O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Jogos de Tabuleiro

Iniciado por Ellye, 11/11/2015 às 14:19

Alguém por aqui tem ou já teve esse hobby, e/ou se interessa em discutir sobre o assunto?

Para dar inicio, algum dos jogos de tabuleiro que tenho jogado, e o que acho deles:

[box2 class=titlebg title=Forbidden Desert]


Jogo de tabuleiro cooperativo, focado em trabalho em equipe. O tema é: navio voador caiu no meio de um deserto, e os sobreviventes precisam achar as partes para conserta-lo, enquanto tentam não morrer de sede nem serem soterrados pelas tempestades de areia.
Cada personagem tem habilidades diferentes, mas precisam ser usadas de forma a ajudar o grupo como um todo. Resulta em bastante comunicação e todo mundo tentando planejar os próximos movimentos.
O jogo vai ficando mais difícil e imprevisível com o passar dos turnos, conforme a tempestade de areia vai ficando mais forte. Geralmente deixando os últimos turnos bastante tensos. Bem divertidinho.
[/box2]

[box2 class=titlebg title=Eldritch Horror]


Outro jogo cooperativo, a temática desse é baseada em H.P. Lovecraft, e gira em torno de proteger a Terra contra criaturas anciãs e incompreensíveis. Tem algumas mecânicas um pouco mais próximas de RPGs, e envolve mais aleatoriedade que os jogos outros cooperativos que costumo jogar. Bastante difícil, exige planos mais bem trabalhos além de sorte por cima deles.
Partidas são longas e alguns efeitos são bem punitivos, é um jogo mais cansativo de se jogar - mas bem legal se todos estiverem com disposição.[/box2]

[box2 class=titlebg title=King of Tokyo]


Richard Garfield é um cara que sabe transformar ideias relativamente simples em jogos bastante profundos, como já fez diversas vezes, e King of Tokyo não foi exceção. Nesse jogo, cada jogador controla um Kaiju ("monstro gigante japonês" a la Godzilla e afins), com o intuito de dominar Tokyo.
As regras são super simples, o jogo envolve bastante dados... e mesmo assim consegue dar múltiplas estratégias bastante distintas, focos diferentes, decisões difíceis, etc.
Jogos em que jogadores podem ser eliminados cedo da mesa costumam ser problemáticos, porque ficar assistindo os outros jogarem costuma ser bem chato. Esse aqui consegue superar o problema por dois motivos: as partidas são relativamente curtas, e o jogo consegue ser bem divertido até mesmo de assistir só. Jogo ideal para partidas rápidas, bom para começar a sessão de jogos.[/box2]

[box2 class=titlebg title=Dead of Winter]


Um jogo semi-cooperativo. A temática é uma que, geralmente, não costumo gostar: zumbis. Mas o jogo consegue fazer ela funcionar bem. Os jogadores fazem parte de uma colônia de sobreviventes, e precisam cumprir objetivos em um limite de tempo para serem bem sucedidos, ao mesmo tempo que precisam conseguir alimentar todos sobreviventes, curar ferimentos, lidar com o frio do inverno, etc.
Além do objetivo geral compartilhado, cada jogador também possui objetivos únicos para tentar completar em paralelo... e alguns desses podem atrapalhar um pouco o objetivo principal, criando alguma tensão. Mas mais tensão ainda é o fato de que esses objetivos pessoais são todos secretos, e existe a chance de que um dos jogadores tenha um objetivo que envolva trair a colônia, fazendo com que todos outros percam o outro.
A parte social de tentar descobrir se alguém é um traidor disfarçado ou não, ficar buscando pistas na maneira como os outros estão jogando (ou ficar tentando disfarçar a forma como você joga enquanto tenta sutilmente sabotar o que os outros estão fazendo, caso você seja o traidor), faz esse jogo ser muito interessante. E mesmo fora isso, as mecânicas dele são muito bem pensadas, com um misto bom de estratégia e aleatoriedade.[/box2]




Um jogo que estou de olho em tentar jogar é Ghost Stories, que também é cooperativo e parece bem divertidinho:



Eu acho um passatempo interessante, assim como RPG de mesa (acho os dois gêneros de entretenimento
parecidos aliás), porém RPG posso jogar pela net, board games não T-T
Ainda assim eu vejo algo sobre, principalmente porque alguns canais que acompanho no youtube fazem
propagandas sobre esses jogos. Não curto muito gênero de terror, ou aqueles que tem que descobrir quem
é ruim/mal/etc, sou mais fiel à batalhas, aventuras... o típico. Um que eu um dia ainda sonho em jogar é
X-Wing.

