O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Uma casa, muitas histórias

Iniciado por math2607, 06/01/2018 às 19:33

06/01/2018 às 19:33 Última edição: 06/01/2018 às 21:31 por Corvo
Olá pessoas, tudo certo?

Eu sempre gostei da ideia de criar jogos, até porque eu tenho muitos insights. Tudo que jogo e assisto acaba servindo de inspiração pra algo novo ou atualização para algo já existente. Mas ultimamente tive a ideia de criar um jogo minimalista, um jogo onde tudo acontece em uma casa. Eu já criei um jogo nessa temática que até publiquei aqui, o Reveille, que é uma história de suspense e terror (que de terror não tem nada), que consiste em escolhas do personagem que podem levar a finais diferentes (três, no caso). Eu curti a ideia, mas ela foi, na minha opinião, mal implantada. Então veio a faculdade, estudo, etc, que me afastaram do rpg maker. Mas, quando eu voltei no final do ano passado, eu comecei a escrever a história de um jogo na mesma linha, mas com diversas mudanças. No jogo, você viverá a vida de diversos personagens, em diversas épocas, desde que a casa fora construída, até atualmente. O mais legal é que o jogo começa no ano de 2017, mas ele vai voltando no tempo e explicando as coisas parte por parte, até o dia da construção da casa. Eu já tenho uma história bem legal montada, que precisa de muito acréscimo, mas que já está encaminhada. Porém, eu tenho uma dúvida: como eu posso executar essa ideia? Eu tenho medo do jogo virar um "Walking-game" chato (nada contra "walking-games", o problema é ele ser chato). Eu tenho diversos enigmas, alguns poucos puzzles, mas eu gostaria de saber se primeiro a ideia é boa, e segundo de ideias de mecânicas (e até de história) para implantar no jogo para não deixar ele meio monótono.

Obrigado.
Math.


Spoiler
No meu projeto tem bastante espaço pra andar no jogo, acredito que com um sistema de combate frenético quebre essa monotonia de andar pelas cidades.
[close]

Ideia bacana pelo o que entendi vai ser tipo uma casa amaldiçoada, porque ta parecendo que você vai contar a historia de uma casa e que os personagens são apenas secundários.

Faça o jogo a seu gosto, não queria agradar todo mundo, se pelo menos você se divertir com o game acho que outras pessoas possam sentir isso também.

@hategum
Obrigado pela resposta! Eu pretendo criar um sistema de batalha em alguma época, de acordo com a história. Mas não vai ser uma casa amaldiçoada, pra falar a verdade não vai ter nada de Terror. Mas a história se aproveita de fatos que aconteceram (como as batalhas napoleônicas, a independência da Noruega, etc etc) e cria alguns que são fictícios (como a criação de organizações secretas, etc) e justificar na história. A casa é uma peça fundamental pois TUDO aconteceu nela. Fiz para parecer coincidência, mas é proposital, pois a casa "vai contar uma história muito legal". Valeu pela dica!

Abraços.
Math.


Eu gostei muito da ideia e adoraria ver esse projeto tomando forma!

Uma ideia que eu tive, mas que seria trabalhosa pra caramba, seria definir um sistema pra cada época. Não basear o jogo apenas em batalhas, sabe?

Exemplo:
Em 2017, você podia mostrar um personagem muito conectado com tecnologia, que do nada, se vê sem ela (queda de luz ou algo do tipo). Ele podia usar de ferramentas disponíveis no celular (ou em outros aparelhos que usam bateria) pra se divertir, e acabar descobrindo algo na casa que o intriga, e começar a investigar mais fundo usando essa tecnologia. Até ele chegar num ponto da casa, onde vai acontecer uma troca de época...por exemplo, no porão, onde teria sei lá, um caixote grande de madeira, muito velho, que nunca foi aberto.

Aí o tempo ia voltar até o dia que levaram aquele caixote pra casa, que seria sei lá, na segunda guerra mundial, e ela ia conter os pertences de uma família refugiada...e aí a casa podia estar sendo invadida por soldados, e ia começar um sistema stealth com algumas eventuais batalhas, meio difíceis. E aí, o personagem controlável da vez ia chegar até um ponto da casa onde ia acontecer outra troca de tempo.

Isso foi só um exemplo, e eu não sei se consegui exemplificar muito bem o que eu quis dizer..mas enfim, boa sorte com o seu projeto!

07/01/2018 às 11:34 #4 Última edição: 07/01/2018 às 11:36 por math2607
@Loneliness
Obrigado pela resposta. É exatamente isso que eu tinha em mente. Até mexer no celular eu ja tinha programado hahaha. Valeu pelas dicas, vou implementar no jogo, talvez até criar um tópico em Projetos em Desenvolvimento.

Valeu.
Math.


Acho uma ideia bem legal. Você já jogou To the moon, se não jogou acho que você precisa, é um jogo bem legal e num estilo (pelo que eu entendi da sua ideia) similar ao seu, no jogo tem uma casa que pode-se dizer que tb é um personagem e vai contando sobre ela em flashbacks.
Quanto a walking games chatos, eu nunca pesquisei muito sobre o estilo, tenho apenas minhas opiniões pessoais que podem não ser iguais das pessoas que gostam do gênero. Eu particularmente não gosto de cenários grandes pra esse estilo de jogo pq não tem pq fica andando um tempão pra interagir com objetos e tal, como não tem batalha ou lvl pra ficar upando, dai não vejo sentido nenhum em ficar colocando cenário só por colocar. Isso leva ao ponto de evitar voltar pra cenários já explorados com muita frequência, passar pro jogador a sensação que aquela área foi concluída e que não precisa voltar ali. Gosto tb de muitas coisas pra interagir e ir contando um pouco sobre a história do jogo, melhor ainda quando essas interações são bem usadas para a progressão do jogo em si.
Esses pontos eu acho que são bem feitos no To the moon, pq a maior parte dos cenários está apenas em uma tela, e como a história é tipo contada em flashbacks nem da pra voltar pros cenários que já foram explorados.

@Germinal
Obrigado pela resposta. Nunca ouvi falar sobre o jogo, posso dar uma olhada. Mas isso que voce falou sobre não repetir lugares vai ser meio difícil conquistar, já que o jogo inteiro se passará em uma única casa. O diferencial é que a casa vai ser apresentada em diferentes décadas, então, apesar do layout ser o mesmo, os móveis, objetos e mistérios vão ser diferentes (é o que eu espero). Pretendo colocar vários objetos que você poderá interagir, cada ano vai ter sua personalidade, justamente para a própria casa "contar" uma história. Mas eu vou dar uma olhada nesse jogo. Valeu mesmo pelas dicas!

Abraços.
Math.


Mas isso pra mim não é repetir o mesmo cenário, tudo bem que é a mesma casa, mas como você mesmo falou a casa vai ser apresentada de diferentes formas, com móveis, personagens e elementos, na prática vão ser lugares totalmente diferentes que o jogador vai ter que começar a explorar quase do zero. Não é aquela casa igual com as mesmas interações que o jogador vai ser obrigado a ficar ali dentro por horas.
Se você não jogou To the moon, acho que você precisa muito jogar, no mínimo ver gameplays no youtube

Hmm saquei o que quis dizer. Mas a idéia é essa mesmo. Vou ver alguns gameplays. Valeu!

Abraços.
Math.