O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Adeus à Mundo RPG Maker

Iniciado por Geraldo de Rívia, 06/01/2017 às 15:20

06/01/2017 às 15:20 Última edição: 06/01/2017 às 15:23 por King Gerar

[box2 class=blue title=:/]Foram algumas vezes que tivemos tópicos preocupados com o fato de a Mundo RPG Maker, a então maior comunidade brasileira de RPG Maker, estar inacessível. Mas sempre tínhamos a certeza de que, alguma hora, as portas daquelas terras estariam abertas novamente, e assim apaziguávamos os apreensivos. E também foi assim nas últimas semanas, todos nós mantínhamos a mesma esperança que tivemos outrora de que tudo se resolvesse e a MRM, carinhosamente assim apelidada pela sigla, voltaria. Mas não foi o que aconteceu...

Segundo a postagem da página no facebook comunicando o ocorrido, desta vez o dano no banco de dados foi irresolúvel. Mesmo tentando consertar o problema ao longo desses dias, os conteúdo de postagens, membros e mesmo os backups, foram perdidos. Nas palavras, segue que a decisão foi um consenso entre os administradores diante do fato e uma rápida passagem sobre o legado que a comunidade deixou.

Vale lembrar que não perdemos somente um fórum, mas sim grande parte e o maior acervo da história da comunidade brasileira de RPG Maker. Além de uma quantidade imensurável de recursos que só existiam lá, a MRM foi palco para acompanharmos o desenvolver do programa por aqui, e suspeito até que tenha sido a comunidade que sobreviveu mais anos. Não bastasse isso, muitas comunidades tiveram seus fundadores formados lá dentro, como o [user]Raizen[/user] da nossa própria Centro RPG Maker. Portanto, apesar de sempre haver uma "concorrência" entre as comunidades, é irrefutável a importância que a Mundo RPG Maker teve em nosso meio, e que muito provavelmente, contribuiu para que mantivéssemos makers até hoje.

:rick9:
[/box2]

06/01/2017 às 15:55 #1 Última edição: 06/01/2017 às 16:11 por Cezar
Oh shit...

Há tempos que eu não acesso mais a MRM, mas sem dúvidas foi aonde tive minha maior história (Entre tapas e beijos). Realmente é triste saber que ela está realmente fechando as portas  :sad: . Não dá nem pra imaginar a imensurável quantia de conteúdo que estamos perdendo.

EDIT:
https://web.archive.org/web/20161126163648/http://www.mundorpgmaker.com.br/page/articles

O jeito é usar a WayBack Machine caso queiram dar umas últimas olhadas no forum e tentar recuperar alguma coisa.



Uma prova que 2017 começou com o pé esquerdo...

Um lugar que foi o berço para muitos, inclusive o tópico de reunião e recrutamento para a criação da CRM foi lá... Assim como a biblioteca de Alexandria, a MRM foi uma perda enorme em questão de conhecimento para nós, makers.
.

 Muito triste isso, foi lá que conheci o rpg maker e aprendi a usá-lo. Era o fórum que mais frequentava, vivi muita coisa boa por lá. Infelizmente começaram a acontecer muitas quedas e pouco movimento de membros, já imaginava que um dia poderia acontecer isso mas não esperava que fosse tão cedo. Uma grande perda pra comunidade maker.

Uma grande perda para o cenário maker. como citado, havia conteúdo ali que valia ouro. 2016 passou mas ainda tá dando um jeito de assombrar todo mundo. :=|:

Foi difícil pra mim ter de aceitar isso na hora, o carinho que criei durante esses 5 anos pela MRM é imensurável. Ela fará parte da minha vida como um todo, pois ela me tornou uma pessoa melhor!

Adorei cada momento por lá, mas devo continuar meu caminho como Maker!
Até mais :sad:

Infelizmente foi o resultado de uma queda que destruiu nosso banco de dados. Tentamos de tudo com nossos programadores mas não conseguimos...

