O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Indie Game Maker Contest! 2014 - Resultados

Iniciado por Geraldo de Rívia, 01/10/2014 às 07:14

01/10/2014 às 07:14 Última edição: 01/10/2014 às 14:26 por King Gerar
[box2 class=blue title=Concurso]




Você está pronto para o emocionante Concurso de Desenvolvimento Indie Game 2014? Faça o seu sonhado jogo durante o mês de junho para ter uma chance de ganhar grandes prêmios em dinheiro (até US $ 10.000), muitos elogios e, possivelmente, uma revisão por um dos nossos  de célebres juízes Agora é sua chance de pegar os holofotes e se tornar um desenvolvedor indie renomado!



     Bom amigos, o Concurso "Indie Game Maker Contest! 2014" foi lançado (até onde sei) pelo site oficial de RPG Maker no Ocidente (RPG Maker Web). A proposta do mesmo é, durante o mês de junto, a criação de inúmeros jogos pelos participantes, podendo ser até mesmo de outras engines além do nosso RPG Maker. No início do mês de julho, os jogos então desenvolvidos seriam avaliados e votação, em uma votação pública (pelo que parece) e sucessivamente declarados os vencedores, que poderão levar humildes $ 10.000,00 (dez mil dólares) para casa, além das outras posições que também serão premiadas.

Para mais informações: Página oficial
[/box2]

     Bastante tempo depois (dois meses depois do planejado para ser exato), os organizadores do IGMC 2014 (Indie Game Maker Contest! 2014) lançaram os resultados. Pelo que mostra na página oficial do evento, foram 3 vencedores cujos jogos foram feitos no RPG Maker e outros 3 feitos em outras engines. O fato é que o resultados e desenvolvimento do concurso foi além do que esperavam, contando com mais de 800 projetos participantes, além do sucesso da parceria com a Humble Bundle no início.
     No mais, quem quiser dar uma jogada nos projetos vencedores ainda podem baixar (creio que os de outros participantes também), o link está abaixo. E parabéns, mais um vez, aos nossos companheiros que participaram do evento. Não foi uma vitória concreta, mas espero que tenha sido uma experiência bem construtiva entrar em um evento internacional. Agora, preparar para, quem sabe, ano que vem ter mais projetos lá!



:wow:

Nenhum brasileiro ganhou o que é uma pena, confesso que eu estava ansiosa para saber o resultado justamente por ficar na curiosidade se alguém da comunidade brasileira iria ser escolhido. xD

Mas o importante é que o pessoal tentou e o resultado foi que saiu muito jogo bom desse concurso e não falo só do ganhadores, teve muito jogo legal mesmo.

To em duvida, quem venceu mesmo? O Remnants of Isolation  ou o Antagonist???

Pq Não é possível que no meio de 800 projetos o melhorzinho tenha sido o Remnants of Isolation
Estou julgando pelas screens mesmo, se nas screens de exemplo tem mapas tão horriveis, claramente mal feitos, imagine no interior do projeto. mas eu vou ver a historia pra definir melhor minha opinião da proxima
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Remnants of Isolation - $10,000

RPG Winners

1- Antagonist - $2,500
2- Last Word - $1,000
3- Cope Island - $500

Non-RPG Winners

1- Daemon Detective: Gaiden - $2,500
2- Oh! Ko! - $1,000
3- Little Briar Rose - $500

Mais informações sobre os prêmios dos demais ganhadores aqui.

Levando em conta todas as polêmicas sobre possíveis trapaças, ainda que na categoria do People's Choice, é no mínimo interessante ver um vencedor inusitado como o "Remnants of Isolation". Agora, não sei dizer se ele merece ou não os 10k do grande prêmio, afinal entre 800 jogos, tanto bons quanto ruins, ele me passou despercebido até esse anúncio. Os vencedores da categoria de Non-RPG, por outro lado, me pareceram muito mais justificados, inclusive gostei bastante de "Oh! Ko!" e de "Daemon Detective: Gaiden". Enfim, apesar da falta de organização, o concurso ao menos serviu pra dar uma movimentada, mesmo que de leve, nas comunidades brasileiras.

