O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Uma data especial...

Iniciado por Joefather, 22/09/2016 às 05:37


Hoje é um dia especial!
Há 48 anos eu nascia na cidade de Vargem, pra frente de Bragança Paulista, quase Minas Gerais.
Por muito tempo eu fiz uma piada em referência ao meu nascimento, mais ao menos assim:
"Nasci pobre numa casa de sapé, cresci pobre numa casa de tijolos, hoje sou pobre numa casa de blocos, foi somente o meu espírito que evoluiu, me tornando uma pessoa melhor, mais ainda pobre!"
Apesar da minha querida esposa Jaqueline não gostar muito quando uso estes termos de pobreza, eu a compreendo muito bem e nunca utilizei a palavra pobre como um sinônimo de algo negativo. O que é negativo para mim é a pobreza de espírito, de caráter, que faz com que as pessoas acabem valorizando muito mais o ter do que o ser.
Mas hoje estou aqui, aproveitando essa data especial e esse momento eleitoral para pedir um presente, o melhor de todos!
Quero ganhar de presente uma cidade ainda melhor do que aquela que eu amo, uma cidade que apesar de não ser aquela onde eu vim ao mundo, é a que adotei como meu lar, da qual tenho orgulho de falar, da qual sinto orgulho ao falarem tão bem.
Quero que ela continue muito bem administrada por pessoas que o façam com amor e carinho e que pensem, além do importante desenvolvimento necessário, pensem muito naquelas pessoas mais humildes que aqui residem, naquelas pessoas carentes por saúde e emprego, por justiça e consideração. Sei que muitas já foram ajudadas nos últimos anos, mas minha cidade parece ser o grande exemplo do chamado "coração de mãe", pois a todos os dias ganha novos filhos, dos mais variados tipos e classes sociais.
Quero de presente mais sorrisos dos amigos e compreensão daqueles que só conseguem ver o lado negativo de tudo.
No fim das contas creio que estou sendo um pouco ambicioso, já recebo de presente do Bom Deus do Céu a graça de estar vivo, com saúde, repleto de calor humano, de amizade, de solidariedade, de amor. Mas como todo bom ser humano, algumas vezes sou um pouco insatisfeito e quero sim um pouco mais de bom de tudo que a vida tem para oferecer, para mim e principalmente para todas as boas pessoas que me cercam, todas sem exceção, sim, esse é o maior presente que eu peço ao Pai, que Olhe por mim, mas Olhe mais ainda para os meus irmãos, principalmente para aqueles que precisam muito mais do que eu.
Felicidades para todos, que este dia seja sim muito especial, ele já o é, estamos vivos e celebrando a graça da vida, a graça de podermos ainda ser gratos por tudo que nos é proporcionado e eu só posso e devo agradecer...
Abraços renovados para todos!

Parabéns cara, felicidades, muitos projetos finalizados e sucesso!!! :wow: :wow: :wow:
Born in 95 to die

[info][/info]
Aproveitei a ocasião para fazer um desenho.
Eu realmente o parabenizo, meu caro Poe.
Gostaria de agradecer também pela ajuda que tem me dado lá no projeto durante os testes, e creio que os outros membros se sentem da mesma forma.
Seu trabalho é realmente exemplar.

Parabens Joe!
Sistemas por eventos
Mercenário R



Participe do meu projeto
Regnis

 Meu parabéns, irmão. Quase 50 anos ai nessa batalha chamada vida. E que venham mais tópicos como esse para comemorar seus anos de vida!
Grande abraço e todo sucesso do mundo.

23/09/2016 às 05:59 #5 Última edição: 23/09/2016 às 06:03 por Joefather
Muito obrigado aí gente!

Algo a acrescentar:

"Ontem podia ter sido ainda melhor..."

