O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

RPG Maker MV é muito lento....

Iniciado por Memories, 21/01/2018 às 21:58

21/01/2018 às 21:58 Última edição: 22/01/2018 às 11:58 por Corvo
Eu estou fazendo um jogo no RPG Maker MV faz uns 3 anos... basicamente desde quando lançou, nem me lembro mais.

No meu antigo pc, que tinha uma geforce 9800, geração passada (Quando lançou Crysis 1 era a top de linha), com core 2 duo, 8 GB de Ram, travava muito nas seguintes situações:

- Menu extremamente lento (MUITO LENTO)
- Demora na hora de executar animações no combate lateral (demorava pra carregar a animação antes de utilizar a habilidade)*
- Musicas que demoravam pra carregar (acima de 4 ou 5 minutos dava um delay de 1 ou 2 seg pra carregar)
- Animações por evento que demoravam pra carregar
etc.

*Eu cheguei a reduzir as frames de algumas animações longas, o que reduziu o lag, mas não chegou nem perto de resolver o problema.

Agora estou numa ge force 1060 6GB, i5 7 gen...
NENHUM dos problemas acima acontecem...

Todos... TODOS os meus amigos possuem pcs simples, e todos eles possuem sérios problemas pra rodar o jogo (os MESMOS que o meu pc tinha). Eu já cheguei a comprar um jogo de rpg maker mv na steam no meu pc antigo (rodava Crysis no high... The Sims 4 no high...) que também possuía lentidão nas mesmas situações descritas à cima (era um jogo ultra simples, quase sem nenhum script, com cenários pequenos e no máximo 3 inimigos por luta).

Nesses anos de experiência, eu já pesquisei várias vezes sobre o assunto e nunca vi nada muito claro...
Não é problema de script, ou de muitos eventos num mapa... o próprio MV é que parece lentíssimo.

No meu antigo pc, e no pc de todos os meus amigos, roda o VX Ace sem problema nenhum, sem nenhum lag.

Alguém pode me informar sobre o assunto? Não quero que meus amigos gastem 4000 reais num pc pra jogarem meu jogo com gráfico simples.
Meu jogo está LINDO no novo pc! Super rápido, tudo tá incrível! Não trava hora nenhuma... Um boss que durava 15 minutos durou em torno de 7 só pq agora tudo está muito rápido! Eu não quero lançar de graça nessa comunidade, quando estiver pronto, e 90% da galera presenciar um jogo lento...


Sim, o MV é lento. Por mais que ele seja um avanço se comparado aos RPG Makers anteriores, o fato é que ele não teve o mesmo cuidado em seu desenvolvimento como o caso o Ace, por exemplo. Quem pode explicar melhor são as pessoas que o usam diariamente, mas sabe-se que o MV não aproveita todo o potencial dos novos recursos e bibliotecas adicionados, como o PIXI, além de usar bastante a CPU. Saiu até um tópico oficial com possíveis soluções tanto pros jogos quanto pro editor - vide comentários. Nunca testei as alterações, há quem diga que funcionam e quem diga que não funcionam.

De toda forma, o mais recomendável é que livre seu projeto de absolutamente tudo o que não estiver sendo usado, evite mapas e resoluções muito grandes assim como animações de batalha desnecessárias. Você pode até conseguir excelentes resultados como o [user]King Gerar[/user] e o [user]Hudell[/user] em seus respectivos jogos, mas provavelmente terá de reescrever algumas coisas.

Citação de: Corvo online 21/01/2018 às 23:20De toda forma, o mais recomendável é que livre seu projeto de absolutamente tudo o que não estiver sendo usado, evite mapas e resoluções muito grandes assim como animações de batalha desnecessárias. Você pode até conseguir excelentes resultados como o [user]King Gerar[/user] e o [user]Hudell[/user] em seus respectivos jogos, mas provavelmente terá de reescrever algumas coisas.

Ou fazer em outro rpg maker... infelizmente.
Também tive dificuldade quando lançou o MV, ainda mais quando se testava os jogos no navegador. :/

2010 ~ 2016 / 2024

Muito obrigado pelas respostas!

Infelizmente não sei bem o que fazer, afinal meu jogo tá no meio, e já gastei uns 3 ou 4 anos nele.
Vou tentar usar suas dicas, @Corvo , pra ver se dá uma melhorada nos pcs mais lentos.

Mesmo com tantos anos de atualização eles nunca arrumaram o problema.
Ainda bem que paguei só uns 40 reais na promoção da Steam. Mas vou continuar fazendo o projeto mesmo assim.
Se só o meu pc rodar, fazer o que? Pelo menos eu jogo  :T.T: