O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sobre conteúdo explícito e/ou provocante em jogos

Iniciado por Corvo, 01/06/2017 às 16:26

01/06/2017 às 16:26 Última edição: 02/06/2017 às 14:29 por Corvo
Não é de hoje que, em grande parte das mídias de entretenimento mundiais, conteúdo explícito venha ganhando espaço. É assim na literatura, no cinema, na música e, claro, nos jogos não poderia ser diferente. Eu gostaria de analisar esse fenômeno com base na verossimilhança que esse tema traz ou não para uma narrativa.
Devo avisar que este texto contém o mesmo conteúdo do qual fala. Dito isso, prossigam aqueles que se interessarem.
 
Esse fenômeno acontece em todos os gêneros, mas, como estamos em um fórum de RPG, falemos da clássica Fantasia e suas derivações. Todos aqui que jogaram algum RPG que permita o uso de personagens femininas já se depararam com uma anomalia física recorrente: uma calcinha metálica possui o mesmo potencial defensivo de um broquel, independentemente da superfície corporal que esteja cobrindo.

          Este mesmo ponto pode ser notado, em especial, nos inimigos. Será que as mais variadas personificações malignas femininas utilizam sua vasta comissão de frente como forma de distrair o oponente? Antes que você pense o que vai pensar, isso não ocorre apenas com personagens masculinas. Lembrando que estamos ignorando qualquer conceito politico/moral aos quais o assunto pode levar. Estamos falando apenas de uma coisa: verossimilhança.

         "Diziam que Gottard, o Herói, faleceu nos campos de guerra em uma tarde de temperatura agradável. Apesar de sua astúcia e força incomuns, teve o tórax perfurado por uma seta enquanto exibia seus gloriosos peitorais"

        A pergunta é: utilizar tal ferramenta como forma de atrair jogadores pode afetar a qualidade do jogo? A resposta é sim e não. Não irei falar de sexo em pixels, mas adiantar até um ponto em que o avanço gráfico permitiu que o conteúdo explícito ficasse realmente explícito. No primeiro jogo da série God of War, a nudez de algumas personagens é apenas uma questão de estética. Nenhuma personagem - com exceção de alguns inimigos - inicia um combate sem proteção. Ou seja, as prostitutas aleatórias não possuem a resistência de uma couraça. Este é o bom exemplo.

      Para citar o uso indevido - em minha opinião - da ferramenta, eu vou citar não um jogo, mas as aclamadas Crônicas de Gelo e Fogo (Aka GoT). Vamos analisar o ritmo da obra:

   
Citar
Narrativa > Narrativa > Narrativa > Pausa: Cena de Sexo > Narrativa > Narrativa > [...]

         Podemos perceber que todo o ritmo do texto/episódio é quebrado por uma cena que 1) não incorpora nenhuma informação útil ao enredo, 2) não incorpora nenhuma informação útil aos personagens envolvidos e 3) não dá prosseguimento ao enredo. É, claramente, uma cena deslocada com um objetivo diferente do resto da obra: manter a audiência. Vejo muitos enredos que não precisam dessa ferramenta utilizando-a não-sei-o-porquê.
[close]
Dita a minha opinião, gostaria de saber o que pensam disso. Ignorando o aspecto biológico do tema, sabemos que ele sempre estará presente nas criações da humanidade. Entretanto, existe um limite? Você consegue trabalhar com ele mantendo a verossimilhança? Ou, ao menos, disfarçá-lo dentro de sua narrativa?

02/06/2017 às 14:23 #1 Última edição: 02/06/2017 às 14:27 por DanTR
Minha opinião de forma resumida provavelmente concorda com a sua: se o objetivo da obra de arte (seja de qual meio ela for) não é puramente satisfação sexual, e se ela deseja prezar pela verossimilhança, é necessário que aspectos eróticos sejam inseridos com inteligência, tal qual qualquer outro aspecto narrativo.

Eu não consumo ou produzo material em que esses elementos estejam exagerados por preferência artística e pessoal (e por respeito à pessoa com quem me relaciono atualmente), mas caso seja inserido de forma inteligente numa narrativa, eu trato como outro aspecto qualquer da realidade. Pessoas transam, se atraem por outras, e tem sexualidades, e não é problemático inserir isso em alguma obra se serve para desenvolver o mundo e os personagens. Mas se uma obra não tem como objetivo primário satisfazer a sexualidade de quem a vê, coisas assim podem se tornar distrações ou até mesmo tirar o willing suspension of disbelief do público-alvo.


Citação de: DanTR online 02/06/2017 às 14:23
Minha opinião de forma resumida provavelmente concorda com a sua: se o objetivo da obra de arte (seja de qual meio ela for) não é puramente satisfação sexual, e se ela deseja prezar pela verossimilhança, é necessário que aspectos eróticos sejam inseridos com inteligência, tal qual qualquer outro aspecto narrativo.

