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Sistema de conquistas/troféus!

Iniciado por MeiaNoite, 04/10/2017 às 21:56

04/10/2017 às 21:56 Última edição: 06/10/2017 às 03:58 por MeiaNoite
Pessoal, eu estava usando o plugin da galeria de imagens como um sistema de conquistas, pois eu usava "cards" de battlers modificados em photoshop que o player podia buscar e coleciona, espalhados pelo mapa. O problema é que recentemente substituí o sistema de quest's que eu estava usando por um mais prático e rápido, só que ao usá-lo, a galeria de imagens é desabilitada no menu.

Então, gostaria de saber se existe outro plugin ou alguma maneira de fazer esse sistema de conquistas/troféus sem precisar usar plugins.

É uma coisa que aumenta bastante a vida do game, além de dar uma motivação a mais para o player explorar os segredos do game pelo mapa.

A alternativa que tu tem em relação ao plugin é fazer por eventos, porém é tanto trabalho quanto e para alcançar um resultado que não fica tão bom quanto um menu programado via plugin.

Se o único problema de incompatibilidade entre o plugin de galeria e o de quests foi o comando para acessar a galeria ter sumido e ela supre sua necessidade, seria mais fácil tu requisitar que alguém deixasse os dois botões coniventes no menu: o de acessar a galeria e o de acessar as quests.

Citação de: King Gerar online 05/10/2017 às 07:59
A alternativa que tu tem em relação ao plugin é fazer por eventos, porém é tanto trabalho quanto e para alcançar um resultado que não fica tão bom quanto um menu programado via plugin.

Se o único problema de incompatibilidade entre o plugin de galeria e o de quests foi o comando para acessar a galeria ter sumido e ela supre sua necessidade, seria mais fácil tu requisitar que alguém deixasse os dois botões coniventes no menu: o de acessar a galeria e o de acessar as quests.

King, consegui resolver passando o plugin correspondente à galeria de imagens usada para a coleção de cards/troféus, em uma posição abaixo do plugin das quest's que entrou depois, agora ambos compartilham o espaço no menu, ficou sussa.

Mas isso me leva a outra questão: Existe alguma ferramenta que detecte possíveis conflitos na ordem de plugins? Porque fico pensando em como seria desgraçado chegar lá no fim do game, com quase tudo pronto, e empacar em um parte devido a um desses conflitos, sem nem saber que é por causa disso.

Infelizmente, só testando. Teste todas as funções do jogo de todos os modos possíveis. Se não tiver paciência, recrute membros que testem o jogo para você (há quem cobre para realizar a tarefa de modo profissional, claro). O importante é você testar até ter certeza de que virou o jogo do avesso.

05/10/2017 às 20:16 #4 Última edição: 05/10/2017 às 20:20 por King Gerar
Como o Poe disse, só verificando mesmo. Mas para ficar alerta sobre possíveis incompatibilidades, geralmente isso acontece com códigos que alteram a mesma parte do jogo, como foi o menu no seu caso. Inicialmente existe um menu padrão e no código dele todas as funções que o permite ser criado e funcionar beleza. Para adicionar ou mudar o comportamento desse menu, essas modificações mexem em uma função que já existe e, se mal programada, ela pode impedir que essa função seja modificada por outro plugin futuramente.

Imagine a seguinte situação: em uma esteira de seleção de frutas em um hortifruti, um funcionário X recebe uma maçã e sua função é colocar um adesivo com o nome do hortifruti nessa maçã. Ele realizará normalmente sua função até que um funcionário Y é colocado para também trabalhar nessa esteira, e a função deste é colocar a maçã em uma caixa. Se o funcionário Y executar sua função antes do X, o X será impedido de colar o adesivo, pois a maçã já estará na caixa quando ele a receber. Portanto, ambos funcionários podem trabalhar bem, mas existe uma ordem para que funcionem em harmonia.

Então é só evitar usar muitos plugins que mexam em partes iguais, e, se usá-los, fique atento pois qualquer erro é passível de suspeita de incompatibilidade.

Citação de: Corvo online 05/10/2017 às 19:30
Infelizmente, só testando. Teste todas as funções do jogo de todos os modos possíveis. Se não tiver paciência, recrute membros que testem o jogo para você (há quem cobre para realizar a tarefa de modo profissional, claro). O importante é você testar até ter certeza de que virou o jogo do avesso.

Citação de: King Gerar online 05/10/2017 às 20:16
Como o Poe disse, só verificando mesmo. Mas para ficar alerta sobre possíveis incompatibilidades, geralmente isso acontece com códigos que alteram a mesma parte do jogo, como foi o menu no seu caso. Inicialmente existe um menu padrão e no código dele todas as funções que o permite ser criado e funcionar beleza. Para adicionar ou mudar o comportamento desse menu, essas modificações mexem em uma função que já existe e, se mal programada, ela pode impedir que essa função seja modificada por outro plugin futuramente.

Imagine a seguinte situação: em uma esteira de seleção de frutas em um hortifruti, um funcionário X recebe uma maçã e sua função é colocar um adesivo com o nome do hortifruti nessa maçã. Ele realizará normalmente sua função até que um funcionário Y é colocado para também trabalhar nessa esteira, e a função deste é colocar a maçã em uma caixa. Se o funcionário Y executar sua função antes do X, o X será impedido de colar o adesivo, pois a maçã já estará na caixa quando ele a receber. Portanto, ambos funcionários podem trabalhar bem, mas existe uma ordem para que funcionem em harmonia.

Então é só evitar usar muitos plugins que mexam em partes iguais, e, se usá-los, fique atento pois qualquer erro é passível de suspeita de incompatibilidade.


Obrigado, guys. Tenho tido mais ajuda aqui no fórum desde que passei a participar ativamente nos últimos dias com o retorno desse meu projeto (que estava no limbo) do que em vários outros que tentei buscar ajuda desde que mexi pela primeira vez na ferramenta, há uns anos.

Pode fechar o tópico!

Obs: Gostaria muito de dizer que é o último, mas sou só um escritor metido a besta de fazer jogos, então ainda tenho uma porrada de dúvidas. Mas desde já, obrigado pela ajuda.

Citação de: MeiaNoite online 06/10/2017 às 02:51
[...] Gostaria muito de dizer que é o último [...]
E ainda bem que não é. São as dúvidas dos usuários que mantêm esses fóruns vivos. Não hesite em perguntar, se alguém souber a resposta, esse alguém irá respondê-lo.

Mas por hora...  :lock: