O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Passar por baixo de arvore em parallax

Iniciado por Gustadom, 14/06/2017 às 16:36

Fiz esse mapa em parallax mas estou com uma dúvida: como fazer o personagem passar por baixo da arvore? como se estivesse marcado como "estrela" no vx ace

[Anexo excluído pelo administrador]

Em parallax, os objetos "passáveis" são criados em outra imagem. Um esquema bem simples é assim:

Primeiro Nível: Terreno (É onde você configura a passabilidade)
Segundo Nível: Jogador e elementos móveis (É o nível do jogador e dos eventos)
Terceiro Nível: Objetos com Alta Prioridade (É o que está acima do jogador. Topo de árvores, telhados e etc)
Quarto Nível: Luz e Sombra (Onde os demais efeitos são aplicados)

Quem entende do assunto pode te explicar melhor, mas a forma mais simples é assim. Um mapa em parallax costuma ter no mínimo duas imagens, que seriam o terreno e os objetos superiores.

Amigo,
1.Selecione os objetos que você gostaria que ficassem acima do jogador e coloque em outra camada (no photoshop).
2.Salve-os como png separado do mapa criado e passe para a pasta do jogo.
3.Por fim, você cria um evento com "mostrar imagem".

"Objetos que gostaria que ficassem acima do jogador" = luz, árvores, outros efeitos, etc

:XD:

Quando terminar o mapa, ainda no editor que usou para fazê-lo, deve separar duas camadas ou grupos. Numa, você coloca tudo que ficará abaixo do jogador,  e, na outra, tudo que ficará acima dele. Feito isso, você salva as duas camadas ou grupos em imagens separadas.
Em aplicação no RPG Maker, você tem duas opções: Usar um script próprio pra isso, que facilita o processo geral, ou, montar o mapa usando parallax e pictures.

Se optar pela primeira opção e estiver usando o RPG Maker VXAce, posso te recomendar este script. Ele é bem completo e torna o processo geral bem mais prático e ainda te possibilita adicionar camadas  extras(de iluminação e sombras) ao mapa de forma bem dinâmica.  Só salvar as imagens dentro da pasta designada no código com o nome de sua respectiva posição(ground, par, light ou shadow) e o ID do mapa em que ela deve aparecer.

Se escolher a segunda maneira, você deve salvar a imagem da parte do mapa que fica abaixo do jogador na pasta de Parallaxes e a que fica acima do personagem, na pasta de Pictures.  Dai, é configurar o mapa no RPG Maker, selecionar o parallax que representa a parte de baixo do mapa e em um evento de processo paralelo colocar para a imagem que representa a parte de cima do mapa ser exibida, aqui um exemplo de evento. Nesse caso, você também precisará de um script que faça com que a picture fique fixa na tela, para que ela não se mova conforme o personagem anda. Lhe recomendo este aqui, feito pelo Raizen, ele é bem simples de se usar, basta adicionar o prefixo definido dentro do script ao nome da imagem que deseja tornar fixa.  Por padrão do código, o prefixo é (FIX). E claro, o mesmo vale para o parallax, aqui um script com mesma função(e também feito pelo Raizen), que serve para o parallax.

Se houver qualquer dúvida é só falar que posso tentar fazer uma explicação mais detalhada do método que você preferir usar. Mas, independente do método usado, o resultado final será precisamente o mesmo.


18/06/2017 às 14:25 #4 Última edição: 18/06/2017 às 14:28 por andrewzoka
Eu uso mapas parallax no meu jogo e faço exatamente isso, caso você optar por chamar as picture manualmente. A dica que eu te dou depois que fizer tudo que os amigos acima te explicaram, é que quando você usar teleport para outro mapa, a imagem irá continuar ativa, você deve desativar e ao mesmo tempo ativar o do outro mapa (se for o caso do outro mapa também ter). Faz algo assim:

Exemplo do mapa 1, crie um evento com processo paralelo:

Show picture 1
Wait 20 frames (pode ser 30 também, isso demoraria um pouco a transição, mas é essencial para que dê tempo da imagem sumir e aparecer sem ser percebido)
Fadein Screen
Erase Event

Neste mesmo mapa, crie o evento ao qual o jogador toca para redireciona-lo ao outro mapa, neste evento usamos Player touch:

Fadeout
Erase Picture 1
Wait 20 frames
Transfer Player [Mapa]

E no mapa 2 seria a mesma coisa!

Harus Game is coming.
https://www.indiexpo.net/pt/games/harus
© 2020 copyright.