Eu não consumo ou produzo material em que esses elementos estejam exagerados por preferência artística e pessoal (e por respeito à pessoa com quem me relaciono atualmente), mas caso seja inserido de forma inteligente numa narrativa, eu trato como outro aspecto qualquer da realidade. Pessoas transam, se atraem por outras, e tem sexualidades, e não é problemático inserir isso em alguma obra se serve para desenvolver o mundo e os personagens. Mas se uma obra não tem como objetivo primário satisfazer a sexualidade de quem a vê, coisas assim podem se tornar distrações ou até mesmo tirar o willing suspension of disbelief do público-alvo.

Sim, concordamos. Resolvi propor esse debate por ter visto muito isso: enredos no geral que não tem o objetivo de incluir o tema infestados por cenas eróticas. Acredito que usam a ferramenta como forma de aumentar o potencial comercial. O problema é que essas mesmas obras não precisam de um chamariz deste, e incluindo-o, acabam comprometendo a qualidade do produto final.

Foi justamente esse o problema no hq que tentava se passar por mangá brasileiro conhecido como Holy Avenger que apesar das belas capas era um tanto mal desenhado, e quase sempre apelava pros seios da elfa deixando-a semi-nua em todas edições e capas que ela aparecia.

A vendas foram pras alturas mas cairam pouco tempo depois, já que a história era chata e a qualidade dos desenhos e apelação não eram tão iguais as capas.

02/06/2017 às 19:17 #4 Última edição: 02/06/2017 às 19:19 por Cristiano Sword
Citação de: Crixus online 02/06/2017 às 15:31
Foi justamente esse o problema no hq que tentava se passar por mangá brasileiro conhecido como Holy Avenger que apesar das belas capas era um tanto mal desenhado, e quase sempre apelava pros seios da elfa deixando-a semi-nua em todas edições e capas que ela aparecia.

A vendas foram pras alturas mas cairam pouco tempo depois, já que a história era chata e a qualidade dos desenhos e apelação não eram tão iguais as capas.

realmente o apelo na niele(elfa semi nua era bastante).....

Mas as vendas da holy avenger ficaram boas depois e continuam vendendo bem até hj
Nao sou muito fã da historia, embora a tenha lido todinha na adolescência inteira^^


Sobre o Tópico em si, tem duas coisas q sempre chama atencao do povo:

Sexo e Violencia, Saber dosá-las q eh o ponto, eh como se essas coisas fossem uma tinta vermelha num quadro,se o quadro td for vermelho pode chamar atencao, mas ficaria muito apelativo.Eu acredito q o caso eh dosar na medida certa, e vc tera uma boa historia.
: Intel Xeon E3-1225 v3 3.20GHz | Nvidia K2000 2GB GDDR5 | RAM 8GB DDR3 1600GHz | SeaGate Blue 2TB
O Mega Drive Nunca Morrerá em Nossos Corações.

Projeto Leyria RPG para SEGA Mega Drive/Pc

02/06/2017 às 20:05 #5 Última edição: 02/06/2017 às 20:09 por Corvo
[user]Crixus[/user] Não conheço essa HQ, então preciso pesquisar mais para opinar.

[user]Cristiano Sword[/user] Não acho que a questão seja dosar. Se fosse, significaria que é quase necessário usar esse tipo de coisa. O negócio não é controlar a quantidade, mas sim a qualidade.

Cadê o [user]VincentVII[/user] quando se precisa dele o/

Taí uma discussão bem interessante... bom, vamos a minha opinião.

Começando por um exemplo que citou na sua opinião. God of War, um dos meus títulos favoritos iniciantes no PS2. Acredito que ele seja um caso bem interessante de se olhar, pois eu acabo enfrentando toda a sexualidade de GoW da forma mais esportiva possível (Bem similar a minha visão disso sobre Castlevania), eu simplesmente olho e vejo algo como normal. Criaturas com alterações brutais em relação ao corpo humano sem roupas não me parece algo tão bizarro, além de que, se pegar a mitologia de maneira geral, não vai ser tão difícil achar criaturas ou até deuses mais puxados para significados e características sexuais, fora que temos toda a questão de que nem todos os inimigos não vestidos de GoW são exatamente bonitos, o que dá ao jogo uma variedade interessante numa questão geral de design.

RPGs de fantasia tendem a tratar muitos inimigos de teor sexual sim, não vejo problemas nisso (excluindo claro, a sexualização de coisas randômicas), fora que é mais """atualmente""" que temos esse tipo de coisa vindo com efetividade pra cá, visto que alguns anos atrás tinha toda uma questão mais acentuada de censuras no que víamos (mas aí chegou a internet e só disse "não").

