O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sonoplastia - Aula 1 - Teoria Básica

Iniciado por Ven, 16/09/2015 às 20:28

16/09/2015 às 20:28 Última edição: 06/10/2015 às 20:24 por Ven
"No Music, no Life.."



Índice de Aulas
Aula 1 - Teoria
Aula 2 - Figuras
Aula 3 - Compassos 

Breve Introdução...
Sejam todos bem-vindos meus jovens gafanhotos, hoje irei começar uma Série de Aulas sobre Sonoplastia, eu percebi que a área de Sonoplastia aqui no fórum é bem vazia, e um Cargo como este é um cargo tão belo tão adorável, é como se sua vida tivesse um pequeno sentido diferente, é como se aquelas cenas da sua vida ganhassem um toque a mais, a música é algo que eu percebi que muitos Makers gostariam de saber e entender, porém logo de cara quero avisar que este caminho requer uma certa PACIÊNCIA e DEDICAÇÃO, e mais uma coisa você não vai ler estas aulas e já vai sair fazendo muitas músicas ou entendendo tudo (Só ser você for o próximo Mozart ou Bethoven rs), bom é isso ai preparem sua poltrona, o seu caderno e caneta e vamos começar! Nesta aula iremos falar sobre o Básico, que é a Teoria Musical, está com certeza é a parte mais importante, ela deve ser bem estudada para poderem compreender este grande mundo


Prepare ae
Bom antes de tudo, pegue um Caderno e uma Caneta, ou se preferir abra seu Bloco de Notas, existem certas coisas aqui na Aula que eu recomendo que vocês escrevam, e por fim liguem a música abaixo, assim a aula terá um toque a mais e vocês não vão ficar entediados apenas com textos  :XD:

Kingdom Hearts 2 Passion Violin (Orchestrated) - Cover por: Taylor Davis
Spoiler
[close]

Kingdom Hearts HD 1.5 ReMIX March Caprice - Composta por: Yoko Shimomura (Se não me engano...)
Spoiler
[close]
OBS: Irei separar as aulas por módulos




1º Módulo
A música é a Arte dos som.
Sua matéria prima é o som. O Som é tudo oque ouvimos.
Existem dois tipos de Sons: Sons Naturais e Sons Produzidos
Naturais são emitidos pela Natureza, exemplos são trovões e ventos
Os produzidos são vozes de instrumentos e objetos
Esses sons produzidos podem ser Musicais e Não Musicais
Som musical é o resultado de vibrações sonoras regulares e não musicais é o resultado de vibrações sonoras irregulares (Ruído)
Os elementos da música são divididos em 3: Melodia, Harmonia e Ritmo

Ritimo
Elemento que se baseia na divisão ordenada do tempo, combinado com sons Curtos, Longos e Silêncios. O Ritmo foi uma das primeiras manifestações musicais do homem.
Vou passar um exemplo:
Para indicar um ritmo uniforme, imagine-se em um lugar fechado com um silêncio representado por uma linha: Esse silêncio será interrompido pelo bater da mão e as interrupções desse silêncio formam pequena unidades de tempo.
Mais exemplos: Batida do Coração, pisca-alerta do carro, etc...

Melodia
É o elemento que movimenta os sons Sucessivamente

Harmonia
É o elemento que movimenta os sons simultaneamente.

Agora vamos falar sobre as propriedades do Som, existem 4 propriedades: O Timbre, Duração, Intensidade e Altura

Timbre
É a propriedade que permite reconhecer a origem do Som

Duração
É a propriedade do som ser Curto ou Longo

Intensidade
É a propriedade do som ser fraco ou forte, podemos chamar de Volume

Altura
É a propriedade do som ser Grave, Médio ou Agudo

Todos os sons possuem essas quatro propriedades, independentes entre si




Bom pessoal isso é suficiente para a primeira aula, se eu passar muita coisa vocês vão ter muitas dúvidas ou se perderem, caso tenham alguma dúvida é só perguntar terei muito prazer em responder, espero que tenham gostado e entendido sobre a Teoria Básica!

LIÇÃO DE CASA
Hehe ta na hora da Lição de Casa, quero que nos comentários vocês coloquem oque é som músical e o que não é:
Buzina - Musical ( ) Não Musical ( )
Violino - Musical ( ) Não Musical ( )
Martelo - Musical ( ) Não Musical ( )
Tuba - Musical ( ) Não Musical ( )
Piano - Musical ( ) Não Musical ( )
Motor - Musical ( ) Não Musical ( )
Campainha - Musical ( ) Não Musical ( )
Trombone - Musical ( ) Não Musical ( )

Coloquem o certo que depois eu irei corrigir  :XD:

That's All~

Nossa, muito bom cara, a aula tem um segmento básico, mas é realmente o que está no Título e está muito bem feito, parabéns :clap:
Você está pronto pra ser um Guerreiro dos Sonhos?
Clique aqui! [\url]

Citação de: Arthur Fillipi online 17/09/2015 às 19:22
Nossa, muito bom cara, a aula tem um segmento básico, mas é realmente o que está no Título e está muito bem feito, parabéns :clap:

Opa valeu! Que bom que gostou da aula, logo logo estarei trazendo a parte das Notas, daí a coisa já fica mais legal porque Teoria ninguém gosta haha, aniway valeu ai por comentar  :ok:

That's All~

Muito bom, estou ansioso pela parte dois.

Citação de: Odak online 18/09/2015 às 09:03
Muito bom, estou ansioso pela parte dois.

opa que bom que gostou, heh nem preocupa já estou trabalhando na parte 2!  :ok: