O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Dúvida sobre Rm2k3!Alguém me ajuda?

Iniciado por Oca_Maru, 17/02/2017 às 16:46

17/02/2017 às 16:46 Última edição: 02/12/2018 às 09:40 por Corvo
A minha dúvida é a seguinte:Eu quero fazer uma quest em que o heroí use uma skill para rebater projétil que o inimigo no mapa atira.A imagem mostra 4 inimigos cor de rosa e a heroína abaixo.

Eles irão atirar bolas de energia e a heroína usa uma skill para rebater de volta para ela.
E se a heroína for atingida pelos projéteis,ela falha no teste.
O problema é que não sei como faz para "rebater" usando skill que ela tenha.
Então alguém me ajuda.


É como se fosse um ping pong?

Se for vocÊ pode fazer assim.
(Estou assumindo que você sabe como fazer o básico de criar o evento da bola e atirar)

A bola vai ser um evento que vai ser colocada (local de evento) em um dos quatro inimigos (utilize uma variável com número aleatório de 1 a 4 para selecionar em qual ela será colocada) e ative a bola ligando um switch ou mudando o gráfico da bola, depois coloque um mover evento pra baixo na bola.

A skill da garota vai utilizar uma "Definir tecla" que toda vez que pressionada vai ligar um switch (vamos chamar de RebateBola) e desligar depois de 0,5 s.

Use variáveis para mapear as posições X e Y da garota e da bola.

Aí vem os forks (comando SE). Se a bola tiver o mesmo X e o mesmo Y da garota enquanto o switch Rebatebola estiver ligado a bola vai ter o comando de movimento contrário, pra cima.

Espero que não tenha ficado tão confuso quanto eu imagino que tenha ficado.

A primeira imagem mostra como ativei a bola que no caso é o globo mistico.

A segunda imagem mostra o que acontece com a garota

Um dos problemas que surgem é a a partir da terceira imagem.No jogo ao invés de andar quatro vezes como na imagem anda mais que quatro.

Outro problema é que o evento de rebater bola não faz o globo ir até os inimigos.apenas sobe uma vez e depois retorna aonde estava.

E finalmente tem uma área em cinza como na quinta imagem que ativa o globo e o evento que permite rebater a bola.Porém como eu disse na imagem quatro o globo não retorna para o inimigo.
Então saberia me ajudar mostrando em imagens igualzinho eu fiz?
Fiz um vídeo demonstrando o que acontece porém não como postar nesse tópico e não quero postar no youtube.

26/02/2017 às 18:27 #3 Última edição: 26/02/2017 às 18:28 por Vixen
Opa, olá.

Bom, em primeiro lugar não entendi bem o que você está querendo, a garota rebate uma esfera enviada pelos inimigos, correto?

Estava dando uma olhada no que você fez e pra ser sincero acho que algumas coisas não funcionarão como esperado, por exemplo:

Na primeira figura você só está pegando as variáveis do herói e da bola no momento que ela encosta na bola, o ideal é que esteja em processo paralelo (pode ser no mapa mesmo) pegando essas variáveis, afinal de contas, tanto a bola quanto a heroína mudam de lugar o tempo todo.

O globo místico não tem muita necessidade de estar em Common events, exceto se você for usar mais de uma vez em mapas diferentes. Porém, para consertar aquilo era só colocar um comando de wait XX segundos depois do movimento e desligar o Switch Globo Místico 1 em seguida.

Eu fiz um vídeo aqui, vê se é mais ou menos isso que você quer.

https://www.youtube.com/watch?v=ct_xP8kV4_k&feature=youtu.be

Tem como me passar para eu fazer o download?Pq eu tentei eu mesmo fazer e não consegui.

Não tenho como hospedar, mas posso passar o passo a passo com figuras, não é tão complicado. Aí você pode editar como quiser.


Posicionamento e eventos que usei no mapa. Não usei common events, fiz tudo no mapa. O evento do canto esquerdo em cima, é a bola.

Spoiler
[close]

Aqui são as variáveis. Pega as coordenadas X/Y para o Heroi, para a Bola, e para os quatro inimigos (que eu chamei de H1/H2/H3 e H4)

Spoiler
[close]

Aqui é o evento da bola. As três abas. É como a bola se movimenta. O iniciar rota indo pra cima está duplicado ali, precisa só de um (em inglês acho que era Start Slip throught). Lembrando que, se você mudar a velocidade da bola, os tempos pra desligar os swithces também vão mudar.

Spoiler
[close]

Spoiler
[close]

Spoiler
[close]

Aqui é como inicia. Ele basicamente vai posicionar a bola em um dos quatro inimigos, mas ele só vai fazer isso se a bola não estiver indo pra cima ou pra baixo.