Ontem foi um dia maravilhoso, é nos dias que faço aniversário que descubro quanta gente, mas quanta gente se importa comigo, seja simplesmente para dar um abraço e lembrar da data, seja para matar a saudade, seja como for nestes dias quase não dou conta de responder a todo carinho recebido e, por mais que não ligue muito (mentira, adoro) e que ache o dia do meu aniversário o dia mais normal do ano (mentira de novo), especial como todos os outros, uma dádiva que devo agradecer (verdade), apesar disto fico muito feliz, principalmente por que a Primavera está chegando, com ela o calor, a beleza das flores, para mim uma das mais belas épocas do ano.
Contudo, ontem também foi um dia triste, um dia que a gente se recorda que está descendo a serra rumo ao desconhecido, pois a subida foi difícil, mas você chegou lá e agora é soltar na banguela, tudo que vier é lucro...
Pois é, ontem faleceu uma amiga, vencida pelo câncer, e que entrou na prefeitura que eu trabalho no mesmo ano de 1998, no mesmo concurso.
Sim, essas coisas acontecem, eu sei, nem tudo são flores, da minha amada Primavera, mas o mais triste gente é que passamos a vida envoltos em tantos compromissos, missões, com momentos de lazer cada vez mais escassos, e essa minha amiga lutava a um ano contra o câncer e eu nem lembrava direito, só fiquei sabendo que ela havia falecido duas horas antes do enterro.
Está certo que estou num setor diferente, desde quando entrei nessa função pública, que a gente só se esbarrava de vez em quando e trocava algumas ideias, mas isso não justifica nada, pois é tão triste pensar que não houve um tempo meu reservado para lhe dar apoio, força, uma palavra qualquer. Tive que me contentar com um adeus seco na garganta, quando não havia mais nada que pudesse fazer de bom...
Ontem também trocando uma ideia com minha esposa, antes de dormir, pensei aquilo que já sabemos de cor, nos nossos momentos de aflição quem estará do nosso lado são os nossos familiares, principalmente eles. Os demais que se importarem serão sim de grande ajuda, mas o verdadeiro adeus daqueles seus últimos momentos nessa descida desgovernada rumo ao fim será dado pelas pessoas que diariamente se encontrarem junto da gente, que sofrerão cada segundo ao nosso lado, que nós ampararão até o último suspiro, que estarão segurando a nossa mão...
No caso da minha amiga eu não estive presente em seus últimos tempos nesta vida e justamente no dia em que para mim se abre o presente de mais um aniversário, para ela a última linha de sua participação nessa nossa Terra foi escrita. Tomara que seja só o fim de um capítulo, tomara que ela desperte numa história sem fim, tomara que a gente ainda se encontre para que eu possa lhe dizer que eu sinto muito...
[close]

Abs.,

23/09/2016 às 11:17 #6 Última edição: 23/09/2016 às 12:04 por knil
Do fundo do meu coração,  meus parabéns.... por mais que não tenhamos sido apresentados diretamente ainda...
Li o seu texto sobre a parte da sua amiga e realmente fiquei comovido. Comovido não somente pelo que houve, mas principalmente que para muitos aqui, é apenas um trecho de um texto longo falando sobre uma desconhecida que não teve influência alguma em nossas vidas. Para você é uma história que vem desde 1998 e te traz muitas lembranças de momentos que talvez, vc era imaturo no lugar que estava e hj é totalmente experiente.Momentos de luta que se levantaram e hj muitos não valorizam cada detalhe dos seus relatos daquele tempo. Me saltou os olhos o trecho sobre a piadinha da ladeira com sua fase de vida atual, rs. Eu me coloquei no seu lugar e tentei me sentir como vc deve ter se sentido. Ainda sou jovem, mas tenho empatia e todo ano sinto alguma coisa parecida. Só permita-me discordar de uma coisa... Você não está descendo ladeira abaixo e tampouco indo para o desconhecido. Você continua subindo ladeira acima e quanto mais envelhece, melhor se torna...como um vinho. E tenho ctza que vc, se continuar focado no que transcede toda existência humana ou vaidades da vida, saberá o que eu estou querendo dizer ao me referir sobre o "desconhecido". Que nada... É conhecido mesmo rs.