Bom, ainda não joguei nenhum dos vencedores da categoria RPG Maker, mas a primeira
impressão, ao menos que o terceiro colocado passa é que são bem... simples, mesmo.
Claro que isso visualmente falando, talvez tenha um desenvolvimento ou sei lá, foi
burlado mesmo.
Queria saber lá fora, como tá o pessoal com esses resultados e com a bagunça
que tava isso no começo.
  :será:

01/10/2014 às 19:53 #6 Última edição: 01/10/2014 às 19:55 por Cronus
Eu já tinha perdido o meu interesse nesse concurso faz bastante tempo, então nem ligo muito pros resultados, pra falar a verdade.

Mas bem, a vitória do Remnants of Isolation é no mínimo inusitada. Questionável? Bastante, levando em conta o fato de que esse jogo não teve nenhum destaque durante todo o período de avaliação e votação popular. Mas também é de se considerar que ser popular não define se o jogo é bom ou não, então nesse ponto é interessante ver que um jogo que passou despercebido foi o vencedor - pelo menos demonstra que os juízes não se guiaram só pelos jogos que tavam mais aparentes na superfície.

O resultado me decepciona (ou surpreende?) um pouco, no entanto, pelo menos a primeira vista. A premissa é até original (mesmo considerando outros jogos como FFVI), então fica na cara que o ponto de destaque dele é a temática e a história. Não sei se as artworks são originais, mas também é evidente que é a única coisa mais diferente do jogo, o resto sendo RTP, engine de combate padrão e tudo mais. Isso faz do jogo ruim? Não faz, mas com certeza faz ele parecer bastante inferior a vários outros jogos que tavam competindo.

Acho que o maior conflito aqui é o lance de o jogo não parecer tão bom ou bem trabalhado quanto outros. A falta de "sistemas" originais, a falta de gráficos originais, a mediocridade dos mapas. Mas novamente, é mais fácil achar isso antes de pensar que o jogo pode ser muito bom e promissor, apenas sendo rudimentar pela falta de experiência/tempo/recursos do autor. Então é sim possível que haja algo nele que justifique a escolha, principalmente se pensar que o objetivo era escolher um jogo com potencial, e não um jogo perfeito. Um jogo pode ter sido muito bem trabalhado e bem polido, mas ainda pode ser um jogo sem graça e sem apelo se não tem uma ideia boa.

E nessa questão do objetivo de escolher um jogo pra ser o grande vencedor, se parar pra pensar bem, tavam justamente procurando em algo pra investir e pra oferecer suporte. Sendo assim, escolher um jogo rudimentar, feito com RTP, mas que tenha uma ideia que julgaram boa, justificaria o investimento que vão fazer pra transformar ele em um bom jogo. Se escolhessem um jogo que aparentasse ser muito bom e bem polido em todos os aspectos, no que investiriam? Então é ver se isso realmente vai acontecer, porque com o investimento que prometeram (e claro, com o dinheiro do prêmio) esse jogo pode ser refinado e aperfeiçoado a ponto de parecer digno.

Mas enfim, é complicado falar do merecimento de um premio em um concurso valendo tantas coisas, com tantos participantes. Muito dificil dizer se tem algo que merece mais ou menos com precisão.

Eu me decepcionei um pouco, acho que um pessoal aqui como o Cronus detalhou, A Yuna e o Gerar falaram por cima.

O que me aparenta é talvez dois pontos principais aqui, Um jogo feito no RPG Maker iria vencer, e mais que isso, um jogo que parecesse totalmente e realmente do RPG Maker. Como foi pedido na comunidade para usarem alguns recursos(scripts) meu para jogos do concurso por alguns makers, eu acompanhei o trabalho deles e eram bem mais inovadores do que o jogo vencedor. Eu prezo muito pela inovação, acho que pode sim usar gráficos RTP, pode sim usar sistema de batalha padrão, músicas padrões e tudo mais, só que usar tudo isso acho que fica pouco inovador, por mais que seja um bom jogo.

De qualquer modo é sim um bom jogo para quem quiser ver, mas dos 800, podem acreditar que tem mais jogos diferentes e inovadores no meio.

