O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Criando Mundos

Iniciado por GDL, 11/12/2012 às 19:38

11/12/2012 às 19:38 Última edição: 12/12/2012 às 10:57 por GuilhermeDL
Criando Mundos.


Em meus três primeiros "guias" que postei aqui na CRM, dei mais ênfase a criação de personagens, trazendo minhas perspectivas sobre como acredito que eles devam ser criados e estruturados. Nesse tópico, entretanto, vou tratar de um assunto que considero o mais importante de todos, Os Mundos de nossos roteiros.

Primeiramente, quando crio alguma historia, antes de continua-la de qualquer forma que seja, utilizo um método que considero de extrema importância. Baseando-se na ideia de que: A historia ocorrera em algum lugar, procuro criar o máximo de informações possíveis sobre tais lugares, isso facilita e muito na hora de continuar. Segue abaixo, o método organizativo que utilizo:


O Planeta:
Por hora, vamos ignorar galáxias e o universo.
Criar o planeta onde estão localizados todas os Continentes, cidades, dungeons e afins, é  o ponto de partida para a montagem de nosso mundo. Primeiramente, precisamos definir como esse planeta foi criado. Aqui, praticamente definimos que estilo nosso jogo possuirá: Se escolhermos por criar um mundo nascido do poder de divindades, nós estaremos criando algo mais fantasioso. Se escolhermos utilizar uma teoria mais cientifica, algo similar à teoria do Big Bang, por exemplo, estaremos abrindo portas para algo mais contemporâneo. (Claro, isso são apenas exemplos. É bem possível um mundo cuja sua criação apesar de ser mais fantasiosa, possua elementos contemporâneos, e vice-versa.) Clima, tempo de dia e noite, densidade populacional, enfim, apesar de parecerem inúteis na visão do jogador, todas essas informações devem começar a ser definidas, pelo menos na cabeça do autor. Uma linha do tempo, com informações importantes desde o nascimento do planeta é essencial para uma organização mais completa.


Os continentes:

Utilizando o mesmo método usado com os planetas, em escala reduzida obviamente, criaremos nossos continentes. Aqui, informações como clima e população devem ficar mais claras. Os países, as áreas, e principalmente a historia desses continentes, precisam ser melhores trabalhadas, já que são elas que poderão (ou não) ser a fonte dos conflitos que nossos heróis enfrentarão. Detalhes, por mais bobos que possam parecer, como a origem de uma floresta, o mito sobre uma montanha ou desfiladeiro, a localização dos países, e etc... Tudo isso influencia e muito, na hora de criar algo mais profundo.

Outra coisa muito importante, As raças. Claro, todos podem ser humanos, mas seria legal se tentássemos fugir um pouco dos tradicionais Elfos, Orcs e Anões. Se desafie, tente criar algo diferente.


Países/Reinos/Cidades
Mais uma vez, a ideia é a mesma, a origem das historias desses locais precisa ser bem trabalhada. Aqui, precisamos focar mais no povo desses países. Seja na ideologia, seja na cultura, na língua falada, no numero de habitantes, o importante é saber quem vive nesses lugares.
Informações como clima, já devem estar definidas pela localização desses países no continente. Dar ênfase ao individualismo de cada cidade pode deixar as coisas mais interessantes (também serve para dungeons e demais áreas) , isso passara a ideia de grandeza ao jogador, que sentira a diferença em cada uma das localidades que visitar. Seria interessante que olhasse para estas cidades como personagens individuais, isso talvez possa ajudar na hora de construí-las.

Detalhe:
Quanto mais informações, mais fácil será na hora de criar side-quests.



Resumindo:
Quanto mais detalhes seu mundo possuir, mais difícil ele será de construir obviamente. Entretanto, isso dará um ar de individualismo, e imensidão, suficientes para deixar o ambiente  interessante,  mesmo fora do Plot (Trama) principal. A falta de cuidado em criar algo com mais informações, muitas vezes pode atrapalhar na hora de desenvolver o enredo principal, ou seja, acabar com seu jogo.

Detalhes, detalhes, detalhes... :
Não tenha medo de viajar com suas ideias, quanto mais informações você criar, melhores serão as chances de o jogador se prender ao mundo de seu jogo. E claro, NÃO entregue tudo de mão beijada. Faça-o procurar um pouco no decorrer do jogo, pela historia do mundo que você teve tanto trabalho para criar.

Tente evitar obviedades:
Busque algo diferente do: país do fogo, país da água, país da terra e país do vento. Nada contra, mas esses nomes e divisões já foram tantas vezes usados que se tornaram algo batido.
O mesmo vale para as raças, apesar de achar que usar um elfo não seja clichê, sua criatividade merece ganhar asas, certo?

Organização:
Não adianta nada criar um mundo cheio de detalhes e informações, se tais coisas estiverem desorganizadas. Tente separar a criação desses mundos por etapas, igual fiz no tópico, isso funciona comigo, talvez possa funcionar com você.




Você não cansa né? Dei uma lida geral sem muita atenção por falta de tempo, mas quando tiver irei ler com calma. Pelo que vi gostei bastante, e vai ajudar muita gente que está começando, teria me ajudado. Obrigado por se dar ao trabalho de escrever esses ótimos tutoriais, estão ficando muito bons.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Obrigado pelo comentario.
E não cansa, porque é fácil passar para o papel algo que se usa constantemente. Espero que minhas dicas (não gosto de chama-las de tutoriais) realmente possam ser úteis aos novatos de plantão. :ok:




Cara, são ótimas dicas.
Acho que isso fará o pessoal se animar mais para criar algo original. Eu admiro muito que faz essas coisas, tipo mundo e etc. Eu mesmo estou criando um para o meu jogo.

Parabéns!
fear is the mind-killer