O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Aula 2] Escrevendo uma história: Desenvolvendo personagens

Iniciado por Noob1346, 22/03/2015 às 12:22

Tutorial criado por Noob1346
[Aula 2] Escrevendo uma história: Desenvolvendo personagens

Introdução

   Olá pessoal. Hoje vim trazer a segunda aula desta ''série''. Aprenderemos a desenvolver e caracterizar os personagens. Isso é um dos problemas que muitos roteiristas possuem, por não fazer ligar a personalidade do personagem à suas ideias, convicções e até mesmo estilo. Falando em problema, o primeiro que temos que enfrentar é a linguagem culta, aonde temos que escrever corretamente e de maneira clara. Para isso use o Microsoft Word, que corrige os textos. Se você não o possuir, eis aqui o Microsoft World Online: (Requer conta)


Construção

   Para desenvolver um personagem, temos que pensar em como ele é. Uma boa maneira de você adquirir essa noção é olhando para pessoas ao seu redor. Por exemplo, uma vi na escola um garoto com óculos, cabelo liso curto lendo um livro. Pela sua face e seu estilo percebi que ele era o que chamamos de ''nerd''. Nesta maneira conseguimos pensar nos fatores de um personagem: Roupas, caráter e estilo. Irei listar para melhor visualização:

Roupas - As roupas que o personagem veste. (Jaleco? Blusa com touca? Usa boné? Óculos? Se sim, é um óculos escuro ou normal? Etc.)

Caráter - Como ele interage com o mundo e as pessoas? (Gosta de ficar sozinho? É gentil? Tem timidez ao falar em público? Etc.)

Estilo - Qual o comportamento dele? (Se irrita fácil? Gosta de se isolar em seu mundinho? Interage bem com as pessoas? Etc.)

Edificação

   Após análise, irei construir um hipotético personagem para vocês entenderem aonde eu quero chegar:

Roupas - Um blusão preto com touca e uma calça jeans. Possui um colar no pescoço.

Caráter - É gentil, mas solitário. Tem dificuldades em falar com meninas, pois é tímido.

Estilo - Possui o hábito de escrever o que sente. Ele não consegue interagir com o mundo pois se isola muito.

   No caso, temos que estudar agora como esses fatores afetam ele no jogo e em seus diálogos. Por exemplo, o personagem que criei é bastante solitário. Geralmente pessoas com esse perfil costumam falar menos, pensar mais e quando falam só o que é útil e preciso. Resumindo:

1 - Ele não seria participativo nos diálogos.

2 - Em momentos do jogo poderia se afastar do grupo ou parceiro (a) para pensar e refletir.

3 - Mesmo sendo solitário ainda é gentil e sempre está disposto a fazer a coisa certa durante o desenrolar do jogo.

Conclusão

   O estilo de um personagem está diretamente ligado a maneira que se comporta durante o jogo e em seu final. Na próxima aula, vamos aprender a escrever o roteiro do jogo (os acontecimentos em sequência). Até mais, espero que tenham gostado e se puder dar um incentivo será muito bom para mim continuar nessa ''causa'' xD!  :*-*:
Ding ding ding dom dom ele é seu amiguinhu :>

Wow aula muito boa !
Quero ver a 3º, ta me ajudando muito com o roteiro do meu jogo  :XD:

Olá!

Não via a primeira aula, mas achei interessante essa sua explanação.

Não estou desenvolvendo um jogo, mas um livro que um dia espero que vire jogo. Tem tantos personagens quanto eu achei que um dia iria pensar em criar numa só história e uma das grandes dificuldades é justamente utilizar essa dinâmica para diferenciar um do outro. Como não utilizo palavras mais fortes ou obscenas, nos diálogos também não consigo diferenciar tão facilmente um do outro. Tento caprichar nesse quesito somente com os personagens principais, que já são vários, fazendo um mais caladão e inteligente, outro fanfarrão e metido a imortal, outra amorosa e solidária, outro perdido no mundo, um cruel mas com sua própria ideologia motivadora, e assim vai.

Pensando nisso, preciso criar um que seja falso o suficiente para por tudo a perder, não existe uma boa história sem um desses!

Parabéns pelo tópico! A arte de saber observar e tirar uma ideia do que os olhos veem não é para qualquer um.

Grande abraço.