos.
• Adição dos botões return e home para navegação nas páginas de eventos.
• Adição da opção, ao finalizar o projeto, excluir arquivos inutilizados.
• Adição de várias partes ao gerador de personagens.
• Adição de alguns plugins, com destaque ao de máquina caça-níquel.
• Adição de recursos comprimidos.
[/box2]

[box2 class=red title=Atualização 1.2 - prevista para 21/04/2016]
A segunda atualização substancial do RPG Maker MV traz algumas melhoras em algumas funcionalidades que já existiam, além de um tema novo. Mais detalhes sobre a instalação serão adicionados quando a atualização for lançada, o que está previsto para dia 21 de abril.




A atualização corrige:

• Correção da exibição das dicas que, quando usados dois monitores, a dica aparecia no monitor errado.
• Correção do bug nas animações que escondia o alvo errado.
• Correção da perda de memória causada por gráficos de tiles.
• Correção do bug com a função copiar/colar em alguns IMEs.
• Correção da rotação da imagem, que agora pode rodar no sentido anti-horário com valores negativos.
• Correção de, ao importar um novo arquivo pelo Gerenciador de Recursos com o mesmo nome de um existente, o mais antigo não era substituído.

A atualização inclui:

• O primeiro tile do tileset B foi mudado para estrelinha permanentemente.
• Adição de opções da Grade do Mapa (como existia no RPG Maker VX Ace).
• Adição da função recarregar no Gerenciador de Plugins.
• Agora é possível aumentar ou diminuir o zoom do mapa utilizando Ctrl + Rodinha do mouse.
• O Gerenciador de Recursos  agora conta com um botão DLC (creio que para importar DLCs compradas pela Steam).
• Agora é possível selecionar vários recursos para excluir ou importar no Gerenciador de Recursos.
• Adicionado o Tema Dark

[/box2]

[box2 class=red title=Atualização 1.3 - 10/08/2016]
A terceira atualização do RPG Maker MV vem com o principal propósito de melhorar o desempenho em todas as máquinas, principalmente quando este era comprometido pela atualização gráfica e/ou sonora. A correção da tradução para português (tava esperando tanto) fica para uma próxima :/ ). Segue abaixo o log da atualização.

Caso já tenha um projeto em desenvolvimento, mesmo o programa atualizando automaticamente, você terá que atualizar os arquivos .js manualmente. Quais plugins devem ser atualizados e onde eles se encontram está escrito na primeira postagem desse tópico, referente a atualização 1.1. Lembre-se de fazer um backup de seu projeto antes.




A atualização inclui:

• Atualização da biblioteca de códigos gráficos, de Pixi2 para Pixi4. Isso implica em uma melhoria em como os gráficos do mapa são dispostos, tendo agora relação à placa gráfica (GPU) do usuário e ao código, como era anteriormente.
• Correção de perdas de memória.
• Correção do mapeamento de tiles original. Use _image ao invés de _canvas em códigos que utilizem Bitmap.bltImage, desse modo o desempenho tende a ser 5 vezes melhor.
• Adicionado um modo de encriptação simples (similar às versões anteriores, creio eu, em níveis de segurança).


• Adicionado um configuração no menu de Ferramentas > Opções que permite escolher a forma com que as listas de objetos são exibidas em parâmetros que a utilizem, como na escolha de itens e personagens nas condições de um evento.
• Adicionada as opções de copiar os comandos por eventos como texto ou html (isso vai ajudar pakas na assistência).


• Adicionado aos plugins padrão o plugin MadeWithMv.js que acrescenta uma tela de apresentação antes de titlescreen.
• Adicionado aos plugins da pasta dlc/KadokawaPlugins o plugin ConfigureRootElement.js para configurar o DOM element do jogo (não sei patavinas o que esse plugin faz, mas pelo que li parece ser mais focado aos jogos que rodarão em navegadores).
• Adicionados os modelos de banco de dados Fantasy (English: NewData_FantasyEN, Japanese: NewData_FantasyJP).


Os problemas com lag derivados do som não foram totalmente corrigidos em todos os casos, entretanto, certifique-se de que:
• Seu arquivo sonoro é menor do que 2Mb, no máximo 3Mb. Se sim, procure diminuir esse tamanho.
• Seus drivers sonoros estão atualizados e corretos. Foi postado um vídeo para auxiliar nisso (em inglês e segue abaixo):
• Se ainda assim o lag persistir, provável mesmo que seja relacionado ao programa. As próximas atualizações continuarão trabalhando em consertar esse problema.


[/box2]

[box2 class=red title=Atualização 1.3.1 - 12/08/2016]
• Corrigidas uma série de falhas presentes na atualização 1.3.
• Corrigida a tela tremendo quando rolando a janela em WebGL mode.
• Corrigido um problema na mudança de tileset.
• Corrigido o erro WEBGL: INVALID_VALUE issue.
• Corrigida a aparição de linhas pretas em dispositivos Android.
• Corrigido os sons não executando em looping (substitua em seu projeto de NewData\audio\bgs)
• Correção para NoAutoshadow.js
• Corrigido um erro de encriptação.
• Plugin MadeWithMv atualizado.
• Pixi4 Garbage Collector foi habilitado.
• Corrigido um erro no ImageManager.clear.
• Corrigido parcialmente erros com desvanecer e efeitos da tela.
[/box2]

[box2 class=red title=Atualização 1.3.2 - 20/10/2016 | Atualização 1.3.3 - 21/10/2016]
• Correção da condição de habilidades possídas na condição por evento;
• Correção de falhas quando jogado em dispositivos móveis;
• Correção para o comando texto rolante;
• Correção para resolução não definida;
• Correção da sobreposição não funcionar em algumas configurações;
• Correção para o pop-up de dano por drenagem quando refletido.
• Correção para redimensionamento de tiles que acontecia voluntariamente;
• Correção do dimensionamento dos tiles;
• Correção para evitar que o ataque cause dano negativo;
• Suporte para controles de entrada direta (mas ainda nem todos controles são suportados).
[/box2]

Adicionada as atualizações 1.1.  :wow:

Algumas coisas eu não encontrei ou não lembrava de como eram antes da att
(como o botão return e home nos eventos), então caso tenha passado alguma informação incorreta é só falarem.

04/03/2016 às 12:54 #2 Última edição: 04/03/2016 às 12:56 por Draken
 "Correção do bug ao apagar um arquivo de jogo salvo que tenha tido algum problema ao salvar."

"• Adição da opção, ao finalizar o projeto, excluir arquivos inutilizados."

Oh God... Achei que eu iria morrer e não iria ver isso, ainda bem que finalmente teve uma atualização grande, esses probleminhas eram bem chatos  :rick8:


EDIT: Sabe dizer qual pasta exatamente da Steam estão os arquivos novos para substituir?

Citação de: Draken online 04/03/2016 às 12:54
[...]
EDIT: Sabe dizer qual pasta exatamente da Steam estão os arquivos novos para substituir?
RPG Maker MV\NewData\js

"recursos comprimidos" Agora sim, hein?
Curti as atualizações, principalmente os modos de blendagens novos que vão quebrar o galho na hora de fazer sistemas com imagens.

Agora que o programa está mais estável e é mais viável para meu projeto, estou pensando seriamente em adquiri-lo. As atualizações me chamaram bastante a atenção.. bem legais!  :XD:

Atualização nova, gente!  :wow:
Não é a atualização que virá com a mudança do PIXI (está previsto para a próxima), nem que ajeitará a tradução para português (que já foi corrigida mas não sei porque não aplicaram-na ainda), mas é legal ver que esse RM tá dando mais atenção aos usuários.


[box2 class=red title=Atualização 1.2 - prevista para 21/04/2016]
A segunda atualização substancial do RPG Maker MV traz algumas melhoras em algumas funcionalidades que já existiam, além de um tema novo. Mais detalhes sobre a instalação serão adicionados quando a atualização for lançada, o que está previsto para dia 21 de abril.




A atualização corrige:

• Correção da exibição das dicas que, quando usados dois monitores, a dica aparecia no monitor errado.
• Correção do bug nas animações que escondia o alvo errado.
• Correção da perda de memória causada por gráficos de tiles.
• Correção do bug com a função copiar/colar em alguns IMEs.
• Correção da rotação da imagem, que agora pode rodar no sentido anti-horário com valores negativos.
• Correção de, ao importar um novo arquivo pelo Gerenciador de Recursos com o mesmo nome de um existente, o mais antigo não era substituído.

A atualização inclui:

• O primeiro tile do tileset B foi mudado para estrelinha permanentemente.
• Adição de opções da Grade do Mapa (como existia no RPG Maker VX Ace).
• Adição da função recarregar no Gerenciador de Plugins.
• Agora é possível aumentar ou diminuir o zoom do mapa utilizando Ctrl + Rodinha do mouse.
• O Gerenciador de Recursos  agora conta com um botão DLC (creio que para importar DLCs compradas pela Steam).
• Agora é possível selecionar vários recursos para excluir ou importar no Gerenciador de Recursos.
• Adicionado o Tema Dark

[/box2]

Quem tem na Steam, já pode atualizar e experimentar!    :clap:

 :<3: ai meu deus, agora sim está bem melhor!
Aos poucos, cada vez mais longe  :wow:
Não vejo a hora de adquiri-lo, mas no momento estou sem condições financeiras, e é sempre bom esperar uma promoção  :XD:

Obrigado por informar  :wow:
Lindo demais <3 auheuah

~Está chegandooo!
Creio que vai ficar bem melhor e mai bonito.
Gostei muito deste novo tema,
parece que ficou mais profissional.

10/08/2016 às 14:32 #10 Última edição: 12/08/2016 às 07:15 por King Gerar
Demorou mais do que Pokémon GO, mas saiu!

[box2 class=red title=Atualização 1.3 - 10/08/2016]
A terceira atualização do RPG Maker MV vem com o principal propósito de melhorar o desempenho em todas as máquinas, principalmente quando este era comprometido pela atualização gráfica e/ou sonora. A correção da tradução para português (tava esperando tanto) fica para uma próxima :/ ). Segue abaixo o log da atualização.

Caso já tenha um projeto em desenvolvimento, mesmo o programa atualizando automaticamente, você terá que atualizar os arquivos .js manualmente. Quais plugins devem ser atualizados e onde eles se encontram está escrito na primeira postagem desse tópico, referente a atualização 1.1. Lembre-se de fazer um backup de seu projeto antes.




A atualização inclui:

• Atualização da biblioteca de códigos gráficos, de Pixi2 para Pixi4. Isso implica em uma melhoria em como os gráficos do mapa são dispostos, tendo agora relação à placa gráfica (GPU) do usuário e ao código, como era anteriormente.
• Correção de perdas de memória.
• Correção do mapeamento de tiles original. Use _image ao invés de _canvas em códigos que utilizem Bitmap.bltImage, desse modo o desempenho tende a ser 5 vezes melhor.
• Adicionado um modo de encriptação simples (similar às versões anteriores, creio eu, em níveis de segurança).


• Adicionado um configuração no menu de Ferramentas > Opções que permite escolher a forma com que as listas de objetos são exibidas em parâmetros que a utilizem, como na escolha de itens e personagens nas condições de um evento.
• Adicionada as opções de copiar os comandos por eventos como texto ou html (isso vai ajudar pakas na assistência).