Também li o trecho que vc citou sua esposa. Talvez a galera ainda não tenha maturidade pra entender a preciosidade do seu texto, mas eu realmente entendi e eu penso nisso todos os dias (mais do que já pensava recentemente, por influência sua, acredite ou não). A gente percebe a bobagem e as vaidades das brigas(seja on ou off),  das lágrimas,  do sorriso, do stress diário em um ambiente fordista ou toyotista....Do tempo que estamos indecisos numa encruzilhada e não sabemos qual o caminho e quase nunca tem alguém dando apoio. Mas daí vc supera e aquele problemão ultra mega difícil se torna apenas numa pequena experiência de vida. E naquele momento que vc se lembra que tudo é passageiro, vc então reflete a preciosidade daquele único momento ao lado das pessoas especiais na sua vida... que no caso é a sua esposa e sua filha. Daí a gente se lembra das brigas, dos momentos que queríamos fugir do "mundo", com medo dos desafios que estavamos passando... e entendemos que a família é a maior dádiva física que temos na terra. Que um simples momento rotineiro com ela é um milagre existencial que há um tempo pré determinado e nunca mais acontecerá novamente. (Como no filme o curioso caso de Benjamin Button). Que um beijo ou um abraço não são contratos, são gestos que voarão pela eternidade no coração de alguém, no cerne do ser humano e vc sentirá saudades de beijos que nunca deu, de abraços que se esquivou, de ajudar quem precisou, de levantar quem caiu, de ter recusado vários convites e de ter se doado com medida. Isso é muito forte...

Confesso que estou me sentindo assim ultimamente... Eu que sempre considerei essas coisas rotineiras, percebi nesse ano que cada dia/momento de nossas vidas é literalmente uma bênção. E vc tem aproveitado muito bem seus dias, pois mesmo sem termos sido apresentados, sem vc me conhecer, eu digo categoricamente que sua existência mudou muita coisa em mim. Que em alguns momentos de brigas na internet recentemente,  eu até usei vc como exemplo a se seguir de ser humano(bom humor, humildade). E olha que eu nunca fui muito de me espelhar em alguém viu(a arrogância de achar coisas ruins em todos e nunca olhar as coisas boas)...
Ainda sobre a sua amiga e o enterro, há um livro famoso por aí que a galera imatura considera obsoleto, que diz: "Melhor é ir para um enterro do que para um casamento. Pois no casamento há felicidade e sorrisos, mas no enterro há a verdade da vida e da pessoa".
Ontem o meu dia não foi nada bom(nada msm) e até escrevo isso como um desabafo. Mas saiba que o seu pode ter sido um dia meio triste e reflexivo sobre a vida, mas pelo menos foi verdadeiro e mais uma oportunidade que a vida lhe deu pra valorizar a si e as pessoas q vc ama, e trazer essa riqueza de experiência que vc tem na bagagem para os sábios que souberem aproveitar. Enfim, há muita coisa que eu gostaria de ter escrito mais, mas não pretendo amola-lo com essas ponderações tardias rs... portano joel, meus parabéns pela pessoa que vc é e pelos comentários ÚTEIS que poucas vezes leio nessa internet(não tô exagerando sério mesmo). Talvez a melhor forma de se desculpar com essa sua amiga é sendo hoje oq vc não foi ontem, é aproveitando hj oq não aproveitou ontem e rejuvenescendo no espírito a cada dia mais. Oq passou a gente não esquece, mas aprende e continua olhando pra frente (pq se fosse para olharmos para trás....acho q vc já sabe. Rs). Por isso digo... Vc é uma inspiração de pessoa que eu venho estudando há meses as reações diante de situações dos mais diversos tipos... e não tenho vergonha de dizer:  Eu quero ser a cada dia mais como vc! Parabéns não por mais um ano, mas pela sua existência que tem tudo pra mudar o mundo! Abraços ^-^
"Nunca diga "adeus", porque dizer "adeus" significa ir embora e ir embora significa esquecer."

Sou consultor de roteiros. Quer que eu avalie sua história? Deixe uma mensagem. Mas vou logo avisando... Eu pego pesado, porém, se passar por mim, parabéns!

Faço das palavras do parceiro acima as minhas...
Parabéns Joel!  :XD:


Obrigado novamente aos amigos pela lembrança.