02/10/2014 às 08:40 #8 Última edição: 02/10/2014 às 08:46 por Akiyoshi
EU joguei o Remnants e o Antagonist.
Sobre o remnants, os mapas são horríveis, não porque é RTP mas porque foram muito mal colocados, chega a doer, mesmo sendo completamente RTP é possivel criar mapas lindos ou no minimo agradaveis.
A historia, sinceramente pra mim, tentei absover o máximo da idéia, mas a historia é clichê de mais, o que tem de bom mesmo é a forma como "O" personagem fala, é muito clara, as falas são muito objetivas e claras. A personalidade do personagem masculino é bem interessante(só tem dois personagens pelo menos até onde joguei)
Esse foi o unico ponto legal que encontrei, porque até mesmo a batalha não tem sentido, a personagem (que não fala mais nada depois da primeira cena) já sai enfrentando fantasmas negros (no mapa) que ao tocar vc a batalha simplesmente inicia com grupos sem nexo tipo Slime, Fadinha e Olho do capeta juntos.
Minha avaliação desse jogo é nota 5,0 por causa da redação dele que é muito boa.

Já o Antagonist me surpreendeu, é originalíssimo, além de usar gráficos próprios, lindos, ainda tem uma historia inusitada/original (pelo menos comparando com a maioria dos jogos RPG Indie por aí).
A batalha também é padrão mas é adornada com alguns sistemas extras.
A história flui em torno de D'vil que é um ser das trevas e tal (e tmabém um ator que interpreta um Dark Lord) e um heroi bastante clichê que tb é um ator que tenta derrotar o Dark Lord, os dois são transportados do set de filmagem para um local repleto de monstros, resumindo, agora eles dois terão que unir forças pra sair dali  ao passo que de forma comica o D'vil tem que ficar convencendo o heroi burro que ele não é um Dark Lord de verdade e não tem poderes pra destruir o mundo e essas coisas (sim, é como se vc fosse o vilão tendo que aturar um heroi retardado e clichê do seu lado) Gostei e dou nota 9,0.

Essa foi a minha avaliação pessoal

Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Ainda não tive tempo de checar os jogos vencedores, mas farei assim que possivel.
Quando eu li essa premissa super hypeante (e bem escrita) do Remnants, eu pensei tipo "Meu Deus, isso é  demais, é tipo um Ico...".
So que quando bati os olhos nas screenshots me dei um slap na cara.
Os mapas estão simples demais, e pouco atrativos. Não que eu seja Mercator (-rere), mas estão piores que meus mapas de noob no VX Comum :C.

Mas enfim... Até eu jogar ambos os jogos, eu não vou elogiar demais e nem sair falando muita merda deles. Comento o que acho depois.
E pensar que eu matutei participar esse ano se eles retornarem com o contest, mas fico com um pé atrás.
Gifts:
Danti | Misty


É realmente são resultados estranhos, mas digo isso como uma visão de usuário do RPG Maker.

Claro que nós como usuários da engine achamos o RTP meio batido, o sistema de batalha padrão também batido e nada inovador, mas na visão de jogadores acho que isso pode não afetar muita coisa na hora de jogar mesmo.

Mas concordo que ao menos os mapas podiam ter sido mais bem montados, o jogo que ficou com o 3º lugar, o Cope Island também apresente tiles do RTP e um mapeamento aparentemente pior ainda.

Acho que o Raizen matou bem a charada, acho que quiseram dar como vencedor um jogo feito no RPG Maker e com cara de RPG Maker, afinal é a engine deles e o que eles querem é impulsionar a engine, premiar só jogos totalmente originais e com nada que lembrasse que ele foi realmente feito no RPG Maker podia ser um anti-climax pra eles ... assim sendo resolveram dar o prêmio maior pra um projeto totalmente RPG Maker/RTP, e alguns outros pra originais pra mostrar que tudo pode ser feito na engine.

No final das contas, com 800 projetos concorrendo, qualquer escolha que fizessem não poderia ser questionada e criticada a ponto de se acusar alguma coisa, é muito jogo e é muito difícil avaliar uma quantia exagerada dessas, nas staffes que participei julgar 5-10 projetinhos já era complicado, imagina 800.