O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Dúvida] Como mostrar uma mensagem em um evento?

Iniciado por Username, 15/01/2018 às 17:26

15/01/2018 às 17:26 Última edição: 11/08/2018 às 11:12 por Corvo
Olá,

Como mostro uma mensagem em um evento?

Eu fiz isso no initialize e funciona toda vez que clico no evento, funciona certinho. Mas é correto usar o initialize para isso? Penso que não...então como faço pra mandar uma mensagem? Eu tentei definir outros métodos como "refresh", "update" mas não funciona.

Como devo fazer?

Alguém pode ajudar?

Código:
class Scene_Plant < Window_Base
   def initialize
   super(0,0,320,240)
  # p 'Mensagem'
   end
   def start # Executado ao entrar na cena
     
   end
   def refresh
   p 'Mensagem'
   end
end



Obrigado.

Qual, exatamente, seria a função dessa mensagem? Tu quer mostrar uma mensagem padrão (diálogo) ou esse print no console para detectar alguma coisa? Se for a segunda opção, não tem bem um lugar certo. Tu usa onde precisa e, terminado o código, retira as chamadas já que elas são inúteis pro jogo. Se for a segunda opção, sugiro colocar em um método e chamar quando necessário.

Citação de: Corvo online 15/01/2018 às 17:48
Qual, exatamente, seria a função dessa mensagem? Tu quer mostrar uma mensagem padrão (diálogo) ou esse print no console para detectar alguma coisa? Se for a segunda opção, não tem bem um lugar certo. Tu usa onde precisa e, terminado o código, retira as chamadas já que elas são inúteis pro jogo. Se for a segunda opção, sugiro colocar em um método e chamar quando necessário.

Gostaria de saber fazer as duas coisas.

Como eu imprimo uma caixa de diálogo via script? Sabe dizer? Como ficaria um método imprimindo uma mensagem?


Obrigado.

Nunca testei no XP, mas pode ser que funcione de modo igual ou semelhante ao Ace:

$game_message.background = BG # BG - Pano de fundo da janela:  [0] Normal, [1] Escurecida, [2] Transparente
$game_message.position = Pos # Pos - Posição da janela na tela: [0] Superior, [1] Centro, [2] Inferior.
$game_message.add("Texto")



15/01/2018 às 19:13 #4 Última edição: 15/01/2018 às 19:40 por Username
Citação de: Corvo online 15/01/2018 às 18:41
Nunca testei no XP, mas pode ser que funcione de modo igual ou semelhante ao Ace:

$game_message.background = BG # BG - Pano de fundo da janela:  [0] Normal, [1] Escurecida, [2] Transparente
$game_message.position = Pos # Pos - Posição da janela na tela: [0] Superior, [1] Centro, [2] Inferior.
$game_message.add("Texto")



Obrigado pela ajuda Corvo. Mas não funcionou, Não tem o método "add" por exemplo. E estou procurando essa $game_message e não estou achando. Acho que no XP é um pouco diferente. Mas agora fiquei mais curioso em como conseguir mostrar uma mensagem na tela apenas.

Estou pesquisando vendo se acho algo para o XP

Se eu achar eu edito o tópico.

Obrigado.

--- Edit ---

Cômico...só eu mesmo. Passando pra deixar o tópico que eu mesmo criei ensinando como mostrar uma mensagem:

http://centrorpg.com/index.php?topic=19347.0

Não era bem isso o propósito inicial deste tópico, que era conseguir mostrar uma mensagem a partir de um método como "refresh" ou "update" ou outro nome qualquer. Mas fica a dica do outro tópico.

Código:

class MyWindow1 < Window_Base   
   def initialize
      super(0,0,800,600)   # PosX, PosY, Altura, Largura
      self.contents = Bitmap.new(320,240)   # Altura, Largura
      #draw_text(PosX,
      #          PosY,
      #          TamanhaDaCaixaX,
      #          TamanhoDaCaixaY,
      #          "Mensagem")
      self.contents.draw_text(0,0,100,32,"Mensagem")
      self.contents.draw_text(100,0,110,32,"Mensagem 2")
      self.contents.draw_text(220,0,110,32,"Mensagem 3")
      self.contents.draw_text(0,30,200,32,"Mensagem 4 - Linha 2")
      #self.dispose
   end
end



Obrigado.