@knil:

Cara, assim você me derruba da cadeira, emocionado, muito emocionado por aqui! Muito obrigado pelas palavras, de fato fico muito feliz em poder ser um exemplo positivo, mesmo não me considerando melhor ou pior do que ninguém, somente um igual.
A minha metáfora sobre "descer ladeira abaixo rumo ao desconhecido" vem de uma filosofia pessoal que eu que eu sigo e de que nossa vida se compara a um longo morro, o qual subimos até determinado ponto, damos aquela pausa, meditamos e começamos a descer, rumo ao fim de nossa existência. Na verdade não coloco isso de forma negativa, de jeito nenhum, é só o meu jeito de ver as coisas de forma equilibrada, tudo com seu começo, meio e fim. É claro que como sou poeta e enxergo as coisas de forma um pouco mais sensível, acabo algumas vezes partindo mais para o lado melodramático do coração, que manda as emoções com tudo na hora em que a "pena" está sendo utilizada por este sonhador, que não tem vergonha nem receio de dizer o que pensa e que não é e jamais será o senhor das verdades, por isso, respeito plenamente a sua opinião. A vida é feita de escolhas, de metáforas, de visões, eu tenho algumas, aprendo outras, melhoro as minhas próprias opiniões com esses excelentes comentários que recebo, tal o seu mesmo, de uma profundidade e carinho sem igual.
Fico sinceramente feliz em ser um bom exemplo, como eu disse, principalmente por que acredito que, cada vez mais, as pessoas têm que se libertar das correntes invisíveis que lhe prendem a mente e o fazem se portar como um robô, programado para seguir certas posturas, programados para aceitar facilmente certas ideias, sem poder algum de reação. Tenho comigo que cada um de nós para se sentir livre e solto, feliz de verdade como um ser humano especial que é, tem que formar suas próprias opiniões com base no respeito e no amor ao próximo e em si próprio. Eu tenho minhas próprias opiniões e como citei acima, não são talvez as mais acertadas, mas são minhas, são minhas conquistas e não estão formatadas infinitamente, são mutáveis, mudam e podem mudar da água para o vinho, desde que o respeito e o amor sejam os ingredientes adicionados à essa minha nova opinião.
Já que estamos falando nisso, fiz algum tempo atrás um teste onde listei as minhas próprias opiniões, algumas delas, justamente para expor pensamentos que eu tenho, que como eu disse não são regras, são opiniões mutáveis para melhor, se for o caso. Talvez sirvam de inspiração para discussões sadias e que inspirem outras opiniões melhores ainda, eu não sei, só o que eu sei que é o ser humano tem que ter suas próprias opiniões:

As opiniões de cada um!

Muito obrigado meu caro pela sua identificação com muitos dos valores que eu citei, como família, amizade, esperança, vida e morte, e vou aproveitar o ensejo justamente para dizer duas coisas que para mim também são fundamentais e que já escrevi há algum tempo. Primeiramente como eu gostaria de ser lembrado:

"Como você quer ser lembrado..."