Spoiler
[close]

Aqui é o seu poder de rebater a bola. Basicamente ele checa se a bola está indo pra cima ou pra baixo e se as variáveis de posição do herói e da bola são a mesma. Definir tecla deixei marcado apenas a opção de usar o Enter/Space que é a tecla Decision.

Spoiler
[close]

Aqui é quando a bola acerta os inimigos, basicamente comparando as posições X e Y da bola e de cada inimigo separado. Tem mais coisa pra baixo ali mas é tudo igual, é um pra cada inimigo.

Spoiler
[close]

Eu fiz boa parte do que me disse,porém não saiu como eu queria.
Eu reduzi o número de inimigos para 2.
O que acontece é que para as bolas aparecerem,um switch que chamei de teste inicio é necessário.
E ao invés de uma bola como você fez,eu optei por duas.
Optando por processo paralelo elas aparecem antes do NPC que inicia o teste.
E não quero que isso aconteça.
Me passe seu e-mail,e aí eu te mostro o vídeo de como ficou,pq aí você verá o vídeo e me ajuda no meu caso.

VocÊ pode deixar o processo paralelo inativo com um switch e ativar apenas depois que colocar as bolas em posição.
Vou te mandar o arquivo do exemplo por pm aqui no forum, coloquei no Dropbox, pode mandar o vídeo por pm também.

Fiz uma breve demo para ver se era isso que vc queria fazer em seu jogo.
https://www.dropbox.com/s/j3tsbgya26sseuu/Repel%20Skill.rar?dl=0

Caso não seja o que era, me explique o que faltou o que exatamente vc quer fazer. =D

E fiz sozinho o sistema porém ele não saiu como esperava e não sei se pretendo que seja assim.
Aceito ajuda para melhorar.
Abaixo as imagens do que eu fiz:
Spoiler
Na primeira imagem eu coloquei o que acontece quando o projétil(no caso da imagem o globo) atinge o heroí.São dois projéteis,e o segundo está a mesma coisa que o primeiro.
Spoiler
Spoiler
Na terceira imagem eu fiz o common event do globo que mostra o que acontece.Ele se move e retorna para o ponto que escolhi.Isso que quero que aconteça.O segundo globo também faz a mesma coisa.
Spoiler
E por fim na última imagem eu mostrei o que acontece quando uma switch é ativada para que o globo fosse rebatido e atingisse o inimigo no topo da tela.Tenho outro switch de rebater o segundo globo.]
Como pode ver,fiz tudo sem usar variaveís ou coordenadas.
Vou mandar uma MP para você e mandar a demo.

Desculpa ressuscitar esse tópico, mas ele ainda não foi resolvido e o Dr.XGB não está respondendo as minhas mensagens já fazem dias.
Eu diminui a quantidade de inimigos para 2.E de acordo com o sistema que o Dr.XGB criou, um projétil é necessário para o sistema de rebater skills. Ele até que funciona, mas o projétil(no caso o globo),vai em uma só direção e eu queria que ambos os inimigos atirassem o projétil. Mas quanto ao que eu fiz, fica um tempão indo no canto da tela e depois desce abaixo de um dos inimigos, e quando a heroína rebate o projétil apertando o botão que faz a skill de rebater funcionar, o projétil volta para o inimigo e o faz desaparecer. E o que acontece depois é que o globo vai em uma direção errada e apenas da direita para baixo e fica tocando um som várias vezes e eu queria que fosse só uma vez. Mas eu queria que fosse abaixo dos dois inimigos.
Vou mostrar algumas imagens do que eu fiz. Espero que me ajudem, porque coloquei a condição de vitória da heroína mas não funcionou. Eu quero que o globo desapareça depois que os dois inimigos forem atingidos uma vez só.
Spoiler
[close]
Essa imagem mostra como eu programei para os globos atingirem a heroína e os inimigos
Spoiler
[close]
Essa imagem é a continuação do evento que mencionei acima
Spoiler
[close]
Essa imagem é do projétil. Eu quero que ele vá para baixo na parte que dá para andar
Spoiler
[close]
Essa imagem é a continuação do evento que mencionei acima
Spoiler
[close]
Essa imagem é a continuação do evento que mencionei acima
Spoiler
[close]
Essa imagem é de como o sistema  começa. É um teste para mostrar o sistema de rebater os projéteis.
Spoiler
[close]
Essa imagem é a continuação do evento que mencionei acima
Spoiler
[close]
Essa imagem é de um dos inimigos que tem que ser derrotado(em outras palavras se ele desaparecer, o switch que ele desaparece é ativado. São dois deles mas sobre o que eu fiz, apenas um some.
Spoiler
[close]
Essa imagem é das coordenadas da heroína
Spoiler
[close]
A imagem já diz do que se trata.
Spoiler
[close]
Nessa imagem, o Dr.XGB criou esse common event que não tenho idéia do que se trata,mas ajuda a fazer o evento funcionar.