X-Wing eu ouvi falar bem!

Um de aventura que tenho interesse em jogar é Mice & Mystic, mas não interesse o bastante a ponto de comprar ele por enquanto. Ele parece legalzinho, mas tem alguns probleminhas que me deixam com um pé atrás (cada parte da história é feita para um número diferente de jogadores, por exemplo, ao invés de ter regras para balancear de acordo com o número de jogadores).

Ah, e um de guerra/combate que me interessa bastante é o Kemet também. Quase comprei-o, mas acabei comprando Krosmaster no lugar porque meu grupo adora miniaturas bonitinhas.

Um jogo de tabuleiro que eu tive foi o Clue ou Cluedo(sei lá). Tive a versão de tabuleiro e a versão de cartas, que permitia cerca de 4 ou 5 jogadores. De vez em quando eu jogava com os amigos na mesa, porém com o passar do tempo todos ficamos ocupados e não dá pra jogar sozinho e.e

Um jogo que eu realmente queria na época era o Banco Imobiliário, mas nunca tive a oportunidade. Lembro que quando criança eu preferia jogos de tabuleiro e cartas ao invés de brinquedos, e a maioria dos brinquedos eram coleções mesmo hauhsu

11/11/2015 às 15:49 #4 Última edição: 11/11/2015 às 15:52 por RhitDark
Vixe você já jogou títulos muito interessantes eim!
Não joguei muito tabuleiros, sou mais pro rpg de mesa mesmo, mas fiquei apaixonado por Munchkin.

O jogo consiste em explorar uma masmorra e descobrir os tesouros, como um Rpg de mesa em si, a diferença que o foco principal é a negociação de cartas entre os jogadores e trapaças, visto que você é inimigo ou aliado de quem você quiser, focando muito em enganar e não ser enganado!
É um treino para suas habilidades de persuasão!

Geralmente ganho, quando aproveito de amigos meus com "disputas pessoais" entre si, incito um contra o outro através de pequenos deslizes e trago aliados para mim !
Uma batalha se vence com aliados huehuehuehue

Munchkin é um dos classicos, ainda não joguei ele, esperando uma chance de mudar isso.

Citação de: Ellye online 11/11/2015 às 14:46
X-Wing eu ouvi falar bem!
[...]
É claro que ouviu falar bem, é Star Wars, po u.u
Vi esse Mice & Mystic, à primeira vista parece legal mesmo, principalmente o visual das cartas
e da plataforma, haha, esses caras capricham. E afinal, quem não gosta de miniaturas!? xD


Citação de: Alisson online 11/11/2015 às 15:02
[...]Um jogo que eu realmente queria na época era o Banco Imobiliário, mas nunca tive a oportunidade.[...]
Também nunca joguei, nem de brincadeira eu já fiquei rico na vida, sacanagem. Quase passo sem
jogar War também, mas graças aos deuses antigos um amigo meu levou de bobeira nos últimos dias
de aula no 3º ano. Guerra sem espada não é meu forte, mas foi bem bacana ter jogado.

Eu costumava jogar bastante Risk / War antigamente, mas problema desse tipo de jogo é que as ultimas horas costumam ser busywork, quando já é obvio quem vai vencer (ou a menos quem nao vai) mas ainda falta bastante pro jogo tecnicamente terminar.

É uma pena mas nunca joguei nada do tipo. ;/
Estou esperando uma chance pra mudar isso, mas talvez eu nem tenha.


Eu semprei joguei muito banco imobiliario, ficava até de madrugada jogando, mas eu mudei de cidade e ninguem aqui gosta, faz 1 ano e meio que não jogo :/
Eu é que não me sento no trono de um apartamento
Com a boca escancarada, cheia de dentes
Esperando a morte chegar

Eu AMO jogos de tabuleiro. Sou daqueles que se diverte até com aqueles simplezinhos de avançar e voltar casas.

Eu adorava criar jogos assim na minha infância, e tiveram dois deles que ficaram realmente legais (pena que eu perdi ambos  :T.T:).

Um deles, havia quatro personagens que tinham como objetivo caçar fantasmas em uma terra mal assombrada. Em um tabuleiro bem grande que eu desenhei, tinha vários ambientes como pirâmides antigas, cemitérios, florestas escuras, lagos com monstros e os jogadores se moviam livremente pelo tabuleiro para encontrar os fantasmas e capturá-los com sua sorte no dado. Vencia quém caçasse mais fantasmas.