Creio que o berço da maioria dos makers que conheço foi naquele fórum, todos nós aprendemos a ter um carinho especial por ele. Mesmo tendo seus tempos sombrios e difíceis, em alguns momentos no passado, é incontestável a importância que essa comunidade teve no enriquecimento pessoal de todos que passaram por lá.

Foi uma honra ter colaborado na Staff de lá! Comecei Colaborador, virei Moderador, depois Coordenador e por fim terminei Administrador, foi uma grande trajetória, cheia de suas idas e vindas, mas não me arrependo de uma gota de sangue derramado que dei por esse fórum, perto de tudo que ele fez por mim o que fiz não passou de uma dívida moral.

Adeus MRM, muito obrigado por tudo!

Nunca fui muito de participar da MRM desde a época em que ainda era a Jogos, mas sempre fico chatado de ver quando um fórum popular de RM chega ao fim.

A MRM também é um caso especial por estar ativa à tanto tempo e ter se tornado a comunidade mais antiga no cenário nacional, além do fim dela ter ocorrido por problemas técnicos e não por falta de interesse dos membros, que costuma ser o caso.

Enfim, uma notícia triste e definitivamente uma grande perda histórica como sempre, mas espero que os ex-membros e staffers possam encontrar conforto e suporte nas comunidades que ainda estão ativas.


Caramba, eu não acredito que a galera perdeu a MRM ¬¬'
Eu sinceramente estou decepcionado e bravo e triste demais agora pra falar sobre o assunto com mais amor, mas é assim, por algum motivo eu achava que a Mundo RPG Maker iria durar pra sempre, que eu poderia entrar no site já velhinho e falar dos tempos de ouro xD Mesmo assim, fico feliz de ter feito parte da história do site, já que ele também teve uma grande participação na minha!

Agora, espero que o site não volte num reboot, só pelo nome, porque o que a gente tinha ali era um banco incrível, uma parte gigante da história maker brasileira. A verdade é que o pessoal lá já estava com dificuldades de lidar com a coisa toda e evoluir (apesar que eu até estava mais empolgado com a chegada do Gleen e até apostava que ele eventualmente conseguiria unificar o Norte xD). Pelo menos pra mim a CRM e a Condado já estavam num caminho bem mais legal que a MRM ultimamente.

É triste, mas comunidades vão e vêm, quem está nessa a mais tempo já viu muito site grande acabar, né não? Espero que dessa vez o pessoal se foque mais em usar os fóruns já existentes e menos em tentar criar o próximo grande fórum :será:

Bem eu fiquei extremamente chateado, a MRM foi aonde eu "nasci" e cresci, aprendi muita coisa e arrumei muitos amigos que trago até hoje. Realmente a perda de recursos será tremenda, pois até hoje eu busco algumas coisas que eu tinha no passado (Que perdi) e não acho em lugar nenhum, mas lá eu conseguia achar :3

Infelizmente foi uma perda tremenda pra todos nós, não só na questão de recursos, mas creio também como questão espiritual, de ter mais um fórum indo embora...
Mas assim é o ciclo da vida, as coisas vem e vão, e lembraremos apenas dela como uma grande heróina nas nossas vidas :rick9:

A MRM foi minha porta de entrada na minha volta pro mundo maker, lá por 2010...naquela época as coisas eram bem mais movimentadas e eu passei bons momentos lá, cheguei até a staff e tive uma experiencia boa pra trazer pra cá quando fui adm daqui.

Tive momentos chatos também, principalmente em discordância com alguns membros que passaram pela staff de lá. Mas a MRM era maior que qualquer staffer pois o conteúdo que tinha era gigantesco e se tornou uma biblioteca pra muitos usuários da engine...inclusive esses dias tava com umas dúvidas e acessei via cache do Google um tópico de lá.

Mas é isso, fóruns acabam e outros são criados e assim segue, tomara que seja um acontecimento isolado e que o mundo maker continue fluindo aqui no país, e certamente a galera aqui da CRM e dos outros fóruns que estão ativos vão ajudar nisso aí.