Eu realmente salvo muito jogos iniciantes que apelam de alguma maneira. Não só sexual, obviamente existem outras maneiras de apelar num jogo, seja apelar pra peitos, sangue, fofura ou nostalgia (As possibilidades são mesmo grandes). Acaba sendo meio ruim um jogo que se satura de uma única coisa, existem diversos games que praticamente são feitos para sexualizarem as personagens (existem casos mais tristes, de jogos que começaram ótimos, mas atualmente só servem pra isso, como vem sendo o caso do jogo Smite). Eu sou um cara que tem algo próximo a 99% de chances de jogar alguma coisa com Dragão na capa. Acho isso uma total covardia, mas existem muitos jogos que eu amo atualmente que só acabei jogando por causa disso, como foi o exato caso de Shadowverse.

Eu mesmo costumo apelar muito pra dois lados, que é o lado da fofura e as vezes do gore pros meus jogos (costumo até mesmo a juntar os dois, como é o caso de Segundo Espectro). Então me sinto mal condenando um tipo diferente de apelação que não o meu... acredito que numa balança geral, é só um ser deixado de lado que a culpa passaria pra qualquer um desses outros.

São raras as obras que vejo usar bem a sexualidade, mas tipo... bem DE VERDADE, coisa que você olha e realmente não consegue imaginar aquilo sem o conteúdo sexual. Vou por na mesa meu exemplo universal... Monogatari Series, é um anime com muito apelo sexual, nem sempre ele acerta, porém em sua grande maioria, é algo que realmente mostra sua importância dentro do conteúdo geral. Normalmente vejo muitos mangás que usam bem sexualidade, como foi o caso de Kuzu no Honkai, que posteriormente virou um anime que fez a proeza de colocar sexo como forma de drama.

Bom... acabei enrolando mais do que eu imaginei que enrolaria... então, por hora fico por aqui com minha opinião xD


You See!~

[user]Xandy1608[/user] Sim, no GoW o tema ficou bem trabalhado porque já está embutido na mitologia. O panteão greco-romano é um espelho da sociedade da época. Uma coisa que, hoje em dia, chamaríamos de zona. Se não me engano, no Egito a situação era bem parecida, mas isso é uma informação aleatória.

Eu gostaria de citar o seu uso mais recente: aquela Súcubo. É um exemplo citado até no O Homem e Seus Símbolos. Importando a criatura para o assunto original: não há nada de errado na nudez de uma Súcubo em batalha. É exatamente essa a principal arma utilizada pela mesma. Assim como dezens de criaturas mitológicas como vampiros e - alguns defendem, mas eu discordo - os centauros.

Eu acho curioso que as pessoas, em geral, acham super normal conteúdos violentos em jogos mas conteúdos sexuais ainda são polêmicos de uma forma ou de outra.

Embora isso tenha diminuído ultimamente, finalmente.

Sei lá, acho bobeira todo o tabu sobre sexualidade. Ninguém nem existiria se não fosse por sexo.

Citação de: Ellye online 03/06/2017 às 13:33
Eu acho curioso que as pessoas, em geral, acham super normal conteúdos violentos em jogos mas conteúdos sexuais ainda são polêmicos de uma forma ou de outra.
Isso é algo bem originado da cultura americana. "Todo mundo" é bem habituado com violência.

Citação de: Ellye online 03/06/2017 às 13:33
Ninguém nem existiria se não fosse por sexo.
Melhor argumento que verá hoje kkkkkkkkkk

Brincadeiras a parte, é sempre legal ver opiniões mais diferentes sobre o assunto.


You See!~

Citação de: Ellye online 03/06/2017 às 13:33
Ninguém nem existiria se não fosse por sexo.

melhor resposta q vi sobre o assunto até hj na minha vida
(q tbm se originou assim)
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
: Intel Xeon E3-1225 v3 3.20GHz | Nvidia K2000 2GB GDDR5 | RAM 8GB DDR3 1600GHz | SeaGate Blue 2TB
O Mega Drive Nunca Morrerá em Nossos Corações.

Projeto Leyria RPG para SEGA Mega Drive/Pc

Citação de: Ellye online 03/06/2017 às 13:33
Eu acho curioso que as pessoas, em geral, acham super normal conteúdos violentos em jogos mas conteúdos sexuais ainda são polêmicos de uma forma ou de outra.

Embora isso tenha diminuído ultimamente, finalmente.

[...]

Acho que o caso nem é se o sexo é normal ou não. O que me incomoda é incluir o sexo em uma narrativa só por incluir, sem mais nem menos.

CitarSei lá, acho bobeira todo o tabu sobre sexualidade. Ninguém nem existiria se não fosse por sexo.

Essa frase está tão certa que eu nem tenho argumentos para concordar/discordar.  :=|:

 :XD: Clonagem, mestre Kame escrevendo um livro sobre dragões....

Acredito que se o conteúdo "explicito" for um fator que seja importante para a historia deva ser explorado.
Por exemplo cenas de estrupo que resultam no nascimento de algum personagem crucial para a narrativa...

Depende também do qual o publico alvo, lembrando que coisas são proibidas em certos países...

Eu gosto disso violência gráfica, mas não consigo me sentir a vontade jogando algo como lollipop chainsaw.