O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Idas e vindas durante o jogo nos mesmos mapas.

Iniciado por Adriano Henrique, 11/08/2015 às 17:48

Vou explicar, por exemplo eu saio de um mapa e depois de X acontecimento durante o game eu tenho que retornar ao mapa de onde eu vi anteriormente como faço para que o evento esteja lá me esperando para continuar o jogo? Não falo de senhas e chaves e sim de personagens Npcs. Entendem?

Cara  :¬¬: isso é o basico do basico procura um video do drak no youtube, eu mandaria um print pra vc mas n to no pc!
Você viu meu ursinho Tibbers?  :ded:

Crie um evento, onde ele só apareça caso uma 'switch' esteja ativa (nesse caso, na tela do evento, você marca a caixa referente à switch, e no quadro ao lado da palavra "Switch" você escolhe a que fará o NPC aparecer).

Tem que se lembrar também que durante este acontecimento "X", você tem que mandar ativar a Switch referente ao NPC que é pra aparecer, caso contrário, ele permanecerá oculto.

Espero ter conseguido resolver sua dúvida '-'
Tio R. está voltando para o Maker! Confira o meu projeto clicando na imagem abaixo!

Resolveu em parte, queria saber se eu mexo nas switchs nos editores de eventos ou na página principal (que tem 2 opções de switchs). Ou tanto faz?

Fiz uma demonstração para você de como utilizar as switchs para este propósito.
Eu fiz no Ace, já que não sei qual engine está utilizando.
Aqui.
Qualquer dúvida basta perguntar. Mesmo sendo básica.

Alisson eu vi a tua demonstração, teoricamente eu entendi mas eu sempre fico com dúvidas nas swichts ON/OFF em um ponto, elas devem esta na primeira ou segunda página do editor de eventos?

Pode parecer uma pergunta boba mas não é, e sem querer ser off mas já sendo eu tenho outra pergunta.

Como faço para um "báu" (termo genérico) dar itens apenas uma única vez e não pra sempre o mesmo item?

As switchs que você seleciona nas páginas no canto superior esquerdo são condições.
Spoiler
[close]
Se selecionar para ativar uma switch, isso quer dizer que o que estiver dentro daquela aba só será ativado caso a tal switch estiver ON.
Spoiler
[close]
Para ativar e desativar uma switch, você faz isso pelos eventos normais.
Spoiler
[close]

Sobre a dúvida do baú, botão direito>criação rápida>baú.
Isso vai gerar um baú para você automaticamente caso estiver usando o Ace ou VX. Nas versões do XP pra baixo se me lembro você tem que fazer manualmente.
Eu aconselho a abrir o evento do baú que foi criado automaticamente para fazer suas edições. Vai por mim, foi aí que aprendi a usar as switchs locais pela primeira vez.

Entendi mais ou menos o processo (que já venho estudando a tempos). Reparei que no seu exemplo os Eventos mais importantes tem sempre a primeira página em branco (no quesito Condições pelo menos). E é esse o meu "calcanhar de Aquiles" nessa história.

Me diga um pouco mais sobre isso e obrigado pela força.

Então, geralmente nos eventos eu prefiro deixar a primeira página sem uma switch condicional selecionada.
Como se fosse a página padrão, digamos. Você pode fazer bastante coisa com as páginas de eventos como se estivesse brincando de transformação.
Geralmente colocamos uma switch condicional para as outras páginas pois é como uma sequência.


  [Pag1] > [Pag2} > [Pag3]
(Padrão)   (Switch)    (Switch)

E se você quiser fazer um evento de um personagem que só aparece no mapa quando você ativar a switch, é só deixar a primeira página sem nenhum gráfico e colocar o gráfico nas outras páginas.

(Tô tentando te ajudar antes de me ocupar rsrs)

Então, quando a dúvida for respondida basta mudar o ícone pra "Resolvido". o/


Estuda essa demo que eu fiz e vê como as coisas foram feitas que tu masteriza os switchs xD

Sua ajuda esta sendo muito bem vinda obrigado. Mas sobre os eventos e switchs estou quase lá, no entanto a Engine Maker 2000 não tem baús atomáticos facéis de se manipular sendo necessário um esforço a parte para solucionar minha dúvida, esqueci como se faz para o baú dar apenas um único item e depois bola pra frente.

Desculpe mas ainda preciso de uma ajudinha.