O outro deu muito trabalho. Cada jogador tomava o papel de um empreendedor que queria construir uma lanchonete. A jogatina se resumia em juntar dinheiro para realizar esse desejo vendendo posses e até garimpando em uma mina abandonada XD. O jogador devia contruir do zero, desde um terreno baldio tendo que comprar materiais para o estabelecimento(banheiro, cozinha, copa, utensilhos em geral como chapa, gralha e liquidificador, e mesas para os clientes) até poder atender fregueses e poder comprar ingredientes para os lanches. Ao vender um lanche você guanhava uma medalha, e quem conseguisse três medalhas primeiro vencia.

Um de meus grandes sonhos é recriar esses jogos mais elaborados, agora que já estou mais velho. Estava pensando até em criar alguma equipe de "criação de jogos indie de tabuleiro". Será que da certo?  :ded:

"Era uma vez um elfo encantado que morava num pé de caqui..."

Silver: Eita, que criatividade, hein? Muito bem bolado isso aí hasuahsu
Eu gostava de criar também, mas como eu disse, não tinha ninguém pra jogar :/
Cês podiam criar um RPG de mesa assim aqui hauahuah Ia ser legal participar.

12/11/2015 às 04:16 #12 Última edição: 12/11/2015 às 04:17 por RhitDark
Citação de: Silverlake online 12/11/2015 às 02:05
[...]
Um de meus grandes sonhos é recriar esses jogos mais elaborados, agora que já estou mais velho. Estava pensando até em criar alguma equipe de "criação de jogos indie de tabuleiro". Será que da certo?  :ded:

Acredite ou não existem fãs de jogos do gênero que morrem por games de tabuleiros indies.
E vejo games do estilo, assim como os rpg's de mesa conseguindo financiamentos gigantes no catarse, como você aqui mesmo mostrou que já tinha criatividade quando pequeno, imagine agora com mais cultura e experiência... Por que não tentar?

Já me aventurei na área quando era mais novo também, fiz um "fan game" de Jumanji, todo em madeira (roubei as ferramentas do meu pai!) O problema que meus amigos na época só gostavam de jogar bola ... Sad...



@off
Alisson, são quatro e quinze da manhã rapaz, vai dormir !! huehuehue

Citação de: Silverlake online 12/11/2015 às 02:05
Eu AMO jogos de tabuleiro. Sou daqueles que se diverte até com aqueles simplezinhos de avançar e voltar casas.

Eu adorava criar jogos assim na minha infância, e tiveram dois deles que ficaram realmente legais (pena que eu perdi ambos  :T.T:).

Um deles, havia quatro personagens que tinham como objetivo caçar fantasmas em uma terra mal assombrada. Em um tabuleiro bem grande que eu desenhei, tinha vários ambientes como pirâmides antigas, cemitérios, florestas escuras, lagos com monstros e os jogadores se moviam livremente pelo tabuleiro para encontrar os fantasmas e capturá-los com sua sorte no dado. Vencia quém caçasse mais fantasmas.

O outro deu muito trabalho. Cada jogador tomava o papel de um empreendedor que queria construir uma lanchonete. A jogatina se resumia em juntar dinheiro para realizar esse desejo vendendo posses e até garimpando em uma mina abandonada XD. O jogador devia contruir do zero, desde um terreno baldio tendo que comprar materiais para o estabelecimento(banheiro, cozinha, copa, utensilhos em geral como chapa, gralha e liquidificador, e mesas para os clientes) até poder atender fregueses e poder comprar ingredientes para os lanches. Ao vender um lanche você guanhava uma medalha, e quem conseguisse três medalhas primeiro vencia.

Um de meus grandes sonhos é recriar esses jogos mais elaborados, agora que já estou mais velho. Estava pensando até em criar alguma equipe de "criação de jogos indie de tabuleiro". Será que da certo?  :ded:
Muito batuta. D:

Pessoalmente, eu acho que criação de jogos de tabuleiro é o melhor exercício de bom game design possível. Jogos de tabuleiro te forçam a respeitar algumas regras do bom design que jogos eletrônicos te permitem ignorar.

E se dá certo? É uma das coisas que mais dá certo! Kickstarter para jogos de tabuleiros com protótipos bem feitos costumam ser fundados absurdamente rápido, por exemplo. D:

Citação de: Alisson online 12/11/2015 às 02:08
[...]
Cês podiam criar um RPG de mesa assim aqui hauahuah Ia ser legal participar.
Talvez, um pouco mais pra frente...

E é, acho que as coisas que eu vejo arrecadar mais grana do que requeriam no Kickstarter
são board games e alguns card games também. Teve um que ganhou bastante repercussão
no Catarse também, só não lembro mais o nome.