• Adicionado aos plugins padrão o plugin MadeWithMv.js que acrescenta uma tela de apresentação antes de titlescreen.
• Adicionado aos plugins da pasta dlc/KadokawaPlugins o plugin ConfigureRootElement.js para configurar o DOM element do jogo (não sei patavinas o que esse plugin faz, mas pelo que li parece ser mais focado aos jogos que rodarão em navegadores).
• Adicionados os modelos de banco de dados Fantasy (English: NewData_FantasyEN, Japanese: NewData_FantasyJP).


Os problemas com lag derivados do som não foram totalmente corrigidos em todos os casos, entretanto, certifique-se de que:
• Seu arquivo sonoro é menor do que 2Mb, no máximo 3Mb. Se sim, procure diminuir esse tamanho.
• Seus drivers sonoros estão atualizados e corretos. Foi postado um vídeo para auxiliar nisso (em inglês e segue abaixo):
• Se ainda assim o lag persistir, provável mesmo que seja relacionado ao programa. As próximas atualizações continuarão trabalhando em consertar esse problema.


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Aos que têm na steam, por favor deem uma opinião sobre a atualização aqui.

Quero saber se o maker melhorou mesmo \o/
E nada melhor do que os que têm darem uma palavrinha XD
  

Citação de: felipefalcon online 10/08/2016 às 15:50
Aos que têm na steam, por favor deem uma opinião sobre a atualização aqui.

Quero saber se o maker melhorou mesmo \o/
E nada melhor do que os que têm darem uma palavrinha XD
Tu fala em relação ao desempenho? Tipo, no meu projeto o fps dropava quando eu utilizava de passar
abaixo/sobre tiles estrela com characters maiores do que o tile, que requer um plugin para correção e tals.
Porém, o Victor Sant fez um de correção melhor, e desde então o fps fica ali por volta dos 60 mesmo.
Vez ou outra cai em 55, 58, mas 90% do tempo fica em 60. Nas transições de cena ainda dá aquele drop
sinistro, mas acho que não conseguem mudar isso de forma a ficar natural.
No que testei aqui, aparentemente tá na mesma, um pouco mais estável, talvez, mas pode ser efeito placebo ehuahe.

10/08/2016 às 16:21 #13 Última edição: 10/08/2016 às 16:26 por SevenM
 Confirmo aqui, não mudou quase nada em relação ao desempenho. O maker em si é bom mas realmente precisam arrumar esses... 'problemas'. Em todo caso também notei uma melhora no editor mas pode ser apenas eu falando bobagens... Comprei o maker já na versão 1.2 então não tem como dizer qual seria a mudança de desempenho desde a primeira release até a atual.

Ainda sim, fiquei bem satisfeito pois realmente to vendo movimentação para melhorar o programa... Muito diferente do modelo 'lança e deixa o povo se virar' que o RPG Maker tinha estampado por assim dizer.

--Edit improvisado q--

Aparentemente o modo de testes está um pouco mais lagado para começar. Não sei se é coisa do meu pc ou da atualização mesmo.

Jogo em desenvolvimento. Se interessou? Clique na imagem para mais informações!

12/08/2016 às 07:14 #14 Última edição: 12/08/2016 às 07:17 por King Gerar
Saiu hoje uma pequena atualização para correção de alguns problemas decorrentes da atualização anterior.

[box2 class=red title=Atualização 1.3.1 - 12/08/2016]
• Corrigidas uma série de falhas presentes na atualização 1.3.
• Corrigida a tela tremendo quando rolando a janela em WebGL mode.
• Corrigido um problema na mudança de tileset.
• Corrigido o erro WEBGL: INVALID_VALUE issue.
• Corrigida a aparição de linhas pretas em dispositivos Android.
• Corrigido os sons não executando em looping (substitua em seu projeto de NewData\audio\bgs)
• Correção para NoAutoshadow.js
• Corrigido um erro de encriptação.
• Plugin MadeWithMv atualizado.
• Pixi4 Garbage Collector foi habilitado.
• Corrigido um erro no ImageManager.clear.
• Corrigido parcialmente erros com desvanecer e efeitos da tela.
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