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Divulgação: O início do fim.

Iniciado por Rawen, 30/07/2016 às 23:27

30/07/2016 às 23:27 Última edição: 30/07/2016 às 23:48 por King Gerar



Quando falamos de divulgação, estamos falando de uma das partes mais importantes do processo de criação de um game. Ela faz parte do pós-making, isto é, ocorre no fim do processo da criação geral do game, então, podemos chamá-la de início do fim.
Dividi aqui, de forma simples e compreensível, as técnicas e formas de divulgação desde as virtuais e do próprio RPG Maker, à algumas antigas utilizadas para diversos outros meios. Ela está presente em nosso dia-a-dia, sempre vemos Outdoors e anúncios nos mais diversos sites, televisão, carros passando pra lá e pra cá, a propaganda e a divulgação estão conosco mesmo que não percebamos.

Nesta matéria, aprenda técnicas para divulgação de seu produto!



[box class=orange]Planejando[/box]


Tudo começa de uma forma bem comum: O planejamento. Não se pode começar algo sem uma base, existem diversas técnicas de Web Marketing e elas são usáveis em caso dos games. O planejamento é o momento inicial, então pegue uma caneta e um caderno e se prepare, crie coisas, ideias, bordões, coisas que possam ser postas em prática nos próximos passos, não custa nada um pouco de suor nas mãos, e é com essas ideias que seguiremos o planejamento:
Primeiramente precisamos entender o que queremos fazer, qual público atingir, isso vem desde o início do planejamento de como fazer o game, analise isso e resuma a uma das palavras a seguir:

[Jovens]: Este geralmente é o público-alvo, principalmente se tratando de jogos, como em nosso caso, para convencê-los, precisamos mostrar realmente as boas faces do nosso produto e mostrar minimamente as desvantagens na compra;
[Adultos]: Esse também é bem comum, nos jogos com conteúdo erótico ou violento, lembre-se, não queremos pais reclamando do nosso produto;
[Crianças]: Já é mais incomum, geralmente crianças não decidem comprar algo por que vem à sua cabeça, mas sim se à eles for apresentado, geralmente por comerciais de televisão.


À partir dessa ideia podemos escolher que meio de linguagem utilizar, afinal, usar uma linguagem formal com crianças de nove anos não é uma boa jogada. Não que devamos escrever errado, mas com palavras simples e frases diretas.
Quanto maior a idade, maior a necessidade de conteúdo, é fácil convencer crianças, mas adultos vão até o inferno pesquisando antes de comprar. Precisamos fazer com que nosso produto seja realmente chamativo. Isso, no caso dos games, é um tanto diferente, afinal, queremos que nosso game tenha lugar na área de trabalho de muitos, não? Então... no caso dos games, a exigência para que isso ocorra é simplesmente um jogo que seja capaz de te prender por horas e te divertir e surpreender nesse tempo, não? Mas pense comigo, um jogo de RPG Maker não é tão leve, perdemos uns minutinhos enquanto o baixamos, então, antes de baixarmos devemos ter certeza de que teremos um resultado satisfatório. O que lemos num blog ou página de divulgação tem influência em nossa impressão inicial.
No planejamento, devemos pensar em como traremos essa impressão.

"A primeira impressão é sempre a que fica".




[box class=orange]Colocando em Prática[/box]


Do que adianta um belo dum planejamento se não pudermos pôr tudo em prática? Seja realista, não planeje coisas que não seja capaz de cumprir. Nesta etapa, tão importante quanto a primeira, iremos começar a utilizar meios para mostrar nosso produto / jogo ao mundo! Vamos começar:
Podemos usar blogs, sites personalizados / próprios, fóruns(este mesmo, por exemplo), redes sociais, entre outros meios. O recomendado é que se use o máximo de coisas possíveis, e obviamente de formas diferentes.
Sabemos que blogs e sites podem suportar textos grandes, mas precisamos divulgá-los. Neles em si, devemos usar de tudo, desde meios visuais a sonoros. Devem ser usadas diferentes sessões para facilitar a navegação do cliente, para que se torne mais fácil navegar pelo site. Temos as mais comuns: Mídia; Informações; História(no caso dos games); Página inicial; Centro de reportes; Entre muitos outros. Nada de infinitas sessões, afinal isso não ajudará em nada. Existem diversas sessões diferentes para assuntos diferentes, basta saber botar em prática. Existem sites, e um dos mais simples, e que recomendo é o Wix, mas existem muitos outros.
Agora que criou seu blog, deve criar uma página, muitas pessoas usam redes sociais, uma das mais famosas é o Facebook, você pode postar imagens periodicamente na sua página e a cada uma deixar um link para seu blog / site. Quanto melhor a linguagem e mais amigos você tiver, melhor. Principalmente aqueles que possuam ainda mais amigos, e que possam compartilhar junto a você.
No caso dos fóruns, o mesmo serve, porém a divulgação é mais fácil. Prossigamos.




[box class=orange]Perpetuando[/box]

Essa pode ser a última etapa, mas o tamanho dela depende da sua vontade. Você pode querer perpetuar algo por muito tempo, lançando versões especiais, DLCs, versões para diversas plataformas, cores diferentes, e outras coisa. Por mais retardado que isso possa parecer, está presente também. Temos como exemplo aquele relógio, uma febre um tanto antiga: Champion, as pessoas eram loucas por comprar as mais diferentes formas e cores, ele era mutável e tinha diversas capinhas. Pode parecer retardado falando, mas é uma espécie de propaganda, e leva o cliente a comprar algo, afinal, lançar algo sobre um produto sempre mantém ele atualizado, e chama a atenção, serve como uma propaganda.