Quem estava lá entre 2010 e 2013, viram uma época sagrada do mundo maker. Lá tinha suas falhas como todos lugares, sim, mas lá foi o lugar que tanta gente entrou para o mundo maker, que não é possível nem imaginar isso hoje. Um lugar que tinha 40-50 membros novos por dia, batia 160 usuários onlines (nos últimos 15 minutos), números que nem a RPGMakerWeb conseguiu atingir. Era um mundo mesmo, e estou falando isso porque pra quem vê ela hoje caindo, não consegue imaginar o tamanho que ela já teve, o quanto ela impactou o mundo maker, o número de makers que só viraram makers por ela existir. As pessoas continuam, o que dói é o tanto de material maker que vai embora com isso, o tanto de coisas que estavam só lá, naquele servidor e que hoje não existe mais.
Uma pena, mas o mundo continua, vamos ainda fazer o máximo para conseguir recuperar algo de lá.

É engraçado como o tempo nos mostra-se na face de um titã impiedoso, mesmo para cada pedaço de um conteúdo digital, esteja ele em um mundo virtual, um site, fórum ou mesmo em uma comunidade inteira, nada durará para sempre! Nem mesmo o poder da bela juventude pode superar esse grande titã, pois ele é onipotente: Nunca será destruído, onipresente: Estará em todas as histórias, onisciente: É o único que pode carregar a todo conhecimento que um dia existiu. Como se tudo fosse apenas um pequeno empréstimo, dado pelo tempo, em uma grande viagem sem fim, porém! finita a todos, menos a ele! Tudo estará fadado a um dia se perder no tempo, a se tornar apenas memórias nas lembranças dos que ainda continuam à deriva da existência.

É uma pena, o Mundo RPG Maker será agora um espaço perdido no tempo, com muitos conteúdos que foram um dia publicados e disseminados pelos seus membros! Mas também será o espaço onde eu pude evoluir como pessoa, não apenas obtive conhecimento sobre a criação de jogos, mas pude desfrutar da sabedoria de cada conteúdo bom que li ali. No fim me tornei um dos CDCs da página e um dos últimos colaboradores do fórum, aprendi muito sobre a administração durante esse período. Cada um de nós fez um pedaço da história desse grande Mundo RPG Maker! Então como meu último comentário para a MRM será, um obrigado de coração! A todos que um dia fizeram parte dessa grande história! A existência desse mundo ainda continuará em nossas lembranças!

Tudo passa! Tive meu tempo produtivo lá, passou; tive tempo de ajudar muitos membros com meus sistemas, passou; tive meu tempo lá como colaborador/moderador, passou; e sinto orgulho ao dizer que fiz parte daquele mundo, mesmo que pouco, mas de alguma forma alguém, lá na frente, vai contar uma história, e todos nós, continuaremos vivos na memória desse grande mundo! Hoje o tempo da MRM passou, e é com tristeza que dizemos adeus a essa grande comunidade maker, foi um prazer dividir meu tempo com todos. Adeus, Mundo Rpg Maker!

Eu estou realmente muito triste com a notícia, a MRM foi como para muitos aqui a minha porta de entrada para o mundo maker. Tantas histórias e lembranças (boas e ruins) que tenho de lá desde 2010.
Eu cresci como maker e por que não dizer como pessoa dentro dessa comunidade! Aprendi muita coisa nesses 6 anos em que frequentei o fórum, não apenas com relação à criação de jogos mas dentre outras coisas como fazer parte de uma equipe, por exemplo.
Foi lá que iniciei minha vida de staffer, desde colaboradora, moderadora até coordenadora.
Fiz muitas amizades lá, muitas delas que nas quais eu tenho até hoje.
Não fico apenas triste por mim, que parece ter perdido uma parte de minha história com o fim do fórum, mas fico triste também pela quantidade de conteúdo maker que perdemos.
É uma perda terrível para os makers brasileiros em quesito de conteúdo a queda definitiva da Mundo.
Minhas duas casas sempre foram aqui e lá, e apesar de ultimamente estar frequentando mais a CRM, a MRM sempre vai ser muito importante para mim!
Agora o que me resta fazer é acessar o fórum através do web archive para tentar salvar algum conteúdo meu por lá.
Um dia muito triste, mesmo.