Visitante!
Faça seu Login ou Registre-se!

Galeria de Jogos

A Inspiração 0 Respostas | 51 Visualizações

Corvo

• *

Entregue ao(s) vencedor(es) do evento Contos de um Hallowen Esquecido.

• Beep.
    • RPG Maker 2k/2k3
    • Steam
    • Pinterest
    • Ver perfil
  • Capacete de FerroPhoenixNightwalkerEbony ArmorAnel de Rubi
A Inspiração
Online: 10 Nov 2017, 18:59

Trabalhando

Digamos que você seja um freelancer. Você precisa entregar uma matéria até às quinze horas ou perde o trabalho. O editor não quer saber se você está com problemas, não se interessa caso você esteja doente e pouco se importa se você não dormiu bem. Por mais que você se concentre, não consegue colocar uma linha no papel. O que você faz?

• Tenta argumentar com o Editor sobre bloqueio criativo.
  • Pede para trocar sua matéria por algo mais interessante.
  • Admite que você não está em um dia bom e pede uma folga.

Todas essas opções levam à um lugar: a fila de desempregados. A primeira também pode te levar ao hospital, mas esse não é o assunto dessa matéria. A questão aqui é: o que fazer quando a inspiração não aparece?

Conhecendo o Inimigo

Em primeiro lugar, o que é a inspiração? Segundo as nossas crenças, são senhoritas muito bonitas e misteriosas que, com a mera presença, fazem milagres na cabeça dos criadores. Mulheres difíceis e de temperamento imprevisível, aparecem quando, como e onde querem. Suas visitas podem durar um segundo ou uma década e os intervalos entre elas são impossíveis de calcular. Em geral, são ciumentas e cheias de não-me-toques. Podem gostar de um estilo musical específico. Podem ter uma coleção de quadros e referências visuais. Implicam até mesmo com a alimentação, hábitos diários e, principalmente, com sua interação com terceiros. Olhe para o seu pescoço agora mesmo. Deve haver alguma coleira com o nome dela escrito.
Tire isso e recupere sua dignidade.

Às Armas

A Inspiração representa uma variável imensa de condições que te permitem ou não criar. Se criar é o seu trabalho, você não pode se dar ao luxo de não criar só porque não está inspirado. Imagine que você é o chefe de estado de um país em guerra. Você tomaria decisões importantes apenas quando sua esposa estivesse de bom humor?

Um exemplo de trabalho não inspirado está diante de você neste exato momento. Eu, como qualquer outro mortal, tenho problemas com essas senhoritas. Elas não me visitam com frequência, então eu tento me virar sem elas. Há poucos minutos eu olhava para uma tela em branco sem ter saber o que escreveria nela. Bloqueio criativo? Não, indecisão. Eu queria escrever algo, apenas por escrever, mas só conseguia pensar em como me faltava inspiração no momento.

Ora, então eu comecei a escrever sobre isso.

Às vezes, você não sabe como criar algo. Você sabe o quê quer criar, mas não tem ideia de como. O que as pessoas não costumam perceber é o seguinte: essa ignorância, essa falta de ideia é uma ideia. E, arrisco dizer, é assim que nascem os estilos próprios. Com isso, você já tem um ponto de início. Mas, digamos que você não tenha tanta liberdade no momento. Você precisa criar algo sobre determinado tema. Ninguém começa do zero, então, o que você tem?

Uma palavra é mais que o suficiente.

Você não deve esperar ideias aparecerem, nós já falamos sobre isso. Então, se você tem uma palavra, um ponto de partida, comece a trabalhar. Qual é a sua palavra? O que ela significa? O que ela representa para você? Ela te faz lembrar de alguma coisa? Ela te passa alguma imagem ou situação? Qual sensação ela te transmite? Procure cada vez mais fundo. Não se importe com o quanto isso vai demorar, haverá tempo depois. Quando você descobrir o que você tem a dizer sobre aquela palavra, você tem sua ideia. Esse conceito se aplica à músicas, objetos, sensações, lugares, enfim. Qualquer coisa é o suficiente para uma boa criação.

Dito isso, você agora sabe que não precisa viver ajoelhado aos pés das senhoritas supracitadas. Isso não quer dizer que elas irão te abandonar de vez. As visitas ainda acontecerão esporadicamente. Nesses raros casos, você saberá aproveitar melhor o momento e poderá criar com muito mais rapidez e facilidade. É possível que em um desses encontros a Inspiração apareça com sua obra prima. Até lá, tente criá-la sem ela. Nós dois sabemos que você odiaria ter de dividir os royalties com aquela mercenária aproveitadora.

Bônus!

Neil Gaiman é considerado um dos dez melhores escritores vivos. Vencedor de muitos do maiores prêmios da literatura mundial, enfim. É uma das pessoas a serem consultadas quando você pretende escrever. Aqui estão oito dicas deste grande mestre para auxiliá-los em seus textos:

1: Escreva.
2: Escreva uma palavra após a outra. Encontre a palavra certa e escreva.
3: Termine o que estiver escrevendo. Seja lá o que você tiver de terminar, termine.
4: Depois deixe de lado por um tempo, então leia como se você nunca tivesse lido antes. Mostre a amigos cujas opiniões você respeita e a outras pessoas que gostem do tipo de coisa que você fez.
5: Lembre-se: quando alguém diz que há algo errado ou que simplesmente não funciona para elas, provavelmente elas estão certas. Quando elas dizem exatamente o que está errado e como consertar, certamente elas estão erradas.
6: Lembre-se, decore isso: cedo ou tarde você terá de deixar o texto ir embora e começar um novo. A perfeição é como seguir o horizonte. Continue correndo.
7: Ria das suas próprias piadas.
8: A principal regra da escrita é que se você escrever com confiança o suficiente, você pode fazer o que quiser. (Esta pode ser uma regra da vida, mas definitivamente é uma regra da escrita.) Então escreva sua história como ela precisa ser escrita. Escreva honestamente e da melhor forma que puder. Eu não tenho certeza se existem outras regras, mas isso não importa.

« Última modificação: 10 Nov 2017, 19:05 por Corvo »

Versão Mobile