Esse é Skyrim, um jogo pra lá de DLCs

Como citado acima, as DLCs também são uma coisa legal de se fazer, são como um plus em seu game. Para quem não sabe:
Citação de: Wikipedia
Conteúdo para download (em inglês, Downloadable Content ou DLC), é um conteúdo adicional para jogos de videogame adquirido através da internet. DLCs geralmente são comprados pelo usuário de uma plataforma de distribuição digital como o Steam ou Origin.
ou:
Citação de: ManecBR3Algo para pegar tua grana e te proporcionar horas de diversão :D

[box class=orange]Anúncios no Navegador[/box]

Outra forma interessante de divulgar seu game são anúncios de navegador, mesmo que soem irritantes às vezes. Uma forma legal de colocar esses anúncios é usando o Hotwords, muitas pessoas detestam os anúncios, mas admita, alguma vez você clicou num desses anúncios, estou errado?
Se estou, pelo menos sem querer, não? Não? Então tá...


Você já deve ter ouvido falar, mas de toda forma é uma dica.

Também temos o Google AdWords, ele é do próprio Google, e você só paga após conseguir algum resultado, de fato. Só o recomendo para projetos gratuitos, mas isso é meio óbvio, não?


Veja as letras sentimentais que esta plataforma apresenta, sugar dinheiro de pequenas criancinhas alienadas...

Além dos anúncios de navegador, as redes sociais e os blogs / sites, ainda temos uma outra ferramenta extremamente útil, você conhece bem e achou estranho o fato dela não ter sido citada, aposto. Vamos dar uma olhadinha nela abaixo:



[box class=orange]O YouTube[/box]

Esse é bem conhecido, muitos usam essa ferramenta, alguns até mais que as redes sociais. O YouTube, apesar de ser um caminho longo, é bem útil. Digo longo devido ao tempo que seu conteúdo levará para chegar à muitos. Para isso, como citado antes, existem redes sociais e nosso amado fórum, CRM.
Mas há ainda algo mais, não basta fazer um vídeo, o vídeo precisa ser direto, um trailer por exemplo. Este é o primeiro passo, depois, quem se interessar poderá ir vendo novos vídeos e se interessar ainda mais. Se colocarmos direto um conteúdo enorme e informativo demais, teremos pessoas que não se interessarão em ver o vídeo inteiro. Lembre-se de criar um vídeo com um objetivo principal, ou seja, não fale da casa do Zequinho e no mesmo vídeo também da Dungeon do Dragão da malária, ambos são assuntos que se diferem, então devem ser feitos em vídeos diferentes também.
Por mais óbvio que isso possa parecer, é erro de muitos não prestar atenção nisso. Temos algumas regrinhas na hora de fazer seu vídeo demonstrativo, vamos conhecê-las?


Admita, você já usou, o YouTube é muito famoso. Deve ser o orgulho do papai...

•Nunca ultrapasse três minutos. A partir de dois minutos já é tempo demais, estará dando informações desnecessárias, geralmente, apenas dois minutos e trinta segundos pode ser o suficiente.
•Nunca faça algo porco. Isso é bem óbvio, mas quando pensamos em algo porco logo vem a nossa cabeça algo mal feito, mas não é só isso. Algo porco tem um visual poluído, desnecessário, afinal, para que poluição em algo de trinta segundos?
•Nunca fale de sua opinião em um trailer. Dá certo em alguns casos, mas você não é nem um pouco famoso como as velharias que escrevem os roteiros. Apenas fale do jogo, capiche?
•Mostre o mais importante no começo. Lembre-se, um público quer ser surpreendido no começo, quanto mais você gostar do começo, mais você gostará de continuar à ver. Se usar isso e os vídeos de dois / três minutos, terá um ótimo trailer.
•Use frases marcantes. Lance na cara do telespectador alguma música épica com frases sobre seu jogo. Como um AMV.

Essas são as regras que não podem ser quebradas, as outras vem da moral, em casos de jogos com conteúdo adulto, nada de pornografia no YouTube, a menos que queira um belo Strike :D


Esse é o Trailer do jogo Vorum — Legados de Justiça, do membro [user]Star Gleen[/user]

[box2 class=orange title=(• ◡•)/]
Chegamos ao fim. Espero que a leitura tenha sido agradável, e espero que ajude as pessoinhas daqui :D
Nos vemos em mais uma matéria!
[/box2]

Vai dormir menino
Gostei bastante da materia, vai ajudar bastante aqueles que querem lançar jogos comerciais, seja no Maker ou não.

+1 Gold  :rei:

Achei a matéria sensacional Manec! Sem dúvidas este é um assunto super importante, ele sempre deve ser levado em conta quando estamos criando um game.

Ótimo trabalho meu caro.  :XD:

Ótima matéria Mikasa, quer dizer Manec. :clown:
A parte da divulgação do projeto ou do jogo pronto é realmente muito importante e algumas pessoas esquecem dessa parte ou não sabem fazer da melhor forma. Suas dicas vão ajudar muitos makers e irão incentivar bastante a pensarem em novas formas de marketing. Enfim, parabéns! :ok:
     

Realmente muito boa sua materia. :XD:
Acho que com tantos conselhos, posso divulgar meus futuros projetos de um jeito bem melhor. :wow:

Com certeza uma ótima matéria, mas só uma correção: nem sempre um jogo adulto tem pornografia/violência e mesmo algumas coisas jovens podem ter violência e erotismo em certo nível. Algo adulto pode ser simplesmente algo mais sério e/ou voltado para o mundo adulto.

De qualquer maneira, excelente tópico, muitas dicas interessantes aí.

Bom texto! Alias, obrigado pela menção que fez a meu jogo. Marketing é tudo pessoal! Não adianta postar o jogo e esperar que faça sucesso, trabalhe fortemente na divulgação da mesma forma que trabalhou fortemente no game em si.

Disponha