Todas as ações que fazemos nesse mundo deixam uma marca, positiva ou negativa, dependendo dos olhos de quem vê, dos ouvidos de quem ouve e da boca que as propaga.
Muitas vezes um fato positivo após atravessar muitas bocas e ouvidos chega tão distorcido que é visto como mais que negativo, acaba se tornando até repugnante.
O contrário também ocorre, como eu disse, depende de como a informação é passada.
Nessa guerra de informações que se tornou a nossa vida atual, acabamos por filtrar somente o que nos interessa e deixamos de lado tudo aquilo que não vai de encontro com nossas maneiras de pensar, de agir, de viver. Assim, quando uma boa ação tem início e passa por todo esse mecanismo que citei, provavelmente ela não atingirá muita das pessoas especiais para o qual ela possivelmente foi gerada e, ao contrário disso, ao invés de aproximar acabará por aumentando as distâncias já existentes.
Partindo dessa lógica, uma pessoa que nem eu, que tenta todos os dias passar informações positivas e de esperança, de amor e alegria, de sensibilização, de humildade, é bem provável que eu serei visto somente como alguém que só quer aparecer, que fica criando cansativas mensagens de auto-ajuda, que tem algum tipo de segunda intenção relacionada a tudo que faz...
Eu sei disso, mas não me importo, afinal, tudo depende exclusivamente de como você quer ser lembrado.
Pretendo ser lembrado como alguém que tentou do que se acovardou;
Quero ser lembrado como um ser que plantou mais amor do que dor;
Meu objetivo é ser lembrado por ter desenhado sorrisos e espantado caretas;
Por ter sido justo bem mais que injusto;
Por ter me arrependido de um erro muitas vezes injustificável;
Por ter tido a humildade de aprender com esses erros e ter procurado me tornar uma pessoa melhor;
Por ter aprendido a ouvir muito mais do que falar;
Por conseguir enxergar um lado bom nas pessoas que todos criticam diariamente e que podem estar sofrendo da mesma desinformação que eu, investindo em ações positivas constantemente transformadas em negativas;
Por tentar ser um bom filho, marido, pai, avô, mesmo sem ter aprendido como é que se faz para ser bom nesses casos, mesmo sem saber se existe alguma regra para ser bom o suficiente nesses casos;
Por ter sempre buscado a paz e abominado a guerra;
Por ter sempre acreditado num poder maior do que me entregado facilmente as trevas;
Pretendo ser lembrado também e principalmente pelo meu pensamento positivo, mesmo quando tudo parece perdido e sem esperança, mesmo quando você tem certeza que a injustiça foi a sentença dada, nessas horas ver uma luz, um caminho, uma solução, é isso o que importa, é o que eu busco a cada respiração.
Isso tudo é um pouco de mim e do que espero ser lembrado, mesmo que para muitos pouco faça diferença do que irão fazer com suas memórias, para mim importa, afinal me senti honrado em ter participado dessa vida e de muitas vidas, e ser lembrado pelo que verdadeiramente eu fui pode servir ao menos de inspiração, de transformação, ou de negação, quem sabe como é que essa mensagem vai chegar no final...
Como eu disse, é tudo uma questão de como você quer ser lembrado. Eu sei como essa minha história pode terminar, mas também sei de fato como ela é, por isso vivo a repetindo, sempre e sempre, assim quem sabe ela chegará sem alterações ao seu destino, a essas pessoas especiais que povoam o mundo, o meu mundo, esse maravilhoso mundo tão repleto de tristezas combatidas todos os dias.
Agora que já contei a minha, diga você como quer ser lembrado, diga diretamente para mim, assim é bem mais certo que jamais esquecerei.
[close]

E finalmente o que eu gostaria que os amigos sentissem "quando eu não mais existir":

"Quando eu não mais existir..."

Quando eu não mais existir não quero que a minha despedida seja num lugar triste envolto por olhares tristes e prantos sem fim, quero que todos saibam que ali se vai alguém que amou de diversas formas e medidas e que sabia perfeitamente que esse dia iria chegar, como chega para todos, e que finalmente vai feliz por tudo de bom que pode despertar nos demais e talvez um pouco triste por não ter realmente, de fato, ter conseguido abraçar o mundo todo, mas que ao menos conseguiu plantar algumas sementes de esperança em vários corações e espera agora nessa hora um pouco mais de alegria em sua partida!
Quando eu não mais existir em carne e osso desfilando pela bela passarela da vida, gostaria que a simples lembrança da minha existência conseguisse lhes arrancar um sorriso, pois continuarei preso a algum objeto ou frase que ficou, mas se for uma lágrima que venha a rolar em suas faces, que seja ela de alegria por um dia de alguma forma ter interagido comigo, mas se essa lágrima for de saudade, fiquem tranquilos, como eu sempre disse, se existe saudade é por que em algum momento houve amor!
Quando eu não mais existir, peço ao meu Bom Deus antecipadamente que, por favor, assim como eu faço todos os dias, cuide daqueles que escolheram ou foram levados a dividir suas belas vidas comigo, que enfrentaram de alguma forma algum desafio junto a minha pessoa, que não desistiram e seguiram em frente sabendo que o destino existe, mas que podia ser articulado de uma forma a tornar tudo mais belo, e que finalmente conseguiram ver muitas vezes um lado bom onde parecia impossível existir!
Quando eu não mais existir enfim, pela lógica das minhas palavras, parece que continuarei existindo ainda por muito tempo, incontável tempo, inesgotável tempo, eterno!
[close]

É isso meu amigo, felicidades e grato pela maravilhosa interação.

Abs.,

Ja tinha desejado seus parabens pelo Facebook, mas vou desejar aqui tambem.
Parabens Joe! Continue sendo o otimo membro do fórum que sempre foi, que Deus o abençoe com mais naos de vida e tudo mais.