O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Guia de como criar personagens carismáticos, engraçados e marcantes!

Iniciado por sc19, 20/06/2014 às 19:28

Guia de como criar personagens carismáticos, engraçados e marcantes!

Decidi criar esse guia apenas dedicado a jogos de comédia porque raramente vejo personagens engraçados, marcantes, e realmente, sem alguma personalidade que realmente agrade os jogadores. Então, como me considero como "o Mágico Dentuço da Comédia", (sem sinal de orgulho e exibicionismo rs), vim ajudar alguns iniciantes que querem fazer jogos de comédia no RPG Maker e que nunca tiveram nenhuma experiência do assunto. :ok:

Passo 1: Olhando para seu personagem e começar a ter ideias básicas
Toda vez que inicio um projeto, olho para os personagens que veem no RTP e uso eles (e muitos fazem dessa forma). Como nessa vez o assunto é sobre jogos de comédia, eu escolho qualquer personagem que considero maneiro, e olho para ele e inicio as ideias. No caso, vamos usar o personagem People do RPG Maker 2000, esse moreninho com topetenho.


Reparem no nariz de palhaço nele. Eu fiquei pensando em como torna-lo engraçado para um exemplo de tutorial, e fiquei pensando e realmente vi que ele combina com um palhaço.

É, nem tanto... ele não tem características de palhaço, tá mais para um barman, mas vejam; Eu realmente posso torna-lo um palhaço. Colocando um nariz de palhaço nele é o básico (e provavelmente tudo) para ele se tornar um palhaço. Ho-ho!

Bem, o que ele vai ser já está decidido. Vamos ver o que ele poderá fazer: ele poderá ser um palhaço de circo? Um palhaço bobão? Um maluco saltitante fingindo ser um palhaço, ou... já sei! Um palhaço-herói! Tá até em dourado, de tão inteligente que essa ideia pode ser!

Passo 2: O que ele poderá fazer para o lado cômico e para o bem? (Dessa vez, suas falas e na hora do fight)
Bom, a ideia já está pronta. Ele será um palhaço-herói. Mas vamos planejar primeiramente suas falas, pois falas cômicas são engraçadas e raramente ninguém nunca usa isso pelo que vejo.

Claro que você não irá criar uma fala sozinho, ou até pode, se ter experiência com isso. É, eu sou péssimo com falas. Mas vou me esforçar criando uma para vocês. Vejam:

Na hora da briga:
Meu herói: Oh não! Você me bateu!
(Na opção de fuga:) Fujam para as muralhas da China!
(Na opção de que quer treta:) Vou vencer você... pelos poderes de Gayskull... eu tenho a f-
Peraí, peraí... gay não... eu sou cabra macho! Tanto é que tenho pêlos! Vamos de novo!
Pelos poderes do Machoskull... eu tenho pêlos - pêlos poderes de Machoskull... eu tenho pêlos - Pelos - Inimigo explode. (e assim, vai, vocês conseguem fazer algo engraçado se usarem a cachola xD)

Pronto, falas são vocês que fazem. Ou vocês realmente podem se inspirar em frases famosas, como Hasta la Vista, que é uma fala famosa e se pode fazer muita piada com ela.

Agora vamos ver o que ele vai fazer na hora da treta.
Vamos supor que venha um maluco ilusório, e confunde meu herói com um bandido. Ele vai querer atacar ele, na maioria dos casos ligar para a polícia mas vamos supor que ele queira da-lo uns cascudos. Meu herói não estará armado, claro, vamos supor que ele esteja apenas com um iPhone.

Em uma outra briga:
Maluco: Morra, seu bandido malditoooo!!!
Meu herói: (abraça ele) Calmitcha aí meu parceiro, você conhece o Bubble Shooter? (mostra o iPhone com o app para ele)
Maluco: Sim... é aquele joguinho de celular?
Meu herói: Sim... mas... eu sou um palhaço... e posso realmente criar um bubble shooter! (faz sinal de arminha) Tiros, tiros tiros! Sinta o poder dos tiros da minha arma bubble shooter!
(Aí o maluco pensa que ele tá atirando bolhas de verdade e corre)
Meu herói: Sim... e aqui acaba o show do mágico-palhaço, crianças. (aí vc coloca um SE de aplausos)

Viram? Não é difícil fazer algo engraçado. Você pode até colocar bobeiras, mas não tão exageradas. Vamos para o terceiro passo!

Passo 3: Criando um nome para o personagem
Essa etapa não é muito difícil, no caso vc pode pegar um nome de comida e modificar, ou um nome br ou gringo e misturar ou colocar outra coisa besta. Por exemplo: meu personagem, o palhaço-herói, se chama Florianetcho. Isso não é muito difícil, é só fazer o que falei.




Aqui acaba o guia, foi uma coisa curta e rápida mas é o essencial para você criar realmente um personagem. Não se esqueça, que um jogo de comédia não se baseia só em um personagem, mas em uma história divertida (com elementos de aventura), gameplay bom, boa soundtrack e outras coisas. Abraços! \o

É, com licença, mas não acho que Florianetcho seja um personagens carismático, engraçado ou marcante. De fato, acho ele meio bobo. Meio nada, completamente bobo. Mas, hei, humor é bem subjetivo, então quem sou eu para criticar? De qualquer forma, vamos lá.

A principal razão para eu achar que esse tutorial não ensina a transformar um personagem comum em um personagem engraçado é porque está tentando, excessivamente, ser engraçado. Tá quase como se estivesse esfregando o personagem na nossa cara e falando: Olhe este personagem, ele é engraçado! Ria, ria, RIA!!!!!! Aparentemente tudo no personagem tem que ser cômico, design, fala e nome. Pra mim, e entramos no campo subjetivo outra vez, tentar fazer tudo soar engraçado acaba deixando a coisa mais besta do que cômica.

Foi essa impressão que tive lendo o tutorial, basicamente você diz para colocar/falar coisas aparentemente engraçadas que vai dar certo. Bom, não é 100% verdade, caso fosse "Todo mundo em Pânico" seria a franquia de filmes mais engraçada de todos os tempos.

Enfim, acho legal a sua iniciativa em criar tutoriais voltados para comédia, espero poder ver outros, mas esse particularmente não me agradou.

Viva a lenda!



Err, tá bom. Acho que não dá pra falar muita coisa que o Vincent já não tenha falado. Mas, tipo assim, eu não vejo como tal personagem é engraçado, carismático e marcante. Você NÃO vai fazer do personagem marcante e carismático assim. Primeiro que no que foi definido no texto, o personagem não tem personalidade própria, é apenas o conceito de um "zoeiro" que adora fazer piadinhas, nem engraçado isso é. Uma coisa bastante útil para deixar personagens carismáticos é fazer com que o jogador se identifique com ele, AKA o jogador quer controlar alguém que realmente se comporte como uma pessoa.

Mas bem, existem pessoas que consideram isso engraçado, fazer o quê? Mas nenhuma iria se identificar ou relembrar desse personagem horas a fio depois de terminar.

Você cometeu um pecado, citou a área proibida do maker, a área de comédia! rsrs



E Devo concordar com os outros, que isso não ficou engraçado, ficou bobo, o nariz de palhaço
não adiciona em nada nele, só deixa mais bobo, frases forçadas, movimentos forçados não deixa
engraçado deixa forçado, achei legal sua atitude de tentar alavancar os jogos de comédia pra um
nível mais consideravel, mas sua tentativa foi negativa.

É, vcs podem pensar que ele fica bobo mas na verdade eu não coloquei tudo dele. Eu só coloquei uma base do que ele pode ser e fazer, não da personalidade, jeito dele e etc que vocês podem escolher por conta própria, oras. :rick9:

Primeiro acho que vale a pena parabenizar o Jack que explicitou muito a sua opinião de um jeito que eu tem fazer mas não consegui.

Citação de: Snowcacau online 22/06/2014 às 15:53
É, vcs podem pensar que ele fica bobo mas na verdade eu não coloquei tudo dele. Eu só coloquei uma base do que ele pode ser e fazer, não da personalidade, jeito dele e etc que vocês podem escolher por conta própria, oras. :rick9:

Julgando pela recepção na MRM eu diria que não é uma questão de "vcs podem podem pensar que ele fica bobo". Da forma que o guia foi feito, o personagem É bobo, superficial, sem graça, forçado e por aí vai. Você diz que só colocou a base, mas se a base já está fraca você não pode esperar muito da construção toda. Aprofunde mais seu guia, estabeleça pontos relevantes para criar a personalidade de um personagem, não pense que um bando de palavras derivadas e piadas mal colocadas irá transformar um personagem comum em cômico.

Enfim, é isso que eu acho!

Viva a lenda!



É, vou me aprofundar mais no assunto no próximo guia. Valeu pela ajuda XD

Vou lhes mostrar um personagem comico, marcante e carismatico:

Spoiler
[close]

Acho que o segredo pra tornar algo comico nao e a intensao de torna-lo comico, e a tentativa do personagem ser serio sem ser levado a serio, no caso do sokka ( que pra mim e mais mito que o aang no quesito comedia) ele e serio, realmente e inteligente, porem nao e levado a serio, ate mesmo porque muitas de suas ideias/acoes acabam se tornando situacoes comicas